Gmail obriga a usar segurança – Felizmente!

16 Comentários

Uma das grandes preocupações de quem navega na Internet tem de ser obrigatoriamente a segurança. Temos de cuidar de nós e daqueles que nos rodeia no mundo virtual e que nos podem fazer mal.

Para além da protecção que podemos fazer ao escolher os locais a que acedermos temos ainda de tentar garantir que os dados circulam na Internet cifrados. Só desta forma estamos realmente protegidos.

Com esta premissa em mente a Google tem vindo a melhorar o serviço de acesso ao Gmail. O último passo dado foi o forçar o tornar o acesso ao Gmail por HTTPS.

Na prática o que a Google faz é forçar os seus utilizadores a usarem uma ligação segura entre os seus PC’s e os servidores da Google. Aqueles que já tinham indicado que não pretendiam usar  esta opção não devem ter sido afectados. No entanto aqueles que nada tinham definido passam a usar este acesso até que indiquem o contrário.

Mas mesmo que indiquem que não pretendem usar esta opção, o Gmail encriptará sempre a página de início de sessão para proteger a sua palavra-passe. Todo o resto do acesso será feito em modo “claro”.

Na minha opinião não devem descurar a segurança e devem até activar esta opção para que tenham a certeza que existe um grau de segurança superior na vossa ligação, mesmo que isso torne o acesso ligeiramente mais lento.

Para activarem esta funcionalidade no Gmail deve:

  • Iniciar a sessão na sua conta Gmail.
  • Clicar em Definições.
  • Na zona “Ligação do browser” seleccione a opção “Usar sempre https”.
  • Clique em Guardar alterações.
  • Volte a carregar o Gmail.

Fazemos notar que se seleccionar “Usar sempre https” não poderá aceder ao Gmail através de HTTP. E como conselho de segurança máximo recomendamos que, caso utilize um PC estanho e/ou público, termine todas as sessões no Gmail ao clicar em Terminar sessão, na parte superior de qualquer página do Gmail, e que feche todas as janelas do Gmail no browser.

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Segurança é sempre bom, não sei como é que o pessoal da Google ainda tinha pensado nisto.

  2. Avatar de Walls

    Activado 🙂

    Medidas de segurança nunca são demais, principalmente quando o conteúdo dos nossos e-mails é muito pessoal ou confidencial.

    Gmail sempre à frente 🙂

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Sempre a frente? Eu uso GMail, e na minha opinião é o melhor fornecedor de mail na internet, mas esta historia do https não é a Google que vai à frente mas sim vem muito atrasada, eu só tenho outra conta de mail no Hotmail, mas pelo que me lembre desde que criei a conta à para aí 7 anos ou mais sempre usou ligação https.

      A Google é que dantes só usava o protocolo para realizar o login, depois disso não havia qualquer protecção na ligação.

  3. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    mais um a fazer em todas as contas a referida activação.

  4. Avatar de Paulo Silva

    Concordo! Acima de tudo Segurança … no meu caso anda não está activado, mas não lhe dou mais que 1 hora … é só ir fazer Login no Mail 😛

  5. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    No entanto não está activo no igoogle?

  6. Avatar de BigOix
    BigOix

    Estou pensar fazer o meu próprio servidor de mail, podemos não ter acesso pela net, mas que tem acesso ao servidor fisicamente tem acesso a tudo

  7. Avatar de aver
    aver

    Tenho a impressão que desde há poucos dias a opção por definição é https. Seleccionando “Não usar sempre https” é que passa para http (Exactamente ao contrário do que se passava antes, desde 2008, em que por definição era http e se podia alterar para https).
    Há quem relacione isto com a denúncia, há poucos dias, do ciber-ataque (em Dezembro) dos chineses às contas no Gmail explorando vulnerabilidades do IE.
    http://bit.ly/72xMc5

  8. Avatar de DCA
    DCA

    Olhó errozito:
    “Na prática o que a Google forçar os seus utilizadores a usarem uma ligação segura entre os seus PC’s e os servidores da Goolge.”

    Última palavra da citação.
    Sobre o https, só não o uso quando não há a opção!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Última palavra? A frase no seu todo não está bem construída.
      Anyway, de facto a Google parece estar um pouco atrasada nesta mudança. Mas o problema é que eu uso o gmail no igoogle, e esta página ainda não é encriptada, penso eu!

    2. Avatar de Pedro Simões

      Corrigido. Tanto o erro como a construção da frase.

      Obrigado pelo reparo.

  9. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    boas, por acaso tenho notado que desde que acesso por https, que tenho recebido menos spam ou sera confusao minha ??

  10. Avatar de techdani
    techdani

    Erro no texto: “Na prática o que a Google forçar os seus utilizadores a usarem uma ligação segura entre os seus PC’s e os servidores da Goolge”… Goolge? xD

  11. Avatar de unknown
    unknown

    Já experimentaram enviar/receber mails a partir do vosso cliente de mail integrado (aquele que vem com o pda) do windows mobile 6.1? Desde que esta mudança do https entrou em vigor não consigo receber nem enviar mails. Diz-me para verificar o username e password =\

  12. Avatar de mjmft
    mjmft

    http://mail.google.com/mail/help/intl/pt-PT/about_whatsnew.html#utm_source=pt-PT-et-newfea&utm_medium=et&utm_campaign=pt-PT

    Por curiosidade fui ver a minha conta do Gmail e tinha lá em letras garrafais o Gmail está mais seguro e enviava-me para i link acima.

  13. Avatar de Yuy
    Yuy

    Acho que é importante referir umas coisas…

    Nenhum outro fornecedor (principal) de acesso a e-mail… falo do Yahoo.com e do Hotmail.com fornece esta opção de acesso seguro ao e-mail em si (e se fornece essa opção tem de ser activado em alguma opção obscura), só fornece acesso seguro durante o envio dos dados de acesso e depois troca para o modo de ligação não segura, o que na pratica significa que podem ver tudo o que enviam e recebem por exemplo numa ligação sem fios pública.
    Por isso o Gmail do Google está à frente! Tudo: autenticação & área interna onde se enviar e recebe os e-mail’s está por omissão feita por ligação segura… só quem não poder mesmo usar a encriptação (por algum motivo técnico) é que a deve desactivar, as restantes pessoas devem manter activa, ou activar de forma clara caso não o tenham feito, só pelo sim, pelo não… mas já devem estar a gozar da segurança a menos que tivessem assinalado a opção não usar ligação ssl. E sim esta opção está disponível como opcional no Gmail à já cerca de 1 ano ou mais! Pelo menos eu tinha a activado acerca de 1 ano quando apareceu pela primeira vez.