Google esqueceu-se de Dezembro no Android 4.2…

48 Comentários

Os desenvolvimentos que as empresas aplicam na melhoria dos sistemas operativos devem ser sempre para facilitar a vida aos utilizadores. As novas funcionalidades surgem sempre nas novas versões e os utilizadores agradecem.

Mas nem sempre as coisas correm como pretendido e há vezes em que alguns bugs estranhos não são detectados a tempo e surgem nas versões finais. Foi o que aconteceu na mais recente versão do Android, a 4.2, na aplicação People/Contacts. O mês de Dezembro desapareceu…



Este problema apenas afecta a versão 4.2 do Android e é simples de reproduzir por todos os que têm esta versão nos seus equipamentos. Basta que acedam à vossa lista de contactos e que tentem adicionar uma data de aniversário. Vão depressa reparar que o mês de Dezembro não está disponível.

O bug foi reportado por um utilizador desta versão do Andriod na passada quinta feira e depressa foi confirmado pela comunidade de utilizadores que acompanha a lista de problemas reportados.

Today I was inserting birthday of a friend in my contact list so that I can sync the birthdays in my calendar. I noticed that the December month is missing. When I pressed new event the calendar came but it was not having the option for the month December. I’m using Galaxy nexus running on 4.2 jelly bean which I installed yesterday on 14 November 2012.
Please help me with this as I use the calendar a lot

Como podem ver na imagem abaixo (da esquerda) o bug é simples de detectar e provavelmente de simples resolução. Esta imagem foi fornecida pelo utilizador que reportou o problema.

Quem não fica nada satisfeito são os utilizadores que necessitam de adicionar datas aos seus contactos e que estejam associadas ao mês de Dezembro.

A imagem da direita é de um Android a correr a versão 4.1 e não apresenta o problema que está reportado.

A Google já reconheceu o problema e está um ticket aberto para a sua resolução. Alguns utilizadores acederam ao código da aplicação e detectaram rapidamente o problema e apresentaram algumas soluções possíveis.

A Google não deve demorar a apresentar uma solução para este problema e por isso espera-se para breve uma actualização ao Android 4.2.

É natural que existam problemas e bugs em qualquer nova versão dos sistemas operativos e de aplicações, mas não se esperava que um bug tão “grande” tivesse escapado a todo o controlo e debug que é realizado.

Não deixa de ser um bug engraçado e que mostra que até as maiores empresas podem falhar, tal como aconteceu a tantas outras.

Pedimos aos nossos leitores que tenham acesso ao Android 4.2 que coloquem nos comentários imagens deste bug para todos os verem em português!

Homepage: Android

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Incrível como é que este bug consegue passar despercebido de tanta gente , espero que corrijam rápido quero comprar uma auto prenda para mim este natal e estou a pensar num bicho destes .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de ppp's
      ppp’s

      “auto-prenda”…. forever alone

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        E é preciso estar sozinho para se oferecer uma prenda a si próprio? Se estivesses calado…

        1. Avatar de Pedro Cunha
          Pedro Cunha

          Oh, desculpa lá…foi grande LOL!! xD

  2. Avatar de Mario
    Mario

    Esse Android 4.2 além de vir com bugs bestas, ainda não veio “redondo” para o Galaxy Nexus. Consumindo bateria pra caramba, e a perfomance um pouco menor, se comparado com o 4.1.2

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Boas Mario,
      Será que podias explicar melhor isso? Tenho um Galaxy Nexus e ainda não recebi a notificação para atualizar para o 4.2.
      Não sei se demora ou não mas já li que várias pessoas já atualizaram via OTA.
      Achas que ficou pior? O que há de novo? A performance baixou?

      Este bug de facto é interessante… Bem me parecia que este ano estava a passar rápido 😉

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Se o seu for Yakju, possa ser esse o motivo, pela demora de receber a atualização via OTA.

        Mas tem um procedimento de limpar a estrutura de sistema “se não me engano”, que força o aparelho a buscar a atualização.

    2. Avatar de Luís Nabais

      Tenho 4.2 no meu galaxy nexus e no meu nexus 7 e só tenho a dizer bem.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Fico feliz pelas notícias…
        Já agora (e peço desculpa pelo relativo off-topic)ainda demora a chegar a atualização aos nexus que não são yakju?
        É que verifico todos os dias no telemóvel se há atualização e ele diz me sempre que está atualizado.

        1. Avatar de Miguel Ribeiro
          Miguel Ribeiro

          Depende… tens takju? Se sim, ja devias de ter… caso seja, por exemplo, yakjuxw acho que podes esperar sentado… essa variação é mantida pela Samsung e nao pela Google. O meu conselho é passares isso para yakju ou takju, tal como eu fiz 🙂

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Sim de facto o meu é yakjuxw… Como faço isso de alterar para yakju ou takju?

            Um abraço 😉

    3. Avatar de Mário Cavaco
      Mário Cavaco

      Boas,
      Tenho um Nexus 7 e está a funcionar muito bem com o Android 4.2

      1. Avatar de Tony Cardosa
        Tony Cardosa

        Me too

  3. Avatar de Valente
    Valente

    “que coloquem nos comentários imagens deste bug”
    .
    Seria bom se pudessemos colocar anexos nos comentários.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não mostrem isto aos nossos políticos se não ainda tiram o ordenado do mês de Dezembro ao pessoal.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      E este ano não há Natal!!!

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Ahah e uma coisa brutal este bug. Já não tenho que comprar presente para a minha namorada pois dezembro este ano foi cancelado assim como os anos dela.
    Para os português e também uma vantagem pois assim tecnicamente chegamos mais rápido ao dia da recuperação, não temos que sofrer a comprar presentes e sentir o dinheiro a fugir da carteira. Tudo plano da troika… Ha que poupar em festividades e dezembro tem muitas…
    Se a ideia pega também nos vão tirar Julho e Agosto.

    1. Avatar de João Pedro "ZyLoR" Santos
      João Pedro “ZyLoR” Santos

      Só por causa desse comentário se fosse a tua namorada não te comprava prenda xD

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Ela já não da… Diz que um par de beijinhos já é qb xD

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não é bug, simplesmente não haverá Dezembro já que vem aí o Apocalipse dia 21 de Dezembro!

    1. Avatar de Cabritone
      Cabritone

      A google a salvar a humanidade !!!

  7. Avatar de João Pedro "ZyLoR" Santos
    João Pedro “ZyLoR” Santos

    O problema já foi endereçado à google e está presente apenas na GUI do Calendário, no código interno está lá o mês!

    https://code.google.com/p/android/issues/detail?id=39692#c46

    Abraço

  8. Avatar de Jose
    Jose

    Esqueceram-se nada, é o fim do mundo lembram-se? xD

    1. Avatar de Serva
      Serva

      São os Maias que ainda andam a conspirar .

      Cumprimentos

      Serva

  9. Avatar de Marcio Faria
    Marcio Faria

    Deve ser algum tipo de proteção contra o fim do mundo previsto para 2012 pelos Maias…sem dezembro sem fim do mundo…ahahah

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Nao foi nada disso. Os Maias nao previram nada o fim do mundo. O que eles previram foi a inexistência do Dezembro de 2012. Ufa! Esta explicado. O que os Maias se esqueceram é que felizmente nessa altura quase ninguém teria ainda a versão 4.2

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Ou se calhar o calendario Maia era a versão a versão 4.2

  10. Avatar de Fim do Mundo
    Fim do Mundo

    Mas tendo em conta que o mundo acaba em Dezembro de 2012 isto deve ser uma forma de saltar o fim 😛

    ou pelo menos para não andarmos preocupados com isso nos últimos dias 😉

  11. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    “Alguns utilizadores acederam ao código da aplicação e detectaram rapidamente o problema e apresentaram algumas soluções possíveis.”

    Deve ser difícil, deve ter sido do mais estupido que passa a um programador. Normalmente as coisas mais simples passam-nos a frente dos olhos.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Felizmente que só os telemóvel da Google (por assim dizer) é que já têm a versão 4.2, senão, tendo em conta que a esmagadora maioria ainda nem sequer foi atualizada para o 4.1, ia passar muito tempo até os utilizadores verem isso corrigido. Daqui a um ano ainda estariamos a falar disto.

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    Afinal a Google também erra. Já fico mais descansado… Quando os erros são de outro OS temos pano para mangas… afinal todos erram!

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Nuno todos erram , negar isso e dizer que é o sistema mais perfeito do Mundo é que é uma grande estupidez , então se é assim tão perfeito não se mexe mais acabou a evolução .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Concordo inteiramente com isso e é perfeitamente aceitável e “justificável” com prazos e o apertar da concorrência. o meu comentário foi mais no sentido de comparar com, por exemplo, os erros do IOS. Quando é a Google é aceitável, mas quando é a Apple é o fim do mundo e com direito a 800 comentários 😀
        Mas toda a evolução é feita de erros e ninguém ou nenhuma “marca” está imune a eles.

        Cumprimentos

  14. Avatar de José Fernandes

    Realmente vim agora ao meu Nexus ver e não tenho o mês de Dezembro 🙂

    1. Avatar de sr21
      sr21

      Tirada do Galaxy Nexus (com Android 4.2)

      1. Avatar de alien3065
        alien3065

        Na versão 4.1.2 do meu S2 quando desligo tenho um menu que me permite capturar écrans. No Nexus 7 não tem. Como tiraste esse screen?

        1. Avatar de André Bravo Ferreira
          André Bravo Ferreira

          Power + Volume Down

  15. Avatar de nemesis
    nemesis

    A Google já sabe, só que não quer informar o pessoal que isto acaba tudo em Dezembro logo pra quê meter o mês lol

  16. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Se começarem a escrever “Dec..” no campo do mês, o mês de Dezembro acaba por aparecer. Ele está lá, só não aparece na lista x).

    Outro “bug” é na tradução de quando o telefone está carregado, em vez da palavra “Carregado” aparece “Cobrado” x).

    1. Avatar de André Bravo Ferreira
      André Bravo Ferreira

      Também já reparei nisso.

      1. Avatar de Rui Francisco
        Rui Francisco

        Só percebi o “Cobrado” quando mudei a lingua para inglês e lá apareceu Charged !
        Onde poderemos sugerir esta correção ?

  17. Avatar de Falta de imaginação
    Falta de imaginação

    A apagar era as segundas-feiras.

    1. Avatar de alien3065
      alien3065

      … e já agora… as sextas-feikras… 😉

  18. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Bom dia:

    Ouvi dizer que foi o Passos Coelho que tirou o Dezembro á Google, como fez aos portugueses. Maroto…