Google já é operador móvel virtual em Espanha

42 Comentários

As potencialidades que os operadores móveis virtuais têm são imensas. Conseguem ter uma rede móvel recorrendo aos equipamentos dos operadores tradicionais, podendo escolher para os seus clientes as melhores tarifas e assim conseguir melhores preços de mercado. Existem já em Portugal algumas redes destas e que fornecem serviços de voz para os seus clientes, sem que pertençam a uma das redes ditas “físicas”.

Uma notícia que saiu ontem dá conta da Google estar a preparar a sua rede móvel de voz assente no modelo de operador virtual em Espanha.


Segundo uma fonte bem informada de um fórum espanhol, a Google Espanha começou a distribuir aos seus engenheiros e funcionários um Starter Pack com um Nexus S e com o SIM que podem ver na imagem acima.

Os cartões distribuídos são de vários operadores e destinam-se a testar qual deles oferece o melhor serviço e a melhor estrutura. Um desses cartões é o da Google e usa a sua infraestrutura virtual para prestar o serviço.

A ideia da Google ao criar a sua rede virtual de voz prende-se com a vontade desta em trazer para a Europa o Google Voice.

O GrandCentral ou Google Voice, é um serviço gratuito oferecido pela Google, atualmente num teste beta privado, que permite receber telefonemas e correio de voz diretamente em seu blog.

A ferramenta foi criada pela empresa de mesmo nome, adquirida pela Google, em Julho de 2007, que agora trata da migração do sistema para seu conjunto de serviços.

Aguarda-se para os próximos tempos, e após o sucesso desta experiência em Espanha, o alargamento destas redes ao resto da Europa.

Esta é a forma engenhosa que a Google arranjou de trazer para a Europa o seu serviço Google Voice, sem ter de estar a negociar com os diferentes operadores de cada país.

Resta saber quais vão ser as restrições que estas redes vão ter e se vão suportar todos os equipamentos (não Android).

Uma garantia pode a Google dar. Os preços a serem praticados nestas redes móveis virtuais vão com certeza ser muito baixos. Basta ver os preços que são praticados no serviço nos Estados Unidos.

Aguardemos então pela disseminação destas redes móveis virtuais com o selo Google. Portugal, dado o seu excelente mercado de dispositivos móveis, era um excelente mercado para ser o próximo alvo da Google. Aguardemos![via]

Homepage: Google Voice

Partilhar:
Tags:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Viriato
    Viriato

    Já cá devia estar ontem! Se compararmos os preços das tarifas em Espanha com os nossos é simplesmente escandaloso, eles ganham muito mais que nós e pagam muito menos em telecomunicações.

    FORÇA Google!

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Em telecomunicações moveis estou de acordo.
      Se falarmos de telecomunicações fixas, não.

      Vivo em Espanha, aqui ainda se paga aluguer de linha, a Internet em Madrid é uma miséria, devia ser grátis.

      1. Avatar de Tecx
        Tecx

        Cá fora das cidades também pagas aluguer do telefone(que substitui o da linha).

    2. Avatar de estigonhof
      estigonhof

      isso é fácil, e basta uma visita rápida ao site da movistar para o comprovar.

      Portugal continua a ser dos poucos (se não unico) onde existem flat rates nos tarifários móveis, seja nos Moches/Xtreme/Tag, seja em tarifários pós-pagos.

  2. Avatar de Serva
    Serva

    UI , Pedro , que excelente noticia nos trazes , as contas de telemóveis são uma dor de cabeça em minha casa , espero que sejam bem sucedidos e que rapidamente se disseminem por toda a Europa .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos pela diversidade de temas que tens proporcionado a este Fórum tecnológico .

    Serva

  3. Avatar de Vítor M.

    Muito interessante, isto pode mexer com muita coisa… hoje monopolizada.

    Se a Google mantiver determinada filosofia de “oferecer” ou “trocar” serviços por publicidade, pode ter um serviço de comunicações de luxo.

    Venham para cá….

    Aposto que o preço dos pacotes de dados mexe logo… e é bem preciso.

    1. Avatar de Tiago Antunes

      Não poderia concordar mais com o seu comentário!

    2. Avatar de 3runinho

      isto is very good, para abanar cvom a vodafone e tag e restantes,,, principalmente a vodafone que ja me anda a meter nojo.

      Antigamente, até havia medo para perguntar:

      ó pai, carregasme o tlm com 5€? :X

      agora as pessoas metem 10€,, metem 12,5€ e engolem sapos.

      Se não fosse os meninos da escola que não se importam pq,, oh pai carregame o tlm e eles carregam. e tão a dar “mama” a estes exploradores.

      Cumps

      1. Avatar de 3runinho

        *com a vodafone e optimus* (tag é um serviço da optimus)

        1. Avatar de Rui
          Rui

          ou a tmn, com o moche… no final de contas, o tag ainda é o mais barato deles todos, com menos obrigações de carregamentos.

      2. Avatar de HPinto
        HPinto

        Olha quem anda por aqui….
        abraço

    3. Avatar de Luis Parente
      Luis Parente

      Depois de ter vivido em Inglaterra por 9 meses tive de voltar. Lá por 10 libras (12 euros) tinha 250 minutos para qualquer rede e ilimitado na própria. Mas o melhor era o tráfego ilimitado decinternet e sem bloqueios se Skype.

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Nem tenhas dúvidas Vitor , os pacotes de dados , esses estão completamente desfasados do que o mercado necessita actualmente , com preços proibitivos e um consumo muito pequeno para o valor que se paga .

    Cumprimentos

    Serva

  5. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Isto parece ser uma excelente noticia, porque neste momento qualquer valor praticado pelas redes móveis nacionais é um absurdo! Mas pelo que percebi isto poderá ser totalmente gratuito? Ou terá um preço muito baixo?

    Dá-lhe Google!!

    Abraço

    1. Avatar de Oli
      Oli

      Penso que isto pode chegar a ser gratuito se for da mesma rede…
      Isto ainda vai ter um longo caminho a percorrer e espero que com isto, todas as redes de operadores moveis em Portugal levem um abanão pois os preços em portugal são impraticáveis tanto em mensalidades de voz, sms e dados..

      Com isto esperemos que o que reduzam seja os Pacotes de dados, porque como já foi referido os preços são exagerados para o consumo de dados disponibilizado…

      1. Avatar de Yan

        Em Portugal vocês reclamam do preço, e no Brasil nós reclamamos da qualidade.
        Eita mundinho perfeito!

  6. Avatar de Rui
    Rui

    têm que perceber que há a questão das taxas de terminação, que não permite ao google (Tal como a phonix ou a zon mobile), ter tarifas abaixo dos 8 cêntimos, e isto significa não ter sequer lucro… É apenas para cativar clientes para usarem depois outros serviços (no caso da zon, para levar esses clientes a usar net e TV em casa, no caso do google, conseguir vender mais androids).

    Mas não podemos esperar que os preços sejam inferiores à concorrência. Podem ser iguais, na melhor das hipóteses, mas inferiores nunca! E tendo em conta que têm que alugar a infrastrutura da operadora, e ter custos, não acredito que os preços sejam assim tão baixos.

    Podem competir em termos de integração de serviços (rede google, telemovel google, sistema operativo google, mail google, rede social google), e assim cativar e ter controlo de muitos clientes. Vão também conseguir trazer o google voice, que é inovador sim. Mas baixar os preços… não contem com isso!

    1. Avatar de Dário
      Dário

      As taxas de terminação são de cerca de 3cêntimos, mas claro que as operadoras têm ordenados para pagar. Sinceramente parece-me que os 8 cêntimos que pago no Optimus Pop para todas as redes são um preço justo… Penso que o Uzo tb tem um tarifário de 8 cêntimos

  7. Avatar de Claudio
    Claudio

    E voces acham mesmo que os lobbys nacionais nao vao sabotar a entrada da google ca ? mesmo que venha Tmn e amigos arranjam logo maneira de denunciar concorrencia desleal ou outra coisa qualquer !!! so ha uma hipotese de isto melhorar: a google que compre o Portugal !!! a troika ate deve fazer bom desconto …

    ps comentario a brincar mas com muita verdade nas entrelinhas, os operadores nacionais se quiserem podem fazer os preços como em espanha, ate pertencem todos de uma maneira ou outra aos grupos europeus de comunicaçoes (optimus/orange, por exemplo)

  8. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Que bela notícia nos trazes Pedro. Sim senhor, já é hora de acabar com os monopólios nas telecomunicações.
    Existe rumores que a google também quer entrar no mercado do sector energético, o Google Energy. Pode ser que daqui a uns anitos também entrem na Europa e lá se vai o monopólio da EDP.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      …espera sentadinho, so se for como a famosa concorrente da edp…edp 5d que pertence a edp…ja andam a prometer abertura a tanto tempo e nada !!! queres energia mais barata faz como eu investe em energia solar.

    2. Avatar de Luis Sousa

      Já entrou no sector energético. Mas só nos EUA…
      http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Energy

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Não são rumores e mesmo verdade , eles vão entrar no mercado energético , já andam em testes nos States pelo menos a 3 anos e também vão entrar com a Google Tv , mas outra pedrada nos Isp , é preciso é concorrência .

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de Marco Sousa

    Já se sabe desde ontem que a noticia é falsa.

    Houve manipulação das imagens

  11. Avatar de Marco Sousa

    Ahh…. A fonte da noticia não é confiável.

    Fonte da noticia a dizer que é fake:
    http://www.movilonia.com/google-omv-espana-tarjetas-sim-google-nexus-s-fake/

    1. Avatar de aver
      aver

      Pois. O Google Voice nos EUA não tem cartão SIM, tem que se usar associado ao número de telefone da operadora (a do cartão SIM que se tem).

      O que é fake é o cartão SIM do Google.

      De maneriras que:
      – cartão SIM Google – fake
      – Google como operador móvel virtual (OMV) – é possível.

      Também é possível que que o Google indique, de entre as operadoras existentes, a (ou as) que oferem melhores condições financeiras associadas ao Google Voice (e que a operadora diga que é uma associada).

      1. Avatar de aver
        aver

        … de maneiras que…

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Peço desculpa , estou a ter sintomas desde hoje de manhã na nossa página que fica sem responder , alguém mais tem sentido algo parecido , é que uso o firefox aurora que tem actualizações diárias ainda pensei que fosse do Firefox , mas já usei o Chrome o Opera e tenho os mesmos sintomas , os meus agradecimentos pelo vosso feedback

    Serva

  13. Avatar de Serva
    Serva

    Ora bolas , FAKE , por essa é que eu não esperava .

    Serva

  14. Avatar de johnito
    johnito

    Pode ser agora que compre (venha a ter) um Nexus…

  15. Avatar de Rui
    Rui

    A Google, a Google…
    Já alguém viu um documentário intitulado ‘Google’s Deep Impact’?

    1. Avatar de Rik
      Rik

      agora estou curioso não consigo arranjar para ver onde viste?

  16. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Um peso-pesado a entrar no mercado pode ser muito vantajoso para os clientes. Boa notícia!

  17. Avatar de Pedro Miguel Pinto

    Sabemos que os testes da Google na Europa estão/vão decorrer, mas… queremos o Google Voice.

    A ser, quando for, será simplesmente um espetáculo. 🙂

  18. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Será que um iPhone com um sim Google avaria? 😀

    1. Avatar de aver
      aver

      Se o Google funcionasse como operador móvel virtual (como cá o Phone-ix dos CTT) com melhores preços qual era o problema ?

      O problema é que o SIM do Google é fake.

  19. Avatar de Serva
    Serva

    Por agora , não agoires

    Serva

  20. Avatar de pac
    pac

    E o Big Brother vai ganhando força à custa de patinhos como vocês… Tristeza

    1. Avatar de Vítor M.

      E tu não és também um patinho? Quando pesquisas e deixas o tei IP agregado à tua morada, não deixas os teus hábitos que te conduzem depois para publicidade dirigida, quando usas o Gmail e deixas saber como te comportas em comunidade?

      Quando usas as redes sociais e deixas traços de ti, quando usas o Android e dás a conhecer a tua necessidade de comunicação?

      E quando pesquisas no Maps e dizes para onde vais ou gostavas de ir?

      Quando compras online usando ferramentas que estudam s teus hábitos….

      Meu caro, o big brother somos nós, entendo o que queres dizer e sem dúvida que te compreendo, mas a sociedade está amarrada aos hábitos e o homem é um animal de hábitos… cada vez mais cibernéticos. 😉

  21. Avatar de a
  22. Avatar de Serious Man
    Serious Man

    Isto é um hoax… Deviam corrigir a noticia.