Google anuncia fim do suporte para browsers antigos

35 Comentários

A luta pela descontinuidade das versões mais antigas dos browsers é algo que tem sido uma constante. As novas funcionalidades que têm aparecido nas novas versões não conseguem ser acompanhadas pelas versões mais antigas e as empresas com serviços na Internet vêem-se obrigadas a desenvolver para todas as versões dos browsers e para as diferentes tecnologias.

A Google, numa decisão que era até já esperada, anunciou agora que deixará de dar suporte para as versões mais antigas dos browsers presentes no mercado. A partir do dia 1 de Agosto apenas serão suportadas as versões mais actuais e a versão anterior.


A medida da Google pretende ter de deixar de ter de desenvolver os seus serviços para um vasto grupo de browsers antigos e que não suportam funcionalidades que os mais modernos têm disponíveis.

É também uma forma que a Google encontrou de obrigar os utilizadores dos seus serviços a estarem com os seus browsers actualizados e sem problemas de segurança. Conseguem também que estes utilizadores tenham acesso às mais recentes funcionalidades que implementam nos seus serviços e que dependem de browsers actualizados.

Assim, e segundo o que foi anunciado no seu blogue, a Google deixará de suportar as versões mais antigas dos browsers que estão no mercado. Nessa data deixarão de ser suportados os browsers:

  • Firefox 3.5
  • Internet Explorer 7
  • Safari 3

Nessa data, os utilizadores que não actualizarem os seus browers vão começar a sentir problemas ao usar os seguintes serviços da Google:

  • Gmail
  • Google Calendar
  • Google Talk
  • Google Docs
  • Google Sites

Se insistirem em usar as versões mais antigas dos browsers, estes serviços deixarão de funcionar por completo. Esta medida será também ela aplicada ao Chrome, mas para já as versões disponíveis não apresentam qualquer problema.

A Google aconselha todos os utilizadores dos seus serviços a actualizarem os seus browsers com frequência, não apenas para terem acesso às mais recentes funcionalidades, mas também para estarem protegidos contra problemas de segurança que surgem.

Aproveitem e actualizem os vossos browsers:

 

Homepage: Google

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Coitado de pessoas q tem PC’s velhos (são muitos e muitos) q não podem atualizar seus browser’s devido exigencia de hardware moderno.

    1. Avatar de SexOnaSal

      o chrome funfa até numa torradeira !
      Se não quiserem actualizar pelo menos façam lá umas torradas nessas máquinas!

      Já meti o chrome a correr em pc’s do século passado e o firefox também, por isso, não há assim tantas desculpas, a não ser que as pessoas queiram estar inseguras ou ligadas ao passado.

    2. Avatar de Say
      Say

      Não é muito difícil de comprar um PC antigo, 5 anos ou assim, por 200€, que corre o Windows 7 à vontade. Só tem PCs velhos quem quer. E se não tem 200€, bem, coitado, sem dúvida. Neste país poucos são os que não são coitados.

      1. Avatar de Joao Reis
        Joao Reis

        Computador com 5 anos por 200€, mas foste enganado ou que? lol

        Um computador novo actual, para trabalho e browsing, a torre inteira NOVA com 2 anos de garantia custa-te 300€.

        Se dás 200€ por um computador por 5 anos, da-me o teu contacto daqui a 3 anos contacto-te.

        Obrigado

      2. Avatar de toni antonio
        toni antonio

        E o software??!!?!? Quem paga?

        Windows 7 custa muito dinheiro meu amigo! Se te referisses a comprar um computador por 200 euros e instalar linux ficava-te melhor.

        Abraços amigos

        1. Avatar de Joao Reis
          Joao Reis

          Sim com Win7 OEM incluido claro ! a versão home premium ou lá que é.

          Desculpa mas não estás dentro dos preços de mercado. A licença de um SO na compra de um pc novo fica-te muito mais barato, estás desinformado.

          Ve em sites de vendas online ou em lojas mbite etc…compras PC´s a 300€ com SO incluído obviamente.

          Mas olha quando quiser comprar um computador de 5 anos por 200€ pode vir falar comigo, eu arranjo.

          Obrigado

          1. Avatar de toni antonio
            toni antonio

            se tem 5 anos nao podes ter o windows 7 OEM, e mesmo esse para integradores nacionais custa 100 euros + IVA!!! e garanto-te que estou bem dentro dos preços de mercado….

        2. Avatar de Joao Reis
          Joao Reis

          Já agora aq

        3. Avatar de Joao Reis
          Joao Reis

          Já agora aqui fica, sem procurar muito fui ao 1º que me lembrei, mas arranjo mais barato ainda se quiser que vá aos 300e

          http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=83535&cat=2547&nome=HP+-+Pavilion+SG3-310PT+%28Athlon+II+X2+245%2F2GB%2F320GB%2FATI+Radeon+3000%29

          Monitor compra em 2a mao um CRT de 17 ou 21 polegadas que já ninguém quer por 10 ou 20 euros muito facilmente.

          Desculpe contrariar mas não posso aceitar que alguém ponha em hipotese de comprar computadores com 5 anos por 200€ lol

          Cumpts

      3. Avatar de pedro
        pedro

        Raio de mentalidade! No seio duma crise social incomensurável, só mesmo com muita inconsciência se pode afirmar o que disseste! Além do mais, urge abandonar esta mentalidade do desperdício! A tecnologia torna-se obsoleta antes de alcançado todo o seu potencial. Hora de acordar para a vida senhores!

        1. Avatar de Joao Reis
          Joao Reis

          Não digas asneiras nós somos o que o mercado nos obriga !

          Se eu vou comprar um PC com 5 anos e vai-se estragar naturalmente porque sabes, as peças de um computador por incrivel que te pareça estragam-se.
          É apenas pelo factor Garantia que compensa obviamente, dormes descansado.
          Compras o PC 200€ evitas desperdicio OK. Acordas passado 1 semana com ele estragado, se entendes sobre PC´s sabes abrir e detectar o componente e substitui-lo, mesmo assim já estas a pagar ou então vais cobrar ao vendedor do PC. Olha o tempo que perdeste. E se não entendes nada de computadores vais meter numa Loja onde eles para te dar orçamento já te cobram e depois pagas bem.
          Conclusão, queres ser lirico sê a vontade, mas não culpes os outros por tomar boas decisões.

          Eu entendo a tua perspectiva mas a realidade é que o mercado está feito para haver trocas, desde os fabricantes de hardware até aos developers de Software, alias como este artigo é bem explicativo.

          Talvez venha a evoluir para o que tu anseias, mas de momento é muito mau comprar um computador de 5 anos por mais de 150€.
          Não vivemos no Mundo que desejamos mas sim no Mundo que podemos.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu sou aluno na ESTG Leiria e la os pcs têm todos windows XP, ora como XP nao suporta o ie8 os alunos têm de se virar para outro. Além do ie7 os pcs têm o firefox (desactualizado) e o chrome que safa aqui a coisa.

      1. Avatar de Joao Reis
        Joao Reis

        Para vocês será uma sorte, pode ser que eles actualizem as máquinas. Chrome é a alternativa ideal, eu não confiaria num ie7, nem a password do meu email eu lá punha, jamais.

        Cumpts

      2. Avatar de Nuno J
        Nuno J

        * O IE8 funciona no Windows XP, o problema poderá passar mais por não terem actualizado para o IE8.

        * Podes usar um Firefox actualizado sem qualquer problema, basta procurares pelo Firefox Portable das PortableApps.

        * E as máquinas até nem são do século passado, certamente.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Lapso meu. Queria dizer ie9. Esse é que nao da no XP.

      3. Avatar de Jorge Désirat
        Jorge Désirat

        os pc’s da estg têm todos o chrome actual 🙂 vê melhor da proxima vez

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Foi o que eu disse e o chrome que é o que safa aqui a coisa 😉

      4. Avatar de Helguera
        Helguera

        IE8 obviamente que funciona no Win XP, deves tar a referir-te ao IE9 -_-‘

      5. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        E eu também sou aluno na ESTG Leiria… Tens o último chrome, versoes portaveis, etc… e por certo que o CI vai actualizar o software para o próximo ano lectivo uma vez que isso são operações feitas pela rede.

        O único problema que vejo nessa instituição são os computadores para imprimir (da reprografia e da AE, esses sim, devia ser a actualizados)

  2. Avatar de JOSÉ LEITE
    JOSÉ LEITE

    Concordo plenamente com esta medida.Eu,por exemplo,tenho o Update Checker da Filehippo,o que me proporciona saber quando está disponível um update de qualquer browser.Confidencio-vos também uma coisa:sou um fanático por browsers e embora ainda só tenha instalado como sistema operativo no meu computador o Windows Vista Home Premium(que pena não ter o Windows 7 para os correr a uma velocidade espectacular,mas um upgrade custa-me muito dinheiro)faço a questão de experimentar vários e os que mais me agradam.Neste momento tenho instalados:Aurora-Mozilla(6.0a2),Avant Browser(2011 build 18),CometBird(4.0.1),Flock-já descontinuado(2.6.1),Google Chrome(13.0.782.1),Google Chrome Canary((13.0.782.4),Internet Explorer(9.0),Maxthon((3.1.1.900 Beta),Mozilla Firefox(5.0 Beta 3),Nightly-Mozilla(7.0a1),Opera(11.50 Beta 1-Build 1027),Pale Moon(4.0.7),Rockmelt(0.9.56.357),Safari(5.0.5),SeaMonkey(2.1 RC1)e o Sundial(3.6.8).Para mim,são os melhores que há,experimento-os a todos.Uma dica:aconselho-vos o Sundial Browser,é muito bom mesmo,e é baseado no Firefox da Mozilla.Fiquem bem,um abraço para todos.

  3. Avatar de JOSÉ LEITE
    JOSÉ LEITE

    Então não publicam o meu comentário??O que enviei sobre os browsers há coisa de 20 minutos??Porra..

  4. Avatar de JOSÉ LEITE
    JOSÉ LEITE

    Ah,já está,muito obrigado.Ao menos,parece que aqui não há muita censura.Ainda bem.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não sejas foleiro com o staff. O pplware tem um controlo automático que manda algumas replies mais suspeitas para a moderação. Se bem que uns espaços no teu texto não ficavam nada mal. Para mim isso e spam é o mesmo 😛

  5. Avatar de Darkc0de
    Darkc0de

    Vamos supor uma coisa imaginam que o internet explorer lança um outro browser o 10 ou lá o que então ficaria o 9 e o dito “10” , bem todas as pessoas que tem o Windows xp já era de internet explorer :p
    Bem por mim nem devia haver internet explorer mas não é a opinião de muita gente

  6. Avatar de Nelson Leite
    Nelson Leite

    Não podia estar mais de acordo com a Google. Já é tempo das pessoas se actualizarem.

  7. Avatar de cool-man

    O Ubuntu 10.04 LTS e o Debian incluem o firefox 3.5 ainda.
    Isto é assim tão simples.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      apt-cache update ?

  8. Avatar de Rogério
    Rogério

    Acho muito bem esta atitude do Google.
    É uma constante dor de cabeça ter que se andar a optimizar sites para versões de browsers mais antigos.

    Eu já desde à um ano, que só desenvolvo sites para versões de browsers mais recentes.

    Os sites mais avançados que desenvolvi, já nem suporte para o IE 8 davam.

    O IE 9 mesmo sendo o melhor browser alguma vez lançado pela Microsoft, continua na minha lista de browsers a não dar suporte a 100%. O IE continua a ter problemas com compatibilidade e acessibilidade a certos recursos. Continua a dificultar e muito o trabalho dos programadores.

    Continuo a preferir mil vezes programar para browsers como o Firefox, Chrome, Opera e Safari, do que para o IE.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Hm, pelo que sei o IE está a seguir os standars e se não suporta de todo uma funcionalidade é porque não é um standard. Acho bom que se usem as coisas bonitas que se vão inventando, mas se ainda estão numa fase prematura da sua vida, eu não as utilizaria.

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Posso dizer uma coisa, que é das coisas mais básicas que pode haver, manipulação de elementos de tabelas com Javascript.

        O IE continua a queixar-se quando se usa o append-child em certas situações.

        O mesmo não acontece noutros browsers. O IE apesar de estar a adaptar o standard, ainda tem muito trabalho pela frente. Uma das coisas que o IE9 deveria ter trazido era a última versão do JS, cuja já está a ser usada nos browsers mais usados.

  9. Avatar de Rafael-BR
    Rafael-BR

    Discussões acaloradas para um mundo com 10.9% de pessoas que ainda usam o IE6!!!

    http://www.theie6countdown.com/default.aspx

    Assim é bom, ninguém vai dizer que não foi avisado (eu acho…rs)

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      e desses 10%, 5% devem ser webdesigners!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    A Microsoft é a principal culpada por manter uma política estúpida de integrar o browser com o sistema operativo… Fizeram isso durante anos e agora é que estão a pedir ás pessoas para fazerem upgrade… cristo… Ainda bem que existe a Google e a Mozilla xD

    1. Avatar de Rafael-BR
      Rafael-BR

      Erros dos dois lados.

      É inadimissível uma pessoa que use um computador hoje com acesso à internet sem as atualizações necessárias.

      Ninguém viaja e deixa a casa com portas e janelas abertas.

      1. Avatar de Trollface
        Trollface

        Ninguém viaja e deixa a casa com portas e janelas abertas e espera que o vizinho vá fechá-las.