Google Chrome consome muita memória? A Microsoft pode dar uma ajudinha

46 Comentários

O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor e o browser mais popular da atualidade, sem dar nenhuma hipótese aos seus concorrentes mais diretos. No entanto, como é sabido, o browser da Google consome muita memória RAM e a empresa das pesquisas, por mais tentativas que tenha realizado, ainda não conseguiu resolver tal problema.

Como sabemos a gigante Microsoft entrou agora em força neste segmento e poderá dar uma ajuda à Google. Saiba porquê!

Google Chrome consome muita memória? A Microsoft pode dar uma ajudinha


Não é novidade nenhuma que o Google Chrome, apesar de ser muito completo, é um autêntico “consumidor” de memória RAM. A Google tem vindo a implementar um conjunto de melhorias que têm, de certa forma, otimizado a ferramenta, mas digamos que ainda não chegou a onde queria.

Microsoft pode ajudar a resolver o consumo de memória do Google Chrome

Com a aposta no Chromium, como base para o Edge, a Microsoft tem vindo a mostrar que está empenhada em criar o melhor browser do mundo. A empresa de Redmond é já uma das que mais contribuiu para o projeto Chromium e recentemente propôs uma forma simples de resolver o problema do consumo excessivo de memória RAM.

Google Chrome consome muita memória? A Microsoft pode dar uma ajudinha

Isso significa que o Google Chrome não seria o único navegador a se beneficiar dessa atualização, mas todos os navegadores baseados no Chromium, incluindo o próprio Microsoft Edge da Microsoft.

Melhor consumo de RAM apenas para o Windows 10 (por agora)

O commit que foi disponibilizado, apresenta um método capaz de reduzir o consumo de memória no Windows 10. De acordo com um engenheiro da Microsoft, a solução pode estar na forma como o código é carregado, ou seja, o código deverá ser carregado em Image pages e não em MapFile page, otimizando assim a utilização do CPU e da memória RAM.

Change the in-proc prefetcher to load the code into Image pages and not MapFile pages to save CPU and improve memory usage, and do nothing on OS builds that enable OS PreFetch of larger files. Note this require the PreFetchVirtualMemory API, so we’ll still read the file as data/MapFile on Win7

De relembrar que o novo Edge, baseado no Chromium, estará disponível para Windows, Linux e macOS.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Monte
    José Monte

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor e o browser mais popular da atualidade”, também costumavam dizer isso do MS Internet Explorer.

    1. Avatar de Vítor M.

      E foi durante uma década, mas nada é eterno.

      1. Avatar de José Monte
        José Monte

        O IE foi, sem dúvidas, o mais popular sim. Mas, não o melhor. Nunca.

        1. Avatar de Vítor M.

          Olha que quando começou a ser “popular”… pouco ou nada havia 😉

          1. Avatar de José Monte
            José Monte

            Vítor, estou a ver que não te lembras do Netscape Navigator, era simplesmente maravilhoso. E o Opera era tão avançado que era vendido, ou então aparecia publicidade nele, e nós tínhas de o cracar para retirar esses anúncios.

          2. Avatar de Vítor M.

            Claro que sim, mas lembras-te do que lhe aconteceu? Depois disso, até uns 10 anos depois, quem fez frente ao IE? 😉

    2. Avatar de LG
      LG

      Até o Netscape Navigator ja foi 😉

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”, vai dar problemas. Vou já fazer umas pipocas:)

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        não sou contra, mas também o PPLW tem dúzias de artigos a dizer “esta na hora de desinstalar o chrome” ou alguma variante.

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Já agora fiquei curioso para ver os factos…

      3. Avatar de João
        João

        Oh Pedro,

        e que tal um artigozinho com esses factos todos???

        Gostava realmente de ler quais os pontos que o levam a realizar essa afirmação… 🙂

  3. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    “O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”.

    Como assim é o melhor?

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Enquanto Web Developer encontro muito mais dificuldades a usar o Chrome do que o Firefox, claro que tenho que recorrer a ambos nos testes, mas o desenvolvimento principal é sempre feito em Firefox.

      1. Avatar de LG
        LG

        Eu sinto o contrário. Utilizei durante muito tempo o firebug mas fui me apercebendo que a ferramenta de dev do chrome ficou entretanto muito mais apelativo

    2. Avatar de EC
      EC

      Talvez a expressão “o melhor” devia ser substituído pelo “o mais utilizado”. Isso de ser o melhor é subjetivo, conforme podemos comprovar nos demais comentários.

  4. Avatar de Elsa
    Elsa

    Google Chrome é o mais popular, agora ser o melhor?!
    Eu uso-o mas tenho nocão que provavelmente existem melhores opcões.
    Apenas uso porque gosto, mesmo com todos os problemas.

  5. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    O Firefox também chegou a usar 2gb de RAM para conseguir correr com 3 extensões. Foi por isso que o abandonei (para além dos, mais de, 94 milhões de actualizações que disponibilizaram em 2018). O Chrome fica pendurado a consumir memória mesmo só com uma tab a ser usada. O Opera era o que se portava melhor, até que começou a imitar o Chrome e a utilização de RAM disparou. Andei com o vivaldi mas, não permite as extensões que uso (e que alterei, para melhor segurança). Voltei ao Opera.
    A nível de flash, ainda uso o IE 11, porque os novos browsers lixaram a utilização e necessitam de emulação secundária, que consome muito mais RAM e CPU, nalguns casos bem para lá do aceitável.

  6. Avatar de miguel
    miguel

    Claro que o chrome é o melhor, mas existe quem tenha dúvidas ainda?

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não há duvidas que o Chrome é o browser mais popular e tambem não há qualquer duvida que a maior parte dos utilizadores acha que é o mais rápido.
    No entanto a realidade é bem diferente e aconcelho qualquer um a utilizar o “Gestor de tarefas” para fazer umas simples comparações.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    “o browser da Google consome muita memória RAM e a empresa das pesquisas, por mais tentativas que tenha realizado, ainda não conseguiu resolver tal problema”
    A grande questão é saber se a google está realmente preocupada com esta situação…

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Ele é o melhor a consumir memoria RAM…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ram e processador…

  10. Avatar de Marllon Lucas
    Marllon Lucas

    Eu só uso o Chrome em tudo. Mas no notebook da Xuxa que eu tenho, o Chromium da Microsoft é muito mais leve. O Chrome não consegue ser leve assim nem sem extensão. Mas eu sei que a Microsoft vai querer colocar ainda mais coisas no navegador e vai começar a ficar como o Chrome pra PC. Vamos ver…

  11. Avatar de miguel
    miguel

    O que é certo é que com o chrome consigo visualizar videos 1080p em máquinas antigas, coisas com que outro browser não consigo.

    Tambem considero o melhor e mais rápido.

  12. Avatar de Jorge RIBEIRO
    Jorge RIBEIRO

    Sim pessoal, o google chrome é o melhor. Em actividade normal na Internet o google chrome é o mais fluido (em hardware normal, tenho um core m 5gen e 4gb de ram, sim eu sei já começa a ser pouco mas ainda dá para o gasto) o chrome é o que me dá melhor performance. O firefox tem transições mais fluídas mas demora mais tempo a carregar as paginas e gasta bem mais bateria e o edge apesar de depois da pagina estar carregada é super fluido mas nota-se que os developers não lhe dão muita atenção o que faz com que muitas vezes encrave a carregar as paginas ou demore muito tempo. Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.

    1. Avatar de João
      João

      Finalmente alguém ponderado!

      “Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.”

      Cada utilizador deve fazer uma analise sua, própria e tomar decisões a partir dai em vez de ir atrás da cabeça dos outros. Se todos fizessem isso se calhar não estávamos assim.

      O chrome pode “parecer”mais rápido, mas na verdade são apenas pequenos truques a nivel tecnico (e por vezes pouco ortodoxos) para dar essa impressão…

      mas quem é que quer saber se é enganado ou não?! Desde que tudo “pareça” bonito tá tudo ok.

      Naturalmente que o Chrome tem pontos unicos muito bons e melhor do que os restantes browsers, mas o oposto também acontece. Cada user deve fazer uma analise das suas necessidades e da filosofia (porque também tem a ver com isso!) em que melhor se enquadra.

      E, claro, deixar de impingir coisas aos outros!

      uma coisa é afirmar algo e apresentar factos que o suportem, outra é afirmar “só porque sim”!

  13. Avatar de LG
    LG

    O facto de vivermos no ano 2019 e as pessoa ainda se preocupam que o Chrome “consome” muita RAM é ridículo.

    Qualquer portátil fraco com 4GB de RAM consegue ter chrome com 20 tabs na boa…

    Só de pensar os milhares de pessoas a queixarem-se do Chrome gastar muita RAM, mas nunca niguém se queixou do Chrome ser lento… Preferem algo lento mas RAM livre ou a RAM a fazer o trabalho para que foi pago p*rra?! 😛

    RAM livre é RAM desperdiçada! O Chrome e qualquer outra aplicação só consome RAM que lhe é fornecida…

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Há muitos PC com 2 e 4 GB RAM que estão a usar a memória virtual pelo simples facto de que o Chrome gosta de usar muita memória. Se houver uma explicação e utilidade muito bem, no entanto já ao tempo que uso o EDGE (E o Firefox como backup) que é mais fluído e usa menos memória. Se abro as mesmas páginas, faço o mesmo e consome menos RAM (E bateria), porque razão o Chrome havia de ter desculpa?

    2. Avatar de Zé Maluco
      Zé Maluco

      Então e se de repente me apetecer programar um bocado de assembly no meio do html? O Chrome permite? Não permite, logo nunca poderá ser o melhor browser da actualidade. Palavra de cromo, ou melhor de Chrome.

  14. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ora aqui está uma boa notícia, e o facto da MS estar a contribuir para o Chromium, significa que muitos outros browsers podem beneficiar desses desenvolvimentos. É preferível juntar esforços do que dividir.

  15. Avatar de Sar
    Sar

    O Googlle Chrome é o melhor? Tudo o que pertence a uma grande potência é sempre o melhor, o que dizer do Mozilla Firefox que mete o Chrome a um canto, se a Mozilla pertencesse à Google era o melhor assim é o Chrome. Para mim o Firefox não tem igual, até na simplicidade quando se trabalha na internet.

  16. Avatar de Jhonatan
    Jhonatan

    Microsoft em alguns meses fez o que a Google não fez em 10 anos? Acho que algumas cabeças deveriam rolar.

  17. Avatar de Gil Araújo
    Gil Araújo

    Fiz um teste com os browsers, Edge, FF, Brave, Yandex, Vivaldi, opera chinês e Chrome, com vídeos do Netflix. Por incrível que pareça, o Chrome teve menos consumo no vou, com 245,7 MB, enquanto os outros foram além de 300 e o Edge até 847,7 MB. No gerenciador.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      estas a ter em conta que apenas o Edge permite netflix a 1080p sem artimanhas?
      Muita gente desconhece que o firefox e chrome apenas correm a 720p máximo.

  18. Avatar de Zé Maluco
    Zé Maluco

    Para os intelectuais da informática, o que é mais usado nunca será o melhor. Ser intelectual significa não ser do povo, logo para estes, o melhor será algo tipo o Lynx.

    1. Avatar de zedoido
      zedoido

      ou o…links

  19. Avatar de Abílio Nário
    Abílio Nário

    O melhor é aquele que satisfaz as necessidades de cada um. Uns gostam do Chrome, outros do Firefox, outros do Edge… e por aí fora…

  20. Avatar de Sandra Martins
    Sandra Martins

    Pessoal da PPlware. Adoro o vosso site e sigo-vos no twitter mas gostava que abrissem um canal no Telegram. Assim podia estar a par mais rápido dos vossos posts. Só uma sugestão. Obrigada

      1. Avatar de Sandra Martins
        Sandra Martins

        Muito Agradecida 🙂

  21. Avatar de PauloT
    PauloT

    Só para chatear o melhor é o velhinho IE. Sendo que atualmente utilizo em primeiro lugar o DEV Edge, Maxthon, Vivaldi e o Chrome. 🙂

  22. Avatar de informado
    informado

    Navegador Palemoon .. não há melhor

  23. Avatar de Armandinho
    Armandinho

    LG, engana-se, tenho máquinas com 16GB de RAM e o Chrome suga o máximo que pode, principalmente porque os sistemas hoje estão todos em nuvem, então tem 10 abas abertas. O fato é que em pleno 2019 a gigante Google não é capaz de entregar um navegador que preste.