Google pede ajuda a agências de espionagem

37 Comentários

Em nome da segurança online, o Google e a NSA juntaram-se num acordo que ainda está a ser finalizado, segundo o Washington Post.

Esta aliança entre a maior agência de segurança dos Estados Unidos e o gigante das pesquisas tem como objectivo tornar a Internet mais segura. Esta notícia surge depois dos alegados ataques ao Google vindos da China.

Segundo um anónimo com conhecimento do acordo, as trocas de informação Google/NSA e vice-versa em nada vão afectar as políticas de privacidade do Google, nem tão pouco as leis Americanas em vigor. De notar também que em 2008 houve uma especulação que referenciava o Google que iria ceder informações à NSA acerca do terrorismo, mas foi algo que o Google recusou fazer pois iria violar a privacidade.

Esta jogada faz bastante sentido, pois esta parceria pode levar a que se descubra mais facilmente os autores dos ataques que, segundo o Google, provinham da China. Mas se esse é um objectivo básico nesta parceria, o que é certo que pode ir muito além disso. Já muitas empresas têm recorrido à NSA para protecção das suas redes e da sua informação, pelo que o gigante das pesquisas pode ser mais um.

Todos estes acordos fazem-nos entrar por um caminho obscuro da informação que levanta uma série de questões. Esta parceria poderá pôr em causa a nossa privacidade, pois ainda que o Google negue, não sabemos até que ponto podemos ter a nossa conta exposta para recolha de informações. Segundo um advogado, uma empresa pode disponibilizar a sua informação com o governo para tentar proteger os seus direitos e a sua propriedade.

Tanto o Google como a NSA não confirmaram ainda os negócios, mas é quase garantida a parceria, que aliás faz todo o sentido. De salientar ainda uma ajuda do FBI que o Google teve para tentar identificar os autores dos ataques e ainda para tentar melhorar a segurança dos seus dados.
Segurança que parece inversamente proporcional à privacidade. E vocês, este acordo faz-vos sentir mais seguros ou mais expostos?

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Lopes
    Tiago Lopes

    Admira-me que uma gigante como o google, mestre da Internet (quase um Deus), se esteja amedrontar.

    Sempre acreditei que o escudo do Google fosse mesmo muito bom. Pelo que parece nem por isso.

    1. Avatar de Comentando
      Comentando

      o seguro morreu de velho

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Neste caso, “Deus” é em minúsculo.

  2. Avatar de Eradication
    Eradication

    A historia da segurança já está muito batida.

  3. Avatar de Bónus

    Para mim, mais seguros.
    Mesmo que perca privacidade, a segurança é mais importante.

    1. Avatar de jmtdstoc
      jmtdstoc

      Concordo plenamente.

      1. Avatar de iroquaitribe
        iroquaitribe

        Discordo totalmente. A minha vida é a minha vida e as minhas escolhas são só minhas. Não vendo a minha privacidade a troco de uma “segurança” sobre a qual não vou conhecer nenhum detalhe. Já tenho um irmão mais velho, não preciso de outro…

        1. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          “A minha vida é a minha vida e as minhas escolhas são só minhas.”

          Desculpa, mas tudo mentira. A vida não é só tua. Se tentares o suicídio, cometes um crime contra a vida, daí a eutanásia ser proibida, por cá.

          Em relação às escolhas serem tuas e só tua, o ponto que refiro acima já te limita e então se tivermos em conta que escolhas do tipo, roubo, furto, violencia, terrorismo, poderiam ser escolhas tuas, e que afectam os que te rodeiam, logo não só somente tuas.

          1. Avatar de Bónus

            Exactamente!
            Londres tem cerca de 8 milhões de habitantes, imigrantes de vários países, e há muita segurança nas ruas. Porquê?
            Porque tem cerca de 250000 (duzentas e cinquenta mil) câmaras de filmar espalhadas pela cidade.
            Isso é falta de privacidade? Pra mim não!

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Nem mais, a isso chama-se “Vive em sociedade”

            Isto é mesmo um caso bastante complexo e dificil analisar porque nunca sabemos as verdadeiras intenções de quem está por trás disto.

            Se tudo fosse em prol de uma boa segurança, é como o Bónus disse… “que se lixe a privacidade”…

            O meu maior receio é que, as agências governamentais são um pau de 2 bicos… uma pessoa nunca sabe se pode ou não confiar neles… hoje em dia descobre-se cada coisa que não sei.. é algo mesmo complexo. É como disse noutro comentário, o que está por trás da NSA vai muito além do que mera protecção. A Agência é muito acusada de manipulação, até mesmo de guerras…

            Bom a única coisa que posso dizer é que, também quem não deve não teme…mas não deixa de ser algo “estranho”.

          3. Avatar de bigkax
            bigkax

            Bónus
            “Porque tem cerca de 250000”
            E porque é que condenam inocentes por causa de um reflexo.
            http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/505426

          4. Avatar de Bónus

            @bigkax
            Pelos vistos, 250.000 câmaras são poucas.
            Ainda são precisas mais.

          5. Avatar de bigkax
            bigkax

            @Bónus
            Olha que a PIDE ia gostar de ter todos esses recursos para procurar as pessoas que se opunham à opressão. E os nazis também para procurarem os judeus.
            Com reconhecimento facial e câmaras por todo o lado será mais fácil lutar contra os revolucionários.

            E viva a opressão do povo.
            Pois o povo não precisa de pensar, há-de haver sempre alguém a pensar por ele.

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Caro Bónus, isto assim está complicado! 😀

      “Mesmo que perca privacidade, a segurança é mais importante.”

      É uma afirmação um pouco controversa. Isto da NSA tem muito que se lhe diga mesmo, eu pessoalmente prefiro a “Google” antiga e não naquela que se tem transformado nestes ultimos anos.

      Prefiro que façam incentivos a hackers para descobrir falhas nos sistemas, do que deixar agências governamentais entrar nesta area… são assuntos mesmo delicados que passam todas as barreiras da privacidade. Uma coisa é usarem os nossos dados para “vende-los” em troca de publicidade especifica, outra é mesmo entrar uma agência de espionagem.

      A Apple acabou de dizer que não aceita publicidade com base nos dados de GPS/AGPS, que ao que parece já queriam fazer isso para fazer uma publicidade com base nas nossas localizações. Se isto não há meio termo para as coisas, a liberdade e privacidade serão apenas ilusórias e poderão até comprometer e muito a nossa segurança, porque nunca se sabe quem está do outro lado, e que piratas podem tirar proveito disso.

      1. Avatar de Bónus

        Quando falo em segurança, refiro-me a segurança física dos cidadãos, como por exemplo, o combate ao terrorismo.
        Não me importo nada que a NSA tenha acesso à minha informação (se é que isso acontece), que está nos servidores da Google, pois não tenho nada a esconder, e se tivesse não estaria em nenhum servidor.
        Agora, acho gravíssimo que terroristas, ou os ditos chineses consigam aceder a qualquer tipo de informação.

        E não vou muito em teorias da conspiração.
        Ainda esta semana, o governo chinês alertou o Obama que não deve receber a visita do Dalai Lama nos EUA como está previsto, e que se isso acontecer, vai “minar seriamente” as relações entre os dois países, e que serão tomadas “acções correspondentes” de retaliação para que os Estados Unidos “compreendam o erro”.
        Esses ataques dos chineses a emails de defensores de direitos humanos fazem mais sentido que uma teoria da conspiração sobre a NSA, além de ser quase impossível enganar a Google com assuntos relacionados com a web.

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        Concordo, preferia os meu dados nas mãos de publicitários do que em agências de inteligência e tambem “Prefiro que façam incentivos a hackers para descobrir falhas nos sistemas, do que deixar agências governamentais entrar nesta area…”

        Se fizessem por apanhar os piratas a serio é que faziam bem.
        http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u680660.shtml

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Isto da NSA … para mim aqui há gato!…

    A Microsoft foi ajudada pela NSA com o Windows Vista e Windows 7, e gerou-se uma grande polémica porque havia quem afirmava que a NSA tinha posto “Backdoors” no Windows. A Microsoft negou.

    Agora é a Google. Isto é simplesmente estranho. Não sei se alguns daqui sabem a história da NSA, mas há coisas simplesmente estranhas por trás desta agência. E esta noticia aparecer depois do ataque da China faz-me pensar: “Não terá sido o ataque feito por parte da NSA, a simular um ataque chinês, para depois chegar ao pé da Google e oferecer ajuda?

    É que a NSA, como todos nós sabemos, sabem que a Google é o serviço online mais usado pelo mundo inteiro, e se a NSA tiver acesso à Google, não terá uma forma mais facil de monitorizar o que se passa na “World Wide Web”?

    Parece ficção, ou teoria da conspiração, mas quem sabe e conhece a História da NSA (Que existem há mais de 50 anos, sempre foi negada, e só nos anos 80 é que admitiram a sua existencia) sabe que por trás desta agência existem das coisas mais complexas que há a nivel de interesses governamentais. Um exemplo disso é verem o filme “Body of Lies” ou lerem o livro “Body of Secrets” 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Já agora deixo este link:
      http://www.pampalivre.info/a_historia_secreta_da_nsa.htm que é um breve resumo do livro “Body of Secrets”

      1. Avatar de FG
        FG

        Um aparte: O menu do site usa sons do Starcraft 😀 (Saudades…)

    2. Avatar de JR
      JR

      Depois são os chineses … pois devem ser devem

  5. Avatar de GMateus
    GMateus

    Só tem medo quem tem esqueletos no sotão.

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Também deves ter The Google Toilet.

      http://www.youtube.com/watch?v=hrontojPWEE

      Quando começarem a meter scanners corporais em todo o lado quero ver se dizes o mesmo.

      1. Avatar de João Campos
        João Campos

        Scanners corporais em todo lado… Ahahah, muito bom. Andas a ver demasiados filmes antigos do Stallone sobre o futuro…

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          lol… é comico mas ao mesmo tempo assustador!

          E qualquer dia isto é estilo “Minority Report”.. onde entramos as cameras fazem reconhecimento facial e automáticamente processam isso numa base de dados.

          Eu sinceramente não substimo muito a evolução tecnológica porque o que ontem era ficção, hoje em dia é realidade.

          Antigamente um Vai-e-Vem era uma realidade só nos filmes, hoje em dia é banal… isso dos scanners dos aeroportos era só realidade nos filmes do “Arnold Schwarzenegger” ( ex: TOTAL RECALL ao 0:32 ).. hoje em dia já está a ser instalado nos aeroportos dos EUA…

          Relembra também os Chips que nos queriam por nas matriculas dos carros…!..

          Bem.. e por falar em scanners este video também está comico… já não há privacidade!! lol

          http://www.youtube.com/watch?v=kkjA1_6IxjQ

          😆

        2. Avatar de bigkax
          bigkax

          Começa nos aeroportos, depois em estabelecimentos públicos, etc. Não é difícil de acreditar que daqui a uns aninho existam scanner na rua que vêem se tens armas e através de reconhecimento facial acedem a uma base de dados para saber se tens licença de porte de arma(entre outras).
          E não digas que são teorias da conspiração porque as camaras de segurança foi a mesma coisa.

  6. Avatar de pph
    pph

    Depois de terem aparecido as noticias da invasão de vários SI governamentais com origem na china e somando a isso os ataques que o google sofreu, não me espanta nada esta noticia.

    E apesar de ser um defensor vigoroso da privacidade, concordo plenamente com isto, alem de que so usa o google para manipular dados sensíveis quem quiser.

  7. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Quem nao deva nada a ninguem nada tem a temer. No entanto nao me agrada a prespectiva de saber que a minha privacidade está em jogo.

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Sinceramente não tenho nenhum problema com a NSA, tenho muitos mais problemas com a Google, que tem vindo a abuxar estes ultimos tempos, e é uma questão de tempo até ser inimiga de todos.
    Não tenho conta no Google, por isso isto não me afecta ‘-‘

  9. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    Calma que isto é obra da concorrência para descredibilizar a google. Para mim há aqui maozinha da Microsoft e sei o que digo.Cuidado que eles andem aí.Cuidadinho.

  10. Avatar de Kekes
    Kekes

    Apartir do momento que me “sentir sob escuta” irei modar muita coisa, isso eu garanto, a Google nunca foi boa na privacidade, pondo sempre em primeiro lugar os lucros, mas se continua assim isto vai de mal para pior.
    A minha liberdade acaba quando começa o nariz do outro, pois não posso por em causa a liberdade dos outros, portanto, criar ferramentas, para os chineses não me espiarem e andarem “outros”…
    Isto e algo complexo.

    Li ai em cima algo que me perturbou: “Se tentares o suicídio, cometes um crime contra a vida, daí a eutanásia ser proibida, por cá”.

    Isto perturbou-me pois primeiro eu sou a favor da eutanasia, segundo a liberdade do teu nariz, é para mim um direito inegavel, a corrente de algumas situações. Falar de vida e uma coisa muito relativa e ai entra o problema do que consideras vida. Para mim vida não é sobreviver, é viver, VIVER. E só consegues reflectir sobre o que disse anteriormente se pensas nas coisas, ou se vivenciaste o que é a vida e o que é o sobreviver, eu vivo isso, e não, não quero que essa pessoa morra, é a mim muito querida, mas peço que se EU chegar aquele ponto “Deus me leve”.

    Voltando ao topico, a google anda muito preocupada com a situação, incrivel não? Garanto que anda por ai interesses em algum “pé de meia” a nós desconhecido.

  11. Avatar de dockme
    dockme

    Estas notícias são muito bonitas. Embora o resultado não seja o mesmo. Há muitos interesses por detrás deste “pacto”. Como dizia um professor meu:
    “As iludências aparudem!”

  12. Avatar de Bruno Braz
    Bruno Braz

    Finalmente… as duas mais bem reputadas instituiçoes de espionagem juntaram-se 🙂

  13. Avatar de Pois
    Pois

    pois…não sou muito adepto de teorias da conspiração mas tal como as bruxas que as há…Há

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não há dúvida que a internet deve ser monitorizada, de forma a dar segurança aos dados dos utilizadores, e certo modo a dificultar essencialmente o acesso a informações “quentes” ou perigosas em mãos de certas pessoas pelo mundo fora. Mas para tudo há que haver equilíbrio e ponderação, pois uma pessoa que navegue na internet que consulte por exemplo como funciona uma bomba não quer dizer que a faça ou que a venda ou que a use. Tal como quem descarrega ficheiros da internet não é propriamente culpado pois não é essa a pessoa que forneceu o ficheiro para download. E o facto da pessoa fazer o download não quer dizer que vá fazer milhares de cópias e assim sim prejudicar a indústria. Controlem e culpem as pessoas que neste mundo induzem ao crime e não quem é injénuo ao ponto de ser induzido. Quando falo de downloads e informações falo das inúmeras coisas que nem sequer deviam existir ou sequer ter acesso.

  15. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tomara que não seja para o google mundial..

    não quero que minha privacidade seja quebrada.

    espero que o Google Brasil não esteje incluido :/

  16. Avatar de Rogério
    Rogério

    A NSA é bem pior que os hackers mal intencionados.

    Houve à uns bons anos (não me lembro do ano), um grande ataque informático, se não o maior ataque informático daquela altura, a um dos maiores bancos de Wall Street, onde foi roubado uma quantidade incontável de dinheiro.

    Nessa altura, a NSA era uma das agências de segurança desse banco, e a NSA, em prazo recorde, identificou o hacker, ora, havia uma outra agência de segurança, e esta outra agência, com as mesmas provas que a NSA tinha, não conseguiu chegar ao dito hacker que tinha sido identificado.

    Esta outra agência, avaliou, estudou e investigou durante anos, as provas e como a NSA tinha conseguido identificar o hacker, e a conclusão não fundamentada (por falta de provas concretas) a que esta agência chegou, foi que a NSA simulou um ataque, arranjou uma vitima e ficou com o dinheiro.

    Esta noticia, li numa revista qualquer americana (acho que era a Science Magazine), num artigo que retratava os marcos mais intrigantes dos avanços da internet e da tecnologia.

    Relativamente a este caso da Google, se a NSA aceitar a proposta, será certamente com intenções de lhes serem facilitados acessos a dados mundiais. Onde esta agência meta o nariz, acontecem sempre coisa intrigantes.

    A Google como gigante que é, certamente tem conhecimento dos casos esquisitos e não comprovados com provas concretas que metem a NSA.

    Isto ainda vai dar problemas para os utilizadores mundiais que usam a internet e que usam os serviços da Google.