Minho Factory: GNR desmantela rede de contrafação que vendia na internet

18 Comentários

A Unidade de Ação Fiscal da GNR do Destacamento do Porto desmantelou uma rede de fabrico e venda de artigos contrafeitos, e apreendeu diverso material no valor de 1,4 milhões de euros, em Matosinhos e Vila Nova de Famalicão.

Denominada de operação “Minho Factory”, a GNR identificou três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre 28 a 60 anos. Além de feiras, os produtos contrafeitos eram também vendidos através da Internet.

GNR


No âmbito de uma investigação levada a cabo pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Braga, foi dado cumprimento a 17 mandados de busca, dos quais 10 em locais de fabrico, armazenagem, distribuição e de intermediação de venda de produtos contrafeitos, 4 em domicílios e 3 a veículos.

Da operação, resultou:

  • a apreensão de mais de 60 mil peças de vestuário, entre casacos, roupa interior, camisolas, vestidos, polos, calças e calçado, cinco toneladas de malha
  • 6.330 etiquetas, logótipos e botões de marcas conhecidas
  • 1.150 peças de corte (moldes)
  • 486 cortes para estampagem de marcas registadas
  • três máquinas industriais de confeção.

Em comunicado, a GNR revela que “A atividade criminosa desmantelada consistia no fabrico de vestuário e calçado em garagens, anexos de residências e zonas industriais, com utilização fraudulenta e não autorizada de marcas e patentes registadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e sem o cumprimento de quaisquer obrigações declarativas em sede dos impostos sobre os rendimentos e do IVA”

Os produtos confecionados serviam para comercializar em feiras e mercados ou através da internet.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis carvalho
    Luis carvalho

    pior que fazer contrafeito .. é quem compra isso

    1. Avatar de HS
      HS

      pelo menos é feito em Portugal, LOL para não falar que as grandes marcas pagas 10x mais e são feitas num qualquer país do 5º mundo e provavelmente feitas por crianças!! Já pensaste nisso, nestes últimos anos foram muitas as grandes marcas associadas a trabalho infantil….

      1. Avatar de pirata das cavernas
        pirata das cavernas

        nao falei em comprar grandes marcas, podes perfeitamente comprar feito em portugal, onde ha pessoal que precisam de salario para dar de comer aos filhos. prefiro mil vezes andar com uma tshirt simples do que andar com uma coisa contrafeita so para ter aquela marca vestida…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Portanto se te derem um bufardo e te roubarem, esses não são muito culpados. Quem lhes comprar o que te roubaram é que deve ser exemplarmente punido. Bom sentimento.

      1. Avatar de pirata das cavernas
        pirata das cavernas

        so compro coisas usadas com fatura e caixa, assim nao será facil comprar algo roubado.. assim como quando vendo usado vai com caixa e fatura…
        as vezes convém pensar um bocado para nao se dar exemplos estúpidos…
        mas estamos em portugal.. a mentalidade ainda esta a um nivel de pais de 3º mundo

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Talvez se leres o comentário original percebas o meu. Se calhar assim evites fazer figura de urso.

          1. Avatar de pirata das cavernas
            pirata das cavernas

            a capacidade de argumentar é assim fraca para passar para o insulto ?
            cumprimentos

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            É assim pirata, ainda por cima nem percebeu que o primeiro comentário nem falou em roubar nem em atribuição de culpas a ninguém.

    3. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Mas pensas o quê? Que cada marca tem a sua própria fábrica? Muitas vezes quem faz contrafeito faz também para as marcas. Até as peças de tecido são as mesmas…

      1. Avatar de pirata das cavernas
        pirata das cavernas

        nao penso, ate sei por exemplo onde era feita roupa da nike assim com outras marcas.. alias tinha la familiares a trabalhar. e estamos a falar em fabricas em portugal

  2. Avatar de José Manuel Pereira
    José Manuel Pereira

    Bolas, lá prenderam os fornecedores dos meus ciganos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os únicos produtos de qualidade que se encontra nos ciganos são roubados e esses eles não os vendem a qualquer um.
      De resto, roupas, perfumes, calçado é tudo lixo.

      1. Avatar de José Manuel Pereira
        José Manuel Pereira

        Tenho muitos polos alguns com vários anos de uso e não tenha nada a dizer contra.
        Uso-os há vários anos e não é por isso que perdem a cor (por vezes cores bem vivas).
        Alguns com 8 ou 9 anos sim, já perderam a cor, mas os de 100€ não perdem a cor ao fim de 8 anos ?

  3. Avatar de hilda
    hilda

    Segredo:
    Quem faz polos por exemplo para uma grande marca é uma fabrica portuguesa. Essa fabrica manda fazer logotipos extra e coloca em polos, também extra, mas vende à margem da legalidade.

    1. Avatar de Ana Faria
      Ana Faria

      Será o Clubefashion a empresa a que se refere? É que já comprei lá roupa e fui burlada com roupa contrafeita. É incrível como empresas como estas trabalham á margem da lei sem que nada lhes aconteça, mesmo depois de ter feito queixa na Decoração e Portal da Queixa. Enfim…Portugal..

  4. Avatar de Ana Faria
    Ana Faria

    *Deco e Portal da Queixa

  5. Avatar de ze
    ze

    se dessem a roupa apreendida a quem precisa em vez de a destruir!

    1. Avatar de Z/OS
      Z/OS

      Não podem fazer isso porque iriam “desgraçar” a vida de outros comerciantes que assim perderiam clientes, mesmo sendo estes necessitados. É assim a sociedade em que vivemos…