Governo aprova baixa do IVA da eletricidade de 23% para 13%

65 Comentários

A baixa da taxa de IVA da eletricidade não é propriamente um assunto novo, mas hoje o Governo aprovou a sua redução. Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros fez saber que a redução do IVA da eletricidade foi aprovada e que tal medida entrará já em vigor a 1 de dezembro deste ano.

O IVA vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo.

Portugal: Governo aprova baixa IVA da eletricidade dos 23% para 13%


Em plena pandemia, boas notícias precisam-se! Hoje o Conselho de Ministros anunciou que aprovou a a redução do IVA da eletricidade. De acordo com as informações, a taxa vai passar de 23% para 13% até determinados escalões de consumo. De referir que este era um compromisso que já estava definido no Orçamento do Estado de 2020.

Taxa de IVA com mudança progressiva

Esta mudança será progressiva. Até aos primeiros 100 Kwh consumidos por mês reduz-se a taxa de 23% para 13%. Para o consumo mais alto, mantém-se a taxa  mais alta, de 23%. Relativamente aos agregados familiares mais numerosos, aplica-se uma majoração de 50%.

Nestes casos, as famílias passam a beneficiar de uma taxa mais baixa de IVA até aos 150 Kwh por mês. De referir que a majoração para as famílias numerosas só entra em vigor em março de 2021.

Portugal: Governo aprova baixa IVA da eletricidade dos 23% para 13%

O ministro das Finanças, João Leão, referiu em conferência de imprensa que esta…

É uma medida socialmente justa e ambiental e financeiramente responsável. É socialmente justa porque reduz a taxa para escalões de IVA mais baixos, permitindo poupanças significativas aos consumidores

Contas feitas, a poupança anual estimada é de, em média, 18 euros para as famílias não numerosas e de cerca de 27 euros para as famílias numerosas.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    100 kWh/mês ?
    Terá de haver muita eficiência energética nas habitações portuguesas então…

    1. Avatar de Nelito
      Nelito

      100 kWh/mês

      Incrível!!!!!!!!

      É mesmo extorquir guito ……

    2. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Este desconto não vai ser para quem consumir até 100 kWh/mês, vai ser nos primeiros 100 kWh/mês para todos os consumidores até determinada potencia.
      Você pode consumir 160 kWh, vai pagar dos primeiros 100 kWh um IVA de 13% e nos restantes 60 kWh um IVA de 23%.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se for assim já é muito bom.

    3. Avatar de Gato por Lebre
      Gato por Lebre

      Para não falar que se “incentivam” a uma casa apenas elétrica (sem gás), o que por consequência a fatura da eletricidade aumenta…

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Contas feitas,a poupança anual estimada é de,em média,18 euros para as famílias não numerosas e de cerca de 27 euros para as famílias numerosas.” Só ?? Ainda se fosse,no mínimo,de 50 euros,agora 18 ou 27 euros ?? É uma ninharia,sinceramente. 😐

    1. Avatar de rui
      rui

      se não quiseres podes sempre dar esse valor ao teu vizinho e assim a dele já passa para os 50€ e ficam os 2 contentes

    2. Avatar de Dan
      Dan

      Na realidade a poupança vai ser de nada mais, nada menos, aproximadamente no maximo 1,6€/mes.

      Considerando o custo por kwh de 16 centimos o calculo sera:
      0,16x100x1,23-0,16x100x1,13=1,6

      Onde vão buscar os 18€????

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        18€ / ano?

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Lê com atenção: “… a poupança anual estimada é de, em média, 18 euros… “

      3. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        “Contas feitas, a poupança anual estimada é de”…

        Foco no “anual”!

      4. Avatar de Peace
        Peace

        18€ é a poupança anual

  3. Avatar de Nightingale
    Nightingale

    Basta abrir este site para ver o cenário atual de Portugal no que toca às fontes de energia… não admira estes incentivos serem só até aos 100kw/h…
    https://www.electricitymap.org/zone/PT (no inverno é melhor, mas não muito)

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Bom mapa, nao conhecia.
      Nós estamos em cenários diferentes qto a emissões de CO2, basta ver que os nossos vizinhos tem baixos valores muito a custa da Energia Nuclear.
      Onde Portugal pode fazer melhor é na energia solar, ai nós estamos aquem do esperado apesar de termos excelentes condições climatéricas.

  4. Avatar de R
    R

    Grande treta. Se mexessem nas taxas e taxinhas é que era…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Não só o governo,muita atenção,não só o governo !! E então aquelas empresas privadas da água e dos resíduos ?? Você nem me fale que é uma roubalheira mas das grandes,das grandes.Não se compreende como,por vezes,uns de uma rua abaixo que têm menos potência de água,paguem a mais(seja na fatura da água como dos resíduos),do que os da rua acima.Ora bem,quero eu dizer que em ruas diferentes haja tamanha diferença na potência da água que se recebe como nas faturas que se pagam.É um absurdo !! Vocês nem me falem. 😐

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Se não fosse a teimosia das pessoas da minha família já há muito que tinha mudado da EDP para a Endesa.Há muito tempo !! A EDP é um sorvedouro !! Chupa dinheiro às pessoas que é uma vergonha.Quer na electricidade quer no gás natural.Que chupistas. 😐

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Faz bem as contas. Recentemente fui contactado pela endesa que anunciava uma poupança de 10%. Dizia o vendedor 10% sobre a factura ou seja em 80 tinha 8de desconto. Depois comecei a perguntar se o desconto incidia sobre o IVA,… Sobre as taxas, e outros impostos. Finalmente dos 8 euros passou para menos de 1 euro pois aumentavam o valor do kwh e da potência. Só aldrabice para enganar os mais discudados.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu estou na Endesa na tarifa aniversario e é muita mais barata que a EDP.

    2. Avatar de qqq
      qqq

      sandoka mostra à tua familia quem manda!!

    3. Avatar de Kindle
      Kindle

      Ainda vives com a familia? Arranja um trabalho e deixa de ser um parasita toto. Agora se entende as parvoices que dizes aqui….

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Eu vivo com a minha família, e daí??? A minha família é constituída por eu, a esposa e os meus 2 filhos. As decisões que tomo são tomadas em família (algumas é claro que não envolvem os filhos), portanto pode ser o caso do SANDOKAN 1513, a não ser que sejas daqueles que “Eu posso mando e quero. Eu sou o senhor do universo”

        1. Avatar de Kindle
          Kindle

          Sim mas ele nem toma decisoes logo não e esposa mas sim papa que paga as contas. Na minha casa mando eu.

        2. Avatar de Manekas
          Manekas

          Por “eu”? Não passes à frente da tua professora primária que levas uma reguada!

    4. Avatar de ahramis
      ahramis

      Não se metam com a Endesa Sou cliente há 10 anos e quando agora mudaram o contador para um digital perceberam que não fazia, leituras há… 4 anos. Vai dái, emitiram um factura de acertos desses 4 anos de várias centenas de euros. Não paguei. invocando a prescrição, sendo devidos apenas os últimos 6 meses anteriores à facturação. Resposta automatizada, negativa. Recebi carta com ameaça de corte de energia. Fui forçado a recorrer à Resolução Alternativa de Conflitos. Nunca, mas nunca mais quero ouvir falar nessa gente, para além de que o atedimento, no que a mim respeita, é péssimo!

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Cuidado – muito cuidado – com a Endesa.
        Um meu familiar:
        – Não pagou a fatura de Junho
        – A fatura de Julho não acumulava a de Junho. Não se deu conta que não tinha pago a de Junho – Pagou a de Julho
        – Em Setembro cortaram-lhe a luz.
        – Para se falar fisicamente com alguém só nas Lojas do Cidadão de Lisboa e Porto. Por telefone não resolvem nada.
        – Quem corta a luz e a repõe é a EDP por ordem da Endesa. Demorou uma semana. Ficaram uma semana sem luz. Vá lá que o gaz era de outro senão era uma semana sem luz nem gaz – por causa de uma factura de – um mês – que, por lapso ficou por pagar.
        Se se meterem com a Endesa – paguem por débito direto. E rezem para não acontecer nada.

      2. Avatar de Peace
        Peace

        A responsabilidade das leituras é da EDP Distribuição.

    5. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      SANDOKAN, a EDP esta no mercado livre à muitos anos, e como a Galp, PT, etc. Há muito boa gente que vai em vendedores de porta a porta e nem perguntam qual é o preço do kWh …. mas isso é outra conversa 😉

    6. Avatar de Peace
      Peace

      Eu mudei para a Muon em Maio, é das mais baratas. Descobri através do site http://www.payper.pt, submetes algumas faturas e ele apresenta-te sugestões com todos os tarifários de todos os fornecedores. E tem a vantagem de ninguém te ligar a tentar impingir alguma coisa.

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Achei graça, sim senhor. Sabes se posso, à cautela, “borrar” dados pessoais como nome, morada e n° de cliente?

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          Junta aí mais um adepto do Payper, o das “Contas Poupança”
          O que eu achei graça foi quando ia mudar de operador, a Endesa, onde estava, ofereceu-lhe um desconto. Era o que acontecia quando se mudava de operador de internet.
          https://contaspoupanca.pt/2020/02/02/como-poupei-60-e-na-fatura-de-eletricidade-com-um-telefonema/

  6. Avatar de informado
    informado

    lol 18 euros . se fossem 180 euros

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Se fossem 180 € o Estado recebia menos 1.500 milhões € de receita de IVA (assim recebe menos 150 milhões €).
      Quando os valores são na casa dos milhares (ou mesmo centenas) de milhões, convém acrescentar “corta o equivalente ali” ou “aumenta a receita acolá”

  7. Avatar de Aj
    Aj

    Ja fiz as contas utilizando o consumo mais alto que tenho, o de janeiro e poupava 1,42 € .

  8. Avatar de PP
    PP

    O povo vai começar a comprar carros e casas com esta substancial poupança de 1,50 euros por mês . Agora é que os nórdicos vão ficar cheios de inveja.

  9. Avatar de Abílio Portas
    Abílio Portas

    São boas notícias, porém nós portugueses precisávamos de mais…
    Se a redução do IVA fosse de 23% para 13% em todos os sectores, aí sim podíamos dizer que estavam reunidas condições para “mudança”.

  10. Avatar de Kindle
    Kindle

    Excelente medida do governo, Antonio Costa e sem duvida o melhor primeiro ministro que portugal teve em democracia so pedro passos coelho se aproximou do mesmo nivel. A aposta nas ciclovias e outro bom exemplo, so falta obrigar carros na cidade a serem todos eletricos.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Pagas tu os automóveis elétricos? Achas que toda gente é rica?

      1. Avatar de Kindle
        Kindle

        Se não es rico usas transporte publico. Automoveis no centro so eletricos.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Mas eu tenho de mudar de carro só pq tu queres?
          A mania desta gente de generalizar a sua vida para os outros.

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Podem começar com as motorizadas, há muita variedade de modelos e o investimento é menor.
      Algo como: a partir de 01-Jan-2025 nao sao mais permitidas as motorizadas ÑOVAS com motor de combustão.

      1. Avatar de Kindle
        Kindle

        Deviam era expandir as bicicletas eletricas que sao uma mais valia. Em Lisboa demoro 15min a chegar ao trabalho de bicicleta e adoro. Faco os 30mins de exercício fisico por dia para me manter saudável.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Nem toda a gente mora em Lisboa. Se moram em Lisboa és rico, logo podes pagar pelos outros…

  11. Avatar de Gilberto Ferreira
    Gilberto Ferreira

    Temos dos preços mais elevados da Europa, subiram a taxa de IVA da electricidade para a taxa máxima, agora para baixar o IVA andam com trapalhadas.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Mesmo que quisessem a UE não deixava, já assim foi o que foi.
      Não estou a defender ninguém para que fique claro.Não sou eu de nenhum partido, mas claro cumpro sempre o meu dever cívico de votar

    2. Avatar de RM
      RM

      Eles ‘apenas’ querem o teu dinheiro!
      A unica coisa que eles sabem fazer é subir os impostos. Chulos!

  12. Avatar de pretogues
    pretogues

    Isto é o mesmo que dar montes de pão aos famintos, mas…. pomos o pão na mesa, cortamos em fatias e, oferecemos as migalhas para eles comerem.
    Ora bem, se cada casa tem 1 frigorífico, 200w x 20 horas dia, pelo menos 1 tv 70w x 4 horas dia , 1 computador 200w x 4 horas dia, (pois hoje em dia quase somos obrigados a ter um), mais pelo menos umas 3 luzes led sempre acesas, em media, 15 w x 4 horas dia, 1 microondas 800 w x 30 min dia, 1 fogao eletrico 1500w x 0.5 hoars dia, 1 maquina lavar roupa 500 w x 0.5 horas dia, 1 maquina lavar loiça 800w x 0.5 horas dia, só isto(e é muito pouco) dá cerca de 7kw por dia, agora vezes 30 dias passa os 200 kw.
    Como diz o “outro” há que fazer as contas.

  13. Avatar de Peace
    Peace

    18€ por ano é uma poupança significativa?? Estão a gozar??

  14. Avatar de Luis Maia
    Luis Maia

    Não sei se sabem, pois aqui não li em lado nenhum mas a descida do IVA é só para quem tem potência contratada de até 6.9. O que for superior fica igual.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Correto. “ “A redução do IVA para 13% aplica-se a todas as famílias até ao consumo de 100 kWh por mês com níveis até 6,9 kVA de potência contratada”, explicou, afirmando que tal representa “86% dos contratos de eletricidade”, que é a “generalidade das famílias”. (O Ministro da Finanças que também disse que a receita do Estado em IVA diminuía 150 milhões de €. Não disse onde os ia buscar)

  15. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Há uns bons anos fui autenticamente roubado pela edp.Mudei de residência e pedi para me instalarem um contador bi-horário.Quem fez o serviço,eventualmente uma empresa sub-contratada pela edp,fez a coisa mal feita ou seja,o contador ficou a funcionar como um contador normal.Ao fim de seis anos,decidi mudar novamente de habitação.Foi nessa altura que um técnico da edp,que veio desligar o quadro me disse que,este contador nunca esteve a trabalhar com a tarifa bi-horária.AInda liguei para a edp para saber o que fazer nestes casos,mas fecharam-se em copas.Ou seja não assumiram o erro.Parte da culpa também foi minha, por nunca ter consultado ás facturas devidamente.Por isso,quem tem esses tarifários que tenha o maior cuidado.Esta empresa,ou ás empresas sub-contratadas por está,não são de fiar.

  16. Avatar de BRUNO M.
    BRUNO M.

    1.5Eur / mês!
    Realmente vai dar uma fartura na poupança!!

    Enxerguem-se! Medidas de encher o chouriço….. Enquanto TAPS e BES e outros recebem milhares de milhões!!!

    Enxerguem-se!!

  17. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Enfim… Para a família que eu sustento, pago em média 1000 euros por ano de eletricidade
    Reduzir +/- 20 euros, estaríamos a falar de reduzir cerca de 2% o custo anual destas contas.
    É alguma coisa? É…
    Faz alguma diferença? Não!

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Hugo Nabais, se não faz diferença para si, deia-me a diferença que não me importo!
      Eu graças ao Euro aqui e Euro aculá, entre telecomunicações, gás, eletricidade e telemóvel, poupo cerca de 100 a 150euros anuais. É muito? Dá para uma semestralidade do seguro do carro.

      1. Avatar de Manekas
        Manekas

        “Deia”? Se a tua professora primária ler este disparate, levas uma reguada!

  18. Avatar de André Silva
    André Silva

    Para mim, a questão é esta… Há muitos ilustres comentadores de bancada e ninguém percebe o que querem… Se o governo dissesse que não fazia, era porque não fazia e são ladrões e xupistas e lá o quê. Se dão um principio que pode evoluir positivamente é porque é pouco. Decidam-se!
    Vá-se lá entender o povo Português.
    Tal como a história das matrículas… ninguém é obrigado a mudar, foi tudo a correr mudar… se fosse obrigatorio, era uma cambada de ladrões e mais não sei o quê.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Fizeste este comentário na festa do Avante!, aposto.

  19. Avatar de mavidoor
    mavidoor

    Ridiculo….mas o pubinho continua a votar sempre na mesma corja.
    GATUNOS.CURRUPTOS LADROES

  20. Avatar de Willian
    Willian

    Não seria mais fácil incentivar a população ao uso de painéis solares em diminuir mais ainda o uso de eletricidade em casa ? Eles pensam sempre em andar pra trás . O planeta agradeceria e todos iriam pagar muito menos . Agora quero ver se o IVA para o trabalhador independente vai diminuir também só espero que se acontecer , não seja aplicado só nos primeiros ” 100 ” mil faturados hahahaha

  21. Avatar de Minhocas
    Minhocas

    Eu não sou acionista da EDP mas dada a inflação é um valor não muito significativo mas algo enquadrado no sistema financeiro actual.
    Se o mesmo acontecer com o gás e a água teríamos
    18+18+18=54€ já dá para o bacalhau do Natal.
    É como dizem alguns comentadores… É uma questão de contas e acima de tudo saber gerir.
    Comprem um porco mealheiro e coloquem lá estes pequeninos prémios e no final do ano partam o porco.

  22. Avatar de Tiago Ventura
    Tiago Ventura

    Bela porcaria, baixam o IVA até um certo limite e depois aumentam a taxa audiovisual… ISTO TEM TUDO MENOS DE BOA NOTÍCIA!!!

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Tiago Ventura… Onde viu isso? Esta malta é perita em inventar noticias… o valor mantém-se nos € 2.85

      1. Avatar de Tiago Ventura
        Tiago Ventura

        Veremos…

  23. Avatar de Rui
    Rui

    18 euros por ano! isso é que é poupar! 1,5 euros por mês! basta beber menos 2 cafés por mês!… com papas e bolos se enganam os tolos!

  24. Avatar de Tuga
    Tuga

    Potência da água???WTF?? A fatura da água mede-se por metros cúbicos gastos não por potência!!