Goldenergy sobe o preço do gás em cerca de 6 euros

24 Comentários

Depois de vários rumores que a eletricidade e o gás iriam aumentar drasticamente, começam a confirmar-se os piores cenários. A EDP vai aumentara  fatura do gás em média 30 euros já em outubro e a Goldenergy revelou hoje que vai aumentar o preço do gás em média em 6 euros.

O novo tarifário da Goldenergy entrará também em vigor em outubro.

Goldenergy aumenta preço do gás em média em 6 euros


Goldenergy: No inverno este aumento pode representar mais euros nas faturas mensais

A Goldenergy vai aumentar o preço do gás nos segmentos residencial e pequenos negócios em cerca de seis euros, com o novo tarifário a vigorar a partir de outubro e até ao final do ano, foi anunciado. No inverno, considerando os clientes em cada escalão e os seus perfis, este aumento vai representar, em média, mais 10 euros nas faturas de gás mensais.

A energética justificou esta subida com os custos dos acessos regulados, a volatilidade do mercado e a escalada de preços do gás.

Goldenergy aumenta preço do gás em média em 6 euros

Miguel Checa, presidente executivo da empresa, referiu que…

Na Goldenergy continuamos a trabalhar para fornecer o melhor serviço ao melhor preço. Mesmo perante a atual situação do mercado grossista, a Goldenergy fará todo o esforço por efetuar um aumento controlado, ainda que inevitável, dos preços do gás, com o intuito de minimizar o impacto nos seus clientes

As medidas a adotar devem ter em conta a “poupança possível” para os clientes, bem como promover a eficiência energética, a utilização de outras fontes de energia, bem como o uso responsável e a sustentabilidade, referiu.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elektro
    Elektro

    Excelente estratégia de mercado para ir buscar clientes EDP!

    1. Avatar de Vortex
      Vortex

      Não vão ser só os da EDP

    2. Avatar de Joao
      Joao

      És muito ingénuo por isso é que PT está como está…

  2. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    Só se for não conseguir entrar no mercado regulado

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Qual o preço médio do kW do gás em Portugal? Aqui em França pago 0,1241 cts por kW.

    1. Avatar de Hans Orion
      Hans Orion

      Gáz Natural – Escalão 1 – Preços sem desconto a partir de 01.10.2022
      EDP Comercial (segundo informação da própria através de mail) vai aumentar de 0,0629 para 0,209600 – €/kWh, fora as respectivas actualizações das taxas.

  4. Avatar de aj
    aj

    o mercado regulado está cada vez mais tentador. nem vou pensar duas vezes.

  5. Avatar de ERUS
    ERUS

    nunca sai do mercado regulado foi a melhor coisa que fiz…

    1. Avatar de GM
      GM

      E quem achas que paga a diferença? Na base, o preço é o mesmo, para o regulado (administrativamente) e liberalizado.

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Quando a Nigéria bater o pé a renegociar o Take or Pay de longo prazo do Regulado, leva tudo pela mesma medida.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    E se a Endesa e a Galp fôr pelo mesmo caminho…muita gente vai sair da EDP ou então vai para o regulado!

  7. Avatar de Adeus
    Adeus

    Fujam dessa empresa (goldenergy) se precisarem de cancelar o contrato preparem-se pois vai demorar…

    1. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      Se continuar a pagar menos do que os outros, porque havia de sair?

    2. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      Eu sou cliente há 4 anos da goldenergy e zero problemas com eles. Inclusivé não me aumentam a energia desde 2020 (estou a pagar a 0,135ç/kwh na energia).
      E @Adeus não precisas de fazer nada para cancelar o contrato com eles, basta fazer um novo noutro comercializador.
      Já mudei no passado de goldenergy para outro e foi sempre tranquilo. O pior para mim: Endesa, faturas sempre erradas, debitavam duas faturas no mesmo dia, mandavam faturas e não nunca debitavam, uma vez dei as leituras em todos os dias do mês e em nenhum deles era o dia ideal de leitura.

  8. Avatar de john
    john

    Ainda vai subir muito mais. Relaxem!

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Agora vou fazer como muitos aqui dizem quando há aumentos dos combustíveis, “por mim podia subir 500%, eu não utilizo gás em ninhas casa” 🙂
    Mas como é obvio vai encarecer tudo, o padeiro vai cobrar mais o restaurante igual e por ai fora isto é uma pescadinha de rabo na boca.
    Eu por acaso à mais de 20 anos que acabei com o gás em minhas casa, não pelo preço mas sim pelo perigo que é, agora na minha próxima casa como é obrigatório ter aquecimento de águas solar para novas construções nem termoacumulador vou ter e vou aproveitar e colocar uns paneis extras para auto consumo para ficar o mais independente possível.

    1. Avatar de Ze Manel
      Ze Manel

      @Barao Vermelho.
      Boa ideia! 🙂 Mas acho um overkill, num país com a exposição solar de portugal, estar a usar uma bomba de calor para compensar o painel solar.
      Tenho compensação com esquentador com gás propano, e uma botija das pequenas dura quase 6 meses.

      1. Avatar de GM
        GM

        Depende da solução solar térmica que for instalada. Se o B@rão Vermelho optar por uma solução termosifão, isto é, kit solar térmico instalado na cobertura, composto pelos colectores e o depósito horizontal tipo mochila, a solução de esquentador termostático é a mais eficiente. Já se optar por uma solução forçada, isto é, colectores na cobertura e depósito de instalação vertical no interior da habitação, a solução de bomba de calor é a mais eficiente, pois associa uma solução de energia renovável (solar térmico) por outra que também possui componente renovável (bomba de calor), por aerotermia. Mais ainda se optar por uma solução DAIKIN ALTHERMA, associada a 2 ou 3 colectores solar térmicos drain-back, e que faça também climatização, sobretudo aquecimento, por piso radiante aquecido a água. Solução técnica total que não é propriamente barata, mas é eficiente e confortável. Permite ainda arrefecimento pelo peiso radiante, dependendo do modelo da bomba de calor, apesar de pouco eficaz, pois como sabemos o calor sobe, e o arrefecimento nesta solução é feito ao nivel do pavimento. Esta solução permite ainda a instalação de circuito de retorno nas AQS, o que permite maior eficiência na utilização da água (ponto importante nos dias que correm). Se ele pretender uma solução global “económica”, passa pelo sistema solar termosifão, esquentador, solução emuladora de circuito de retorno de AQS e ar condicionado.

        1. Avatar de Liliana Azevedo
          Liliana Azevedo

          Na minha prespectiva qualquer solução de AQS deve passar por bomba de calor eficiente e paineis fotovoltaicos. Aqueles paineis que aquecem a água, seja qual tecnologia for, deixa de ser eficiente quando num paiz ensolarado como Portugal, especialmente nos dias mais quentes, esses paineis andam a trabalhar para nada pois a água fica quente rápidamente.

          Já a bomba de calor com paineis fotovoltaicos (e até aerogeradores), quando a água está quente estás a injectar electricidade dentro de casa para o teu consumo residual.

          1. Avatar de Ze Manel
            Ze Manel

            @Liliana Azevedo, os fotovoltaicos perdem rendimento com o calor.
            Tenho um Gira-Sol com 4,5kw de potencia, e de inverno atinjo os 3800W de pico, e de verão raramente passa os 3000-3200W.

            Acho uma perda de rendimento autentica fazer duas conversões de energia para ter agua quente, quando com uma conversão direta e com um rendimento altissimo a pessoa fica servida.

          2. Avatar de GM
            GM

            Na situação em que a área de captação é manifestamente superior ao necessário, e não havendo forma de dissipação da energia, por exemplo piscina, passa por tapar um dos colectores, não esforçando portando o sistema e evitando dessa forma a possibilidade de vaporização do líquido do circuito primário. Em alturas de menor quantidade de energia, por exemplo meia estação e Inverno, ter todos os colectores disponíveis para recolher o máximo de energia possível, minimizando a necessidade de apoio.
            A solução referida, bomba de calor e fotovoltaicos, funciona bem se o campo de colectores FV tiver alguma potência e se estiver associado a bateria.

          3. Avatar de Liliana Azevedo
            Liliana Azevedo

            @Ze Manel, nada é perfeito, mas na questão de reaproveitamento do excedente, os paineis solares e aeolicos são mais “eficientes” porque podes utilizar a energia excedente para outras coisas.