Google Chrome para Android está disponível em todos os países

46 Comentários

… com acesso à Google Play Store, apenas para Android 4.0 Ice Cream Sandwich.

A qualidade do Browser Google Chrome é inquestionável. É rápido, fiável e bastante funcional relativamente ao ecossistema Google.

pouco mais de 2 meses foi lançada a primeira versão do Google Chrome para Android e no geral o feedback foi bastante positivo, embora houvessem limitações na localização que condicionaram o acesso à aplicação, estando disponível apenas para 12 países. Quem quis, conseguiu instalar e experimentar este Browser já que disponibilizámos o .apk, no entanto nem todos os utilizadores estiveram dispostos a fazê-lo.

Agora deixa de haver essa limitação e, desde que possua um dispositivo Android com a versão 4.0 Ice Cream Sandwich, poderá instalar e utilizar livremente este excelente Browser móvel, desfrutando agora de todas as actualizações.


A versão disponibilizada no passado dia 17 é a 0.18.4409.2396 e a novidade não é só a abrangência de países que traz. Desde o último artigo que publicámos surgiram mais 3 versões e, se instalou o Chrome para Android nessa data a partir do .apk, então ainda não usufruiu das actualizações que foram surgindo.

Esta mais recente actualização adicionou mais 31 idiomas e foram também adicionadas as funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores. São elas:

  • Possibilidade de pedir o carregamento da versão Desktop do Website, no caso de ser preferível em relação à versão Mobile
  • Agora é possível adicionar marcadores como atalhos no Homescreen do Android, possibilitando o acesso mais rápido aos sites favoritos
  • Escolher as aplicações preferidas para tratarem links abertos no Chrome
  • Adoptar uma configuração de proxy feita no sistema Android, para acesso Wi-Fi, e utilizá-la no Chrome
  • Suporte para texto CTL (Complex Text Layout) e RTL (Right to Left) na renderização de páginas
  • Possibilidade de visualizar conteúdos Youtube “old-style” embebidos e reproduzi-los via aplicação Youtube nativa
  • Suporte para motores de pesquisa específicos de cada país

Para os Web-designers, poderá ser útil o conhecimento da informação do User-Agent ligado ao Chrome para Android. Toda a informação aqui.

O Google Chrome para Android ainda se encontra em fase beta e continua a ser dada prioridade ao feedback dos utilizadores. Poderá deixar a sua opinião em Definições > Definições avançadas > Enviar comentários. Se tiver algum problema no Chrome para Android, não hesite em reportá-lo.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Simão
    Simão

    Bem que podia estar disponível também para outras versões do android. :/

    1. Avatar de arkan
      arkan

      concordo, nao aguento mais os browsers o meu sgtb2, o dolphin browser é o unico que uso e que me aguenta porque os outros sao ruins demais.

      queria saber o porque da google lançar um o.s e nao por o chrome como padrao, nem que fosse uma versao 2.0

      pesquizei no gplay e nada para o sgtb2!!!

  2. Avatar de The Man
    The Man

    Ja deveria vir integrado no ICS, não faz sentido haver um Browser default e o Chrome na Store sendo ambos da mesma empresa! Nota-se claramente a falha de estratégia da google nestas pequenas coisas.

    Complicar o simples.

    1. Avatar de Tiago Dias

      A razão é ainda estar em Beta.. Provavelmente será o Browser default quando sair uma versão final.

  3. Avatar de Tiago Dias

    Tenho estado a usar o Chrome e de facto não tem sequer comparação com nenhum browser stock que costuma vir com os smartphones Android.

    É melhor em muitos aspectos mesmo! Para mim, que ainda não tinha encontrado um browser em Android que gostasse mesmo a sério (o Dolphin e Opera lá iam escapando), é uma lufada de ar fresco.

    Recomendo, para quem tenha o ICS, a instalar 😉

    1. Avatar de André
      André

      Vou testar! 😀

  4. Avatar de Filipe Galego

    Estou a usar há uns dias e adorei. Passou a ser o meu browser default 😉

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Offtopic: Já houve um post sobre o novo google play e os seus novos music, movie play, será que podem voltar a meter a do google play movies? O do outro link não funciona!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aqui o download é feito com sucesso, a partir deste artigo.
      Mas deixo aqui a versão mais recente:
      Google Play Movies v1.4.11

  6. Avatar de Hélder Ferreira
    Hélder Ferreira

    O maior problema não é por só estar disponível para ICS ou ainda não vir por defeito, é mesmo que só pessoas com equipamentos ARM v7 é que podem usar.

    É realmente uma falha estratégica da Google, ou não…
    Pode ser uma forma de “obrigar” os utilizadores a terem que comprar um equipamento com ARM v7 para poderem usar…

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      vou ja comprar um equipamento novo para usar um browser 8D

      só quem tem dinheiro, ou tem obecessao pela tecnologia, é que faz esse disparate..

      (digo eu)
      Cumps

      1. Avatar de Hélder Ferreira
        Hélder Ferreira

        Exactamente, era a isso que queria chegar.

        Acho que ninguém no seu perfeito juízo vai comprar um equipamento novo ARM v7 só porque o Chrome Mobile ou outra aplicação qualquer não funciona no equipamento que tem.

        Há muitos equipamentos ARM v6 em uso (eu uso um), portanto, penso eu, que a Google irá abrir mão da estratégia de só disponibilizar para equipamentos ARM v7.

    2. Avatar de Tcoiso
      Tcoiso

      O ARMv6 não está à altura das aplicações mais modernas, ponto, mas continuam a sair equipamentos aos montes. Já o Firefox Mobile não o suporta, e certas ferramentas de desenvolvimento não permitem criar aplicações para essa plataforma, por exemplo: Unity3D, Corona SDK, etc… E só dando no ICS é óbvio que a maioria dos equipamentos com essa versão usam todos CPU’s ARMv7, logo os excluídos não são assim tantos.

      Lembra-te que a Google não ganha com a venda de dispositivos, mas sim com os seus serviços no telemóvel, por isso não faz sentido eles quererem assim tanto “obrigar” à compra de dispositivos novos. Isso é quase como dizer que os produtores de jogos criam-nos puxados para obrigar à aquisição de novos CPU’s e placas gráficas.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        “(…)logo os excluídos não são assim tantos.
        Lembra-te que a Google não ganha com a venda de dispositivos, mas sim com os seus serviços no telemóvel(…)”

        Quase que concordaria ctg se em primeiro lugar a venda de equipamentos ARMv6 continua a ser feita em larga escala em todo o mundo e por todas as mais importantes operadoras de relevo como a Vodafone, Oragen, France Telecom, Optimus, TMN, Telefónica, T-Mobile e dezenas de outras. Trata-se de um mercado bastante rentável e competitivo com aparelhos de baixo custo onde o rácio custo/qualidade é sem dúvida excelente.

        Depois e apesar da Google não fabricar telemoveis é parceira estratégica dos principais fabricantes que continuam eles mesmo, a distribuir versões ARMv6 no mercado.

        Por isso sugiro que antes de se falar de algo em concreto se confirme o que se pretende dizer.

        O Google Chrome for Mobile está por enquanto em ARMv7 por questões técnicas e estratégicamente faz sentido o apresentar para as versões mais actualizadas por forma ao seu futuro desenvolvimento e qui ça mais tarde apresentar a versão ARMv6.

        Aguardemos.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Para isso acontecer tinham de abdicar daquilo que destaca o Chrome Mobile do resto, que seja pela eficiência quer pelo design e “efeitos smooth”… e então deixava de ser o “Chrome para Android”. Não contes com isso.
          Há um salto significativo da arquitectura v6 para v7 Cortex, nomeadamente a nível de desempenho, funcionalidades e eficiência energética. Daí também só o flash conseguir correr a partir dos Cortex v7 (e com os problemas que conhecemos).

    3. Avatar de diogo
      diogo

      só te digo que isso de se fabricar telemoveis com arm v6 é uma treta de todo o tamanho, culpa inteiramente das fabricantes, neste momento não há qualquer razão para fabricarem telemóveis com o arm v6, já que o processador do tijolos do meu velhinho nokia 5800, que lá por ter os seus 430mhz (?) era um arm v7 e com isso, mesmo engasgando e tendo pouca qualidade conseguia abrir paginas que necessitavam do flash. Se nessa altura a nokia lançava media gama com amr v7 porque é que agora as outras empresas têm que lançar telemóveis com arm v6? Alguém me explica?

      1. Avatar de Hugo Cura

        Concretamente, a que “outras empresas” e quais os modelos que te referes?

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Nisso não posso ser concreto Hugo, pois não o sei, podes sempre perguntar a quem disse que o seu telémovel tinha um processador arm v6 (:
          Apenas constastei tal pelo facto de haver quem se queixe do browser ser feito para a arquitectura arm v7 e dizerem-no como se os arm v7 tivessem vindo pro mercado há pouquíssimos meses.
          Procurei alguns assim mais importantes no mercado: HTC Wildfire, Samsung Galaxy Ace, Samsung Galaxy Mini.

          PS: eu enganei-me no comentário em cima, o nokia 5800 tinha um arm v6, porém conseguia abrir páginas com flash.

          1. Avatar de Hugo Cura

            Tudo modelos com mais de um ano e low-end. Que eu tenha conhecimento, tudo o que chega actualmente ao mercado já é ARMv7 ou superior.

            Quem se queixa tem obviamente um modelo ARM v6 de baixa gama que foi lançado há bastantes meses.

          2. Avatar de diogo
            diogo

            Então acho que concordas comigo que quem está a reclamar não tem assim tantas razões quanto isso (?)
            Não consigo responder-te pelo botão “responder” porque ele desapareceu debaixo do teu ultimo comentário.

          3. Avatar de Hugo Cura

            Concordo em parte.
            Repara neste exemplo: compras um PC desses de 400~500€. Instalas um jogo que acabou de sair e surge um erro de incompatibilidade com DX11. De quem é a culpa? Do produtor do jogo?
            O jogo (software) foi feito supondo a disponibilidade de determinados recursos que, por acaso, nem toda a gente os tem.
            Isso tudo acaba por ser consequência de uma escolha, não vejo o porquê de culpar os fabricantes.
            “You get what you pay for”.

          4. Avatar de diogo
            diogo

            Aí tens razão, também há um ponto que eu não sabia, que é que já não estão a sair android’s com arm v6.
            Eu acho que no exemplo que deste iam haver pessoas a reclmar que os programadores do jogo não pensaram neles e deveriam fazer uma versão para os pc menos potentes. Quanto mais penso mais concordo contigo.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    quem n te o ICS que se lixe…

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Falha incrível da Google colocar o Chrome só para quem ICS , mesmo imperdoável , nem quero saber se está em beta ou não dos 850.000 dispositivos dia que são vendidos arriscaria a que 99,8% são ainda ainda com o Gingerbread .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Já ouvis-te falar de nivel de APIs? Se calhar ele está feito numa base em que não dá para rodar num android com o nível de API mais baixo e a culpa nao da google mas sim das empresas como samsung, sony, etc que estão se a lixar para os clientes e nao mandam o android4 cá para fora para os restantes telemoveis…

      Ah ja agora, o browser stock do ICS é otimo (:

      1. Avatar de Tcoiso
        Tcoiso

        Mas depois de experimentares os Chrome vai-te parecer que mudaste de um FIAT Punto para um Porsche 911.

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Olha que não sei, eu gostei, é verdade (:
          (já uso o chrome no telemovel desde que saiu a versao para 12 paises com market enabler foi num instante), mas gosto bastante do browser stock (gostos nao se discutem, ja dizia a velha gente) e como uso o opera no computador acabo por nao usufruir da sincronização com o pc.

  9. Avatar de Paulo Balinha
    Paulo Balinha

    Venha ele, mas dificilmente será melhor do que o opera. Até porque não tem suporte para flash ainda.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      desculpa desiludir te mas não vai ter, já que a tendencia é o flash ser abandonado em favor do html5 (só se eles modarem de ideias)

  10. Avatar de Nuno F.
    Nuno F.

    Estou me a passar com o Chrome Android, mesmo após este update demora imenso a abrir páginas… Não suporta flash, ás vezes recusa-se a fazer scroll voltando ao início da página insistentemente.

    E também fica super lento ás vezes quando estou a escrever um endereço, pois sincronizou todos os dados com o Chrome do meu PC.

    Para já fico-me com o Opera e o Dolphin HD. Isto ainda não está como devia. Tenho um Google Nexus S já agora.

  11. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Incompatível com o Galaxy S 2 🙁

  12. Avatar de Francisco
    Francisco

    Excelente notícia para quem tem o ICS. Eu ainda não o tenho e nem sei sequer se a marca o vai fazer. Nota: escreve-se publicámos ou publicamos e não publicá-mos

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Não é bem assim…
      Eu estou a usar ICS e não posso usar o Chrome Mobile porque o meu equipamento não é ARM v7.

      A Google vai ter de abrir mão do Chrome high end e disponibilizar o Chrome Mobile para equipamentos ARM v6.

  13. Avatar de Pedro Mariz
    Pedro Mariz

    ACERCA DESTA APLICAÇÃO:

    REQUER O ANDROID: |
    4.0 e superior | Pena não dar nas outras …

    CATEGORIA:
    Comunicação | o.0 Não seria navegadores ?

  14. Avatar de Nuno Tomas
    Nuno Tomas

    O que para mim “estragou” foi mesmo nao ter suporte flash :s parecendo que nao faz muita falta, mas visto que esta em versao beta pode ser que num futuro breve venha a ter

    1. Avatar de SatoMew
      SatoMew

      O Flash nas plataformas móveis «morreu». A própria Adobe já parou de o desenvolver. Qual a necessidade do Flash mesmo?

      1. Avatar de Nuno Tomas
        Nuno Tomas

        por exemplo para ver filmes online :c

  15. Avatar de Luislelis

    Aqui esta um produto da google q ainda tem muito que andar. Esta mesmo mau.
    Instalei no tablet Motorola Xoom onde tenho o ICS 4.0.4.

    Positivo.
    Ja esta no mercado.
    Pior nao pode ficar.

    Negativo.
    Lento pra burro.
    Pendura com frequencia.
    Flash nao funciona nem por favor.
    Extencoes uma Vergonha.
    Obrigoume a mudar para Dolphin HD

    Conclusao numa avaliacao de 1 a 5 dou -1 nao e aceitavel a google deixar deixar as expectatives defraudadas.

  16. Avatar de Gonçalo Martins
    Gonçalo Martins

    Pelo que vi no android de um amigo, está muito bem concebido este browser para o android.
    Parabéns à google uma vez mais, e força com a versão final.

  17. Avatar de JC
    JC

    Na penultima linha do terceiro parágrafo lê-se “Sandwich” onde se deveria ler “Sandwich”.

    Bom artigo como sempre

    1. Avatar de SexOnaSal
      SexOnaSal

      ou tou a ver mal, ou escreveste a mesma coisa (palavra igual)

      Cumps

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Pois ele queria dizer era ‘Sandwish’

    2. Avatar de dt
      dt

      Sandwich ou Sandwich? Fiquei confuso 😛

  18. Avatar de pedro
    pedro

    qual consome mais trafico o opera mini ou o chrome?

  19. Avatar de BFS
    BFS

    O Chrome é mesmo muito bom!
    😉

  20. Avatar de abc
    abc

    faz falta o flache player como no saite da metereologia por exemplo