Google: (des)interesse de Portugal nas Eleições Europeias – Top 10

52 Comentários

A Google divulgou as tendências de pesquisa dos europeus nas vésperas das Eleições Europeias de 2019. No Top 10 dos países que mais pesquisaram esta temática encontramos Portugal. No entanto, não é propriamente a posição mais cobiçada, ainda que estejamos, por exemplo, acima da Espanha neste quesito.

“Diz-me o que pesquisas no Google” as conclusões avançadas pelo motor de busca norte-americano.

Google Portugal Top 10 Eleições Europeias


Realizam-se a 26 de maio de 2019 as próximas Eleições Europeias, entretanto, os cidadãos têm recorrido ao Google para esclarecer as suas dúvidas. Ao mesmo tempo, órgãos como o CIED têm se desdobrado em ações de sensibilização, proximidade e informação junto das populações locais, mas será o suficiente?

As Eleições Europeias, Portugal e o motor de busca Google

Com níveis historicamente altos de abstenção, Portugal não é dos países que mais tem pesquisado a temática das Eleições Europeias através do motor de busca da Google. No entanto, consegue estar já no Top 10 dos estados-membros que mais têm investigado o tema durante os últimos dias, de acordo com a Google.

Em seguida, graças aos dados partilhados pela Google, vemos que Portugal está em 10.º lugar no Top 10 que avalia o interesse nas pesquisas pelas eleições europeias. Ao mesmo tempo, podemos apurar que países como a vizinha Espanha não integram sequer esta listagem.

Interesse de pesquisa sobre as eleições europeias por país – Top 10:

  1. Finlândia
  2. Suécia
  3. Áustria
  4. Alemanha
  5. Luxemburgo
  6. Dinamarca
  7. Itália
  8. França
  9. Reino Unido
  10. Portugal

Ainda de acordo com os dados avançados pelo motor de busca podemos clarificar outras questões. Tome-se, por exemplo, as tendências dos Europeus na Google sobre as eleições Europeias. A propósito, os temas mais pesquisados prendem-se com três vetores essenciais, ou pontos de investigação.

– Em primeiro lugar, quais os países que revelam maior interesse de pesquisa sobre as eleições europeias

– Em seguida, quais os candidatos que mais se destacaram nos últimos dias

– Por fim, quais os principais tópicos de interesse?

Conforme as conclusões do motor de busca, estas têm sido as principais motivações para que em Portugal se pesquise inquira sobre as eleições europeias. Já, por outro lado, os termos concretos de pesquisa têm variado conforme o país de origem, refletindo sobretudo o interesse nórdico em torno destas eleições.

As principais questões feitas no Google

  1. eleições europeias 2019 onde votar – PT (European elections 2019 where to vote)
  2. come si vota alle europee 2019 – IT (How to vote at the European 2019)
  3. vad ska jag rösta på i eu valet 2019 – SE (What should I vote for the European elections 2019)
  4. vad vill partierna i eu valet – SE (What do parties in the European elections)
  5. when are the european elections – GB

Os candidatos, em todos os Estados Membros, que mais interesse têm suscitado:

  1. Frans Timmermans
  2. Ska Keller
  3. Manfred Weber
  4. Margrethe Vestager
  5. Jan Zahradil
  6. Nico Cué

As principais questões mais comuns em torno dos candidatos:

  1. Who is Margrethe Vestager?
  2. How many languages does Frans Zimmermanns speak
  3. Ist Frans Timmermans deutscher? (is frans timmermans german)?
  4. Hvor er Margrethe Vestager født (where is margrethe west arable born)?
  5. Hvorfor kan man ikke stemme på Vestager (why can’t I vote for Vestager)?
  6. Hat Manfred Weber Kinder (Does Manfred Weber have children)?

Os principais tópicos políticos relacionados com pesquisas sobre a União Europeia em todos os Estados Membros (últimos dois dias)

  1. European Elections
  2. Brexit
  3. Euro
  4. Roaming eu
  5. Eu Arbeitszeiterfassung (eu work time tracking)

 

Eleições: Quando for votar já não precisa de saber o número de eleitor

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ginger Ale 007
    Ginger Ale 007

    Desinteresse ?? Da minha parte era só o que faltava.Sim,eu vou votar no Domingo,dia 26.Vou exercer o meu direito.Isto até havia de ser obrigatório para todos os cidadãos acima dos 18 anos de idade !! OBRIGATÓRIO !! Dia 26 voto PS,sem dúvida alguma.Tenho dito.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      So um acéfalo vota num partido “sem dúvida nenhuma”, está visto que provavelmente não sabe sequer o que está a eleger, se lá pusessem um calhau votava no mesmo partido de sempre. A abstenção também é uma opinião, que deve (começar a) ser levada em conta.

      1. Avatar de Ginger Ale 007
        Ginger Ale 007

        É por tipos como tu que somos tão mal vistos em todo o mundo.Abstenção ?? Para quê ?? Para estarem sempre a queixarem-se do mesmo ?? Então para que se abstêm ?? Que figura de triste…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Maior problema que isso tudo é deixarem votar pessoas sem noção do que fazem, mentes pequeninas de onde saem comentários como os que está aqui a expor, é por isso que temos a governar-nos os incompetentes que lá estão. eleitos por ignorância.

          1. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            “The best argument against democracy is a 5 minute conversation with the average voter” -Winston Churchil

          2. Avatar de Ginger Ale 007
            Ginger Ale 007

            “é por isso que temos a governar-nos os incompetentes que lá estão. eleitos por ignorância.” Olhe,diga isso aos milhões de pessoas que vão votar no Domingo.Se são eleitos por “ignorância” como você diz então está a chamar de ignorantes a muita,mas muita gente.Essa é boa. 😀 😀 😀

          3. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Quer convencer alguém que a GRANDE maioria não conhece as propostas e ideias dos candidatos? E uma parte ainda, não sabe sequer quem é o candidato onde vota, simplesmente vota no mesmo partido de sempre, tipo clube de futebol, como é com toda a certeza o seu caso.

        2. Avatar de anon
          anon

          O grande problema não é não saber as propostas dos candidatos, mas sim acreditar no pai natal.

        3. Avatar de Alex
          Alex

          Ser mal visto é o importante, não é pensar pela própria cabeça. Temos de deixar de ser um país de seguidores e começar a ver as coisas com um olhar crítico. Esta europa imperialista não interessa a ninguém. Mataram um projecto de cooperação europeia para isto…

      2. Avatar de anon
        anon

        Abstenção não é uma opinião é falta dela.

      3. Avatar de simples
        simples

        Abstenção não é uma opinião. é preguiça, irresponsablidade, infantilismo, ou simplesmente desleixo e desinteresse.
        Se realmente não acredita em nenhum dos partidos lá presentes, tinha alguns até e recentes novos/diferentes do habitual. Não elegeram ninguém mas existiam como opção de voto. Pode ainda votar em BRANCO.
        Os votos em branco são contabilizados.
        Os votos nulos não são tidos em conta e não tem valor, pois assume-se que foi um erro do votante.
        mas os votos em Branco tem peso e relevância.

        Abstenção não é uma opinião, é falta de civismo.
        Se as eleições fossem durante a semana e justificassem a ausência ao trabalho, se as eleições fossem pagas ou tivessem consequenciais severas, como deveriam ter, para quem vota ou não, os números seriam diferentes.
        Vi algures escrito que se as eleições fossem a semana e faltar ao trabalho tinham mais adesão e que se as greves fossem ao fim de semana sem beneficio de faltar ao trabalho para os grevistas, não tinham tanta adesão.
        O tuga não tem opiniões, tem comodismos, e gosta muito de não fazer nada. São conceitos bem diferentes.

    2. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      Não meu caro.. votar não é um direito, é um dever!
      Mas ao longo de todos os comentários, o carissimo dá lições de moral a todos quanto comentam, ora diga me lá então o porquê de votar PS? Certamente é conhecedor do seu programa eleitoral.. diga me lá então o que consta dele, para votar “sem duvida alguma”?

    3. Avatar de Atónio
      Atónio

      Votar é sim o direito… Cabe a cada um exercer ou não.
      Obrigatório pagar os impostos! Os meus estão em dia!!!

      Quando houver um politico qualquer que me pareça honesto e não prometa sem saber se pode cumprir então talvez vote pela 1ª vez em 40 anos!!

      1. Avatar de V3rm3
        V3rm3

        Não é mesmo um dever.. que pode exercer ou não, mas é um dever. Pagar os impostos também é um dever.. pode pagar ou não.. mas é um dever. A sua opção de exercer ou não os seus deveres terá as consequencias correspondentes.
        Portanto se em 40 anos nunca votou e sempre deixou os outros decidir por sí… não tem o minimo direito de criticar o que seja, mesmo que se ache no direito de tal.

        1. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          (Não, é mesmo um dever…)

    4. Avatar de pauloj
      pauloj

      É necessário aumentar a idade de voto de 18 para 25 no minimo.
      Abaixo disso e tudo canalha que não faz a menor ideia o que custa a vida pois ainda vivem às custas dos pais, alguns ate ao 30 anos de idade.

      1. Avatar de simples
        simples

        Eu acho que deve baixar ainda mais. Os mais velhos dissem e fazem mais disparates que os mais novos.
        Devia era ser ensinado nas escolas o mínimo sobre o espectro e ideologias politicas, aprende-se sobre os réis e descobrimentos, poemas de drogados esquizofrénicos e tanta outras coisas inúteis, e os jovens saem da escola sem saber nenhum conceito de ideologia politica, como funcionam créditos, impostos, e depois como este personagem acima acham que abstenção é uma opinião.

  2. Avatar de goolo
    goolo

    o meu desinteresse é tanto, que como as coisas andam nem se quer vou perder o meu tempo a ir as urnas, pois não há um candidato que se aproveite, quer tudo é tacho…

    1. Avatar de Ginger Ale 007
      Ginger Ale 007

      Ora,ora,o seu voto também não ia valer de nada.Até não me admiro que você nunca ou quase nunca tenha votado.Pessoas como você que se desinteressam por votar não fazem falta nesta altura.Nesta e nas outras também.Quem tem cabecinha e juízo vai votar correctamente.As novas gerações são acéfalas,não valem a ponta de um corno.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Fala o sujo do mal lavado.

        1. Avatar de Ginger Ale 007
          Ginger Ale 007

          Vai pastar(2)… 🙂

      2. Avatar de goolo
        goolo

        amigo vossa excelência é que tem de ganhar juízo eu não sou nenhum jovem e nunca faltei para com o meu dever cívico e ir votar, mas desta vez estou-me completamente nas tintas para estes políticos da treta que nada fazem e só tem discursos da treta que até se engasgam na comunicação social para ver se apanham os votos dos mais ignorantes como você que vem para aqui com umas belas falácias, deve fazer parte de algum partido para andar aqui a defender com unhas e dentes para se ir votar…

        Ganhe juízo que já tem idade para isso.

      3. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Que eu saiba quem fudeu o pais são precisamente jentalha da tua geração 🙂 fica a dica ignorante.

      4. Avatar de Somebody
        Somebody

        Sim porque o seu voto vale mais que o dos outros? Tristeza, pessoas ignorantes que votam sempre no mesmo partido só porque sim…

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Vota em branco que é o que eu vou fazer…

      1. Avatar de Ginger Ale 007
        Ginger Ale 007

        Votos em branco,votos nulos,abstenções,afinal servem para quê ?? Para darem um cartão amarelo ou vermelho aos que vão ser eleitos ?? Eles vão ser eleitos e vão,afinal para que se dão a esse trabalho de votar em branco,de terem votos nulos e absterem-se ?? Não dá em nada.Quer queiram quer não queiram essas pessoas vão ser eleitas por isso não vejo qual o propósito de estarem sempre contra o sistema.Eu,que nem do sistema faço parte,não me chateio minimamente com isso.O “status quo” do país também não me agrada mas não é por isso que vou deixar de votar.Assim contribuo para dar o meu voto àqueles que eu entendo que vão servir bem Portugal.Eu não sou desses que se lamentam sempre por isto ou por aquilo.Se vocês não estão bem votem,caramba !! Façam valer a vossa voz.Agora dizer que vão votar em branco nunca leva a lado algum.De maneira nenhuma.Mas você e a manada é que sabem…

      2. Avatar de anon
        anon

        Votos nulos é perder tempo.

      3. Avatar de João M.
        João M.

        Voto branco, nulo, ficar em casa… vale Zero no final do dia . Ficas contente porque protestaste mas no que toca à eleição propriamente dita, não vale nada. A malta lá faz umas análises nos programas de TV, saiem uns artigos nos jornais e talvez uns coitados façam umas teses de mestrado ou douturamento sobre o tema mas, no final do dia, não vale nada. Na constituição, antes de 1980 e tal, era possivel que se o vosso branco ganha-se todas as listas eram “limpas” e nenhum dos candidatos se poderia recandidatar – agora, depois dessa revisão, votar branco, nulo, abstenção, vale o mesmo que zero.

  3. Avatar de Tim
    Tim

    Iniciativa Liberal, jovens.
    É o unico partido que quer tirar a mama a esses funcionarios publicos que não fazem nada.
    É o partido do futuro, da igualdade, liberdade, justica, e um estado minimo e magro.

    1. Avatar de Ginger Ale 007
      Ginger Ale 007

      Deus nos livre !! Só tenho pena que aqui no Pplware não se possa utilizar os emojis por enquanto senão tinha-lhe posto um de nojo no seu comentário.Apre,você e muitos com essa corja de novos partidos !! Só há uma escolha,votar Partido Socialista quer agora quer nas próximas Legislativas,se não quer ver Portugal a afundar-se e a andar 10 anos para trás !! PSD-o partido dos patrões ?? Tá quieto !! Quanto aos outros valem um redondo 0 !! Nem passam disso !!

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Espero que os moderadores façam alguma coisa quanto a estes geringonços que vêm para aqui fazer campanha agressiva. Só podia ser socialista, a querer impor a outros…

        1. Avatar de Ginger Ale 007
          Ginger Ale 007

          Vai pastar… 🙂

      2. Avatar de anon
        anon

        PS única escolha? O tal partido mais corrupto?

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Deve ser familiar 😉

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não há nenhum que tire a mama a todos os funcionários que não fazem nada? Públicos ou privados? Aos Berardos? Aos que nem sequer funcionários são e vivem de subsídios e rendimentos mínimos da treta?

      1. Avatar de Ginger Ale 007
        Ginger Ale 007

        Eu sou desempregado,não tenho que fingir nada.Mas não vivo nem de subsídios nem de RSI’s,atenção !! E tu,fazes o quê,para estares aqui depois das 3 e tal da manhã ?? Deves “trabalhar” muito…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Tinha de ser um desempregado socialista a viver do rendimento de quem trabalha. Passe bem e beba mais umas minis que adormece já.

          1. Avatar de Ginger Ale 007
            Ginger Ale 007

            1-já lhe disse que não vivo de subsídios nem de RSI’s,nem tão pouco de “viver do rendimento de quem trabalha”,como está a insinuar.Quanto a beber minis,não gosto de álcool,beba você por mim,ó retardado.Só me faltava esta,vir aqui um camelo chatear-me o juízo.Só que eu nem lhe ligo,não sou de rancores.A vida é minha,faço o que eu quiser.Mais nada.Passe bem,ó “ToFerreira”. 🙂

          2. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Que o pplware modere aquilo que sozinho não consegue.

        2. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          pois.. isso explica muito!! É desempregado.. não vive de subsidios.. vive do ar!!
          O tempo que está a passar aqui a despejar tretas.. aproveite-o no netempregos…

      2. Avatar de Tim
        Tim

        há, o iniciativa liberal.
        é o unico composto por gente da sociedade civil. zero politicos.
        e o unico que pretende igualdade de direitos entre privado e publico.
        e querem reduzir a despesa publica ao maximo.
        é o partido do futuro, quando as pessoas finalmente abrirem os olhos.

    3. Avatar de anon
      anon

      É precisamente por causa desses funcionários e outros que vivem dos subsídios, que partidos como este nunca vão ganhar nada. Uma pena.

  4. Avatar de Ginger Ale 007
    Ginger Ale 007

    Pelos vistos a Holanda nem sequer aqui entra.Pudera,a “Jamaica” da Europa !! Andam todos drogados por lá…

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      Eles são o real exemplo de bom pais para viver, bons ordenados, boas cidades, boas pessoas. Afinál quem é que anda drogado ?

  5. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Eu com 19 anos vou de forma pacifica exercer o meu direito ao voto.
    Quando chegar à urna, crio um quadrado a mais e escrevo: “Para roubar qualquer um serve, por isso voto em mim mesmo.”.
    Tiro uma foto e meto nas redes sociais. Sim eu levo isto como uma brincadeira, se os politicos fazem o mesmo porque não.

  6. Avatar de João M.
    João M.

    O problema de nas ileições votar em branco, ficar em casa, votar nulo é que , no final, por mais que se fale que a abstenção foi de mais de 60% e brancos/nulos foram tb altos, não vai fazer diferença NENHUMA. Mesmo que só 10 pessoas vão votar e o resto fique em casa ou vote branco, apenas o voto das 10 pessoas vai ficar porque é isso que está na constituição desde 1980 e tal. A votar pelo menos que se vote para tirar maiorias absolutas ou votar de forma util, num partido que mais se oriente com o que defendemos. Politicos não são todos iguais mas infelizmente é isso que apenas ver tv e facebook faz. Também sou a favor de que se queremos ver a politica a mudar então temos de ser mais activos na politica….. mas é mais fácil ser “treinador de bancada” do que realmente arregassar as mangas e trabalhar.

    1. Avatar de anon
      anon

      O ideal é nunca nenhum partido ter maioria absoluta, aliás devia de estar escrito na constituição.

  7. Avatar de João Luís
    João Luís

    Sem apontar ninguém …
    As pessoas esquecem que desde o 25/04 Portugal já vai no terceiro resgate.
    Desde o início pessoas do psd ps e pcp só não roubou quem não pode … basta falar com malta mais cota e que seja sincera.
    Durante este tempo pessoas desses mesmos partidos (des)governaram e roubaram … basta ler e estudar o passado.
    Temos que não ter medo da mudança 🙂

    1. Avatar de anon
      anon

      As pessoas votam na estabilidade mesmo quando estabilidade quer dizer continuar na merda. Mudanças podem ser para melhor ou pior. Quando o estado é grande há enorme medo de perder todos os benefícios. É muito difícil haver uma mudança de uma sociedade altamente dependente do estado para uma mais liberal.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Mas mudar para que alternativa? Igual ou pior? PCP, BE (e PAN) que sempre se assumiram como uma alternativa, como os únicos capazes de fazer diferente, de fazer melhor, de não serem mais do mesmo e quando lá chegaram vê-se o que têm feito.

      1. Avatar de anon
        anon

        PCP e BE deixaram de ser alternativa ao apoiar este governo. Criticam mas apoiam. Alternativa há, o problema é que as pessoas não acreditam.

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Nem lá passo perto. Querem tachos, comigo nunca contem.