Google lança versão 29 do Chrome trazendo várias melhorias

49 Comentários

Fruto dos rápidos ciclos de desenvolvimento, a Google tem evoluído o seu browser para um patamar que deixa a concorrência muito longe. São pequenas e grandes as novidades que tem apresentado e que tornam a experiência de utilização muito acima do que seria esperado para um browser.

Mais uma versão estável foi agora lançada, a 29, e as novidades voltam a melhorar este browser, dotando-o de funções úteis a todos e que o tornam ainda melhor de usar.

chrome_29_1

As novidades que a Google trouxe para a versão 29 do Chrome focam-se na usabilidade e no melhorar dos processos de gestão do browser.

A nova versão foi lançada para estar disponível em todos os SO’s de desktop onde o Chrome está presente e também a versão Android recebeu esta actualização.

No que toca a novidades, podemos ver que a Omnibox, a caixa de introdução de endereços que também é usada para pesquisas, foi melhorada e as sugestões de sites a visitar passam a ser mostradas tendo em conta a data de acesso aos sites.

Os utilizadores do Chrome no Mac vão poder agora ver as notificações do browser, associadas a aplicações ou extensões, de forma mais rica e optimizada. Isto deve-se à introdução das rich notifications nesta versões do Chrome para Mac.

Todos os que passam a vida a testar extensões e a alterar o Chrome vão agora poder eliminar todos os dados das suas contas. O Chrome passa a contar, a partir desta versão da possibilidade de fazerem reset ao browser.

Ao usarem esta opção o Chrome passa a ficar como é apresentado quando é instalado, sem alterações de definições e sem que aplicações ou temas sejam removidos.

A forma de usar esta nova opção é extremamente simples. Basta que acedam ao menu de opções do Chrome e escolham a opção Definições. Aí dentro só têm de expandir a secção “Mostrar definições avançadas…” e depois escolher a opção “Repor as definições do navegador”.

No Chrome para Android as novidades são outras. Foi melhorado scroll e a performance do arranque da aplicação. Foi ainda adicionado o suporte para WebRTC.

As versões de Desktop devem fazer a actualização de forma automática e no próximo reiniciar do Chrome vão ver as novidades aplicadas. No caso da versão Android a actualização será disponibilizada nos próximos dias.

Homepage: Chrome

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    Continuo a preferir o Firefox.

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      o meu chrome nem inicia
      arranca a primeira vez que o abro depois de instalar, e ao fechar, nunca mais liga
      nem reinstalando, tenho mesmo que apagar manualmente o meu perfil no ../AppData/(…)

      (windows 8 x64)

      1. Avatar de Paulo Simões
        Paulo Simões

        Tenho o mesmo problema, mas é no Android.

      2. Avatar de afonsov
        afonsov

        Já me aconteceu. Experimenta correr em modo de administrador. Para mim ficou a funcionar bem.

      3. Avatar de André Viana
        André Viana

        tenho mais informaçoes do meu problema, se alterar o chrome.exe, para chrome2.exe ou qualquer outra coisa, ele passa a funcionar
        mas a cada update, tenho que fazer rename outra vez…

        alguem tem ideias?

        1. Avatar de brunobola
          brunobola

          Windows 8 e admin mode, resolve.

  2. Avatar de Luis Vieira
    Luis Vieira

    Para mim o melhor browser de todos, não só por ser da google, mas sim por ser um canivete suíço! (ex: Uso-o muito no meu trabalho, já que não tenho PC/smartphone/tablet tenho o browser da google que está sempre sincronizado com todas as plataformas)

  3. Avatar de João Francisco

    Trazem melhorias no modo como espiam as pessoas ?

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      não te preocupes em Nova York CIA tem la uns filtros mágicos 🙂

    2. Avatar de Curioso
      Curioso

      Alguém está a par do mesmo que eu…

    3. Avatar de SpyderSC
      SpyderSC

      João Francisco, como se fosse só a google a espiar os utilizadores.

      1. Avatar de João Francisco
        João Francisco

        Mesmo… Como se fosse só a google, mas nem queria entrar em off-topic’s porque este post é sobre o lançamento da nova versão 😛

  4. Avatar de Firefox
    Firefox

    E mais não digo.

  5. Avatar de Emannxx

    A versão 31 é, para já, a que mais promete a nível de utilização. Na canary já está activo o “Aura”, sendo que o Chrome deixa praticamente de recorrer ao native client para processar os elementos gráficos – só a frame da janela principal é que é “processada” através das API’s do Windows, tudo o resto é renderizado no browser – barras de scroll, janelas de alertas etc, bookmarks, etc etc etc.

    1. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      Eu não consigo achar o local para baixar o Chromium. Você poderia me passar por gentileza?

      Obrigado. ^^

      1. Avatar de brunobola
        brunobola

        Cuidado, existem versões instáveis, mas aqui tens:
        http://www.chromium.org/getting-involved/dev-channel

        1. Avatar de Mario Junior
          Mario Junior

          Obrigado Bruno! =D

  6. Avatar de Rui Sanches

    Porém, infelizmente, porventura continuará muito pesado. Eu gosto muito deste navegador mas para quem tem um PC com pouca performance fica difícil navegar nele.

  7. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    O Google tem um problema: quando vou ler jornais bloqueia muitas vezes e chego a esperar 2 minutos para ele deixar continuar.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Onde é que essas alterações se traduzem por melhorias na eficiência do meu trabalho?
    Já vi. Nenhumas.

    Portanto, fico como estou.

  9. Avatar de João Torres
    João Torres

    Sou um “FIREFOX addicted”. Tenho-o de tal maneira entranhado e suas configurações partilhadas entre máquinas que não me consigo desligar do dito! 🙂

  10. Avatar de Tiago Correia

    Varias melhorias no browser?? Não é assim tão visivel.

    A Omnibox foi melhorada?? Não gosto nada do novo formato do design, nada mesmo.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    é o erro de muitas empresas … no inicio criam um produto fantastico, depois com tantas versões acabam por o estragar, torna-lo pesado e ainda por cima mais feio do que o inicio !!! isto não é inovação … como diria um amigo meu engenheiro “se está bom não se mexe” ….

  12. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Bom dia a todos. Gostaria de saber como mudar o idoma do Chrome porque só me apareçe em inglês uma vez k uso linux.
    Alguem tem alguma sugestão?

    1. Avatar de Tiago Correia

      Na pagina web do Chrome, escolha a língua Portuguesa, antes de fazer o download 😉

      1. Avatar de Hedinho
        Hedinho

        Mas só aparece para selecionara o pacote de transferencia. Nunca me aconteceu. Alguem sabe como resolver isto?

        1. Avatar de jorjão
          jorjão

          Deves ter que atualizar os pacotes de lingua portuguesa. Qual a versão de linux que usas??

          1. Avatar de Hedinho
            Hedinho

            kubuntu 13.04

          2. Avatar de Hedinho
            Hedinho

            alguém tem a solução?

    2. Avatar de Xicobandito

      Altera o idioma para Português de Portugal em
      /etc/default/locale

      em LANG adiciona pt_PT.UTF-8
      remove o Chrome e torna a instalar.

  13. Avatar de Paul Gates :)
    Paul Gates 🙂

    Olá a todos,
    Sempre usei o ie e posteriormente o firefox, no mês passado comecei a usar o chrome e não encontrei nada que o destacasse dos outros. Pelo contrário, os outros têm a opção de limpar histórico ao sair e o chrome nem isso…
    Sei que não é razão para dizer mal do chrome mas vou voltar ao firefox!

    Abraço

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Ja espreitas-te o modo confidencial, sinonimo anónimo?
      Nem precisas de limpar o histórico ele faz isso automaticamente sem te pedir.
      Por vezes ficamos surpreendidos quando lemos o manual ou menu de contexto.
      Ou se preferires em ingles RFM =(Read the fu..ing manual).
      Outra opcao tb em ingles UFG (Use the fu..king Google)
      Pessoalmente aconselho os dois ,RFM e UFG, pois nao sao redundantes exceptuando o “F”.
      Aquele abraco

      1. Avatar de André Viana
        André Viana

        mas por exemplo o chrome em modo anonimo, nao deixa abrir abas fechadas anteriormente
        o firefox mesmo em modo anonimo, deixa fazer isso (ctrl shift T)
        dá muito jeito

  14. Avatar de JORGE
    JORGE

    Alguem conhece algum aplicação para fazer backup ao “nosso” Chrome? favoritos, aplicações, registos de password etcs…

        1. Avatar de JORGE
          JORGE

          estava a procura desse aplicação mas não encontrei nada.

          1. Avatar de Canelas
            Canelas

            Ele estava a gozar consigo. NSA – a agência secreta dos EUA.

  15. Avatar de Renato Peixe
    Renato Peixe

    Descobri um defeito na versão 29: a opção «No arranque» deixou de funcionar. O Chrome passou a abrir sempre os separadores que tínhamos abertos quando o fechámos.

  16. Avatar de osvander
    osvander

    Eu quero um navegador seguro para navegar em sites bancários, sem precisar deste deste tal de java é um saco!!!!!!

    1. Avatar de osvander
      osvander

      A propósito, eu uso os dois navegadores no meu not com pclinuxos o firefox é muito mais rápido para entrar o chromium demora muito !!

  17. Avatar de zeca
    zeca

    kando o chrome for capaz de trabalhar totalmente independente sem usar definições de internet do IE, por exemplo, talvez pense em mudar…

  18. Avatar de Phil Walker
    Phil Walker

    Actualizei e deixou de funcionar o leitor biométrico, agora tenho que digitar password do gmail por exemplo. Alguém sabe como resolver isto? No ie o leitor continua a funcionar.

    1. Avatar de Luiz Fernando
      Luiz Fernando

      Também estou com esse mesmo problema, tentei migrar pro Opera, mas também não está dando certo, tenho um Pavilion dv6-6154nr