Google revela especificações do Glass

47 Comentários

O Projecto Glass está mesmo a avançar, embora tudo ainda muito incerto, face a uma aplicação prática e sustentável deste gadget. No entanto, a Google, juntamente com os primeiros detalhes da sua API para aplicações a desenvolver em torno do Glass, publicou uma lista de especificações técnicas para o dispositivo físico.

Por sinal bem generoso o que a Google tem para oferecer.


O Glass apresenta um ecrã com 640×360 de resolução, que a Google diz ser “equivalente a um ecrã de 25″ visto a 2,5 metros de distância”, vem equipado com uma câmara de 5 megapixels capaz de gravar vídeo a 720p e áudio que chega via transdutor de condução óssea.

Armazenamento generoso e ligação Cloud

O armazenamento será on-board, flash de 16GB, onde 12GB serão de facto utilizáveis e terá sincronização com o serviço Cloud da Google, presumivelmente o Google Drive. O Glass terá uma almofada de nariz ajustável e uma armação que poderá ser também ela ajustável a qualquer rosto, como refere a Google. Além disso, trará mais acessórios de outros tamanhos, como as almofadas de silicone do nariz, para que seja uma adaptação confortável a zonas do rosto.

Simplicidade do design

A Bateria deverá durar um dia de “utilização normal”

Quanto à bateria, o Google afirma que o Glass irá durar até “um dia inteiro de uso normal”, apesar de haverem determinadas aplicações, como a gravação de vídeo e Hangouts, que poderão consumir mais e ter um maior impacto na durabilidade da bateria.

Conectividade inteligente

Mesmo com a possibilidade de o Glass carregar via ficha micro USB, a Google recomenda a utilzação do carregador AC para uma “longa e próspera” vida. Com uma conectividade inteligente o Glass suporta Wi-Fi 802.11 b/g e é compatível com “qualquer telefone com Bluetooth”, embora a funcionalidade possa variar. A lista de especificações também menciona uma aplicação que se chama “MyGlass” para telefones com Android 4.0.3 e superiores. Esta aplicação irá activar o suporte GPS e SMS.

Alguns desses detalhes irão ser conhecidos com mais detalhe quando o equipamento começar a ser usado fora do círculo de testers da Google e em breve já haverá muito mais informação. [via]

Homepage: Google Glass

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Unknown
    Unknown

    Estou ancioso!!!!

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Ansioso de ansiedade 🙂

  2. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Ainda esta mt verde estou a ver…

  3. Avatar de Vítor M.

    Não sei se vingará, até porque exige uma adaptação ‘humana’, física, o que não é provável e instantâneo, mas com um preço de 1500 euros, segundo se fala, mais difícil fica ser um produto para as massas.

    Mas se a Google descobrir uma necessidade que o Glass colmate… aí… com suporte para mais SOs…

    Vamos ver, será grande sucesso ou grande flop.

    1. Avatar de PR
      PR

      Já se ouviu falar em 500$..
      Descobrir uma necessidade? Têm é que criar uma necessidade..

      1. Avatar de Jony
        Jony

        “Descobrir uma necessidade? Têm é que criar uma necessidade.”

        Muito, mas muito bem observado 🙂

    2. Avatar de Luis Pinto
      Luis Pinto

      com esses preços é uma autêntica roubalheira por um dispositivo inferior a um simples smartphone de 150€ a 199€, ou menos…

      1. Avatar de PR
        PR

        Inferior em quê?

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Isto não tem nada a ver com um smartphone. É uma coisa completamente diferente 🙂

      3. Avatar de Vítor M.

        Não podemos ir por aí, isto é um dispositivo diferente, tem o seu próprio mercado.

    3. Avatar de Gonçalo Ferreira
      Gonçalo Ferreira

      Essa adaptação ‘humana’ de que penso que falas por vezes surpreende.
      Quantas são as pessoas que andam o dia inteiro de auricular bluetooth.

      Eu pelo menos não esperava uma coisa dessas. Pode ser que qualquer dia ande ainda mais gente de Google Glass pelas ruas.

      Uma questão que tenho é que não me parece que sejam “compatíveis” com os óculos normais, isto é, ou uma pessoa tem Google Glass ou usa óculos. Poderia haver uma versão que se adaptasse a óculos normais e assim passaria quase totalmente imperceptível.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, embora que a visão é particularmente diferente em termos de “acessórios”, até por uma questão de atenção. Visto o Glass ser “apenas” para um dos olhos e termos necessidade de vermos com os dois, e podes fazer essa experiência, usa somente um e verás o quanto cansado não ficas, ainda mais quando usas apenas para algumas funções que são pouco necessárias, tais como fazer uma fotografia, um vídeo, mostrar um caminho ou abrir um app qualquer. O que não será de uso corrente… o que quero dizer é que é “um brinquedo” caro demais para um uso esporádico e sem uma forte razão.

        Não estou a ver as pessoas no seu dia a dia a andar com isso no seu caminho para o trabalho a fotografar a rua, a fazer um vídeo enquanto vão de carro, a pedir para o Glass abrir uma app ou ligar uma música enquanto estás no teu trabalho, concentrado a focar “com os dois olhos” o serviço.

        Falaste num auricular bluetooth, é diferente, a pessoa tem aquilo ali, não deixa de ouvir e quando necessita, recebe uma chamada, mas o nível de desconcentração é diferente, até porque a audição tem um nível de importãncia diferente da visão, no nosso dia a dia. Podes estar a ouvir música sem ouvir o som ou teu redor, andar pelas ruas, andar nos transportes púbicos… experimenta tapar os olhos e fazer isso.

        São coisas diferentes e nos olhos… é como o 3D, não vinga porque… termos de colocar uns óculos para ver TV… hmmmm não sei!!!

        Vamos ver, a ideia (assim numa escala futurista) tem o seu encanto, mas na prática!!!!

        1. Avatar de Re0
          Re0

          Na altura usavam-se argumentos semelhantes para o Ipad: não tinha mercado, não era prático, etc.

        2. Avatar de JJ
          JJ

          Percebo-te, mas hoje já fazes algumas tarefas só com um olho. Tirar um foto é muitas vezes feito só com um olho, e eu estar o dia todo a tirar fotos, não fico cansado da vista. Logicamente nada de exageros, mas isso é como tudo na vida.

          Acho que estes óculos, não são certamente para andar com ele por tudo e por nada. A maioria das pessoas, também não vai para o trabalho com a sua maquina fotográfica.

          Julgo ser um equipamento util para varias actividades, que qualquer um de nós pode fazer, tais como:
          – Caminhadas/Corrida: uma forma simples e pratica de saber o percurso que fizemos, o caminho a seguir, etc.
          – Viajem/Turista: uma forma rápida numa visita a um museu, ou cidade, obter informações dos locais onde estamos.
          – Bicicleta: Uma boa maneira, de ter um sistema de GPS a nos orientar, bem como outras informações.

          E talvez até pode vir a ser útil, para alguma profissões, tais como para quem trabalha no mundo do cinema/televisão/moda/fotografia. Mas pode ate ser útil a um agricultor, para de uma forma simples e rápida, detectar onde esta algum bicho no fruto/árvore que não devia estar.

          Acho que até pode ser pratico em varias áreas, mas nada de exageros logicamente.

          Logicamente, isto ainda esta muito verde, mas para amadurecer o projecto, tem que ser lançado, testado e ter um feedback mais geral. Só assim é que poderão surgir novas versões com melhores qualidades.

          1. Avatar de Vítor M.

            Exacto, nesse tipo de cenários, o que não favorece a utilização massiva e a propagação que o torne num dispositivo de grande consumo.

            A não ser e como referes e bem, que depois de passar esta fase de indefinição do seu estado, possa haver algo de prático e essencial.

        3. Avatar de Pedro H.
          Pedro H.

          Viva Vitor
          Se tiver tempo, gostaria de sugerir um anime japonês chamado Dennou Coil, o primeiro e o segundo episódio talvez possam explicar o impacto que um sistema destes pode vir a ter na sociedade.

          1. Avatar de Vítor M.

            Olá Pedro. Deve ser este o vídeo:

            http://youtu.be/5rtxz1P2Ogw

            Sim é uma das utilidades que me referia, especifica e sem propagação às massas, há segmentos que usarão este gadget sem dúvida, mas o que me refero e para “ser um sucesso” é ser tão banal como o usar um smartphone.

            Mas sim, este é um bom exemplo.

            Obrigado.

          2. Avatar de golias17
            golias17

            Lembrem-se que tudo o que foi pioneiro como telemóveis e portáteis e tal nunca foi logo usados pelas massas logo, tem de se dar tempo ao tempo.

      2. Avatar de Mr. Antunes
        Mr. Antunes

        Supostamente a Google já está a trabalhar com as principais marcas de lentes.
        O preço já se falou que seria 500$

        1. Avatar de PR
          PR

          Parece que ninguém quer saber disso..seguram-se todos nos 1500$ para argumentarem.. 🙂

        2. Avatar de Mr. Antunes
          Mr. Antunes

          Aliás, 1500$ foi o que os “earlier users” tiveram de pagar (além de assinar um doc “non disclosure”) para ter acesso ao brinquedo…

          $ – dollars

    4. Avatar de Re0
      Re0

      lol Se fossse Apple…

    5. Avatar de miguel L.
      miguel L.

      1500 euros?! Compro 3 já.melhor compro um para todos do Forum.Ponham-se em linha de espera

  4. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Se a necessidade não existir, a Google encarregar-se-á de a inventar.

    1. Avatar de PR
      PR

      Evidente..não é a primeira nem vai ser a última.

  5. Avatar de PR
    PR

    Depois qualquer um pode andar a gravar vídeos na rua sem o resto saber..um gigante big brother..
    Daqui a pouco um gajo já nem pode mandar um pei** que aparece logo no youtube lol

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Isso já acontece, podes estar a ser filmado na rua por quem quer que seja sem tu saberes…Não são precisos uns óculos da Goolge 🙂

      1. Avatar de PR
        PR

        verdade mas a um nível muito inferior..Actualmente consegues ver se tens uma câmera ou um telefone apontado na tua direção..com os óculos esse movimento não existe..podes cruzar-te com alguém e não fazes a ideia se estão a gravar ou não..

        1. Avatar de JJ
          JJ

          Se alguém quiser fazer realmente isso, não precisa de uns óculos de 1500$. Podes dizer que é mais fácil, para quem tem objectivo de fazer isso. Agora não vão ser estes óculos que vão provocar esta situação.

          Depois, se tiveres um comportamento exemplar, qual é o problema de ser filmado? Quando entro numa loja, com sistema de vigilância de video, não me preocupe que me filme, não vou fazer nada de errado…

          1. Avatar de PR
            PR

            Porque falam todos nos 1500$ dos testers? e falram da possibilidade de custarem 500$ como já foi apontado.

            Eu acho que a perda de privacidade é grande, mas pronto, cada um tem a sua opinião..
            Se saltarmos para teorias da conspiração ainda pior, bem mais fácil controlar os passos de alguém com tal dispositivo do que andar de câmera em punho..

          2. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            Um sistema de vigilância supostamente serve para tentar proteger os donos/funcionários da loja, não se pode comparar a isto.

            Pessoalmente não tenho muito contra ser filmado na rua, mas compreendo que pode haver quem tenha, é perfeitamente normal.

        2. Avatar de TT
          TT

          e o que dizer dos oculos de sol com DVR incluido? essa questão da gravação é uma falsa questão… hoje em dia quem quiser gravar gasta 50 dolares e grava discretamente faz uma pesquisa por Sunglasses DVR e ficas com uma ideia do que existe!!!

  6. Avatar de Re0-1
    Re0-1

    Os meus comentários não têm aparecido por alguma razão em especial?

  7. Avatar de htcmm
    htcmm

    Telemovel…e tablet???

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Não… óculos…

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    ninguem me tira da ideia que a google roubou a ideia do dragon ball…

    http://thedaoofdragonball.com/wp-content/uploads/2013/01/vegeta-scouter-dbz-google-glass.jpg

  9. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Isto vai ser uma maravilha para FBIs e afins. Já estou a ver.

    “O suspeito usa uns glass, pede ai ao departamento de informática que aceda a eles.”

    “Chefe, já acedemos! O suspeito está neste momento a lavar as partes baixas e prepara-se para pernoitar na casa de um Sueca loira de 20 anos. É importante para o caso?”

    “Claro que sim, deixa a gravar” 😀

  10. Avatar de bintoito
    bintoito

    O que me parece que irá limitar (muito) estas engenhocas é o estado actual da internet por 3G/4G, ou melhor os preços praticados para os míseros GB’s…imaginem estarmos a fazer o upload automático do que filmámos (a 720p) para a Drive e de repente – PUR!! 128 kbps..tom lá que é democrática 😉

    Bem, vou voltar para casa e ligar isto à ficha para os óculos ficarem até depois de amanhã a acabar o upload eheheh.

    On the other hand, pode ser que sirva para a Google apertar com os ISP’s móveis e estes baixarem os preços e com limites de DL/UP verdadeiramente ilimitados (que utopia esta hein!)

    1. Avatar de navega
      navega

      Estou totalmente de acordo, já hoje a utilização dos nossos smartphones fica limitada aos escassos e caros mb/s, dos pacotes de Internet móvel.

  11. Avatar de João Fonsecs
    João Fonsecs

    Cyber Bulling -> over 9000

  12. Avatar de jrgaugusto
    jrgaugusto

    …um gajo com receita médica de um oftalmologista pode usar isto para fazer copianço nos testes…

  13. Avatar de JP (djlinux)

    Mais um português no seu melhor…

  14. Avatar de Shop

    Brutal, vamos ver se pega

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Não acredito que custe mais de 1000€.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    No Brasil dois problemas, estrutura e vc vai ser roubado com crtza..

  17. Avatar de agenor
    agenor

    eu quero um desse