Google apresenta hoje Android 3.0

46 Comentários

O gigante da Internet, Google, apresentará na sua sede, Califórnia, a nova versão do sistema operativo para dispositivos mobile, o Android 3.0, nome de código o Honeycomb. Esta versão vem responder às necessidades do mercado dos tablet e será a resposta da Google ao seu mais directo concorrente, o iPad da Apple.

A apresentação está marcada para as 10h00 locais, 18h00 de Lisboa e, segundo rumores que foram sendo publicados na net nas últimas semanas, a Google irá mostrar as novas funcionalidades que este sistema operativo traz de inovador para o mercado.

O Honeycomb irá melhorar a performance tendo em conta as suas versões anteriores, principalmente ao nível das funções gráficas 3D, reprodução de vídeo em tempo real a partir da Internet, melhorará a funcionalidade do teclado virtual e trará uma refinada interacção via Bluetooth com outros dispositivos.

Esta nova versão, além do que foi referido, trará também um novo desenho dos ícones e mostrará ao utilizador o motor de pesquisa da Google como se este fosse servido num computador, onde a qualidade da oferta de resultados é bem melhor que num dispositivo móvel.

A última actualização do Android, o 2.3 Gingerbread, viu a luz do dia em Dezembro passado, no entanto o Honeycomb nascerá como uma remodelação profunda da plataforma existente, não podendo ser considerado uma actualização pura da versão 2.3.

O sistema operativo da Google para dispositivos móveis é já o mais popular do mundo, dentro do sector dos smartphones, e com esta nova versão aspirará a dominar também o mercado dos tablets, controlado actualmente pela Apple onde 75% do negócio pertence ao iPad.

Live stream: youtube.com/android [2/Fev @ 18h00]

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bsdfan

    Será que o Chrome OS vai ter o sucesso do Android?

    Anw, mal posso esperar por usar o Android 3.0

    1. Avatar de Tiago Azevedo
      Tiago Azevedo

      Já experimentei o ChromeOS e pareceu-me que está muito muito primitivo…

      O Jolicloud dá-lhe 10-0…

      Acho que vai ser descontinuado e a aposta vai ser o Android 3.0..

      1. Avatar de Artur Calhau
        Artur Calhau

        É preciso perceber o contexto do chrome OS… Não é um SO «normal». Não é para quem gosta de mexer nas entranhas, é baseado na cloud….. Talvez esteja fora da época como Einstein ou Newton

  2. Avatar de Rick
    Rick

    Parece porreiro, mas nesta demo ainda existem muitas arestas por limar. Contudo é sempre bom que haja concorrência, o povo agradece.

  3. Avatar de mercurio
    mercurio

    mesmo assim prefiro o wf7

    1. Avatar de Hugo Cura

      O que tem o WP7 a ver com esta versão desenhada para tablets?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Nada a ver com o Android… até o WINMO bate o WM7 (infelizmente)…

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Muito mau o SDK desta coisa.

  5. Avatar de bruno

    desculpem o meio offtopic, mas acham que uma coisa destas:

    http://www.sciphonereviews.com/star/star-a3000-an-android-2-2-mobile

    é boa aposta? alguem conhece? será que corre bem o android?

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm china….. não sei mas o nível de confiança esvai-se logo no primeiro look :d

      1. Avatar de bruno

        mas 100 e poucos dolares é tentador… e já correndo o android 2.2 pelo menos a nivel de software parece garantido…

        o problela… suporte? ecran? 🙁

    2. Avatar de STP
      STP

      Por pouco mais que 100€ já não arranjas algo semelhante cá em Portugal?

      1. Avatar de naoentrar
        naoentrar

        por esse preço tens o optimus boston com specs semelhantes, suporte para updates (mesmo que nao seja oficial já vai no gingerbread 2.3.2) e qualidade garantida..

        1. Avatar de João Dias
          João Dias

          Qual é a versão mais recente da Cyanogenmod? A que eu tenho é a 2.2.1 (6.1.2-Stable).

          1. Avatar de naoentrar
            naoentrar

            a mais recente é 2.3.2 cm7 night build #27. mas sai uma ou mais que uma quase todos os dias para corrigir problemas mínimos. já esta perfeitamente operacional..

          2. Avatar de jd117
            jd117

            e como fizeram para colocar essa versão no vosso boston?

    3. Avatar de eu
      eu

      não gastes dinheiro nisso

    4. Avatar de Wilson Silva
      Wilson Silva

      “i WOULD NOT RECOMMEND YOU THIS PHONE. YOU CAN NOT CHARGE IT.

      ONCE I GOT THE PHONE I USED IT TILL IT WAS EMPTY NOW I CAN NOT RECHARGE IT. SO WITHOUT POWER NO PHONE THEY ARE ALL LIEING ABOUT THEIR PRODUCTS !!!” – Acho que este comentário espelha bem sua qualidade 😀

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Espero que hajam melhorias no Android. Neste nao digo porque Tablets para mim só as de chocolate. Os outros Tablets não gosto sejam la eles de quem forem.
    A minha ainda curta relação com Android tem sido de amor-ódio. O sistema não e mau mas a gestão de memoria uma desgraça. As vezes lembra-me o Windows Mobile. Rapidamente fico sem espaço para programas e eu normalmente desinstalo o que não gosto. Por outro lado o sistema e lento. Por outro lado tem possibilidades muito boas e que me atraem tais como a possibilidade de controlar a minha rede de casa através do telefone alem de outras possibilidades.
    Uma funcionalidade que gostaria de ver desenvolvida são as actualizações do sistema over the air.

  7. Avatar de alan
    alan

    vocês não o acharam um pouco lento e pouco funcional? Não gostei muito… espero que atualizem-no urgentemente antes de lança-lo

    1. Avatar de kekes
      kekes

      É lento porque é no NookColour que é um e-reader que corre android em background mas que é desenhado para livros e pouco mais… Foi hackeado para correr esse android. Tem um CPU muito limitado digo desde já…

      1. Avatar de Artur Calhau
        Artur Calhau

        Pelo menos não fui o único a perceber isso…

        1. Avatar de alan
          alan

          humm, interessante, não sabia dessa, se, mesmo assim, correu o adroid desta maneira, é de se espera que o novo android esteja, na verdade, muito funcional 😉

  8. Avatar de Will
    Will

    Achei um pouco lento.. :/

  9. Avatar de Ppietra
    Ppietra

    Acho que convém dizer que esta demonstração é não oficial! Foi uma única pessoa que adaptou o código disponível ao Nook, um aparelho com specs baixos, vendido como um eBook reader. Há que ter isto em consideração

  10. Avatar de Luis Silva

    Ui pela demo nao convence nada, muitos arrastos, ambiente muito escuro e sujo, é a minha opiniao

  11. Avatar de queda
    queda

    design horrivel…

  12. Avatar de @dilsinhope
    @dilsinhope

    bem porrada isso ai!

  13. Avatar de kekes
    kekes

    Desde já não digam que é lento que é uma demo num aparelho que nem sequer está talhado para tal. http://www.barnesandnoble.com/nook/index.asp vale 250$ e é um ebook reader. Tem recursos muito limitados. Apenas foi hackeado para correr essa demo.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      O Nook Color não tem recursos assim tão limitados. Eu próprio possuo um e posso atestar a veracidade da afirmação que acabei de fazer. Tem 512MB de RAM e o processador é um TI OMAP 3621, que neste momento pode ser “overclockado” até 1.1GHz. A lentidão que estão a ver no vídeo, tem a ver com o facto de que os drivers ainda não estão 100% funcionais (por exemplo, ainda não tem driver DSP e o driver da gráfica SGX não é apropriado para o HoneyComb) além disso está a correr uma imagem do OS que não está absolutamente nada optimizada pois é a imagem que vem com o emulador do SDK. Estou confiante que, assim que sair o source code do Honeycomb e assim que se conseguirem arranjar drivers actualizados para essa mesma versão, o NookColor será capaz de correr esse OS sem grandes dificuldades.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        800mhz não é nada de especial para um aparelho desta categoria e o 3.0 não me parece que vá ser amigo dessa velocidade. Não estou a tirar o merito ao aparelho mas sim não terá a performance que vão ter os aparelhos bem afinados para ele quer em hardware quer em software 😉

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Ok. Mas neste momento todos as suposições que estão a ser feitas, onde incluo as minhas, não passam de conjecturas. Não podemos automaticamente afirmar que um dispositivo não vai ter as características necessárias para correr este SO se ainda não vimos qualquer build optimizada para o mesmo. Além disso, que base é que está a utilizar para argumentar que 800MHz não serão suficientes para correr o SO? Nenhum de nós possui dados concretos para defender ou atacar esse argumento, até porque a Google ainda não expôs dados relativamente a características mínimas para a certificação dos tablets Android (por certificação entendo a autorização para a inclusão das Google Apps e eventual gravação do With Google algures no tablet). No entanto, se dermos validade às afirmações efectuadas no xda-developers por quem está envolvido na adaptação no HoneyComb para o NookColor, uma versão compilada de raiz com as optimizações para este aparelho irão produzir uma build com bastante maior desempenho. Por isso, entendo o seu raciocínio mas não posso concordar com ele. Apenas o futuro nos dirá se, de facto, o NookColor terá ou não capacidade para correr o HoneyComb sem espinhas.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Tens toda a razão mas não deixa de ser um aparelho que não vai ter a performance dos que são talhados de origem para tal.

  14. Avatar de DanielC
    DanielC

    Para os mais desatentos!

    http://www.thetoshibatablet.com/

    O site oficial do Tablet da Toshiba, já vem com o “favo de mel”!

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      o problema do toshiba é a sua construção completamente em plastico, cujo facto de ser completamente “oco”…, faz com que a sua resistencia pareça aproximadamente 0…

      opinião!

    2. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      Pois, mas 10 polegadas não me parece..
      Para isso tenho o meu portatil, que para transportar vai dar ao mesmo.
      Acho que os tablets não deviam passar das 8/7 e mesmo assim..

      1. Avatar de kekes
        kekes

        10′ é excelente na minha opinião…
        Mas não te preocupes graças a deus vai haver concorrencia e escolha para todos gostos e feitios 😛

  15. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Parece-me bom, moderno, inteligente, há claramente ali pormenores do Windows Phone 7 naquela interface… E se bem percebi o artigo, houve uma intenção de remodelação profunda por parta da Google, o que indica que quiseram corrigir os defeitos gráficos dos Android anteriores, tentando aproximar a performance à do iPhone 4…

    Quanto à “Sujidade” do ambiente, não concordo, nem discordo, é uma nova interface, e é tão renovada quanto é necessário… está mais que na hora do Android dar um passo em frente… o que antes era um miudo pequeno, hoje é um adulto que quer conquistar o mundo, por isso não lhe faz mal vestir um par de calças diferente…

    Espero é que suporte temas, que permite uma selecção de cores ao utilizador, assim oferece liberdade e ganha mercado face aos restantes combatentes symbian e ao iPhone…

    Para terminar, quanto ao desempenho que se vê no video, aquilo é normal, quem é programador sabe que nunca se conseguem fazer videos publicitários com a versão completamente limada do software que se desenvolveu, porque na altura em causa, esta ainda não existe…

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      parece-me mais conversa furada de fanboy que acaba de ser devastado por ver o seu tão esperado herói ser 1 banhada!…,

      mas tudo bem! GO GO android 3.0!….

      1. Avatar de TheSmartOne
        TheSmartOne

        Se eu fosse um fanboy provavelmente teria um android, coisa que não acontece… Não persigo o mercado, limito-me a analisa-lo…

        Mas já agora, diz lá o que achas do android, partilha a tua opinião com os restantes colaboradores do pplware, se é que percebes alguma coisa

  16. Avatar de MytyMyky

    E eu q tava a pensar comprar um Kindle.. Olha que esta hipótese de ter um NOOK color com o Android 3 nele.. ui ui!!!!

  17. Avatar de bug
    bug

    O android está a evoluir muito rápido daqui a uns meses está a sair a versão para pc(android x86 ainda é instável), o chrome os parece estar morto.
    Um pouco sub off topic o android market ganhou a sua versão web
    http://market.android.com/

  18. Avatar de ToVentura
    ToVentura

    Já agora uma pergunta, o Android parece-me bastante porreiro, mas ainda não tive oportunidade de testar as capacidades, nem tão pouco de ver o seu visual.
    Uma vez sendo gratuito, não existe maneira de instalar num pc normal tipo uma máquina virtual ou um emulador para testar o android?
    Isto é apenas por curiosidade claro, mas dava algum jeito.

    Abraços.

  19. Avatar de galodoido
    galodoido

    Lag! Precisa de um equipamento com hardare melhor do que o tablet do teste.

  20. Avatar de download
    download

    Voces estao a avaliar mal o android 3.0 honeycomb. Vao ao youtube e pesqyisem por google event 2-2-2011… E vejam o motorola xoom a correr o honeycomb 🙂

    Depois disso critiquem o android se conseguirem 🙂