Google volta à China com autorização

11 Comentários

“Estamos muito satisfeitos por o Governo ter renovado a licença ICP (Internet Content Provider) e estamos a trabalhar para continuar a disponibilizar pesquisas on-line e produtos locais aos nossos utilizadores Chineses”

Foi com esta frase que a Google anunciou ontem o seu regresso à China. Este é apenas mais um passo dado na “guerra” que a Google tem vindo a travar com o governo Chinês.

Muita tinta tem corrido desde que a Google decidiu terminar a censura no acesso a conteúdos servidos pelo seu motor de busca. Essa censura estava a ser imposta pelo governo Chinês e a Google travou esse processo encaminhando os acessos para a sua página alojada em Hong Kong.


De acordo com uma notícia colocada pelo advogado David Drummond no blog oficial da Google, o governo Chinês renovou a licença de ICP. Esta noticia era já esperada pela Google pois em meados do mês passado removeram o reencaminhamento automático que existia do motor de busca para os servidores alojados em Hong Kong .

Relembramos que esta “guerra” começou há alguns meses quando a Google resolveu deixar de aplicar a censura que era imposta pelo governo Chinês. Este fim da censura teve origem no facto de a Google ter descoberto que parte dos problemas tidos no final do ano passado, e que resultaram em avultados prejuízos para a empresa, tiveram origem do território chinês.

Pelo meio houve tempo para várias tomadas de posição de parte a parte, algumas mais radicais que outras. O processo aparentemente teria terminado com o encaminhamento imposto pela Google para a sua página de Hong Kong.

Esta renovação de licença mostra uma abertura de ambas as partes em resolver o problema de forma definitiva, mas resta saber quem vai mesmo ter de ceder. Abandonará o governo Chinês a pretensão de impor a censura aos internautas Chineses ou será a Google a ter de aplicar a censura?

De certeza que esta novela ainda vai a meio e muita tinta irá correr até ambas as partes estarem satisfeitas. Prevalecerá a liberdade ou os interesses económicos falaram mais alto? É esta a dúvida que vai interessar a todos nós, utilizadores de uma Internet livre de censura e de barreiras.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Custa-me pensar viver num sitio como a China. É um sitio lindo, cheio de culura e tradição. Mas a exploração dos trabalhadores e a censura são fenómenos de séculos passados.

    Off-topic: um colega enviou-me este link: http://www.skyhookwireless.com/howitworks/submit_ap.php e disse para registar a minha “base” wi-fi. para que serve mesmo?

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Pelo que percebi serve para criar uma base de dados de hotspots de modo a poderes usar o GPS(no telemovel por exemplo) baseado não só em sinais GPS e Rede GSM a que está ligado mas também ao Wireless, pois serve como ponto de referência.

      Penso que por alto seja isto mas posso ter ficado com a ideia errada.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        onde se lê “mas também ao Wireless” deve ser “mas também em Pontos de Acesso Wireless”

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      “XPS leverages Wi-Fi access point information to accurately determine location information in dense urban areas or indoor environments.”
      Pelos mesmos motivos(teoricamente) que o carro da google recolhe informação wireless, para determinar a tua localização mais correctamente.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        eu pesquisei um bocado e foi isso que percebi também.
        parece-me interessante, com direito a um artigo aqui no pplware quem sabe :D~
        já fiz a minha parte x)

  2. Avatar de TouNaLua
    TouNaLua

    Infelizmente os interesses financeiros estão acima da liberdade… o que é mau…

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Eu tb penso que vão ser os interesses financeiros a prevalecer…

  3. Avatar de leitorassiduo

    Eu pessoalmente sou da opinião que deveria ser proíbido qq comercio e industria proveniente da China entrar na União Europeia. Tudo qt é made in China é prejudicial e promove o desenprego nos países civilizados. Eles lutam com armas desiguais pois promovem a exploração e a escravatura dos seus trabalhadores.

    1. Avatar de pfbc
      pfbc

      eu defendo isso… mas na realidade não dá para aplicar isso.. o pc que compramos, portateis, telemóveis, o iphone que tanto se fala!! tudo feito na china. Sabendo q os produtos fabricados no ocidente seriam mais caros uma vez que o custo da mão de obra também seria mais elevado, agora digam-me se compravam um produto desses dado que vez que respeitava os direitos de trabalhadores?! Estamos dependentes deles quer queiramos quer não…

  4. Avatar de Mike
    Mike

    Nunca entendi muito bem o tema desta disputa, mas parece-me que a Google vai ter de ceder; afinal de contas, o território chinês deve ser uma excelente fonte de lucro.

    Nota: “Prevalecerá a liberdade ou os interesses económicos falaram mais alto?” Onde se lê “falaram” devia ler-se “falarão”, creio eu.

  5. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Fantochada. O dinheiro acaba sempre por falar mais alto. -_-‘