Google poderá transformar o YouTube numa rede social

23 Comentários

Já por várias vezes referimos que o Facebook está a conquistar, de forma muito meticulosa, o espaço financeiro da Google na web. Esta estratégia passa por transformar a rede social numa espécie de “intra web”, isto é, conseguir levar à rede social todo o conteúdo que o utilizador procura.

A Google está a demorar reagir, a fórmula não foi ainda encontrada, mas agora poderá transformar o YouTube numa rede social.

pplware_youtube_rede_social00


Quem avança com esta hipótese, que poderá muito bem ser plausível, é o site Venture Beat. Segundo informações veiculadas por esta fonte, a Google terá já um plano para transformar o seu produto YouTube numa rede social pura e dura.

No meio da concorrência gerada pelo Facebook, Snapchat e Twitter, o YouTube estará a desenvolver um recurso chamado internamente de Backstage que permite aos utilizadores partilhar fotos, inquéritos, links, mensagens de texto e vídeos com os seus assinantes.

O Backstage poderá ser lançado até ao final deste ano e serão desenhadas igualmente aplicações para dispositivos móveis. Inicialmente, terão acesso a este novo serviço os utilizadores do YouTube mais influentes e populares, depois, progressivamente, será libertado ao público em geral, como refere a Venture Beat.

pplware_youtube_rede_social01

Podemos ler que a Google estará a imaginar um serviço onde os posts partilhados no Backstage poderão ser apresentados por ordem cronológica inversa e os utilizadores subscritos poderão seguir as novidades através de uma timeline e receber as conhecidas notificações. Poderá ser um meio termo entre o que hoje conhecemos do Facebook e o que oferece o Twitter.

Assim, o Backstage poderá marcar uma mudança fundamental no YouTube, cujo foco exclusivo era o vídeo que até nem tinha uma integração muito bem sucedida com a sua actual rede social Google Plus.

Esta preocupação ocorre numa altura em que a Google está a ver os seus YouTubers a dar atenção ao que o Facebook ameaça fazer, monetizar os vídeos dentro da sua rede social e assediar os utilizadores do YouTube.

Nesta altura, muitos são os YouTubers que têm os seus populares canais de vídeo no serviço da Google mas comunicam com os seus seguidores através do Facebook. O contágio está feito!

O ataque ao negócio do YouTube está lançado, o próprio Twitter também está na disputa deste mercado tão apetecido, como já mostrou com a experiência de visualização das olimpíadas e dos jogos da NFL.

Confrontado com estes comentários, o porta-voz da Google referiu que “nós não comentamos rumores ou especulações”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estou com uma desconfiança que alguém na Google precisa de ver a qualidade média dos comentários por lá.
    E além disso, quem nunca fez um sistema de comentários decente no YouTube foi… a própria Google.

    1. Avatar de João RS
      João RS

      Disseste tudo, não é preciso mais nada…

  2. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    O YouTube é a plataforma de eleição para quem produz conteúdo em vídeo.
    Se transformarem a plataforma noutra “coisa” (leia-se rede social), vai perder o foco e perder com isso.
    Falando por mim, já estou farto de redes sociais.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Concordo plenamente, se há alguma coisa que precisamos menos e não mais são redes sociais.

  3. Avatar de int3
    int3

    Não é já uma rede social? cada vez é mais uma rede social…

    1. Avatar de Coiso
      Coiso

      ja mete é nojo o mundo cheio de redes sociais…. eu pergunto essa porcaria para que?

      1. Avatar de Ralk2
        Ralk2

        por conceito, nasceu sendo uma rede social. A definição de rede social é qualquer grupo de pessoas com objetivos em comum, sendo assim, até mesmo quando vc e seus amigos fazem uma reunião é uma rede social.

        1. Avatar de Aguamenti
          Aguamenti

          Deixa-me ajudar a arrumar a casa: independentemente se aquilo que escreveste carece de lógica ou não, o busílis é o vício na vida online, virtual, atrás de ecrãs a partilhar fotos, imagens com frases cheias de inspiração, numa caça ao Like e aos milhares de amigos que não o são.

  4. Avatar de john
    john

    Era o Google Buzz. Acabram com ele. Depois surgiu o actual Google Plus e agora, também vão acabar com o Plus ? Pffft, também não faz falta alguma.

    Nunca usei nada de redes sociais da google (só as testei durante um par de horas), nem de mais qq outra empresa. Tenho um facebook, que nem ligo muito, e ponto final. Afinal quem se quer dar ao trabalho de andar a manter uma conta pessoal em várias redes sociais ? A verdade é que o facebook foi quem massificou as redes sociais e tornou-se o mais utilizado. Quem vem a seguir tem que conseguir fazer um produto muito melhor (quem se lembra de deixar o hi5 e seguir para o facebook ? Foi a única vez que vi uma migração, em massa, de uma rede social para outra). Não acredito, como não acreditei com o Buzz e com o Plus, que a Google consiga fazer isso.

  5. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Mais um produto de instalação compulsiva no Android?E nem assim vão lá da perna.

  6. Avatar de Fabio
    Fabio

    Precinto que vão estragar algo que funciona direito.

  7. Avatar de pedroV
    pedroV

    O trashbook tal como parasita, alimenta- se daquilo que o deixarmos alimentar…

  8. Avatar de Alvega
    Alvega

    Podiam acabar os 2 ou pelo menos juntarem-se .
    Sempre poupavam os utilizadores.

    Vao crescer, tanto que o destino é explodiir

    Eu quero é pokemons….deixem-me…deixem-me, quais cookies, quais gostos qual carapuça.

  9. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Se calhar a Niantic também pode criar uma “rede social”… eu ainda sou do tempo do “enredo social”!

    Não deixa de ser “curioso” verificar o semblante de alguém a quem respondo que não possuo Facebook….

    Mas pode-se sempre levar a “coisa” para o Irreal Social (a moça tinha uma voz muito “jeitosa”)

    https://www.youtube.com/watch?v=rCZgZo92-M0

    Por favor Google, deixem o youtube como está!

    1. Avatar de Mpinho
      Mpinho

      prodrigues o que eu já me fartei de rir com as expressões que as pessoas fazem, quando também eu digo, que não tenho Facebook. Nem quero.
      É impressionante como que, quase se tornou em algo, que se não ‘tivermos’, não somos ninguém e que precisamos dele, como da água para beber .
      Enfim.. São opções.

      1. Avatar de Torres
        Torres

        A mim o facebook faz muito jeito, tenho amigos e família no estrangeiro e assim mantenho o contacto com eles…podia fazer telefonemas? Isso implicava muitos custos, podia usar WhatsApp? isso é o que os meus amigos e família praticamente não usam…etc
        O facebook não é só coisas más, também tem as suas vantagens

        1. Avatar de Marco Silva
          Marco Silva

          Já para não dizer a questão dos grupos, que dá jeito para montes de coisas! Faz quase esquecer os fóruns, dá super jeito para trabalhos de faculdade e por aí.
          O facebook tem o espaço dele conquistado e garantido! E é só crescer! Não se trata de ser alguém, mas a sua utilidade neste momento vai para além daquilo que uma simples rede social.

  10. Avatar de Drived
    Drived

    Pessoalmente acho que é um passo na direcção errada por parte da Google. Se bem que devem de estar desesperados, uma vez que ninguém liga nada ao Google Plus. Eu por exemplo, tenho duas contas Gmail e automaticamente fui posto no Google Plus, mas nunca me interessei o suficiente por esta rede social para manter os meus perfis… e creio que a maioria dos utilizadores também não!

  11. Avatar de Neliojesus
    Neliojesus

    O Google PLUS e um produto muito bom da Google, muito bem conseguido, mas pecou por ser tardo e nao apresentou novidades suficientes para incentivar os utilizadores a saírem do Facebook. Mas transformar o YouTube numa rede social não será a melhor escolha

  12. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Andam tão desesperados a tentar criar algo que tenha sucesso que vão estragar algo que não era deles e que “quase” sempre funcionou direito. A única coisa que conseguiram criar mais ou menos bem foi mesmo o motor de pesquisa e SO Android, de resto não fizeram mais nada que se aproveitasse ou que funcionasse. Google+ já foi anunciado na internamente que até final de 2016 vai fechar.

  13. Avatar de Antonio
    Antonio

    E no dia seguinte deverá ser adquirida pelo Facebook. E vira o disco e toca o mesmo…

  14. Avatar de Joaocanete
    Joaocanete

    Funciona sempre muito bem sou cliente a vários anos