Google arrisca uma multa histórica da União Europeia

29 Comentários

A relação entre a Google e a Comissão Europeia não tem sido pacífica. Várias vezes a gigante das pesquisas tem sido acusada de usar a sua posição dominante para promover as suas aplicações e serviços.

Um dos casos mais recentes levou a que a Comissão Europeia provasse que a Google manipulava os resultados das pesquisas e isso pode agora valer uma das maiores multas já aplicadas. Vão ser 3 mil milhões de euros!

Google

Ainda não existe uma confirmação desta multa, mas o jornal britânico Telegraph está a avançar que a Comissão Europeia estará prestes a aplicar uma multa à Google por ter abusado da sua posição dominante no domínio das pesquisas na Internet para promover os seus serviços, deixando os da concorrência para segundo plano.

Esta situação foi o resultado de uma investigação realizada pela União Europeia e que detectou várias situações de utilização abusiva da Google. O que piorou esta situação foi a decisão da Google de reforçar estas práticas e ignorar as medidas que lhe foram impostas.

Apesar de ser ainda uma informação que não é a final, espera-se que a decisão sobre esta multa surja no início do próximo mês. Elementos ligados a este processo revelaram que o valor da multa poderá ainda não ter sido decidido de forma final.

Google

A multa que será passada à Google

O valor a aplicar deverá ser de 3 mil milhões de euros, o que será ser um novo máximo para uma multa aplicada pela Comissão Europeia. A vontade da entidade reguladora é castigar todas as práticas da Google e fazer dela um exemplo para outros casos e outras situações.

O valor máximo de uma destas multas pode ir até aos 10% dos lucros da empresa, o que no caso da Google poderia levar este valor até bem perto dos 6 mil milhões de euros.

 

Tanto a Google como a União Europeia recusaram-se a comentar esta notícia, deixando para o próximo mês a confirmação desta multa e o fecho deste caso já se arrasta há alguns anos.

Telegraph

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    E qual a multa para a CE por manipular tantos países? 😛

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Isso não se pode dizer (Não convem)…

  2. Avatar de Márcio
    Márcio

    Tirem me so uma duvida essas dinheiro das multas depois é usado no que exactamente, para onde o dinheiro essa multa é canalizado é aplicado onde? Alguém me pode esclarecer?

    1. Avatar de José
      José

      Esse dinheiro da multa à Google, será para emprestar a Portugal ou outros Países, a juros de fazer dos 3 mil milhões, aí por mais outros, 3 mil milhões. Ao que esta UE chegou. São rumores de outros tempos, tempos hitlerianos. Estamos desgraçados se não travam as apetências de Atenas e Berlim.

      1. Avatar de José
        José

        Peço desculpa. Queria dizer Bruxelas e Berlim.

    2. Avatar de jaquim
      jaquim

      Deve subsidiar a agricultura e a pecuária, só pode. É das poucas coisas onde a UE é realmente uma união e mesmo assim com pesos e medidas diferentes. Lulz

  3. Avatar de Luis
    Luis

    O Google só chegou onde está porque a concorrência andou a dormir….E agora vai levar uma multa?

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      O problema é que antigamente os resultados eram ordenados mediante um algoritmo que determinada qual o melhor site para responder à questão do utilizador (entre outros factores, site ranking, número de visualizações, um complexo argoritmo que analiza o conteúdo da página, etc) e agora a google faz selecção individual de qual site aparecerá nos primeiros lugares, basicamente aqueles que pagam aparecem nos primeiros lugares.

      Agora também há outra questão, sendo que o serviço pertence à google, isso não lhe permite fazer isso? já para não falar que eles fornecem este serviço sem qualquer custo (tirando a info que saca dos utilizadores). Sempre existe o Bing, não tenho a certeza se a MS manipula os resultados.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        o caso tem a ver com a Google colocar serviços seus nos primeiros lugares da pesquisa em detrimento de serviços concorrentes que ficariam em primeiro respeitando o algoritmo de pesquisa. É aqui que a UE considera existir abuso de posição dado o enorme domínio que tem no uso de motores de busca

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Não é normal que cada um promova os seus serviços em detrimento da concorrência? Que obrigação tem para com a concorrência? O algoritmo de pesquisa é sua propriedade, é elaborado como bem entender, quem não gostar dos resultados pode sempre optar pela concorrência, se não o fazem é porque gostam dele mesmo com os favorecimentos.
          Vamos obrigar a Apple a ceder o iOS a outras marcas dado que exerce domínio total sobre o mesmo?

          1. Avatar de winetree
            winetree

            A sério? Vais buscar a Apple para este tópico…

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            é para isso que existem as leis concorrenciais, para determinar se é ou não “normal” uma empresa abusar dum serviço que domina determinada área para se sobrepor a concorrentes noutras áreas, modificando neste caso o comportamento normal de apresentação de resultados. A Intel e a Microsoft já foram condenadas na Europa por promoverem os seus produtos em detrimento da concorrência.
            Não tem nada a ver com os utilizadores gostarem ou não dos resultados apresentados, mas dos efeitos anti-competitivos entre empresas por a Google dominar o mercado de pesquisas europeu, com uma importância fulcral nas opções que as pessoas tomam.
            O iOS não domina o mercado de sistemas operativos nem nunca foi fornecido a terceiros.

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      e que concorrência é que andou a dormir?

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Microsoft por exemplo…

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          a Microsoft até pode ter feito reclamações mas a acusação da comissão europeia não envolve outros motores de busca na internet ou serviços da Microsoft

    3. Avatar de Tony
      Tony

      Não, a Google chegou lá porque teve um algoritmo de pesquisas inovador e muito bom, e ainda secreto, conhecemos só parte da forma como funciona. Mas outra coisa é no algoritmo promover links, sem ser os destacados, não sei se dá direito a multa ou não, mas que descredibiliza isso sim.

    4. Avatar de flavio
      flavio

      A concorrência andou a dormir ou houve abuso de poder? A UE anda virada para o segundo

  4. Avatar de Andre Ribeiro
    Andre Ribeiro

    Deixando os advogados trabalhar esta multa fica quase nula.

  5. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Os melhores levam sempre com isto… Se os serviços da Google têm milhares de visualizações normal que apareçam em primeiro. Abuso seria se pesquisem Apple aparecesse em destaque serviços da Google

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Se eles provaram que há manipulação, é porque não é normal…

  6. Avatar de Bruno Laranjo dos Santos
    Bruno Laranjo dos Santos

    Parece impossível que um motor de pesquisa de uma determinada empresa privada promova outros produtos da mesma empresa… O que é importante seria educar as pessoas que nada é de graça e que o google não é a santa casa da misericórdia.

    1. Avatar de Bacalhau
      Bacalhau

      Ora essa é que é!

    2. Avatar de Carlos
    3. Avatar de mad
      mad

      então é mais publicidade enganosa visto que se a google dissesse por mais que se esforcem a tornar os vosso conteudos melhores nos vossos sites para as pesquisas nós vamos promover os nossos produtos primeiro aí estaria a ser verdadeira. A google está a aproveitar-se porque andam empresas a investir muito dinheiro para subir no ranking da google para chegar mais acima nas primeiras paginas enriquecendo os conteudos e completando ofertas e informações. A google nunca se assumiu como santa casa pois aceita publicidade e mesmo para estes é injusto pagarem para manter o serviço da google e esta faz concorrencia com eles em alguns serviços.

  7. Avatar de António Figueiras
    António Figueiras

    Esse dinheiro todo fazia falta a muita gente! Eu só precisava de 1 milhão e ficava contente.

  8. Avatar de Mário
    Mário

    Eles que vão passar multas mas é as Apple entre outras por condições de trabalho miserável e a exploração que fazem em pessoas em algumas empresas no mundo fora

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Google tem de ser bem espremida pelo abuso de posição dominante

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não consigo ver isto de outra forma que não uma um roubo descarado à Google

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      as multas à Intel e Microsoft também foram roubos?