Google quer desmascarar os piores poluidores com um satélite que deteta fugas de metano

12 Comentários

A Google é parceira de um projeto que procura desmascarar os piores poluidores do mundo: um satélite que deteta as fugas de metano das empresas de petróleo e gás.

MethaneSAT, satélite que vai detetar fugas de metano com a ajuda da Google

Numa parceria com a Environmental Defense Fund, a Google lançará, em março, o MethaneSAT, um satélite que marca uma nova era de responsabilidade climática global. O metano é um potente gás com efeito de estufa, e estima-se que seja responsável por quase um terço do aquecimento global provocado pelo Homem.

Globalmente, 2023 foi o ano mais quente de que há registo. A necessidade de proteger o clima nunca foi tão urgente, e reduzir as emissões de metano das operações de combustíveis fósseis e da agricultura é realmente a maneira mais rápida de retardar o aquecimento agora.

Disse Steve Hamburg, cientista-chefe da EDF e líder do projeto MethaneSAT.

Metano

De facto, segundo a International Energy Agency (IEA), a agricultura é a maior fonte de emissões de metano das atividades humanas, mas o setor da energia vem logo a seguir.

Estima-se que as operações de petróleo, gás e carvão são responsáveis por 40% das emissões globais de metano provenientes de atividades humanas. Para a IEA, aliás, a concentração no setor da energia deve ser uma prioridade, em parte porque a redução das fugas de metano é rentável. O gás que vaza pode ser capturado e vendido, e a tecnologia para o fazer é relativamente barata.

Por ser difícil de monitorizar em tempo quase real, o metano tem sido um problema que os cientistas têm procurado resolver. Historicamente, a medição das fugas de metano envolveu estudos de campo dispendiosos com aviões e câmaras de infravermelhos portáteis. Esta abordagem oferece apenas um instantâneo no tempo, e a investigação demorou anos a ser publicada.

 

Satélite da Google marca uma nova era de responsabilidade climática global

O MethaneSAT faz parte de uma nova geração de satélites concebidos para localizar as fontes de gás em quase todo o mundo. A Google participa no projeto, contribuindo com o seu poder de computação, e com a sua capacidade de Inteligência Artificial (IA) para analisar uma grande quantidade de dados e mapear as infraestruturas de petróleo e gás.

MethaneSAT, satélite que vai detetar fugas de metano com a ajuda da Google

Segundo Yael Maguire, vice-presidente e diretor-geral de sustentabilidade da equipa por detrás de plataformas como o Google Maps e o Street View, o mapeamento das operações de petróleo e gás é, também, difícil.

Afinal, a localização dos poços, bombas industriais e tanques de armazenamento pode mudar rapidamente, exigindo uma atualização regular do mapa. Porém, um satélite, como o que está prestes a entrar em funções, pode satisfazer essa necessidade.

A tecnologia de IA que a Google utilizou para detetar árvores, passadeiras e cruzamentos a partir de imagens de satélite será aplicada às infraestruturas de petróleo e gás. O mapa será sobreposto com dados do MethaneSAT para esclarecer o tipo de maquinaria mais suscetível a fugas.

Na perspetiva de Maguire, “esta informação é incrivelmente valiosa para as empresas de energia, os investigadores e o setor público, para antecipar e mitigar as emissões de metano nos componentes que são geralmente mais suscetíveis”.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Estima-se que as operações de petróleo, gás e carvão são responsáveis por 40% das emissões globais de metano ”
    Até q enfim se começa a olhar para os manfios do metano.
    Créditos de metano já a aplicar a tudo o que consuma electricidade.

    1. Avatar de JL
      JL

      E tudo o que consuma petróleo e carvão, afinal pertencem ao mesmo.

      Não quer igualdade ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Exacto. Electricidade.

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah só a electricidade é que consome petróleo ?

          Portanto os derivados de petróleo devem consumir electricidade ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é petróleo, é gás e carvão. De algumas jazidas de petróleo tb se pode captar gás mas este é direccionado para a produção de electricidade.

          2. Avatar de JL
            JL

            Diz ali em cima que é petróleo, gás e carvão.

            7% das emissões são essas mesmo, chamadas emissões fugidias.

            Errado, parece dele vai para casas das pessoas, e outra grande parte para a indústria.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Hehe. O esquema já está desenhado e o Politico ganha sempre.

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Nao preciso de um satelite para saber quem foi que libertou a maior quantidade de sempre, foram os EUA quando explodiram com a NS2, e o gov alemao aplaudiu com um tiro no pe, inacreditavel!

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Fonte:…confia que eu sei Joca!

  3. Avatar de TT
    TT

    Quem nomeou a Google para policiar? Quantos milhões de toneladas de co2 emitem os serviços que a Google presta? Aliás lançar esse satélite custa quantas toneladas de co2?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      A Google está a comprar Indulgências.

  4. Avatar de Mais um
    Mais um

    Já estou a ver a nuvem de gás dos pântanos a subir ali na zona da AR. Nem com a mudança de governo vai melhorar.