GNR vai andar à “caça” de quem usar telemóvel a conduzir

68 Comentários

A sinistralidade rodoviária continua a ser preocupante em Portugal e no mundo. Além do excesso de velocidade, existem outros fatores que têm contribuído para números negros.

Recentemente a Guarda Nacional Republicana alertou para não utilização do telemóvel enquanto conduz.

GNR vai andar à "caça" de quem usar telemóvel a conduzir


De acordo com um estudo, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admite enviar e ler SMS enquanto conduz. A ação de fiscalização “smartphone, smartdrive” arranca esta terça-feira, dia 11, e vai focar-se nas “vias onde o índice de sinistralidade é mais elevado.”

Impacto negativo do manuseamento do telemóvel durante a condução:

  • Aumento do tempo de reação;
  • Má avaliação das velocidades;
  • Não manutenção das distâncias de segurança;
  • Mau posicionamento do veículo na via;
  • Dificuldade na interpretação da sinalização, podendo até ser ignorada;
  • Desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

A utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta 4 vezes o risco de ocorrência de acidente de viação.

https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/585546265625941/?__xts__%5B0%5D=68.ARClZWwZE-lVZuQEoOFwl8Trw_pChcvLo0rYPUr5GOymRhuWFM-vw7RshremMLm19s5iGsEZk39M10iSsWymuHC3tXC6rgZ-XErRlWhnpdwC1oFqu2zcm4ujXcdbWx2ZkgGSQQV2TD1eY-vp7uKvWmgj-fjVJSW8dwC8S5_4zWm3P6e-N2huoxWQ117EHbr1ZMfXjSwsQK8IGvgqbI8r_GAZmKnzOUoiYBr0HiT87RBuMKf-ON0YxwULVMGuAk0D5eCBqU00iqUZx1_eovp05rcYqReDWCqwbUu3J-BEbK-II6S1GKU4puaQKloqPzQpGp204zv7rDW0HCZ__2r5aOxKedWXVRF6p9o&__tn__=-R

O combate à sinistralidade rodoviária é um desígnio nacional e uma responsabilidade de todos os intervenientes no sistema rodoviário e começa em cada um de nós. Os acidentes podem ser evitados se todos cumprirmos o código da estrada e as regras de circulação.

GNR vai andar à "caça" de quem usar telemóvel a conduzir

A DISTRAÇÃO PODE SER FATAL! A conduzir, não use o telemóvel, alerta a GNR. Em 2019, segundo dados da GNR, foram autuados 22 mil condutores pelo uso indevido do telemóvel durante a condução.

Atualização: No âmbito desta operação, a GNR multou mais de 800 pessoas com uso indevido do telemóvel durante a condução. Mais de 200 foram detidas por excesso de álcool.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cat
    cat

    Essa malta inconsciente, por mim, até podiam ir todos contra uma parede. O que me preocupa – que são os mesmos de quem essa gente nada quer saber – são os outros que andam na estrada ou perto dela e que nada têm a ver com o assunto.

    Para além de uma multa bem pesada, deveria existir uma reprovação social e moral a este tipo de comportamentos porque ainda há muita gente que pensa que se “está bem” …

    1. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Como se as multas resolvessem o problema, tal como a reprovação social e moral, seja lá o que isso for. O que falta é investir na educação a todos os níveis. Ninguem quer saber do resto. Só interessa sacar uns trocos, mais nada.

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        O Português só aprende quando lhe vão ao bolso.
        A educação só servirá para as próximas gerações.
        Deveria ser contraordenação muito grave e implicar a perda de 5 pontos.
        A falta de consciência e responsabilidade por parte dos condutores, que usam o telemóvel enquanto conduzem, é de um nível quase criminoso!!
        Carga neles.

  2. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Além desta acção deviam dar também importância às manobras mal feitas, ao desrespeito do sinal STOP e à não utilização dos piscas.
    O piões também deviam ser multados quando atravessam as ruas a utilizar o telemóvel.

    1. Avatar de Aferino
      Aferino

      Eu como peão que sou , não concordo com isso.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Os que conduzem ao telefone, como condutores que são também não concordam. Não podes ter dois pesos e duas medidas.

        1. Avatar de Zé

          São coisas completamente diferentes. Uma coisa é fazer uma chamada enquanto passo na passadeira outra completamente diferente é enquanto conduzo.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            O que é mais inseguro na tua opinião?
            conduzir na faixa da direita ao telefone em velocidade moderada, ou entrar numa passadeira ao telefone sem olhar para os lados?

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Exatamente esse o ponto @rjSampaio.

    2. Avatar de miguelito
      miguelito

      Obrigado pela lembrança de um dos jogos preferidos de criança.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Mesmo!! BOSSSS
        Que orgulho!!!

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E com a outra mão a segurar o cigarro, segurando o volante com as pernas. Grande Toy!

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sem vídeo não acredito

    5. Avatar de Gonçalo Oliveira
      Gonçalo Oliveira

      Não cumprir as regras de trânsito não é, definitivamente, saber conduzir. Bem pelo contrário. E se até hoje nunca tiveste um acidente agradece à sorte e a todos os santinhos, pois se o que dizes é verdade, só desejo que no dia que te acontecer, te aconteça apenas a ti.

      1. Avatar de charles
        charles

        Não perca tempo a responder a gente parva…
        Mas já que o fez, devo dizer-lhe que o fez de forma elegante!
        … depois ouve-se “ahhh e tal… aconteceu tudo de forma muito rápida….” e lá vai uma ou mais famílias para o galheiro…
        enfim….

        1. Avatar de jorjão
          jorjão

          Em Portugal continua-se a matar ao volante e não se vê ninguém preso!! São acidentes!!
          Noutros países vão logo para a cadeia e não bufam!!
          A vida humana é algo de pouquíssimo valor para os políticos e juízes.
          Pouca vergonha este país da treta.

    6. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso equivale a dizeres algo do tipo “sempre trafiquei droga e nunca me aconteceu nada”.
      Para dizeres algo desse tipo ou és muito burro ou nem sei qual a segunda opção.

      1. Avatar de RM
        RM

        Talvez inconsciente ou irresponsável!

    7. Avatar de Pintor
      Pintor

      200kmh é para meninos eu tomo um pequeno almoço continental, leio o jornal, respondo a mails, faço a barba e enquanto conduzo a 300kmh na A2.

    8. Avatar de tecnico Meo
      tecnico Meo

      E com a perna que fica livre ainda fritas um churro ! Grande homem!

    9. Avatar de ovingadorortográfico
      ovingadorortográfico

      Eu não consigo ir a mais de 120 na A2, baralha-me um bocado o Candy Crush e entorno o copo da cerveja.

  3. Avatar de Just Me
    Just Me

    E que tal andarem à caça de quem comete atrocidades ao volante???
    Não???? Isso não dá euros das multas….
    É a palhaçada total…..

    1. Avatar de acs
      acs

      Ir ao telemóvel enquanto conduz um carro não é uma atrocidade? Está a meter toda a gente em risco!

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      E ir ao telemóvel é o quê??? Jasuse!!!!
      É como o outro que com 1,70 gramas de álcool o sangue se sente o melhor condutor do mundo. Tenho pena é de quem ele levar na frente!!

  4. Avatar de Ufmi
    Ufmi

    Eu não sou adepto de quem anda ao telemóvel a conduzir, principalmente porque ando de moto, e quase todos os sustos que tive foi de amelias ao telemóvel.

    Mas a verdade seja dita, quando se tem um rádio no carro que é 2 e 3x maior que um smartphone, que dá para espelhar lá o conteúdo ( Facebook, Instagram, YouTube, etc). Não percebo essa da caça a multa dos telefones.
    Agora também já há carros a funcionar por gestos, para abrir o ventilador já também é no ” tablet” do carro.

    Agora com que moral se pode criticar quem anda a ler msg com o telemóvel na mão ao lado do volante, quando passa em branco o condutor do lado que está com o braço esticado e a olhar para a consola central porque recebeu uma notificação do Instagram, e a mandar msg no painel central do carro para as amigas a dizer que está atrasada.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Muito bom ponto.

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    E que tal deixarem de dar carta a quem claramente não tem capacidade para conduzir?
    O problema está aqui. Muita gente tem carta de condução, mas pouca ou nenhuma capacidade para tal.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Ora aí está… as cartas de condução são um negócio… e o grande problema é esse mesmo, quando se tira a carta praticamente ninguém sabe conduzir em condições e depois há aqueles que nunca vão ter essa capacidade!

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Acontece exactamente o mesmo no sistema educacional português.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Como sugeres fazer esse rastreio?

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    É este mesmo o principal causador de acidentes hoje em dia… não é a caça às multas dos 50kmh!
    Em vez da GNR estar sentada no popó com o radar, coloquem os homem a trabalhar como deve de ser… comprem motos para a cidade em vez de carros, façam tal e qual como se faz nas cidades na Austrália, a GNR de lá anda com motos e GoPro’s montadas nos capacetes a registar/autuar quem vai a brincar com o telemóvel enquanto conduz!
    É incrível a quantidade de pessoas a olhar para baixo (em vez de para a frente/estrada) enquanto “conduzem”… e depois…. pimba lá vai uma porrada no gajo da frente que está parado e lá vai começar a confusão de transito!

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Para “Azeiteiro” escreveste muito bem… lol A malta quer passar a ideia que a velocidade é que mata, o que na minha opinião é errado, a velocidade so mata se estiver associada a outra variante qualquer. Para mim é uma causa indirecta. So é a mais fiscalizada porque é a mais facil e mais lucrativa da multas. (sentando num carro dentro da localidade depois das casas e passeios terminarem, mas antes da placa de fim de localidade) Cada carro um flash… Multa chega a casa 3 meses depois…
      Ate costumo dizer que na estrada actualmente vale tudo menos menos ultrapassar os limites de velocidade. Piscas são facultativos e traços contínuos sao meramente informativos. 🙁
      Sobre os telemoveis, só dão multa nestas ações de fiscalização que ocorrem poucas vezes por ano. #VivaPortugal

  7. Avatar de macopio
    macopio

    Acho bem. Já agora controlem os ciclistas que não param no sinal vermelho!

  8. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    Uma lei bem criada era por exemplo quem fosse apanhado com provas a usar o telemovel de forma continuada a perda do titulo de condução e ter de o voltar a tirar. Isso sim ia baixar a utilização, agora assim não vai a lado nenhum.

    1. Avatar de RM
      RM

      Perder o direito de conduzir seria adequado (pelo menos durante algum tempo), já que são um perigo nas estradas.

  9. Avatar de Aferino
    Aferino

    Não podes usar nunca e fim !

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Toda a gente conduz como quer, não penses que és especial LOL

    2. Avatar de PeterG.
      PeterG.

      Sr Einstein, tão inteligente, sábio, guita a monte e estudou mais que todos! Condutor exemplar onde o código da estrada e regras de segurança, a ele, não se aplicam! Em resumo, os outros é são todos burros e não sabem conduzir! Pois bem, só espero e desejo que, um dia quando se “espetar” no seu super carro (sim, porque por este andar é só uma questão de tempo), se “espete” sozinho e não tire a vida de alguém que não tem culpa de tamanha burrice e irresponsabilidade!
      E, é por haver “artistas” com este tipo de pensamento que continuamos a ver desgraças nas estradas!

    3. Avatar de Zé

      Se algum dia tiveres azar espero mesmo que o problema seja apenas teu e que não haja inocentes envolvidos. Além de admitir que é idiota ainda se orgulha disso.

  10. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Sim devias ser multado na mesma! E deviam-te retirar a carta por achares bem!
    Se te aparecer (ou ao carro da frente) um obstaculo, não tens tempo de reacção.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sarcasmo, esperemos.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Diz-me lá então que carro tens?

      1. Avatar de PeterG.
        PeterG.

        O dele é futurista, será que ainda não percebeu?! É daqueles que ainda não existe e só serão lançados daqui a 50 anos! Quando chega a casa à noite, e, estaciona (depois de conduzir, ler sinais, abastecer sozinho, e etc) ainda coloca a máquina de roupa a lavar, cozinha e no fim lava a loiça. Aos fins-de-semana aspira a casa e limpa o pó.
        Caro Miguel, com o devido respeito, antes de chamar nomes a alguém, devia olhar e pensar nas asneiras que está aqui dizer com sentimento de orgulho e ser mais responsável com a sua condução, para que ninguém, um dia mais tarde, venha a ser vítima das suas burrices! Mas enfim, não dá para mais…

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Miguel não fujas à questão rapaz.
        Já num outro post meteste as mãos pelos pés ao afirmar que tinhas determinada TV cujas especificações não batiam a bota com a perdigota. Só rir com estes cromos.
        Btw, está-se a falar de regras rodoviárias e independentemente do carro que tenhas tens de ir a conduzir e não a mexer no telemóvel, caso contrário deves ser, e bem, multado.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A ideia do carro travar é para CASO o condutor não tenha reacção. É um backup.
      Se estás a depender somente do veículo, se ele falhar não tem o condutor certamente tempo de reacção.

    4. Avatar de acs
      acs

      Nem toda a gente pode ou quer trocar de carro todos os anos.Se compraste um carro de 40 mil euros à 5/10 anos e ainda está em boas condiçoes o que facilmente acontece se for bem construído e o tratares bem não vais gastar mais 40 mil euros. é dinheiro deitado ao lixo! Para não falar que comprar carro novo é mais dinheiro deitado ao lixo! O carro sai do stand e já vale 50% do valor que deste. Pior investimento que alguém pode fazer.

  11. Avatar de miguelito
    miguelito

    Ninguém fala das pernocas são a maior distração.

    1. Avatar de joao paiva
      joao paiva

      Subscrevo

  12. Avatar de jonas
    jonas

    “usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23”
    “A utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta 4 vezes o risco de ocorrência de acidente de viação.”

    Decidam-se, ou 23, ou 4,… ou será que esses números foram tirados do rabo assim à pressa? dá ideia disso….

  13. Avatar de André
    André

    Falam muitas vezes mal do Pplware mas conseguem colocar belas “viaturas” nas imagens

    1. Avatar de Vítor M.

      Falar mal do Pplware? Nem penses nisso 😉 não temos malta dessas por cá. 😉 Cumps.

  14. Avatar de Tim
    Tim

    e os sistemas de infotainment cada vez mais complexos e com botões touch?

  15. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Se a memória não escapa vai ser durante um período 😉 este tipo de acções deviam ser diárias por isso é que no título está e muito bem “Caça” 🙂

  16. Avatar de RM
    RM

    As regras são para todos e sem excepções!

  17. Avatar de MACnista
    MACnista

    Peço desculpa, mas estou MUITO desiludido com todos, então ninguém fala da saia azul… OMG!!!!!!!!! a cena é a saia, o resto é para despistar, perceberam?!?!?!?!?!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É uma saia. Não há mais nada a dizer. Se baixam a guarda por umas pernas é mau sinal 😛

  18. Avatar de Rui
    Rui

    teem muito que caçar, desde telemoveis, nao parar no stop, andar pela esquerda, etc

  19. Avatar de DeLuxe
    DeLuxe

    Regras não são para os Portugueses, em tudo, e a estrada é o maior exemplo disso! Poucos cumprem as regras da estrada, Stop’s que não existem, ruas sentido proibido só para alguns porque os espertos vão na mesma, “Piscas” o que é isso algum animal estranho? Passo na Ponte 25 Abril todos os dias 2 ou mais vezes, a maior parte das vezes com bastante fila e 80% das pessoas a conduzir vão distraídas, a mandar mensagens ou a falar no telemóvel, o cumulo dos cúmulos que vi foi um anormal numa vespa a descer a Pimenteira a mandar mensagens e a rir com os otarios que vinham atrás dele devagar porque o anormal ia a mandar mensagens, são tudo pessoas muito importantes o mundo que espere por eles.

    1. Avatar de jorjão
      jorjão

      O Português só tem inteligência para o que não interessa!!
      “Os outros usam a via porque eu deixo”; “Na estrada faço o que eu quero”.
      Mentalidade muito fraca de valores. Só lá vai com multas pesadas e apreensão de carta.

  20. Avatar de jorjão
    jorjão

    Queres ver que não te pode aparecer um obstáculo, de qualquer natureza pela frente!!!! E depois fazes o quê?? Provocas uma colisão em cadeia, ou despistas-te, em que alguém sofre as consequências da tua falta de responsabilidade e vai desta para melhor ou fica paraplégico/tetraplégico e afins.
    Gente inconsciente!!!!

  21. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Fico a pensar se é mesmo burro, ou se tás a gozar …

  22. Avatar de Infinity
    Infinity

    Só porque não há transito as regras são para se cumprir ou então para que servem os exames de condução? Se calhar a tua saiu no pacote do Chocapic