Google Me – Será a Rede Social da Google?

46 Comentários

Já muita tinta se gastou a escrever sobre as redes sociais. Tanto sobre as suas vantagens, como sobre algumas limitações. Mas é verdade que as redes sociais são um grande atractivo na Internet. Dentro de todas elas, o Facebook, sem dúvida, é a mais popular. Mas recentemente surgiram rumores que alguém a quer superar. Nada mais, nada menos que a Google.

googleme

Após a aquisição do Orkut, surgiram rumores de que a Google estaria interessada na criação de uma rede social, para competir com as demais, principalmente com o Facebook, visto esta estar a ter um enorme sucesso entre os cibernautas.

Tais especulações foram iniciadas por Kevin Rose, fundados da Digg, via Twitter, ao revelar que a Google estaria a trabalhar num serviço social designado Google Me. Após esta afirmação, algumas personalidades, como Adam D’Angelo, ex-executivo do Facebook e criador do Quora, confirmaram o projecto, referindo mesmo “Não é um rumor, é um projecto real. Existe um grande número de pessoas a trabalhar nele. Estou completamente seguro sobre a veracidade do Google Me”

facebook_google

No entanto, ainda não há provas que o projecto seja real, nem mesmo indicações de características do mesmo.

Outra opinião vem do site CNET, que refere que este é um projecto dentro do Google Profiles, e irá criar um sistema de actualizações, semelhante ao do Facebook, e inserir aplicações. O site acredita que o objectivo do Google Me é ser um anti-Facebook, isto é, uma rede de relacionamentos, com controlo de privacidade e que possibilite, de forma fácil, a exportação dos dados do utilizador, para outros locais da Internet.

Por cá, esperamos por mais informações, mas talvez uma Rede Social da Google não seja apenas rumor…

FONTES Mais Informações: Google Me?

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    completamente previsível e real.

    google continua a sua caminhada para o domínio do mundo virtual e das informações pessoais de cada um de nós.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Também deves ser como o RMS e nem telele usas, LOL Adoro esta malta paranóica com as manias da perseguição! Fazem-me rir! Teorias da conspiração RULAM! Por favor, continuem!!! :-DD

      1. Avatar de pedro j.
        pedro j.

        Tu não vês televisão?

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        LOL boa piada, só mete lá a informação quem quer. só usa o google quem quer, so estão indexados os sites que querem.

        A google não está a roubar a tua informação pessoal pois és tu que a metes lá de livre vontade.

        Se houverem controlos de privacidade a sério, esse comentário passa a ser só idiota.

  2. Avatar de a Friend®

    Na minha opinião quando há casos bem sucedidos, os restantes dificilmente vingam.. só irão fragmentar mais e mais…

    O Facebook é muito bem sucedido, assim como o Twitter o é também.
    Hi5 foi um caso mal sucedido… por isso é que o Facebook teve muitos adeptos.

    Este serviço para vingar, terá grandes dificultades. Basta olharmos para o exemplo do Buzz que não conseguiu fazer farinha ainda com o Twitter. Portanto, neste acredito que acontecerá o mesmo… Posso estar errado, mas o Facebook é algo já com nome e de uma forma geral, bem aceite.

    1. Avatar de Gomez
      Gomez

      Quem é o Buzz?

      1. Avatar de Tagus
        Tagus

        Nunca jogaste ao Buzz?? É aquele jogo para a playstation. lolol Se és um utilizador do gmail saberás com certeza o que é o Buzz, é ganda treta. Prefiro 1000x’s o google reader para a utilidade q o buzz tem.

          1. Avatar de kendimen

            A resposta era para o Gomez.

    2. Avatar de dardevelin - blogtastico

      @ a Friend, permite me a observação.

      dizes “Hi5 foi um caso mal sucedido… por isso é que o Facebook teve muitos adeptos.”

      eu digo-te hi5 foi o primeiro com um tipo de plataforma, mas é como tudo, se não avança estagna e quando tentaram avançar já tinha perdido muita gente para redes como o netlog que trabalham diariamente.

      O facebook traz as partilhas e as enumeras apps, dai ter sido tão bem aceite, trazia novidade. Se a google trouxer algo util e novo, e ainda suportar as ditas apps, é bem capaz de ser pwned.

    3. Avatar de PJviana
      PJviana

      Eu tenho Facebook da empresa porque toda a gente fala nisso e aproveitei para fazer publicidade gratuita! Pessoalmente não me interessa e pela minha experiência este apenas é melhor que o hi5 porque tem chat! De resto é quase a mesma coisa! Até a nível de grafismo é bastante simples!
      Eu penso que os donos do facebook e twitter fizeram uma boa campanha de publicidade onde toda a gente aderiu nao sabe bem porquê!
      Twitter nao tenho nem vou ter e quanto à Google penso que o orkut pouco difere no facebook por isso deviam era melhorar o que já existe!

      1. Avatar de Miguel Ângelo
        Miguel Ângelo

        Chat no facebook!!! qual chat!!?! Para mim não é um chat, é um meio-chat.
        De o Facebook ser ‘quase’ a mesma coisa que o Hi5, faz a sua diferença.
        O Hi5 no início foi bom, mas acabou por ‘estagnar’… e mais tarde começaram os problemas de segurança de dados.
        O Facebook trouxe maiores funcionalidades, mair interactividade (não só em si, como nas aplicações). O facto de ser de grafismo simples… para quê ‘complicar’!! Para mim os templates e/ou grafismos do Hi5, em muitos casos só vinha trazer ‘poluição visual’.

        Aderi ao Facebook após assistir a uma conferência (Creative Learning Innovation MarketPlace) no final de 2009. Já desde essa altura notei que faltavam algumas ‘coisinhas’. Entretanto algumas foram implementadas, outras melhoradas… mas precisa de haver melhoramentos (melhorias; renovação; inovação).
        Começa-se a notar bugs e possiveis limitações a médio prazo. Um dos pontos a ter em atenção é a organização e filtragem de informação. É também continuar a apostar na interacção ‘in’ e ‘out’ relativamente ao Facebook de aplicativos/ambientes externos.

        Google Me, no meu entender, ou se assumirá (ou primeiramente) como que uma extensão do Facebook, àquilo que não dá resposta (ou ainda não dá); Ou (posteriormente) se tornará um seu substituto, com maior capacidade de interacção e tratamento de informação com fontes de informação externa.

  3. Avatar de natacha
    natacha

    também quero o google me , mas como é só rumores por enquanto vou continuar á espera. boas ferias marrise

  4. Avatar de Luis Leite

    É mais uma no meio de tantas, deveriam tentar outros mercados novos em vez de se manterem pelo os que já estão em uso..

    Cumprimentos

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Sim, realmente de redes sociais já estamos bem servidos, pelo menos em quantidade. Eu nem tinha noção, mas já existem mesmo MUUUUUUUITAS redes sociais…

      http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_websites

  5. Avatar de S-K
    S-K

    Mais uma rede social?
    Também sou da opinião do a Friend®. Vai ser muito difícil (até para o Google) fazer frente ao facebook e twitter.

    Isto de redes sociais deve ser uma moda passageira. Acho que qualquer dia o povo “cai na real” e verá que é uma perda de tempo. Deviam dedicar mais tempo para socializar com pessoas reais. Acredito que em algumas situações pode fazer sentido utilizar algum destes serviços. Mas em cerca de 90% dos casos são pessoas a encher chouriços, com tretas sem interesse que ninguém vê. (só eles próprios LOL) Anda muita gente iludida, e com a obsessão de serem “seguidos” nas “redes sociais”.

    Outra coisa que é patética é a proliferação de vídeos do tipo “unboxing” no youtube. Ok! Tem vídeos que até podem ser úteis e interessantes. Mas não falta muito e estão a fazer vídeos unboxing de pacotes de bolacha LOL

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @S-K

      Sabes que as empresas têm que criar produtos que vão de encontro às necessidades e interesses do cliente, neste caso, de quem anda na web.

      Não que concorde como que referes, porque concordo! Mas talvez, a ter uma rede social,nunca se sabe as características que a Google lhe irá prover. É esperar para ver.

      Cumprimentos

      1. Avatar de S-K
        S-K

        Se o “cliente” quer mundial de futebol o Google dá vuvuzelas no Youtube LOL

        Agora sem brincadeiras, tens razão! O Google está a ir de “encontro às necessidades e interesses do cliente”.

        É esperar para ver se o Google não vem com “mais do mesmo”.

        1. Avatar de a Friend®

          Bem permitam-me entrar aqui na vossa discussão! 😀

          Concordo plenamente com os 2… mas vamos ser ainda mais realistas:

          “…O Google está a ir de “encontro às necessidades e interesses do cliente”.”

          Não.. A Google vê é uma mina de dinheiro em publicidade através das redes sociais..eles sabem que uma aposta nelas lhes irá reverter muito em receitas. É que não sei se repararam, o Facebook não tem o Google Ads 😉

          1. Avatar de Marisa Pinto

            @ a Friend,

            Ok, tudo bem, mas a Google não iria criar algo antes de saber que irá ter adesão.
            Agora que tem interesses secundários (publicidade) nesse objectivo (criação da rede social), isso já não comento.

            Cumprimentos

          2. Avatar de pedro j.
            pedro j.

            Não o condeno. Afinal de contas, a GOOGLE é uma empresa como outra qualquer, ou seja, COM fins lucrativos.

        2. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          Desculpa a pergunta: « O Google está a ir de “encontro às necessidades e interesses do cliente”» ou a Google “está a ir ao encontro das necessidades…». É que são coisas diferentes, não sei se já reparaste. Se “vai de encontro às necessidades”, dá-se colisão, de certeza.
          Tu costumas “ir de encontro aos amigos”, ou “ir ao encontro dos amigos”?
          Esta língua portuguesa é mesmo traiçoeira pra caraças!

          1. Avatar de Marisa Pinto

            “Ir de encontro às necessidades…” é a forma correcta de se escrever, José Moreira.

            A nossa língua é traiçoeira sim senhor, é preciso ler-se muito e andar-se sempre actualizado.

            Ps: Não, não ando aos encontrões aos meus amigos.

            Cumprimentos 🙂

  6. Avatar de luis
    luis

    Axo bom,afinal a rede social da google o orkut esta muito ruim,moro no brasil e orkut é a rede usada aqui e é muito ruim,principalmente por ser da google deveria ser algo melhor,trava direto,erros direto.
    Tenho o Facebook tbm e axo o melhor atualmente,vamos ver se dessa vez a google concegue afinal lançou o Google Wave e Buzz ja na intenção de superar o Facebook e ñ deu em nada.

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      Já tive oportunidade de passear um bocadito pelo orkut, mas a conclusão que cheguei é que a rede até está engraçada, o problema é que só brasileiros a utilizam, ou seja, está toda escavacada…

  7. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Não sei se me juntaria a uma rede social criada pela Google.
    Toda gente sabe dos seus problemas com a privacidade dos utilizadores, e fornecer tal quantidade de informação será dar asas a essa invasão que a Google tem praticado.
    Sei que o Facebook também já tem sido falado devido a esses problemas, mas ainda assim, não penso que pôr os dados pessoais num serviço destes, comandado pela Google, será o melhor.

  8. Avatar de RP
    RP

    Da mesma forma que o Google Videos não conseguiu ganhar a corrida ao Youtube..
    Qualquer rede social da Google dificilmente ganhará ao Facebook..

    Se não lhe ganhas junta-te a eles… Passa por aqui a solução para o Google.

    Tenho dito

  9. Avatar de Bruno Santos

    E o Google Buzz, já se foi???? 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Bruno
      Não, eu ainda uso. Mas, sinceramente não vejo muita utilidade, nem sei qual o objectivo. Penso que se o GBuzz fosse um site isolado, talvez o sucesso fosse maior.

      Cumprimentos.

  10. Avatar de Ricardo Ferreira

    Quando é que a Google adquiriu o Orkut?

    1. Avatar de pedro j.
      pedro j.

      à uns anos valentes

    2. Avatar de Blah
      Blah

      O Google nao adquiriu o Orkut – sempre foi do Google desde o início.

      1. Avatar de pedro j.
        pedro j.

        ou isso

  11. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Eu acho que logo á partida têm um erro crasso: o nome.

    Para uma rede social que se pretende jovem, atractivo etc, o nome é vulgaríssimo. E depois tem a palavra “Google”. As pessoas qdo ouvirem falar em Goggle Me vão saber logo que é mais um serviço da Google (mais um entre muitos).

    Acho que a nível de marketing é mais rentável aparecer com um nome diferente da marca mãe, como acontece com o orkut, gmail, etc. Ganha mais valor como marca e não se confunde com outras.

    Qdo oiço Google vêm-me á cabeça motor de busca, qdo oiço gmail, vem-me á cabeça email, qdo oiço Google Me á primeira vista é algo para pesquisar sobre mim…

    Acho que o mesmo aconteceu com o Google Buzz ou Google Wave… Além de todos os problemas que tinham, o nome também nao ajudava…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @Alexandre
      Ainda nada é concreto, pode ser que, a existir e a ser verdade este projecto, a Google nos surpreenda no nome e nas características da Rede Social.

      Resta-nos esperar 🙂

      Cumprimentos

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Mais uma vez a Google a meter nojo, tem que se meter em tudo.

    Se depende-se de mim, era Google abaixo, está a abusar do espaço ^^

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Ainda bem que não depende de ti…

  13. Avatar de alain
    alain

    recentemente comecei a sentir uma aversão à redes sociais. Vejo muitos problemas com elas hoje em dia e, sinceramente, perder a privacidade é algo que muito me afligiu. Claro que há quem goste, mas hoje tenho um grande receio de ser facilmente rastreado na rede. E, por incrível que pareça, já sou um alvo fácil sem nem mesmo possuir mais orkut/facebook/blog. Isso me assusta, não gosto de ser um ilustre “desconhecido” conhecido…

  14. Avatar de Gbush
    Gbush

    pessoalmente acho que a google anda a tentar entrar em todo o tipo de negocio que possa ser lucrativo…e muita das vezes nao se dá bem..tenta redes sociais, telemoveis, SO’s,etc. acho isto um erro enorme da parte deles pois nao tem apresentado nada de novo e valem-se do seu poderio economico como de nome para tentar enfrentar todo o tipo de empresas.

    afirmam-se que como os senhores do open-source e produto gratis para o utilizador mas indirectamente estamos todos a contribuir para eles e para a publicidade que recebem dos produtos que consumimos.
    acho que o grande trunfo da google continua a ser o seu motos de buscar e é nisso que devem continuar a trabalhar…existem muito boas ideias a circular por ai pela net que so nao vao mais longe porque nao tem GOOGLE como pano de fundo.

    Quanto ao nome acho muito parolo mesmo…se eu podesse escolher o nome deste serviço seria GPOINT….isto agora é uma brincadeira mas se pensarmos que 90% das redes sociais sao usadas para engate ate nem era mau pensado 😀

    Cumps

    1. Avatar de DeuX
      DeuX

      Claramente nunca usaste Android. O Android está a ter um sucesso estrondoso e sim é open source, basta dares uma saltada ao XDA e veres as maravilhas que a comunidade open-source faz com o Android da Google.

      1. Avatar de Gbush
        Gbush

        no xda-forum fazem tantas maravilhas com android como com windows mobile….é uma grane treta isso de ser open-source…nao tiro merito ao andoid…tenho um TMN A1 e um Silberblet e estou satizfeito com os dois…o windows numas coisas e o android noutras. se fosse realmente open source as pessoas pagariam bem menos pelos telemveis android, o que nao acontece.

      2. Avatar de a Friend®

        Realmente é verdade, essa de dizerem que o android é open-source como se fosse uma virtude é que me faz rir.. parece que o nome agora está na moda… lol

        Mas a realidade é que nenhum dos outros sitemas faz mais nem menos que o o Android em termos de “MOD” e contribuição de comunidades (iPhone, Windows Mobile, Android).

        Por isso é que gosto do iPhone. É bom, rápido e estável de raíz, e com Jaibreak e a comunidade Cydia é capaz de envergonhar os ditos “open-sources…”

        1. Avatar de Ghost Rider
          Ghost Rider

          Claro, existe sempre os open-source que envergonham os OS mais fechados…
          Sim, iPhone pode envergonhar os ditos “open-sources…” mas, no meu ponto de vista, existem mais “open-sources” a envergonhar iOS e até WinMo… (e outros, Symbian, etc)

      3. Avatar de pedro j.
        pedro j.

        “estamos todos a contribuir para eles e para a publicidade que recebem dos produtos que consumimos”
        E daí? Não estamos a usufruir de um serviço? Além disso só consome quem quiser.

        Em relação ao nome… Enfim…

  15. Avatar de dajosova
    dajosova

    Eu quando ouço Google fico logo curioso porque não tudo mas quase tudo é bem pensado, melhorado frequentemente e vai de encontro às minhas actuais e antigas necessidade informáticas/net.

    Por isso, acredito na marca Google e acredito que há-de acrescentar valor às redes sociais, independentemente do que eu acho acerca das redes sociais.