Google Inbox – Já testámos a reinvenção do email da Google

72 Comentários

A Google está sempre na vanguarda do que de melhor se cria e produz na Internet. Consegue sempre dar aos seus serviços e aplicações as melhores interfaces e as funcionalidades que melhor servem os seus utilizadores.

Como fruto dessa constante procura por inovação surgem, por vezes, produtos que são completamente diferentes do que estamos habituados a ver e a usar. A sua mais recente criação foi uma forma de reinventar completamente o conceito de e-mail, trazendo o Inbox como uma revolução completa ao seu serviço de mensagens.

Todos têm estado a procurar uma forma de testar o Inbox e saber o que está a Google a apresentar. O Pplware conseguiu acesso a esta nova plataforma e vai partilhar com os seus leitores um pouco da experiência de utilização do Inbox.

inbox_0


Apresentado ao público na passada semana, o Inbox pretende ser a reinvenção do que é uma interface de utilização de e-mail, tornando-a o mais eficiente possível e mostrando ao utilizador apenas as mensagens que são realmente importantes e sobre as quais quer e pode agir.

Pretende ser a mais simples e intuitiva de usar, ao mesmo tempo que agrega em si algumas funcionalidades que até agora estavam arredadas das interfaces de e-mail, não por não fazerem sentido, mas apenas por serem usadas noutros contextos ou noutras situações muito particulares.

O Inbox está para já apenas acessível por convite, sendo a Google a fazer a gestão de quem está autorizado a testar e a usar. Desde o final da semana passada que a segunda vaga de convites foi lançada e que foi também dada a possibilidade, aos primeiros utilizadores, apenas, de partilharem alguns convites.

inbox_1

A forma mais natural de utilização do Inbox é, sem qualquer dúvida, através das duas aplicações que foram disponibilizadas para as plataformas móveis. É aí que o Inbox se sente mais à vontade e onde o utilizador melhor o vai poder usar.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o Inbox é mais que um cliente de e-mail. Ele está a comunicar com o conteúdo da caixa de correio do Gmail de cada utilizador, mas eleva-a para patamares que vão muito mais longe.

É também muito mais do que uma simples interface “diferente”, concentrando novas funcionalidades e novas filosofias, que pretendem dar ao utilizador uma forma muito mais simples, e ao mesmo tempo mais inteligente, de gerir a sua caixa de correio.

Tudo se baseia na utilização da categorização que a Google tinha lançado para o Gmail há já alguns meses. Com essa arrumação virtual, que o Gmail faz de forma automática, o utilizador tem à partida uma caixa de e-mail muito mais arrumada, com todas as mensagens a serem agrupadas nessas categorias e assim apresentadas.

Ao escolherem uma dessas mensagens, não acedem a ela mas sim à categoria e a todas as mensagens associadas, podendo também eliminá-las em grupo ou tratá-las também dessa forma.

anterior próxima

Mas é nas funcionalidades que traz que o Inbox inova e que onde tem as suas armas para cativas os utilizadores. Podem ver no Inbox como um misto de serviço de email com uma agenda de tratamento das mensagens e de criação de lembretes associados às mesmas.

Cada mensagem pode ser gerida de forma individual, podendo ser colocada em destaque, suspensa até uma data indicada pelo utilizador ou simplesmente arquivada por ter sido concluída.

Mas como as mensagens são o foco principal do Inbox, podem ainda ser associadas notas a cada uma delas, para que se possa a qualquer altura saber que acções já foram tomadas.

Ao colocar uma mensagem suspensa a mesma vai ser removida da caixa de email e só volta a surgir na data definida pelo utilizador, tornando-se assim um complemento a uma agenda virtual que o Inbox implementa.

inbox_2

Mas é importante que não nos esqueçamos que o Inbox é também um serviço de email e que deve manter as suas funções mais básicas de comunicação.

Por isso, e de forma natural, podemos escrever e-mails para os nossos contactos da mesma forma que o fazemos no Gmail. Neste ponto o Inbox tem um comportamento completamente normal e tradicional, não sendo revelada qualquer novidade.

Há no entanto melhorias que permitem distinguir o Inbox. A facilidade com que acedemos à escrita de novas mensagens ou de novos lembretes fazem desta nova interface um excelente exemplo do que deveriam ser a totalidade das interfaces.

A simples presença dos contactos mais usados mostram o cuidado posto na interface do Inbox e a forma simples e rápida que a Google pretende que ela tenha.

anterior próxima

Sendo este um produto Google é normal que exista uma interface Web, onde o utilizador pode realizar as mesmas tarefas que tem disponíveis nas aplicações móveis.

Toda a simplicidade e facilidade de utilização que vemos no Android ou no iOS estão presentes na versão Web, garantindo uma experiência de utilização uniforme em qualquer plataforma em que Inbox seja usado.

Qualquer uma das interfaces disponíveis traz para o Inbox o já conhecido Material Design, que dá um destaque diferente à informação, apresentando-a de forma única e sem estar a mudar de interfaces ou janelas. Tudo se concentra no ecrã e é aí o centro da informação.

A revolução do Inbox para o serviço de e-mail é de imediato visível e a utilização que conseguimos dar ao novo serviço mostra bem quais são os objectivos da Google.

É importante ter presente que o Inbox não servirá a todos os utilizadores, que pretendem uma utilização mais livre e menos organizada do email, e que para estes casos a interface do Gmail estará sempre presente e à capaz de dar uma resposta à altura das necessidades.

Lembrem-se também que o Inbox não pretende ser uma substituição do Gmail e que ambos estão interligados de forma nuclear. Todas as alterações que fizerem no Inbox vão-se reflectir no Gmail e o oposto também.

Muitos vão reconhecer no Inbox funcionalidades que outros serviços e aplicações já apresentam, mas que a Google conseguiu integrar de forma perfeita neste seu novo serviço.

Não é apenas uma cara nova para o Gmail mais sim uma forma diferente de trabalhar com o e-mail, tornando-o mais útil e com regras muito mais definidas, baseadas nas novas ferramentas que agora surgem.

O Inbox é sem qualquer dúvida uma reinvenção não apenas do e-mail como serviço, mas também da forma o podemos usar para gerir a nossa informação e o nosso trabalho. A Google voltou a acertar em cheio e mostra uma evolução natural que muitos vão questionar porque apenas agora chegou!

Download: Google Inbox

Preço: Gratuito

  

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Fonseca
    Nuno Fonseca

    E um convite para mim, alguém tem sff?
    nunompfonseca@gmail.com

    1. Avatar de André Furtado Coelho
      André Furtado Coelho

      Também gostava muito de testar esta app. Alguma alma caridosa por aqui? 🙂
      furtadocoelho22@gmail.com

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      E um para mim também era bem vindo, depois era começar a espalhar os convites pelo pessoal todo.
      brunomfb91@gmail.com

    3. Avatar de Carmen Becker
      Carmen Becker

      Alguém manda um convite pra mim?
      profacarmenbecker@gmail.com
      Obrigada!
      😉

    4. Avatar de Vitor Esteves
      Vitor Esteves

      Um convite se faz favor. Muito Obrigado
      vitor.esteves at gmail dot com

  2. Avatar de Mota
    Mota

    E convites?! 😉

  3. Avatar de MM
    MM

    A grande parte destas funcionalidades já estão no Outlook há algum tempo, p.ex., catalogação das mensagens, design fácil, contactos mais usados no topo, favoritos, e outras.
    Sim, mas o Gmail ter a casa arrumada já é uma inovação.

  4. Avatar de Tony Tavares

    Bom dia!
    Alguém me envia um convite por favor?!
    Obrigado: acept5@gmail.com

  5. Avatar de Tony Tavares

    Uma vez que a Pplware já o testou, poderia perfeitamente enviar convites aos seus fiéis leitores….lol

  6. Avatar de VO
    VO

    PP oferecer convites?
    O Pedro já os distribuiu pelo compadres

  7. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Pena semrpe que sai novas aplicações sai logo para androide e iOS, o windows phone ainda coitado ainda é o desgraçado, demora muito tempoa asair apps oficiais pro windows phone 🙁

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Porque é que trazes para aqui o windows Phone a conversa se a google nem faz aplicações para windows Phone?!

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        Isso não é verdade. A Google tem UMA aplicação na loja do Windows Phone.

    2. Avatar de MM
      MM

      Nem sei se alguma vez terás isto no WP! A Google está a fazer birra e não faz apps para o WP – a mim não faz falta, não uso produtos Google.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Sim é a Google a fazer birra é.

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Então não sei proque não faz birra com a apple, já que iOS é também seu concorrente…..enfim……se nos soutros SO tb existem aplicações da google tb podeia haver no WP isso não deveria ser assim, porque certas aplicações dão jeito nos outros SO, para quem não quer ter o SO da Google, mas pronto cada um com a sua opinião

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          A escolha de a Goolge não desenvolver software para o Windows Phone é uma escolha da Google, não da Microsoft. Ou seja, o MM têm razão. E existe uma grande diferença entre o WP e o iPhone. O IOS, embora seja concorrente do Android, utiliza um modelo diferente, ao contrário do Windows. O IOS apenas corre em aparelho Apple. O WP, tal como o Android corre em várias plataformas de vários fabricantes.

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Segundo o MM o Outlook já tem isso tudo por isso quem tem Windows Phone não deve sentir falta de algo assim.

  8. Avatar de André Santos
    André Santos

    Bom dia,

    Se alguém puder disponibilizar um convite agradecia 😉

    andrew93santos@gmail.com

  9. Avatar de Frederico
    Frederico

    Alguem tem convites para oferecer?
    Fredericomsgoncalves@gmail.com

  10. Avatar de danissimo
    danissimo

    Boas pessoal! quem tiver um convite danielfptimoteo@gmail.com
    Tks!

  11. Avatar de Tiago Caneira
    Tiago Caneira

    Olá, bom dia. Para as pessoas que andam a pedir convites, poderão fazê-lo directamente à Google. Enviam um email para inbox@google.com a solicitar um convite, e assim que estiverem disponíveis eles enviam. Digo por experiência própria porque foi o que fiz. Mandei o email, eles responderam-me a dizer que assim que fosse possível enviariam e, no dia seguinte, recebi o convite. Não sei se em todos os casos funcionará tão bem, mas poderá ser mais seguro do que pedir a outras pessoas. No meu caso, não me aparece nenhuma indicação para eu poder convidar ninguém.

    1. Avatar de Cristhian
      Cristhian

      Apartir de agora os usuarios que ja acessam inbox podem enviar convites, veja se voce ja tem essa opçao e me envia um convite por gentileza. muito obrigado

    2. Avatar de Charles Cook
      Charles Cook

      E fazendo o convite diretamente à Google quanto tempo demora o mesmo a chegar? Visto que fiz o convite há cerca de 30 minutos e ainda não rececionei o mesmo.

      1. Avatar de mbastos
        mbastos

        Já estou a espera a 5 dias

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Podem pedir à google e esperar.

    1. Avatar de João Vieira
      João Vieira

      amigos, podem enviar-me um convite ???

      abraços

      joaoarvieira@gmail.com

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Assim que eu receber dou-te um convite. Não tive a mesma sorte que o Tiago que recebeu de um dia para o outro.

        1. Avatar de João Feijão
          João Feijão

          Também não tive a sorte do amigo. Aguarda já a 2 dias o recebimento do convite. Será que a Google se olvidou de mim?

  13. Avatar de Manuel Joao
    Manuel Joao

    Thanks for requesting an invite. We’ll send you one as soon as possible.

    Your friends at Gmail

    1. Avatar de Cristhian
      Cristhian

      send one invite to me cristhianso@gmail.com

  14. Avatar de robert
    robert

    alguem pode enviar me um convite. robert.cg.souza@gmail.com

  15. Avatar de Xavier
    Xavier

    Alguém arranja um Convite?

    andrerpxavier@gmail.com

  16. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Boas,

    Alguém pode disponibilizar um convite, por favor?
    franciscoprpinto@gmail.com

    Obrigado

  17. Avatar de António de Figueiredo
    António de Figueiredo

    Olá pessoal, algum convite para o inbox??? antoniomanuelpereira@gmail.com
    Obrigado

  18. Avatar de Frederico Freitas
    Frederico Freitas

    se alguém tive convite envie sff para freitasfrederico@msn.com

  19. Avatar de Vitor Sousa
    Vitor Sousa

    Se alguém tiver a amabilidade de me oferecer um convite, ficaria agradecido 🙂

    lichatjc@gmail.com

    Cumprimentos,

  20. Avatar de Frederico Ribeiro
    Frederico Ribeiro

    Boa tarde

    Alguém me pode enviar um convite por favor?

    freribeiro@gmail.com

  21. Avatar de NPAfonso
    NPAfonso

    Se alguem tiver convites agradeço 🙂 nppafonso@gmail.com

  22. Avatar de alisson
    alisson

    convite faz bem! arkanbh @ gmail . com

  23. Avatar de Roberto
    Roberto

    Boas,

    alguém disponível para me enviar um convite robertoamt@gmail.com

  24. Avatar de Nelson

    Boa tarde,

    Vim por este meio pedir um convite para o Inbox.

    nelsonroque360@gmail.com

    Obrigado

  25. Avatar de Jean Freitas
    Jean Freitas

    Alguém por favor me mande um convite… estou louco para testar esse serviço *–*

    jeanrfreitass@gmail.com

    Parabéns PPLWare por mais este review

  26. Avatar de david fernandes
    david fernandes

    Bom dia,
    Se alguém puder disponibilizar um convite agradecia

    davidnfernandes@gmail.com

  27. Avatar de Mike
    Mike

    Se alguém tiver algum convite a mais, por favor enviem para sergiomspinto@gmail.com

    Eu depois distribuo convites aqui também.

    Thx

  28. Avatar de Luis FA
    Luis FA

    Gosto muito do Google porém esta “estória” do convite é uma enorme palhaçada inqualificável. Ou tem serviço e generalizam ou fiquem caladinhos e mandem para fora quando estiver funcional e puder ser distribuído… Neste momento tem o G+ a vacilar e uma grande “baralhação” entre plataformas nas fotos/picasa. Deveriam concentrar-se e não complicar… Entretanto espero que o meu convite não demore muito… 😉

  29. Avatar de Bruno domingos
    Bruno domingos

    alguém me pode enviar um convite?
    depois disponibilizo aqui caso alguém precise.
    parrekito@gmail.com

  30. Avatar de João Franco
    João Franco

    posso ter acesso a um convite também ?
    joaonpfranco@gmail.com

  31. Avatar de Bruno domingos
    Bruno domingos

    Alguém me pode enviar um convite?
    parrekito@gmail.com

  32. Avatar de Augusto
    Augusto

    Alguém pode disponibilizar um convite? Obg. Depois distribuo também.

    shotman.a[at]gmail.com

  33. Avatar de Bruno Pires
    Bruno Pires

    Se alguém tiver convites agradeço envio……
    brunopires27@gmail.com

  34. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    bem! se ainda houverem convites agradecia um:
    zion.box@gmail.com

  35. Avatar de Rui Melo
    Rui Melo

    Se alguém tiver convites, agradecia o envio
    melo86@sapo.pt

  36. Avatar de Adriana Resende
    Adriana Resende

    Se alguem poder enviar convite fico agradecida: adriana.c.resende@gmail.com

  37. Avatar de tiago
    tiago

    Digam-me uma coisa… isto é só para smartphones, certo?

    Então e a aplicação do Gmail…vai deixar de existir? é só esta duvida que tenho, pk já percebi que a Google vai implementar isto mais cedo ou mais tarde… mas queria saber se a aplicação do Gmail vai continuar a estar operacional ou não…

  38. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    Algum convite sff …. dariomgsilva@gmail.com

  39. Avatar de Rúben Campanacho
    Rúben Campanacho

    rubencampanacho95@gmail.com uma alma caridosa para me enviar convite? 😀

  40. Avatar de bismarques
    bismarques

    Pedi um convite à Google ontem e hoje já o recebi!:)

  41. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Só não percebi como é que o Inbox faz uma triagem ao que é ou não é importante para o utilizador?
    Será mais uma forma da Google ler o conteúdo das mensagens? Se é, lá se vai, mais uma vez, a privacidade dos utilizadores que muitos tanto reclamam…

  42. Avatar de Alberto Faria
    Alberto Faria

    Boas a todos… 🙂 há possibilidades de arranjar um convite?
    beto.2013.pt@gmail.com

  43. Avatar de Claudio Moutinho
    Claudio Moutinho

    Alguem tem disponibilidade de me enviar um convite?
    claudiomoutinho@gmail.com
    Muito obrigado.

  44. Avatar de FM
    FM

    Bonito, bonito. Seria os e-mails ficarem todos na Cx de entrada e não espalhados nos Importantes, outros sabe-se lá onde. Um tipo é obrigado a andar sempre a espiolhar em Todo o correio para apanhar e-mails novos. Isso sim, seria bonito.

  45. Avatar de João Terra
    João Terra

    Alguém que me possa enviar um convite para terraenator@gmail.com ?

    Brigado a quem poder enviar convite

  46. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Alguém tem um convite a mais? junsei.rs@gmail.com

  47. Avatar de Rui
    Rui

    Olá,
    Alguém tem um convite que possa enviar?
    lopesdasilva.spam[at]gmail.com

  48. Avatar de cristiano
    cristiano

    Boa tarde,
    Poderiam enviar-me um convite?

    e-mail: cristianopereiraramos@gmail.com

  49. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Não gostei nada, na minha opinião complica bastante a leitura de emails. É muito fácil uma pessoa não ver um email importante neste inbox. Continuo a usar o normal…

  50. Avatar de Joao
    Joao

    Tenho 3 convites que enviarei a quem me pedir para jonunes49@gmail.com