Google – Chamadas gratuitas para telefones via Gmail

43 Comentários

A Google anunciou esta quarta-feira que os utilizadores do Gmail vão poder começar a realizar chamadas directamente para telefones e telemóvel, a partir do próprio site do Gmail.

A conversação de voz e Videochat já era possível de realizar via GMail, no entanto a gigante Google quer agora expandir esta funcionalidade para que seja possível estabelecer chamadas para telefones fixos e móveis.

gmail_telef

Esta funcionalidade experimental apenas estará disponível para os Estado Unidos e Canadá, onde, segundo as Google as chamadas nesses países serão gratuitas (até final do ano) e a um valor muito baixo no caso de se estabelecerem chamadas para outros países ($0,02 centavos de dólar por minuto para fazer um chamadas para fixo de Portugal, ou US$ 0,15 por minuto para um telefone móvel na França ). Quem pretender, pode ver o preços de todas as chamadas aqui

Como já referido, esta nova funcionalidade/serviço funcionará integrado no Gmail, sendo disponibilizada a opção “Telefonar” que aparecerá na lista de contactos do chat.

O novo recurso concorrerá directamente com serviços como o Skype, que pertence ao eBay. Segundo o engenheiro de software do Google Robin Schriebman “a equipa de desenvolvimento desta nova funcionalidade trabalhou bastante com o objectivo de ser possível efectuar chamadas realmente baratas”

Vídeo de divulgação da nova funcionalidade

Quanto a nós (outros utilizadores que não estão nos EUA ou Canadá), resta-nos esperar que esta funcionalidade esteja disponível no nosso Gmail para começar a usufruir da mesma (caso compense!!).

Entretanto deixamos a pergunta no ar:

Sendo este um serviço da Google, terá sucesso garantido?

Homepage: Call phones from Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    em portugal isto nunca irá acontecer. nem q a google se mate com parcerias!

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Cuidado com a palavra Nunca!

    2. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Porque não? Existe muitas operadoras VOIP que tem chamadas gratuitas para Portugal (rede fixa) e baratas para a rede móvel. E não têm metade do tamanho (e poder) da Google.

  2. Avatar de Gomes
    Gomes

    Em Portugal vai ser difícil. Entretanto podemos usar isto:
    http://www.vitez.it/picophone/

    Não é a mesma coisa mas pela sua simplicidade acaba por ser interessante =)

    Cumprimentos

    1. Avatar de sérgio
      sérgio

      acabei por não perceber para que serve…

      1. Avatar de Gomes
        Gomes

        Esta aplicação serve para falar através de IP. Não tem instalação, podes falar (ou escrever) com varias pessoas ao mesmo tempo, é gratuito e ocupa 57kb =)

        1. Avatar de sérgio
          sérgio

          hum interessante e bastante simples

  3. Avatar de José Pinto

    Sim, claro, sucesso garantido como o Google Wave e o Buzz, entre outros…

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Exacto… Ia pra postar o mesmo. 😀 Nem tudo o que Googla é ouro.

      1. Avatar de porthos
        porthos

        E ainda bem senão eramos todos googolodependentes 🙂

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Acabaste de referir 2 serviços falhados em centenas de serviços “acertados”. Eu diria que eles estão satisfeitos com a sua percentagem de falhanços em mais de 15 anos de existência.

    3. Avatar de michi
      michi

      o Wave era bom.. aliás era optimo! Faltou foi uma adaptação com o Google Docs… Se desse para criar tabelas e fosse mais moldável como os editores WYSIWYG…

      1. Avatar de kekes

        Ao Wave faltou muita coisa… Eu tinha uma ideia muito diferente daquilo até expriemntar. As vezes se soluções não forem bem misturadas podem explodir, ali passou-se o isso.

  4. Avatar de Sevy
    Sevy

    Já vi spyshots do serviço e Portugal aparece na lista de países

  5. Avatar de aver
    aver

    Ainda não dá para fazer chamadas a partir de dispositivis móveis, ou seja, através do browser dos smartphones. Deve ser preciso uma app, como a do Skype, para converter voz em dados. Mas se a Apple vetou uma app do Google para usar o Google Voice não sei como vai ser com o iPhone.

  6. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Não vejo qualquer dificuldade em ter esse sistema a funcionar em Portugal. Uso o skype para esse fim à mais de 5 anos e funciona de modo muito aceitável. E conheço outros sistemas que só não uso porque não compensa ter mais uma coisa.

    Será um êxito se o preço versus qualidade for bom e as operadoras não sabotarem.

    No entanto os preços das chamadas dos telefones fixos também tendem a diminuir, baixando a utilidade destes novos serviços,

    Fornecerem números da rede fixa EM PORTUGAL seria talvez um plus.

    Há aqui um busílis que talvez traga problemas. O skype, penso eu, usa alguma banda de dos seus utilizadores, mesmo quando eles não estão a telefonar.

    Se google também fizer isso, e penso que o terá de fazer, vão surgir acusações.

    1. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      sim… mas telefonar para fixa eh sempre pago, mesmo que pouco. se for a borla com google, melhor

  7. Avatar de Roberto Jimenez
    Roberto Jimenez

    Mais um grande passo para controlar as pessoas e o mundo….. Vão gravar tudo EHEHE xD

    cheers

    1. Avatar de porthos
      porthos

      O Pinto da Costa é que vai ficar contente …

  8. Avatar de Vasco
    Vasco

    Já agora e complementando a notícia, o Google Voice Phone Booth http://vimeo.com/14427643

    0.02 Pt fixo e 0.20 Pt mobile

  9. Avatar de JO
    JO

    “0,02 centavos de dólar por minuto” isso dá 0.0002 dólares… A informação está correcta?

    Cumps

    1. Avatar de Marisa Pinto

      @JO
      Se é 0,02 centavos de dólar, é US$ 0,02. Era como se se dissesse “0,02 cêntimos de Euro.” e equivaleria a €0,02. A informação está correcta e pode ser conformada aqui: https://www.google.com/voice/b/0/rates

      Cumprimentos

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não só está em duplicado a informação de “centavo” como também a informação de “dólar”. Que moeda nova é essa de dólar ao quadrado?

      2. Avatar de JO
        JO

        Boa tarde Marisa,

        0,02 centavos de dólar são 0.0002 dólares… é matemática… A tua afirmação é como me estares a dizer que 0,02 cm é o mesmo que 0.02 metros

        E 0,02€ diz-se 2 cêntimos! Não se diz 0,02 cêntimos…

        Cumps

        1. Avatar de aver
          aver

          2 centavos (cem avos) = 2/100 = 0,02
          2 centavos de dólar = 0,02 dólares ou 2 cêntimos

          Nem percebo aonde é que está a dúvida.

          1. Avatar de Stênio
            Stênio

            Eu sei que ele esta querendo dizer US$ 0,02.

            Mas como você mesmo diz:
            2 centavos = 2/100 = 0,02.
            então
            0,02 centavos = 0,02/100 = 0,0002.

          2. Avatar de JO
            JO

            Caro, se leres bem diz “$0,02 centavos de dólar”! e não 2 centavos de dólar…

            Das duas uma, ou se diz que são $0,02 dólares ou 2 centavos de dólar!

            E depois diz-se por aí que a matemática é um bicho papão.. As pessoas é que complicam 🙂

            Cumps

          3. Avatar de JO
            JO

            Tal como o Stênio referiu:

            “Mas como você mesmo diz:
            2 centavos = 2/100 = 0,02.
            então
            0,02 centavos = 0,02/100 = 0,0002.”

          4. Avatar de aver
            aver

            $0,02 não é o mesmo que 0,02

            De facto
            0,02 centavos = 0,02/100 = 0,0002
            mas
            $0,02 centavos de dólar não existe e por isso não é 0,0002 nem $0,0002.
            Ambos os dois “eraram” 😀

          5. Avatar de p. jorge
            p. jorge

            ó meu deus! (omg)

          6. Avatar de JO
            JO

            aver, recomendação final para ti:
            http://www.wook.pt/ficha/tabuada-ratinho/a/id/211731

            Boa sorte!

            Relativamente à notícia, obviamente tem de ser corrigida, das duas uma, ou colocam como no site do google: $0,02 (dólares) ou então colocam 2 centavos de dólares.

            Cumps

  10. Avatar de B80
    B80

    Óptimo! Mais poder para a google e menos privacidade para os seu utilizadores!

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Quem não gosta não come. Já é assim desde os tempos da minha avó!!!

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Eu gosto e vou comer até me apetecer 😀

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já me apareceu no gmail. Talvez por estar em inglês. Certo é que não dá para carregar, porque liguei e o telefone tocou, mas quando se atende a chamada caí. As tarifas são as normais do voip, mas torna-se interessante por estar dentro do gmail. Realmente a nível de móvel, não deve ir muito mais, no fixo quem sabe. A revolução será o google number, com o google voice, que permitirá receber chamadas, e agrupar números de telefone. Este será no fundo o mesmo que usar o gizmo5, mas incorporado no gmail.

  12. Avatar de okapi
    okapi

    Barato? Pode ser, mas eu com o Skype pago 4 libras por mês no plano Europa 24H. E para telemoveis 0,17p, salvo erro. E a vantagem da Skype a meu ver, vai com muitos anos á frente. Depois de tantos anos com Skype não era agora que ia mudar. A versão Skype 4 em versão Beta esta muito boa. Já de Skype to Skype utilizo o meu telemovel skypephone.

  13. Avatar de Manuel
    Manuel

    A esta hora deverá estar a iniciar-se uma reunião de emergência na Portugal Telecom para definir a melhor estratégia para boicotar mais um serviço de melhoraria a vida aos Portugueses.

    A nossa sina, meus amigos, é pagar! Isso das borlas é para países ricos que não tem nada para fazer…

    Eu se fosse o Trocaste mandava invadir a Google para acabar com esses “meninos” mal comportados…

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Este comentário merecia uma banda desenhada. Alguém sabe desenhar?

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Seria necessário? Há imagens que falam por si… via gettyimages:

        http://bit.ly/ab9psV
        http://bit.ly/bLCz45

        😉

  14. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Já pensaram que se a banda larga evoluir para níveis de Internet por cabo/adsl o telemóvel deixa te ter sentido de existir? As operadoras estão numa estrada cujo destino não lhes agrada, por um lado querem vender internet por outro chamadas telefónica. Mas se tiver um smartphone com internet e um programa de VOIP faço uma chamada VOIP e não pago nada (apenas a internet WI-FI ou UMTS). Acredito que daqui por alguns anos (vamos a apostas quantos serão)quando a Internet for suficiente robusta o conceito telemóvel/telefone estará completamente obsoleto, sendo usado apenas em países do 3º mundo.

    1. Avatar de p. jorge
      p. jorge

      Tou pra ver se os funcionários da Google depois vão reparar as linhas se avariarem…

  15. Avatar de aver
    aver

    Acho que já percebi. Na prática é uma integração entre o Google Voice e o Gmail.
    http://bit.ly/d4VWRW

  16. Avatar de joao pires
    joao pires

    Preço Google:

    Portugal $0.02
    Portugal – Mobile $0.20
    ———————————-

    Preço VoipRaider

    Portugal (Landline) SuperDeal! FREE* FREE*
    Portugal (Mobile) 0.055 0.059