Google vai mesmo apresentar o Android 5 na conferência I/O

32 Comentários

A chegada do Android 5 é já uma certeza. São já vários os indícios que mostram que esta nova versão está prestes a ser lançada, e mesmo os rumores começam a ser uma certeza.

Depois do surgimento das primeiras imagens que davam a conhecer que esta nova versão estaria para breve, apareceram agora novas imagens que dão mais uma certeza do que está para chegar.

Mas para além de todas estas imagens, o próprio Sundar Pichai, chefe da divisão Android na Google, confirmou que o Android 5 vai ser apresentada já hoje ou até amanhã na conferência I/O.

android_1

Ainda não se sabe bem o que trará a versão 5 do Android, mas espera-se, como é normal, que seja recheado de novidades.

Várias fontes mostraram supostas imagens que dão a entender que esta nova versão, que terá a letra L como base no nome, seguindo a regra de colocação de nome, onde se puderam ver que a interface não deve mudar, mas que novidades vão surgir.

As novas evidências

As novas imagens que agora surgiram voltam a mostrar algumas melhorias no Android 5. São imagens que surgiram no Reddit pela mão de um utilizador, onde se podem ver algumas novidades.

Podem-se ver nessas imagens algumas das novidades esperadas, algumas delas que já se sabia estarem para chegar. Uma das mudanças é uma alteração na caixa de login das contas Google, ficando esta mais clean e mais simples de usar.

Depois existem novidades na barra de estado do Android, onde se pode passar a ver um L, mas que se julga ser a dica para a chegada do Android Lollipop, ou outro nome qualquer de doce começada por L. Existem algumas ideias de que este novo L possa estar associado a um sistema de bloqueio de alertas.

É também visível o ícone que já está associado ao Now no Chrome, que se julga serem alertas vindos do próprio Now ou até do próprio Chrome.

android_2

A confirmação do novo Android

Mas a confirmação de todos estes rumores veio agora de forma directa, resultado de uma entrevista que Sundar Pichai deu ao site Bloomberg Bussinesweek.

Nessa entrevista, entre muitos outros assuntos abordados, foi revelado que a próxima versão do Android será apresentada nesta edição da conferência I/O.

A razão apontada por Sundar Pichai pra esta antecipação deste lançamento, que por norma se realiza mais tarde no ano, tem a ver com a vontade da empresa em ser mais transparente e em mostrar mais cedo o que está a ser criar.

I want the world to understand what we are doing sooner

Nessa entrevista apenas foi falado do lançamento da nova versão do Android, não tendo sido avanlado se será a 5 ou a 4.5 e muito menos qual o nome desta nova versão, que todos apontam para Android Lollipop, seguindo as regras da própria Google.

É claro que, e à imagem do que outras empresas fazem, esta apresentação será apenas para mostrar as novidades que estão a ser trabalhadas e não um lançamento global.

Este lançamento será feito mais no final do ano, e quase de certeza em conjunto com um novo Nexus ou com o lançamento do Android Silver.

A somar a várias outras novidades que se esperam para a I/O de 2014, tais como o Android no carro, o Android Wear e os smartwatches ou outras novidades no campo de outros produtos Google, a chegada do Android 5 poderá ser uma resposta ao que a concorrência apresentou recentemente, não apenas para o lados de Cupertino, mas também para Redmond.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Eu quero ver mudanças em torno da UI do sistema.

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Aposto que eles estão neste momento a fazer mockups de cópias dos brinquedos novos do iOS 8… 😀

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      ia jurar que era mais ao contrário….os gaijos da apple já devem ter ocupado a sala toda para tirar apontamentos

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Pois, pois…

        Ainda há pouco a Google deu o 360 no android para carro e já anunciou que em vez do que estava a pensar, vai antes copiar o CarPlay da Apple, depois de o ver…

        Isto, é só um exemplo de muitos…

        1. Avatar de OMG
          OMG

          Olha para as features do iOS 8, aquelas que “deram ouvidos” aos clientes, aos clientes que pediam aquilo que já existia em Android e WP. Mas claro que não foi cópia, foi inspiração… aliás, a Apple deve ter neste momento as iFotocopiadoras, perdão, as “iNspiradoras” a todo o gás, já a pensar nas novidades do próximo iOS.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Pois não foi cópia…

            Por exemplo, o Android tem sharing, mas cria cópias, o iOS 8, não precisa de criar cópias, as app’s vão “buscar ajuda” a outras app’s…

            Widgets? Sim, mas não é preciso sair da aplicação para os ver… e vêm todos com o mesmo design…

            Abrir ficheiros? Claro que sim, e podes ir buscar o ficheiro á App que quiseres, desde a DropBox, a uma App que acede ao computador Linux por SSH, á App que acede á câmera fotográfica por Wifi, etc…

            O Android fez um carocha, a Apple fez um Porsche 911…

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Said no man ever…

    3. Avatar de miguel
      miguel

      lol os tipos da apple é que ao longo dos anos se vem aproximando do design e das funcionalidades do Android.

      Mas vindo de ti, já ninguem liga.

      Tu deves ser o famoso xesus do Tek.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        pelos vistos alguém liga, tu por exemplo que lhe respondeste.

      2. Avatar de João
        João

        A Apple anda a aproximar-se do design do Android? kkkkkkkkkkkkk

    4. Avatar de FanaticoReligioso
      FanaticoReligioso

      Tem sido isso que se tem verificado nos últimos tempo, sem duvida mesmo.

      A Apple é estilo aquele ganhar a fama e deita-te a sombra…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Acho que isso é mais a Google…

        Nesta IO falaram mais do que fizeram nas versões anteriores do Android, do que no futuro… como desculpa de TUDO o que apresentaram, foi cópia do iOS 6/7/8, e ainda com muita coisa que precisam de fazer cópia.

    5. Avatar de Raul
      Raul

      porque não te callas vurro?

  3. Avatar de Pato
    Pato

    Eu quero ganhar o euromilhões..

  4. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    As 2 imagens publicadas no reddit têm muito bom aspecto! Venha o Android 5.0!

  5. Avatar de António Marques
    António Marques

    Espero q o ART já venha embutido 🙂

    1. Avatar de Luis Braz
      Luis Braz

      O ART já está no 4.4 e a funcionar.

      1. Avatar de Diogo Florêncio
        Diogo Florêncio

        Não é bem assim… Apenas está disponível no 4.4 para testes tens de ir às opções de programador para poderes ativar isso e ficas responsável por qualquer problema que possas ter e não está disponível para todas as marcas penso que seja só nos neles que tenha essa opção pois no meu xperia Z1 já andei a procura e não encontrei.

        Cumps

  6. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A versão, ou uma nova versão não importa se não trouxer 2 coisas: 1) mais velocidade e bateria para um mesmo hardware; 2) updates à base Android directamente da Google independentes da marca, ou seja, updates de segurança e afins sem necessidade de esperar que a marca compile um novo firmware.

      1. Avatar de Nelson JP
        Nelson JP

        Em relação ao ponto 2… continuem a sonhar. Nunca, jamais, em tempo algum! Impossivel! Isso só vai acontecer se e quando a Google restringir as opções de hardware. Isso acontece com a Apple porque eles fazer o software e o hardware, e no caso do Windows Phone a Microsoft só licensia o sistema para hardware com um ‘set’ de caracteristicas reduzido. Com a fragmentação da plataforma Android isso que vocês sonham não tem possibilidade de acontecer.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      X2.
      Além de segurança…

    2. Avatar de João
      João

      Apoiado, mas pouco credível!

  7. Avatar de jm
    jm

    parece que a google lancou uma cena qualqer que vai obrigar os fabricantes a actualizar.
    Nove meses depois do lancamento da ultima versao android, os dispositivos que nao tiverem sido “updatados” vao ficar sem a possibilidade de utilizaçao dos google services (playstore e afins)
    E nao sei se vai haver assim tantas diferenças a interface do android acho que a ideia principal é homogenizar o design de tudo o que é google, tanto android como chrome, gmail…
    Acho que este evento tem em vista dar uma arrumadela no android

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso então iria meter 99% dos smartphones chineses fora de jogo, pois continuam a sair com Android 4.2

      1. Avatar de jm
        jm

        toca a fazer updates

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Essa de a google obrigar a actualizar… acredito mais em Portugal passar a fase de grupos lol, espero que tanto uma como a outra se concretize

  8. Avatar de Telmo
    Telmo

    o evento começa a que horas? vai haver live?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Sim, também gostava de saber se vai haver transmissão ao vivo tal como houve na conferência da Apple.

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Começa as 5 da tarde. E em principio vai ser transmitida em direto. Ja o ano passado foi.

      Desta conferencia so quero saber 2 coisas. Se a google vai acabar ou nao com a linha nexus e que saio é o android silver…

  9. Avatar de Diogo Florêncio
    Diogo Florêncio

    O que mais espero é o ART a funcionar totalmente e as fotos em Raw pois isso vai trazer grandes avanços a nível qualidade nas fotos comparado as outras marcas rivais.