A sinistralidade rodoviária continua a ser preocupante em Portugal e no mundo. Além do excesso de velocidade, existem outros fatores que têm contribuído para números negros.
Recentemente a Guarda Nacional Republicana alertou para não utilização do telemóvel enquanto conduz.
De acordo com um estudo, usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica o risco de acidente por 23, e 31% dos portugueses admite enviar e ler SMS enquanto conduz. A ação de fiscalização “smartphone, smartdrive” arranca esta terça-feira, dia 11, e vai focar-se nas “vias onde o índice de sinistralidade é mais elevado.”
Impacto negativo do manuseamento do telemóvel durante a condução:
- Aumento do tempo de reação;
- Má avaliação das velocidades;
- Não manutenção das distâncias de segurança;
- Mau posicionamento do veículo na via;
- Dificuldade na interpretação da sinalização, podendo até ser ignorada;
- Desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.
A utilização do telemóvel, durante a condução, aumenta 4 vezes o risco de ocorrência de acidente de viação.
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/585546265625941/?__xts__%5B0%5D=68.ARClZWwZE-lVZuQEoOFwl8Trw_pChcvLo0rYPUr5GOymRhuWFM-vw7RshremMLm19s5iGsEZk39M10iSsWymuHC3tXC6rgZ-XErRlWhnpdwC1oFqu2zcm4ujXcdbWx2ZkgGSQQV2TD1eY-vp7uKvWmgj-fjVJSW8dwC8S5_4zWm3P6e-N2huoxWQ117EHbr1ZMfXjSwsQK8IGvgqbI8r_GAZmKnzOUoiYBr0HiT87RBuMKf-ON0YxwULVMGuAk0D5eCBqU00iqUZx1_eovp05rcYqReDWCqwbUu3J-BEbK-II6S1GKU4puaQKloqPzQpGp204zv7rDW0HCZ__2r5aOxKedWXVRF6p9o&__tn__=-R
O combate à sinistralidade rodoviária é um desígnio nacional e uma responsabilidade de todos os intervenientes no sistema rodoviário e começa em cada um de nós. Os acidentes podem ser evitados se todos cumprirmos o código da estrada e as regras de circulação.
A DISTRAÇÃO PODE SER FATAL! A conduzir, não use o telemóvel, alerta a GNR. Em 2019, segundo dados da GNR, foram autuados 22 mil condutores pelo uso indevido do telemóvel durante a condução.
Atualização: No âmbito desta operação, a GNR multou mais de 800 pessoas com uso indevido do telemóvel durante a condução. Mais de 200 foram detidas por excesso de álcool.


















