Google termina suporte do Chrome para XP em Abril de 2015

16 Comentários

…um ano depois da Microsoft terminar o seu suporte!

Grande parte dos problemas de segurança nos browsers estão associados a falhas nos sistemas operativos. Por muito que se tente dotar estes navegadores dos mais elevados padrões de segurança, eles vão estar sempre dependentes dos SO’s que lhes dão suporte e onde correm.

O Windows XP, um dos melhores sistemas operativos que a Microsoft já criou, vai ver a sua vida útil ser terminada em terminada no dia 08 de Abril de 2014, mas a Google pretende manter as actualizações do Chrome para este SO durante mais um ano.

chrome_1

A decisão inicial da Google era terminar o suporte do Chrome no Windows XP na mesma data em que a Microsoft terminasse também o seu suporte, mas numa publicação feita hoje no blog do Chrome, anunciaram que vão estender esse suporte por mais um ano.

As razões apresentadas para essa decisão assentam no factor de acreditarem que mesmo depois do fim da vida útil e do suporte para o XP muito utilizadores vão continuar a usar este sistema operativo e o seu browser.

Desta forma conseguem continuar a garantir os elevados níveis de segurança que hoje oferecem, mesmo sem as actualizações do sistema operativo.

We recognize that hundreds of millions of users, including a good chunk of current Chrome users, still rely on XP. Moreover, many organizations still run dozens or even hundreds of applications on XP and may have trouble migrating.

Our goal is to support Chrome for XP users during this transition process. Most importantly, Chrome on XP will still be automatically updated with the latest security fixes to protect against malware and phishing attacks.

Tal como acontece agora, as actualizações no Chrome no XP vão ser feitas de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção do utilizador.

A decisão de reformar o Windows XP não é nova e a Microsoft tomou-a já há algum tempo. Foram mais de 10 anos a servir de forma quase exemplar os seus utilizadores.

Mas mesmo com o fim do seu suporte, vão com certeza manter-se muitos utilizadores, o que é uma porta aberta para a chegada de problemas.

A decisão da Google em alargar este suporte é muito bem vinda e vai garantir que durante mais um ano os padrões de segurança nos utilizadores do Chrome se vão manter.

Homepage: Chrome

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Já era sem tempo, o XP foi mau no inicio, bom no final e actualmente é mau pois tem montes de buracos de segurança que os SO’s mais evoluidos não têm, pelo que há que evoluir! 12 anos é muito tempo e remendos não são a solução para tudo.

    1. Avatar de int3
      int3

      Discordo completamente. O winXP (ver 5.1.X) com SP3 é mais estável do que os restantes windows e a nível de segurança também fica ao mesmo nível do w7 ou melhor. Firefox supera de longe a nível de segurança o chrome não tenho duvidas.

      1. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Não sei como podes dizer uma coisa dessas.
        É mais do que lógico que todas as preocupações com segurança que tiveram com o Windows XP, tiverem em dobro com os sistemas operativos mais recentes, como o Windows 7 e 8.
        A nível de estabilidade até pode estar a par, mas a nível de velocidade, o Windows 7 e 8, dão 10 a zero.
        O XP teve o seu tempo, mas esse tempo já la vai.

      2. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Rapaz, tens ideia o que estás para aí a dizer? Desde quando é que o Windows XP é mais seguro que o 7? OU O 8 que é literalmente imune a rootkits?

        Desde quando é que o XP tem implementadas as políticas de segurança implementadas no Vista e no 7? UAC, gestão de privilégios avançadas etc?

        Só alguém completamente descontextualizado é que diz que o XP é mais seguro que o 7.

      3. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        Eu espero que estejas a ser sarcástico quando dizes que o XP é mais seguro que o Windows 7.

    2. Avatar de Picasso
      Picasso

      Tivesse usado o Win 2.0 ou 3.0 no dia a dia não dizias que o XP era mau. Até foi uma lufada de ar fresco.

  2. Avatar de Luís
    Luís

    Só uso o chrome muito esporádicamente, só mesmo no caso algum site não funcionar bem no firefox.

    De resto quando acabar o suporte da microsoft ao xp é da maneira que passo definitivamente para o linux, probably. Senão venham lá mais 10 anos de xp sem suporte lol. Em abril logo vejo.

    1. Avatar de D
      D

      A microsoft já deixou de suportar o XP!

      1. Avatar de Nuno Nunes
        Nuno Nunes

        Ainda não, só termina para o ano

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Meu amigo, o suporte oficial ja acabou, tanto que ja nao e possivel activar chaves do Windows XP.

          O suporte que o Windows XP tem de momento e para empresas e poucos são os patches que recebe.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            As actualizações continuam. Uso diariamente um PC com XP e quase todas as semanas faz actualizações de segurança.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O suporte Mainstream acabou em 14 de Abril de 2009. De momento o Windows XP encontrasse com suporte estendido até 8 de Abril de 2014. O mesmo se passa com o Vista em que o suporte Mainstream terminou em 10 de Abril de 2012. O suporte continua a existir não só para empresas bem com as actualizações que o XP continua a receber.

  3. Avatar de rodrigo

    é, para aqueles que queiram um sistema semelhante ao M$ XP, com a alegância do M$ Sevem e funcionabiliades superiores do M$ 8, baixem o Zorin 6.4. Tem suporte até meados de abril de 2017, em perfeito funcionamento linux e não deixa a desejar em nada, proncipalmente se você utiliza notbook, sabe-se que é um saco ficar achando softwares proprietários para funcionamento da webcan, som, etc…. O bom de um sistema linux em geral, é que essas coisainhas chatas já vem nativos, ou seja, não ha necessidade de baixar programa para acelerar a internet, reconhecer teclado etc.

    Seja bem Vindo a ERA PINGUIM

    Aqui o sol nasce para todos!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O windows 7 tbm reconhece bastantes drivers. Mas concordo, o zorin é o sistema operativo linux que mais se parece com o windows.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Sabes como se instala no disco rigido o ZOtin( LINUX)? Meto o cd e arranca sempre pelo cd e não consigo fazer o formate para fazer a instalação.

        1. Avatar de rodrigo

          usa um pendrive, usa o unetbootin, e ve se vai, aconselho a versão 6.4 mas a 7.1 também tá boa. Testa as 2 e ve qual vc acha mais legal. Agora veja, aconselho usar o pendrive, justamente porque as vezes o problema é a iso corrompida, e aí você tem que baixa-la novamente. Isso ja aconteceu comigo. Ha, e quando você for baixar, escolha e 3ª opção, pois é a mais rápida. As outras são muito devadar.
          Tenta lá. Qual quer coisa manda um fredback. Ve que no Facebook, tem o grupo do zorin OS. Estamos sempre por lá. Escolhe um. Att