Google anda a fazer experiências com a interface do Gmail

32 Comentários

A Google sempre teve interfaces nos seus serviços que primaram pela simplicidade e por elevados níveis de usabilidade. Foram várias as mudanças que tem aplicado nos vários serviços, sempre com o intuito de os tornar sempre melhores e mais usáveis.

Depois de terem aplicado uma reformulação completa na interface do Gmail para os dispositivos móveis, a Google poderá estar a preparar-se para aplicar uma renovação completa da interface desse serviço, mas na versão para browser.

gmail_1

A interface que a Google tem aplicada no Gmail tem sido alvo de melhorias constante, não apenas para a tornar mais simples e intuitiva de usar, mas também para que sejam incorporadas novas funções.

Essas melhorias são sempre alvo de testes exaustivos e muitas das propostas nem chegam a ver a luz do dia, por não serem tão funcionais como a Google pretende ou porque não passam nos testes com os utilizadores reais.

Segundo informações que o site Geek.com apresentou, a Google tem estado a testar uma nova interface para o Gmail, que irá trazer alterações profundas.

Como se pode ver nas imagens que apresentamos, a interface do Gmail poderá torna-se ainda mais limpa e com menos elementos presentes, concentrando-se apenas no essencial deste serviço, as mensagens.

Sempre presente e com a acumulação de várias funções passa a estar uma grande barra azul que ocupa toda a largura do ecrã.

Aí vamos encontrar o acesso às pastas do email, à pesquisa e à lista de contactos para mensagens nos Hangouts. É daqui que o acesso a todas as opções será feito.

No lado direito da interface, em baixo, vamos encontrar as opções para a criação de novas mensagens e também de novos lembretes.

anterior próxima

1 | 2 | 3 | 4

No geral esta interface lembra muito o que a Google produziu para a interface móvel deste serviço, mas aproveitando o espaço extra que os monitores disponibilizam.

Claro que ainda não existem quaisquer certezas sobre a potencial adopção desta interface. São testes preliminares que a Google fez e que podem até mostrar que a nova interface não serve os propósitos para a qual foi criada.

O que mostra é que a Google pretende, mais uma vez, alterar e melhorar a interface do Gmail, podendo depois alargar essa mesma interface aos seus outros serviços, como tem feito no passado.

O que os utilizadores pretendem sempre são serviços completos, mas com interfaces simples de usar e que promovam a usabilidade ao máximo, sem elementos que atrapalhem essa utilização.

Algumas das alterações anteriores não se mostraram do agrado da maioria dos utilizadores, mas com o tempo acabaram por se tornar o padrão.

O que acham desta possível nova interface do Gmail? É do vosso agrado?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto Costa
    Alberto Costa

    Normalmente quando a Google faz alterações dá barrete… a ver vamos

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    Tem aos poucos ficado menos intuitivo. A ver vamos…

  3. Avatar de Bruno Gonçalves
    Bruno Gonçalves

    Se forem realmente essas imagens foge um pouco ao estilo que eles têm estado a impor com o G+. Não faz sentido alterarem o Gmail ficando com esse produto muito diferenciado dos restantes.

    O ideal no meu caso era ter tudo agrupado no G+, todos os serviços Google centralizados numa página, e o nome passar a ser simplesmente Google em vez de Google+.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Vira a boca para la.

      1. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        Porquê? Ia ser a mesma coisa, tinhas era mais opções no menu que não usavas (feed social e comunidades), tudo o resto podia estar integrado no G+ mesmo sem usares a componente social.

        Vê isto:

        http://improvegplus.blogspot.com.es/

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      O gmail se mudar para melhor tudo bem.
      O Google + para min é tipo o facebook da google

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Concordo!
      Tudo com um ar de família seria mais lógico e intuitivo.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    HUMMMMM

    A filosofia do outlook.com da microsoft…
    interface bem limpinha.
    É sempre bom melhorar, mesmo que não se inove.

    1. Avatar de Gorilas
      Gorilas

      Pensei no mesmo assim que vi as imagens. Parece mesmo o Outlook!

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    “aproveitando o espaço extra que os monitores disponibilizam”

    não é uma frase que me ocorreria ao ver essas imagens, o que se vê é montes de espaço desperdiçado.

    E uma barra azul no topo? Imaginativo!

  6. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Sinceramente espero bem que hajam mudanças profundas para melhor. Nunca gostei do Gmail no browser. Acho muito confuso e cheio de tralha visual.
    Considero o Outlook.com muitoo mais intuitivo, layout mais clean e até posso usar atalhos do teclado como por exemplo o delete para apagar um email.
    Não digo que um seja melhor que o outro, mas neste ponto o Outlook.com dá 10-0 ao Gmail.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Tu pareces tolo!!!! O gmail sempre foi muito melhor e andou sempre em frente ao hotmail(outlook agora) O hotmail no meu ver ia sempre atras do gmail, ao tempo que o gmail tinha o gtalk no email e o hotmail só ao fim de alguns anos é que tinha o msn no seu email. O gmail em termos de harkearem a conta, sabe-se logo onde foi e quem foi e onde vive. O gmail dá para mudar o fundo e assim. Eu tenho o gmail e para entrar nele tenho segurança em que tenho de meter um código único que é enviado para o meu tele, para só eu ter acesso. O hotmail não o tem.
      Por tanto 100% google

      1. Avatar de Sílvio
        Sílvio

        Alexandre, vê-se que de facto não conhece muito o Gmail. Este tem, e há já muitos anos, teclas de atalho para as mais diversas funções (o Outlook.com passou a ter, porque copiou a ideia do Gmail).

        Poderia acrescentar muitas coisas que o Gmail tem e o Outlook.com não tem, e muitas outras que o Outlook.com tem, porque “copiou” do Gmail.

        Até a interface, o Outlook.com, fez uma espécie de cópia relativamente às primeiras versões do Gmail.

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          A microsoft no meu ver anda a meter nojo. Anda a imitar tudo e todos, não têm ideias novas e até o sistema android querem imitar, como também o proprio S.O do windows foi imitado da Apple e não gosto de quem não tem iniciativa. Digo-te, eu já uso o gmail desde que era por convite para o usar e o gmail é muito bom e muito intuitivo. Para o android evoluiu muito.
          Muda para o gmail e verás a mudança

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            O S.O. da micfrosoft foi copia da Apple? Querem imitar o Android???

            Em quê? A nivel visual que é do que se está a falar não é de certeza….A roda já foi inventada há muito agora há inspirações e linhas orientadores de disign. Há muitos anos tudo tinha um desing limpo depois seguiu-se a linha mais 3D e agora voltou a seguir-se a linha mais limpa mais flat. Quem seguiu primeiro essa orientação não sei e para o caso também nao interessa…o importante é haver vários produtos e cada um escolher o que mais gosta…chama-se democracia…

        2. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Silvio, então é de mim. Eu não conheço um único atalho no Gmail. Se existem não são os “standard”.
          No Outlook.com eu navego na lista de email com as setas, carrego no shift e nas setas para seleccionar vários e no delete para os eliminar.
          Estou a ler um email, carrego delete e ele é eliminado e volta para a lista de emails.
          Não sei fazer isso no Gmail. Podes ensinar?

          Além disso, o Gmail em termos de usabilidade deixa muito a desejar.
          Entro num email e tenho a barra de opções em cima, mas se quiser responder o botão não está nessa barra e sim dentro do email. Isso faz algum sentido?

          1. Avatar de Miguel

            roda dentada > definições
              desce até “atalhos do teclado”
                liga e lê o ‘saiba mais’

            roda dentada > definições > labs
              desce até “atalhos do teclado personalizados”

            achas estranho que a caixa de texto para escrever a resposta ou para reenviar esteja no fim da mensagem? eu acho que só faz sentido responder *depois* de ler a mensagem toda

      2. Avatar de Bastos
        Bastos

        João Terra,

        O outlook.com tem o código único.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        João Terra, o Hotmail, ou melhor o outlook tem uma aplicação para enviar condigo de segurança como segunda barreira de acesso.

        Quanto à questão de design não sei quem la chegou primeiro, nem quero saber, mas que o outlook.com está com um visual muito mais simplese facil de trabalhar que o gmail isso não tenho duvida e uso os dois por razoes diferentes…mas é só uma opinião entre tantas outras…

        1. Avatar de Gorilas
          Gorilas

          Concordo inteiramente!

        2. Avatar de Alexandre Pinto
          Alexandre Pinto

          Eu tb uso ambos e tenho exactamente a mesma ideia.

      4. Avatar de Alexandre Pinto
        Alexandre Pinto

        Estas enganado. Primeiro até porque dei uma opinião e até afirmei que se calhar o outlook nem é melhor, mas é bem mais intuitivo e com um visual muito mais cuidado.
        Em termos de double-step autentication… Bem, informa-te melhor.
        O Hotmail foi atrás do Gmail?? Eles sempre foram tão diferentes e com propósitos diferentes…
        Rapaz, estuda melhor a lição.

  7. Avatar de Nome
    Nome

    “É do vosso agradado?”

    Agradado???

  8. Avatar de Redin

    Em termos de segurança ficaria bem melhor com o sistema anti-spam P2T proposto pela minha solução, pena que em Portugal não existam equipas de desenvolvimento onde eu possa ter a oportunidade de os contactar. Talvez tenha de tomar a solução pensada por Maomé. Se eles não vêm cá, tenho eu de ir ter com eles. 😉

  9. Avatar de Bastos
    Bastos

    Podiam ter o domínio de e-mail para vários países como o outlook.com.
    O outlook.com tem @outlook.pt.

    O gmail podia ter por ex:
    @gmail.pt ou @google.pt para poder ter mais nomes disponíveis.

    Agora no gmail é difícil ter o endereço de e-mail com o nosso nome.

  10. Avatar de Miguel

    para passar a receber ainda mais correio destinado a outros Miguel ?
    não, obrigado

  11. Avatar de Bruno

    só vendo… 🙂 vamos esperar

  12. Avatar de joao Sousa
    joao Sousa

    gostava de poder de experimentar… mas prontx.. a google nao escolhe toda.. nem acho que iria escolher a mim.. mas um dia nunca se sabe XD

  13. Avatar de Junior Souza
    Junior Souza

    O Outlook.com me satisfaz hoje pela facilidade de coisas simples: Criar pastas, subpastas, organiza-las, criar filtros.

    Essas coisas tão simples de fazer no Outlook, no Gmail é a maior complicação. Pra mim, devem melhorar nisso!

  14. Avatar de Pedro C
    Pedro C

    Outlook.com!!!

    A Google só tem vindo a perder terreno com as alterações que tem feito aos seus serviços. A meu ver o outlook.com tem uma interface muito mais “user friendly”, já para não falar na simplicidade com que executamos as tarefas necessárias para a gestão de uma caixa de correio.
    Falam (Google e afins) mal dos serviços Microsoft, mas no fins todos lá vão dar, ou por funcionalidades ou semelhanças de interface.