Google actualiza os sistema de ficheiros para ext4

25 Comentários

ext4 suporta partições de 1 ExaByte e ficheiros de 16 TeraBytes

A Google está em fase de migração a nível de sistema de ficheiro, mais concretamente de EXT2 para o actual e moderno EXT4. Essa mudança levou a contratação de Ted Ts’o, um dos mais conhecidos programadores do Kernel para Linux. Ted Ts’o é um especialista na área de sistema de ficheiros e desempenhou um papel fundamental na criação do Ext4. A google partilhou a informação de escolher EXT4 depois de efectuar benchmarks com JFS, XFS e EXT4.

image_ubuntuext4_01

Algumas características do EXT4

  • Suporta partições de/até 1 ExaByte (uma ideia: 1024 Giga = 1 TB(TeraByte), 1024 TB = 1 PB (PetaByte)e 1024 PB = 1 EB (ExaByte))
  • Compatibilidade com ext3
  • Os ficheiros passam a poder ter um tamanho de16 TB . No ext3 o tamanho máximo por partição era de 32 TB(terabytes) e os ficheiros no máximo 2 TB
  • melhorias a nível de pré-alocação persistente
  • O numero máximo de subdirectórios passa de 32000 (no ext3) para 64000 (no ext4)
  • Irá ter um sistema de checksum para o jornal

Comparação entre EXT3 e EXT4

ext3_ext4

O Google não pára e mostra qual o caminho a palmilhar. Apostar nas tecnologias certas potenciando o desenvolvimento e o aumento de performance. Este é o caminho.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maia
    Maia

    Para não falar do spectrum, eu ainda sou do tempo dos que o meu disco de 40 mb era a loucura no meu x86 😛

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, e usava-se uma ferramentazita de nome Stacker para “duplicar” o tamanho do disco … 😛

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      E usava-se uma ferramentazita de nome Stacker para “duplicar” o espaço do disco … 😛

      Bons tempos esses …

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        E o memmaker para a ram…

    3. Avatar de PJviana
      PJviana

      …eu sou do tempo que no primeiro PC nem disco duro tinha! 😀 Tinha sempre de arrancar o PC com disquete de arranque! 😉

      1. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Ahhh… o PC SCHNEIDER…tira disquete mete disquete….o prince of persia……xiii tou velho….

  2. Avatar de l3gion
    l3gion

    “Irá ter um sistema de checksum para o jornal.” Para quem não sabe do que se fala, mesmo que queira procurar acerca do “jornal” iria ser complicado. 😛

    Deveriam referir o jornal como journaling, era de melhor compreensão tanto para quem sabe como para quem quer saber (procurar).

    cump’s

  3. Avatar de Telmo Gaspar

    LOL,
    amigos e o ZFS?
    isso sim é o FileSystem!

    1. Avatar de chicosoft

      Para que iriam eles ter que migrar os seus sistemas OpenSource Alterados a medida para Solaris ou OpenSolaris??? Basta migrar de Ext2 para 4.. deve ser mais simples não?? alem disso não se arriscam a pagar uma licensa á Sun ou coisa parecida..

      1. Avatar de Telmo Gaspar

        sim é mais simples, no entanto a qualidade tem um preço 😉

        1. Avatar de chicosoft

          Ai está um ponto talvez questionável.. 😛

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Alguém sabe a morada ou o local onde estão os escritórios da Google aqui em Portugal? Ouve-se falar em Quinta da Fonte em Oeiras mas está complicado em encontrar o local no google maps para eu poder lá ir.
    Alguma sugestão? Obrigado.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      ???

      O Google Maps não encontra o Google tuga?

      LOL!!!

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Estava a procurar no sitio errado. Eles mudaram-se faz já um ano para a Av. da Liberdade em Lisboa. Já encontrei.
        Obrigado.

  5. Avatar de R
    R

    OFFTOPIC:
    Alguém conhece um programa chamado UNHACKME?
    O que me podem dizer sobre ele?
    Fica até uma sugestão para um post sobre ele.
    A minha opinião: Quais GMER, quais quê!!!
    Obrigado a todos e perdoem-me a intrusão.
    Cumpz

  6. Avatar de Daniel Costa

    + Info@: http://en.wikipedia.org/wiki/Ext4

    Se são seguidores do google e querem saber como por o vosso Debian (tb deve funcionar em Ubuntu):

    http://blog.danielcosta.pt/?p=151

  7. Avatar de Antonio Pereira
    Antonio Pereira

    E alguém se lembra de instalar o wordstar apartir de disquetes de 5″1/4 ou instalar o Microsoft Office em disquetes de 3″1/2 (40 Disquetes?).

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Eu! E ainda tenho as 40 e tal disquettes ORIGINAIS do Office 4.3.

      Wordstar não tenho, mas na empresa usávamos o DisplayWrite4. Uma disquette 5,25. Serve? 😉

      Ou o Lotus 123, dBase III, etc… Sim, velhos tempos em que um Unisys PW2 com disco de 20Mb custava mil e tal contos (leram bem! MIL e tal contos, ou seja, 5000 e tal Euros).

      E ainda se queixam do preço dos PCs de hoje! 😀

      1. Avatar de Office43
        Office43

        Viva! Ainda tem essas disquetes do Office 4.3? Sabe se é o Profissional em PT-BR? Perdi o meu Office numa inundação e só se safou o Windows 3.11 porque ainda está embrulhado no plástico original estanque…

  8. Avatar de orlandohorta
    orlandohorta

    Já agora desculpem, mas alguém sabe como guardar as extensões do google para quando se instalar não ser preciso fazer tudo de novo.
    Nos marcadores ele faz um gravação. Desde já grato pela vossa atenção

  9. Avatar de Ryan
    Ryan

    Bons tempos esses em que as coisas eram tao rudimentares e que podiamos fazer aldrabices basicas. Agora essas mesmas sao ainda melhor mas mesmo assim dava-me prazer brincar com os primordios da informatica. Agora ha montes de coisas a ver com cuidado e so depois de muito tempo e que sabemos dominar as coisas como deve ser isto antes de estar no ramo informatico todo o dia.

  10. Avatar de R. Campachi

    O Google está em processo de migração de seus sistemas de arquivos EXT2 para o moderno EXT4. Esta novidade foi trazida durante uma discussão sobre benchmarking do JFS. Michael Rubin, do Google, compartilhou a informação de que o Google escolheu EXT4 depois de fazer um benchmark deste, do JFS e XFS.

    Os resultados mostraram que EXT4 e XFS tiveram resultados próximos, mas sendo mais fácil do EXT2 para EXT4 do que EXT2 para XFS. Btrfs foi considerado ainda muito experimental.

    Além disso, o Google contratou Ted Ts’o, desenvolvedor do Linux kernel responsável pelo trabalho no sistema de arquivos EXT4.

    Mais na fonte:
    http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Nzg4MA

  11. Avatar de kekes
    kekes

    Uma questao para os entendidos quais sao as limitaçoes reais do sistema NTFS da microsoft?

  12. Avatar de manel
    manel

    Estou a iniciar a instalação de um servidor ubuntuc 9.10. Andava aqui a ler sobre que formatos devia utilizar. Será que posso/devo utilizar somente EXT4