Google altera imagem do Gmail

27 Comentários

A Google tem, nos últimos tempos, alterado as interfaces dos seus serviços, numa tentativa de os adaptar ainda mais para uma utilização simplificada e para os integrar com a imagem que criaram para o Google Plus. Um dos serviços que mais alterações sofreu neste período foi o Gmail.

As alterações que já noticiámos dão conta de uma alteração muito profunda, sempre para o tornar ainda mais adaptado a uma utilização mais intuitiva e simples. Surgiu agora uma nova alteração da interface, que torna o Gmail ainda mais simples de usar.



A alteração agora apresentada não é propriamente uma novidade pois tinha sido acidentalmente disponibilizada através de um vídeo, há alguns dias.

Tudo o que foi apresentado nesse vídeo foi agora tornado público de forma oficial e estará disponível para todos dentro de alguns dias.

As novidades que o Gmail agora tem disponíveis assentam principalmente numa melhoria de acesso à informação que têm na vossa conta e na forma como interagem com essa mesma interface.

Conversações simplificada

A nova interface do Gmail dá particular atenção às mensagens que recebem e à forma como as podemos visualizar. As conversações e as diferentes respostas às mensagens passam a ser apresentadas de forma mais organizada e com a possibilidade de terem uma imagem de quem vos enviou as mensagens. Assim fica mais simples entender essas correntes de mensagens e quem as enviou.

Densidade adaptativa

A nova interface do Gmail permite adaptar-se a qualquer definição de ecrã que tenham no equipamento que estão a usar. Podem aumentar ou diminuir a janela do browser e a janela do Gmail adapta-se a essas novas dimensões.

Podem ainda escolher o modo de densidade que pretendem usar, estando disponíveis três modos para utilização.

Novos temas HD

Uma das vertentes que foi também alvo de algum trabalho foram os temas que podem ser usados no Gmail. Foram agora disponibilizados alguns temas HD, com uma parceria com a iStockphoto. Alguns dos temas mais antigos foram também alvo de alterações, para se adaptarem à nova imagem do Gmail.

Navegação mais inteligente

Porque nem todos usamos da mesma forma as funcionalidades do Gmail, alguns preferindo as etiquetas e outros o GTalk, passa a ser possível dimensionar cada uma destas zonas em separado.

Mesmo quando alteram a dimensão da janela do browser esta zona adapta-se.

Pesquisa melhorada

Uma das funcionalidades mais apreciadas no Gmail é a sua pesquisa. Até agora não era simples para os utilizadores menos experientes conseguirem usá-la de forma a usufruírem de todas as suas potencialidades, através do recurso às flags que estavam disponíveis.

A alteração agora apresentada recai também sobre esta vertente e passa a permitir realizar pesquisas de forma muito mais simples e organizada. Todos os campos estão disponíveis de forma organizada e usável. Podem ainda criar filtros directamente a partir das pesquisas.

Vejam no vídeo abaixo todas as alterações que a Google introduziu no na interface do Gmail e de que forma as podem usar.

Como é normal na Google, esta actualização vai ser disponibilizada a todos os utilizadores de forma gradual. Caso ainda não a tenham disponível aguardem alguns dias para que vos surja a possibilidade de a activarem.

Mais uma vez a Google dá um passo de gigante na optimização das interfaces dos seus serviços. A uniformização está a chegar e será assim muito mais simples usar estes diferentes serviços de forma transversal e integrada.

Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jonny
    jonny

    Dislike!
    Acabaram com os webclips, passando-os para o Reader…
    Espero que deixem manter a interface antiga.
    O google está a tornar-se PRO em deixar os seus utilizadores pura e simplesmente sem alternativas.

    Offtopic
    não deixam desactivar os page previews das pesquisas
    acabaram com a google toolbar para FF
    e agora isto no gmail …

    1. Avatar de Lucas_pt
      Lucas_pt

      Já para não falar que este novo look é lento, LENTO…LEEEEENTO!

  2. Avatar de Visitante
    Visitante

    No canto inferior direito aparece lá a pequeno “Mudar para o novo visual”, é só clicar lá e 2/3 passos e estamos com esse visual/funcionalidades.
    De minha parte para já feedback positivo ao Pplware pela informação e à Google pelos melhoramentos.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de TOTILMAN
      TOTILMAN

      E depois ficas com um “Acerca do novo visual | Enviar comentários” irritante.
      Já era tempo de eles retirarem essa bosta pois já sei tudo sobre o visual novo…

      1. Avatar de GreenTuxer

        Que tem uma cruz que podes clicar e fechar…

        1. Avatar de TOTILMAN
          TOTILMAN

          Exprimenta fazer refresh… 🙄

      2. Avatar de NJLA
        NJLA

        TOTILMAN … TOTILMAM …… 😉

  3. Avatar de Luís Rosado
    Luís Rosado

    Graças a isto descobri que amanha vou ter feriado à aula das 8:15, obrigado pplware xD

  4. Avatar de Zé

    Isto de o GMail ir buscar a foto ao Google+ é um atentado à privacidade.

    1. Avatar de GreenTuxer

      A empresa é a mesma, a base de dados é a mesma, tudo isso é do Google. Onde é atentado à privacidade?

      1. Avatar de Zé

        O e-mail é uma ferramenta que na maior parte dos casos é para utilização profissional. Já a foto de perfil que tenho no Google+ é para partilhar entre amigos. Não gosto de misturas.

        O serviço de e-mail do Facebook faz o mesmo, mas este deixou tudo claro quando lançou o serviço. Já no GMail fui apanhado de surpresa. É que nem me pediram autorização.

        Cada um usa os serviços só se quiser.

      2. Avatar de Zé

        GreenTuxer, a privacidade que estou a falar não é em relação ao Google (eles até podem saber tudo… aliás sabem quase tudo) mas sim em relação às pessoas (há conteúdos, como a foto de perfil, que quero que sejam apenas acessíveis a amigos e não a colegas).

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Concordo com o Zé.
      Mesmo que a empresa seja a mesma, são serviços diferentes. No mínimo, avisavam que isso iria acontecer.

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Gostei particularmente da densidade adaptativa.

  6. Avatar de Lopes
    Lopes

    era importante o Google Reader ter o seu crescimento e parece que existe alguem disponivel.
    http://fury.com/2011/11/my-offer-to-google-reader/
    Pessoalmente acho uma ferramenta muito importante.

  7. Avatar de Sem+/-
    Sem+/-

    Detesto o novo visual….

    Alguém me sabe dizer como colocar o Google Reader na vista antiga??????????

  8. Avatar de okapi
    okapi

    Não gostei, mas a mim pouco me incomoda, raramente abro a pagina da GMAIL, no dia a dia uso o Thunderbird e para emails importantes em que preciso eventualmente de os consultar fora de casa uso o GMX, ou INBOX, mais seguros, menos cuscas e para o que quero são mais práticos.

  9. Avatar de cconst
    cconst

    Pessoalmente, uso o gmail todos os dias. Parece-me que com este look e funcionalidades, vou ter que arranjar alternativas.
    Uso o gmail como concentrador de “coisas” com regras na entrada dos emails que os organizam logo em muitas categorias. No Opera (nos outros ainda não testei) o scroll com o scroll do rato (desculpem a redundância) não funciona! assim que se meche o rato, a lista (no painel à esquerda com as várias catergorias) coloca em primeiro lugar o “inbox” e pronts… é um stress!
    Além do mais, tornou a interface mais lenta. Gostava de poder voltar atrás, pois só gostei do look da coisa. tudo o resto está pior (na minha modesta opinião)

  10. Avatar de The STK
    The STK

    O Gmail está genial, é impressionante a quantidade de “eh pah isto é porreiro” nos produtos Google… Gmail está a deixar de ser apenas o melhor cliente de email para se tornar a melhor plataforma de comunicação

  11. Avatar de kinky
    kinky

    Alguém sabe como posso tornar os marcadores coloridos conforme se vê ali em cima na imagem? Tenho os meus marcardores todos da mesma cor (cinza) já há algum tempo e gostaria de as ter coloridas, como dantes. Já tentei mudar de tema, mas fica sempre na mesma…

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      ao lado de cada marcador, na listagem à esquerda, passas o rato por cima de cada um e aparece-te uma pequena seta que seleccionas e te permite alterar a cor do marcador

      1. Avatar de kinky
        kinky

        ALELUIA!! Finalmente vou ver-me livre daquele cinzentão todo 🙂
        Muito obrigado, Lopes!

  12. Avatar de Ars
    Ars

    não que as mudanças não sejam boas, mas eu simplesmente não gostaria de mudar… meu reader ficou confuso… meu email então…
    creio que o aspecto clean foi extremamente exagerado…
    mas darei uma chance, tentarei me acostumar…

  13. Avatar de muleta
    muleta

    confesso que não gosto e já voltei à interface antiga. até porque não permite ter em simultâneo (o que acho ser um disparate) as janelas de calendario e de chat. ou uma ou outra, para o que é necessário andar a clicar de um lado para o outro… 🙂

    1. Avatar de Ricardo L
      Ricardo L

      Sabes por acaso dizer-me como altero para o visual antigo no Google Reader?

  14. Avatar de Joao Fernandes
    Joao Fernandes

    Existe sempre a opção Basic Html…

  15. Avatar de Armando
    Armando

    Nunca gostei do visual antigo, o novo está bem melhor.