Google Chrome atingiu a versão 8

65 Comentários

Tal como já noticiámos por diversas vezes, a Google tem estado a imprimir um ritmo muito elevado no desenvolvimento do seu browser. Estas novidades não se limitam a alterações estéticas ou à correcção de bugs. Estão a ser apresentadas e disponibilizadas novas funcionalidades e técnologias que vão fazer deste browser um sério caso de sucesso, ainda mais do que actualmente já é.

Foi apresentada esta semana a versão 8 deste browser, apenas para a versão Dev. Esta versão apresenta algumas novidades que vão trazer aos utilizadores, tecnologias que apenas estavam disponíveis noutros softwares.


A mais relevante novidade apresentada foi a disponibilização de suporte nativo para gráficos 3D, através do standard WebGL. Foi ainda continuado o desenvolvimento do suporte para aceleração de hardware.

A integração do suporte WebGL irá permitir que o suporte para hardware gráfico 3D, o que irá dar uma maior capacidade de desenvolvimento a quem produz gráficos para a Internet. Por usar API’s nativas do sistema operativo consegue-se uma experiência de utilização similar à que se consegue na utilização de aplicações no PC.

Existem outras novidades prestes a serem apresentadas nas próximas versões, tais como o Cloud Printing, e a maturação das que estão já disponíveis.

À medida que as funcionalidades forem estando maduras vão passar para as versões beta e estável, tal como tem acontecido nas versões anteriores.

A versão do Firefox foi já ultrapassada, o IE está prestes a ser ultrapassado e o Opera é o próximo alvo…

Será curioso acompanhar as novidades que vão surgir entretanto, pois na data prevista para a disponibilização da versão final do Chrome é também esperada a apresentação da Chrome Web Store e do Chromium OS.

Começa agora uma nova fase de ebulição da Google? Que novidades vamos ter nos próximos tempos?

Se quiserem testar esta nova versão basta actualizarem o vosso Chrome, caso estejam já a usar a versão Dev, ou instalarem-na através do link disponibilizado abaixo.

Download (Windows): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Mac): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Debian/Ubuntu – 32bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Debian/Ubuntu – 64bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Fedora/OpenSUSE – 32bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Download (Fedora/OpenSUSE – 64bits): Google Chrome 8.0.552.0 Dev
Homepage: Google Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Passar o Opera??? Dúvido. O Opera é um browser muito solido mas que não sei por que motivo nunca foi muito popular como o Firefox.
    Quanto a mim é o melhor browser, estavel, rapido e seguro. Tem tudo o que se pode pedir a um browser.

    1. Avatar de Pedro Simões

      …em termos de número de versão… e isso estava explicito no texto.

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      sem ser os erros de código.., é muito estável!.. quando não se lembra de insistir em não fazer o login em determinados sites!..

      mas sim.., muito estável!..

      1. Avatar de Eduardo Garcia
        Eduardo Garcia

        Dio Santo! O que se fala é em número de versões!

        PS: Já baixei, parece mais estável, coisa que não via na versão anterior

    3. Avatar de Cruz
      Cruz

      O Opera é bom é… mas, talvez precise duma interface mais limpa para que o utilizador adira, a nova versão penso que está quase no ponto, o jogo de cores importa, a cara que dá, afinal de contas as primeiras impressões marcam. Eu gosto do Opera.

      O IE continua a ter sites especialmente concebidos para ele, mas também melhorou muito.

      O Firefox, quer se queira quer não, é fácil e extremamente personalizável, como mais nenhum.

      O Chrome é rápido, interface limpa, simples (existem versos do chromium mais rápidas), gosto imenso mas tem o problema da privacidade, não esqueçamos que é da google.

      Penso que são todos boas opções, eu uso todos eles conforme as situações, mas confesso que uso mais o Firefox.

    4. Avatar de cartoon
      cartoon

      Sabes que os olhos também comem e nesse aspecto, o Opera deixa um pouco a desejar, na minha opinião.
      Eu fui fã do Firefox durante anos, mas rendi-me ao Chrome. Noto é alguns problemas, por vezes, em abrir determinadas páginas e, curiosamente, a página do Google é uma delas.

    5. Avatar de R
      R

      Já cheguei a instalar e não gostei…
      Mas isto é a minha opinião e vale o que vale.

    6. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      O Opera era pago, e só depois do FF aparecer é que se tornou gratuito, entretanto já tinha perdido o comboio.

  2. Avatar de wyldkat

    http://my.opera.com/chooseopera/blog/2010/10/14/opera-mobile-for-android-coming-soon

    http://my.opera.com/chooseopera/blog/2010/10/14/opera-11-will-have-extensions

    É desta que o Opera passa a ser mais usado? Ou precisa de ser americano e ter uma grande empresa por trás?

    Quanto ao Chrome, é o único browser que consegue acompanhar o Opera.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Exelente noticia, era uma das razões para nao usar diariamente esse browser actualmente assim ja nao tenho desculpa 🙂 EXELENTE

  3. Avatar de ozie
    ozie

    passar o opera em termos de numero ( vai na versao 10) firefox vai na 4, o internet na 9 e o chrome na 8, e no fim do ano deve chegar à 9

    AVISO AO PPLWARE: estou com um problema nos vossos feeds no google reader, a ultima que tenho refere-se ao antivirus do norton, que nem aparece na pagina wed

    grato

    1. Avatar de Pedro Simões

      A questão dos feeds teve origem num pequeno desencontro de vontades de publicação de artigos. Esse problema está a ser resolvido e dentro em breve o artigo estará disponível.

      Aguardem por favor!

  4. Avatar de Nelson

    Descordo em relação ao Opera ser o melhor browser, todos os browser teem problemas, e os que eu noto logo à partida é certos sites que abrem com uns e não abrem com outros e o Opera principalmente tem esse problema.

    Para mim firefox forever, embora veja o Google Chrome com algumas possibilidades para concorrer com o firefox.

  5. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Quem tem o chromium tem a última versão certo, esta portanto?

    1. Avatar de TigTex
      TigTex

      Basta ires ao menu e clicares em acerca e ves logo que versao tens. Os builds do chromium, dependendo de onde o obteste costuma ter versoes a frente do google chrome.

      No meu archlinux noto algumas corrupçoes no browser, principalmente se tentarem ligar aceleraçao de gpu (as tantas nem é suportado ainda).
      Sou um fiel utilizador do opera e ainda nao é nesta versao 8 que migro para o chrome. abrir 20 tabs no chrome é bem mais lento que essas mesmas tabs no opera, com caches limpas e na ram. No entanto o peacekeeper (benchmark de browser) mostra que o chrome ja esta ligeiramente a frente do opera, finalmente.
      O opera se meter extensoes e aceleraçao por hardware pode muito bem vir a ser o proximo browser de eleiçao da web. (espero isso na versao 11)

  6. Avatar de LuisF
    LuisF

    E tudo começou no KDE….

  7. Avatar de Hugo Cura

    Eu no Chrome sinto falta de uma funcionalidade muito simples, que até sempre existiu no FF: na janela “Mostrar palavras-passe guardas” poder filtrar com o texto pretendido. A par disso, era bom esse menu (e as opções de sincronização) estarem protegidas por uma password.

    1. Avatar de TigTex
      TigTex

      E eu sinto falta duma simples caixa de dialogo que me permita “abrir” ou “guardar” ou “cancelar” a tranferencia dum ficheiro… A predefiniçao é fazer logo download. “abrir” nao passa de fazer download para pasta temporaria, nao deve ser dificil implementar isso… mas ok.

      1. Avatar de Kinato
        Kinato

        A caixa de diálogo existe só tens é de a activar nas opções do browser…
        Menu Opções, Configurações avançadas e activar o visto em “Perguntar onde salvar cada arquivo antes de fazer download”.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Parece-me que não é bem isso.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O Chrome eo Opera são os melhores atualmente.
    Hj vai ser lançado o Opera 11 em alpha por enquanto a primeira novidade é a extenções,mas provavelmente tera aceleração por hardware,mais compatiblidade,agilidade,segurança,visual novo e outros recursos…
    Essa versão 11 do Opera vai chegar para acerrar ainda mais a guerra dos navegadores,o Firefox ja esta ultrapassado a muito tempo,o Firefox 4 melhorou um pouco mas ainda perde feio pro Opera,Chrome,até msm o Safari.

  9. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Já não está na hora de mudar o visual do Chrome.

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      Não.

  10. Avatar de R
    R

    Qual é a diferença entre a versão DEV e as outras…?!

    1. Avatar de kekes
      kekes

      A versão Dev tem tudo de topo se me faço intender mas tem mais bugs e falhas, e menos estavel

      1. Avatar de R
        R

        Moral da história… vou continuar com a versão que tenho. 🙂

        1. Avatar de Emannxx

          Sim, continua a usar a Stable. É o que recomendo após ter tido alguns problemas com uma DEV da versão 6.

          Vais actualizando conforme ele vai pedindo.

          Acredita, evitas problemas (mesmo que não pareça).

    2. Avatar de Picasso
      Picasso

      Tens aqui o que procuras. http://en.wikipedia.org/wiki/Chromium_(web_browser)

      Eu já usei todos os browsers, mas comparativamente, o Chrome é mais leve, mais simples, tem extensões que preciso para o meu dia a dia, é perfeito e depois esta interligado com os outros serviços da google que uso. O Opera é uma comilão de RAM, não é algo que preocupa no meu sistema, mas dá-me cabo dos neurónios, com algumas extensões estava a consumir 618.000K, é de doidos. O Chrome consome 6x com os meus sites, tabs, extensões aberto.

  11. Avatar de goncalofbg
    goncalofbg

    mudei do firefox para o chrome e não estou arrependido: é rápido, organizo os favoritos como gosto (xmarks) e também tem um modo de privacidade “Nova janela sem registo”. O visual também é muito agradável.

  12. Avatar de Filipe Lourenço

    (pequeno reparo: “tecnologias” e não “técnologias”)

    1. Avatar de Pedro Simões

      Obrigado pelo reparo.

      Corrigido!

  13. Avatar de oi?
    oi?

    Quando vou a verificar se há actualizações para o google chrome, diz-me sempre que está actualizado (versão 6.0.472.63) -.-‘ foi esta a última versão oficial? ou o meu chrome parou no tempo? xD

      1. Avatar de oi?
        oi?

        então esta versão que o pplware apresenta aqui é de testes?

        1. Avatar de Emannxx

          Exactamente. São versões que a Google vai lançando para quem quiser ir testando e enviando relatórios (automaticamente) para a Google.

          Ajuda imenso no desenvolvimento do browser. A parte chata é que geralmente estas versões têm várias falhas, erros e muita instabilidade… o que pode ser mau, muito mau.

  14. Avatar de a Friend®

    Confesso que não percebo a euforia da Google aumentar o numero da versão assim tão rápidamente a cada mudança.. é que elas não são assim tão significativas para justificar a mudança de versão.. mas sim de BUILD.. como sempre foi em qualquer programa que se prese.

    Bugs e correcções -> aumenta a sub-build
    Implementação de novos APIs – aumenta a build
    Mudança rádical de programa – Aumenta a versão

    Pelo menos sempre foi assim em qualquer software.. não percebo sinceramente a ideia da Google fazer isto porque acaba por gerar certa confusão para quem gosta de acompanhar os browsers e suas versões… sendo o browser mais novo de todos ir já na versão 8 é no minimo, ridiculo….. penso eu de queeee…. 😉

    1. Avatar de Msilva

      ir na 8 ou na 4 é igual. o que realmente interessa é o desenvolvimento de que é alvo, e nesse aspecto, está a dar 10 a 0 aos directos concorrentes nos últimos 2 anos.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        @Msilva…

        10 a 0?! …exagerado, não?

        Não concordo que seja tão melhor que os concorrentes directos!

      2. Avatar de a Friend®

        10 zero aos concorrentes? Só se for no efeito placebo que o aumento de versões vos têm feito 🙂

        Pessoalmente e por experiência própria, noto que quanto mais o Chrome tem evoluido, mais pesado tem ficado.. ou seja, antes gabava-se por ser o mais leve (normal.. as features eram poucas), mas à medida que tem implementado as features dos seus rivais tem ficado tão ou mais pesado, ou seja… 10 zero… nunca mesmo…

        Se é um bom browser, sem dúvida que é… mas não se distancia em nada dos restantes.. muito pelo contrário. O grave problema do Chrome, apenas a meu ver, é estar a ser usado para canabalizar o Firefox, que a Google tanto ajudou e agora passou-lhes a perna, para favorecer o Chrome e com isso tentar roubar o Share do Firefox para depois fazer frente aos restantes browsers com mais força ainda.

        Pura jogada da Google.. nada mais, e este aumento de versões consecutivas é outra jogada, que sim.. o faz distanciar dos restantes…. no recorde de versões adquiridas em tão curto espaço de tempo.. lol… já deve estar no guiness book… 😛

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Exacto… é isso que se aprende na “escolinha”

      Também não percebo a razão pela qual aumentam tanto o número da versão…

      …talvez por uma questão de marketing…

      1. Avatar de José
        José

        Ora aí está, tudo uma questão de marketing!

        Veja-se a quantidade de sites que anunciam mais uma “release”, mais um “beta”, etc… A google, poderosa, é mestre nisto, lança uma versão base, depois vais gerando alterações em série para o mercado.
        Os sites (como aqui o pplware) fazem muita publicidade dessas (pequenas ou grandes) alterações… grátis!
        Já a google para publicidade, cobra!

        Todo este “ruído publicitário”, mesmo que involuntário, desperta a curiosidade sobre este belo navegador, confesso 🙂

  15. Avatar de rip_heart
    rip_heart

    instalei ontem e nao achei nada de especial. a nao ser o consumo exorbitante de memoria… não me convenceu. aliás nao querendo parecer demasiado negativo nenhum dos mais recentes browsers que experimentei (FF, IE, Ggl) me convence. parece-me que gastam sempre demasiados recursos para o que fazem, ou para o o que eu quero fazer, um simples navegação sem encher de plugins. fico sempre com aquela sensação de que estao a fazer mais do que peço.

  16. Avatar de VAITUGA
    VAITUGA

    O Opera tambem tem uma nova versão! 10.63 (html5 incorporado…50% mais rapido que a versao 10.5 http://www.opera.com/browser/features/

  17. Avatar de joao
    joao

    é…”um serio caso de sucesso” quando pararem de enviar para os servidores deles, todos os sites por onde navegaram no chrome….

    Se fosse outra empresa qualquer a fazer isto, seria um escandalo…mas como é da google e a google é fixe, ninguem da a minima.

    Big brother is watching….

    1. Avatar de nfvp

      E qual o mal disso?
      Se isso lhes ajuda a evoluir, quero lá saber…
      Não te estão a filmar…e eles só sabem o que lhes quiseres mostrar…

      .

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Comentário tão ignorante lol. Como se os/as restantes não fizessem EXACTAMENTE a mesma coisa.

  18. Avatar de Ryan
    Ryan

    AHAHAHAHA… Desde a versao 1 que nao gosto deste browser. A google que se ocupe daquilo que sabe fazer melhor do que andar a inventar coisas que usam uns dias e depois se deve deitar fora…

    1. Avatar de João Campos
  19. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    kind’a off topic – Correm para aí boatos de que o Firefox foi hackado à uns dias e que as passwords que armazena estão vulneráveis, alguém sabe se o problema já foi resolvido?

    1. Avatar de Emannxx

      Sim é verdade e ainda não foi corrigido.

  20. Avatar de Samuel Raffo
    Samuel Raffo

    O grande problema do Opera, é os padrões web… muitos web designers simplesmente montam um site a qualquer maneira, ignoram qualquer regra, e o testam em 1 ou 2 navegadores e só, e sempre o Opera acaba prejudicado por conta disso.

  21. Avatar de Bruno Lopes

    No dia em que o chrome conseguir à semelhança do firefox integrar os downloads managers da mesma forma (inlcuindo no menu do rato direito do rato), passarei a usar.

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem após tanta discussão, acho que vou passar a usar o Lynx como antigamente.
    eheheh 😀

  23. Avatar de César Couto

    Como web developer sou forçado a utilizar constantemente todos os browsers e já há alguns meses que não me restam duvidas. O Chrome está muito bem… leve, fluido e a aderir às novas tecnologias e padrões rapidamente. Não tenho dúvidas que é actualmente o melhor browser para o utilizador comum e um super browser para quem utiliza os serviços da Google.

  24. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    O chrome ainda mostra as minhas palavras passes guardadas ou já dá para ter uma palavra passe mestra?

    Cumps

  25. Avatar de Jaime
    Jaime

    E versões moveis? é que só conheço o Opera para os Symbian…ou seja, o Opera está a frente de muitos dos mais conhecidos nesse campo.

  26. Avatar de João
    João

    Boas,

    Alguém sabe como manter sempre aberta a “aba” dos marcadores (favoritos, isto é, ter uma coluna no lado esquerdo ou no lado direito com os favoritos, sempre visíveis.

  27. Avatar de otio
    otio

    uso desde que saiu, simplesmente o meu browser de eleição.

    simples, bonito e funcional

  28. Avatar de João Santos
    João Santos

    Boas pplwarianos

    Credo nossa Senhora!! Que guerra pelos browsers!!

    Eu tenho os todos e uso todos!!!

    Será pecado??

    Deixem-se de fundamentalismos.

    Abraço e bons naveganços.

  29. Avatar de Marco Antônio de Castro
    Marco Antônio de Castro

    Amigos,
    Acompanho o chrome desde o seu lançamento. Só não o coloquei como default porque eles insistem em não colocarem a “Barra de Favoritos” bem como o item “Outros Favoritos” no ponto alfabético em que os deixei. Por exemplo: Quando estou navegando, abro o site “Pplware” na “Barra de Favoritos”, e quando retorno encontro a mesma “Barra” no início da Ordem Alfabética, de novo. Nenhum outro navegador apresenta essa falha. Por favor, alguém aí que saiba Inglês poderia informa-los dessa falha que persiste desde o lançamento?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não percebo esse teu problema. No meu os favoritos estão colocados na ordem em que os deixo, nada tem a ver com a ordem alfabética.

      1. Avatar de Marco Antônio
        Marco Antônio

        Caro Hugo,
        O problema não é esse. Em ordem alfabética ou não o chrome não volta ao ponto em que o deixamos, entendeu? Ele só volta ao Princípio da lista…

        1. Avatar de Hugo Cura

          Hmm, uma lista corrida (enorme)?
          Colocas o cursor sobre a setita para deslocar a lista e quando lá voltas está no topo novamente?

          Se é isso, pessoalmente tenho os marcadores mais categorizados em imensas pastas, não há nenhuma tão extensa 😛

          1. Avatar de Marco Antônio
            Marco Antônio

            Exatamente, Hugo…
            Mas você não acha que eles podiam (e deviam) corrigir isso?

  30. Avatar de Paulo Ribeiro

    depois do ultimo download que fiz de um beta do firefox prefiro esperar sempre pela stable… há sempre buracos e depois um browser é importante de mais para um gajo tar a meio dum trabalho e cair da net e fazer figura de urso