Gmail – Novas funcionalidades Labs

13 Comentários

Na continuação da sua senda de inovação a Google não pára. Exemplo disso é o programa Labs que as diferentes ferramentas vão tendo ao seu dispor. Segundo a Google os Labs são definidos como um campo de testes para funcionalidades experimentais que ainda não estão prontas para ver a luz do dia.

E saíram agora a publico mais duas funcionalidades que de certeza vão amadurecer e passar a funcionalidade. Falamos dos Submarcadores e da Pré-visualização de mensagens.


Estas duas novas funcionalidades vêm optimizar por um lado a maneira como gerimos a nossa caixa de email e por outro a forma como vemos de forma rápida as nossas mensagens.

Submarcadores

Os Submarcadores permitem que ordenemos os seus e-mail numa hierarquia de marcadores, o que nos permite fazer uma gestão mais facilitada destes.

Após terem activado esta funcionalidade no separador Labs do vosso Gmail estão prontos a utiliza-la. Mas atenção que a sua utilização apesar de fácil não é inicialmente óbvia. E informação disponibilizada é escassa e praticamente inexistente.

Por forma a terem subcategorias numa categoria principal devem criar ou alterar as categorias existentes para um formato especifico. A formatação das categorias e subcategorias devem obdecer à seguinte sintaxe: Categoria_Pai/Subcategoria_Filho. Tomando como exemplo as categorias da imagem seria esta a forma de as criar:

  • Pplware
  • Pplware/Alertas
  • Pplware/Microsoft
  • Pplware/Provedor
  • Pplware/Sapo

Caso pretendam podem criar níveis mais complexos, mantendo a sintaxe. Podem ainda expandir ou colapsar a hierarquia e caso uma das subcategorias tenha mensagens novas a categoria pai estará a negrito.

Chamamos a atenção que este Lab pode ter alguns problemas se tiverem o Lab Ocultar marcadores dos assuntos activo. Caso encontrem problemas experimentem desactivá-lo.

Pré-visualização de mensagens

Este lab é um dos que mais vezes foi pedido. Com ele podemos Pré-visualizar uma conversa sem a abrir, bastando para isso que clicarmos numa mensagem na caixa de entrada.

Mais uma vez, depois de activada no separador Labs nas Definições ela fica pronta a ser utilizada. E a sua utilização é extremamente simples. Basta que cliquem com o botão direito do rato numa mensagem e será mostrada a caixa de pré-visualização.

Desta forma podem de forma rápida ler as primeiras linhas de uma mensagem e assim entender de forma rápida o conteúdo da mensagem.

Caso pretendam podem utilizar os atalhos de teclado para visualizar e navegar nas mensagens. As teclas de atalho definidas são h para visualizar a mensagem e j e k para navegar.

Ficam assim com uma aproximação à funcionalidade que o Outlook tem e que outros serviços de Webmail têm também implementados.

Como podem ver a Google voltou a trazer aos seus utilizadores inovação e diferenciação nos seus serviços. São estes pormenores que tornam uma ferramenta extremamente capaz e muito disseminada em algo ainda melhor.

Testem estes e outros Labs e vão ver que tornam a vossa experiência de utilização do Gmail em algo ainda mais mais completo.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de janielton
    janielton

    irei ja ativar essa pré-visualizacao..bastante util!

  2. Avatar de tymonn

    Já uso submarcadores à mais de 1 ano :O com recurso ao addon betterGmail, chama-se folders4gmail

    1. Avatar de Jakim
      Jakim

      Eu também já usei o folders4gmail mas isto do google labs é melhor. Por um lado tem melhor aspecto, por outro, como está incluído no gmail, não precisas de nenhum extensão ou script, ou seja, funciona em todo o lado, independentemente do computador ou browser que estejas a usar.

  3. Avatar de Valdek Waslan
    Valdek Waslan

    Eu penso que o pessoal do GooGle deveria se preocupar mais é com a queda de qualidade dos seeus serviços ao invés de ficar lançando novidades. É impressionante como caiu a qualidade. Usava a muito tempo o GMAIL e me senti OBRIGADO a voltar para o YAHOO. Trabalho muito com imagens e recebe vários emails assim por dia e por várias e várias vezes acontecia de abrir o email e somente aparecer algums thumbnails. Isso quando não aparecia nenhum. Isso quando não dava erro. Isso quando, isso quando, isso quando,………….

  4. Avatar de rsl
    rsl

    Não consigo fazer a pré-visualização

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Nem eu, activei a opção no Labs mas não há nenhum diferença na janela.

    2. Avatar de Pedro Simões

      “Mais uma vez, depois de activada no separador Labs nas Definições ela fica pronta a ser utilizada. E a sua utilização é extremamente simples. Basta que cliquem com o botão direito do rato numa mensagem e será mostrada a caixa de pré-visualização.”

      Usaram o botão direito do rato em cima da mensagem?

      1. Avatar de rsl
        rsl

        sim! e não se passou nada.

    3. Avatar de PTDennis
      PTDennis

      Clicar com o botão dto do rato na mens

  5. Avatar de Miguel Jeri

    Gostei dos sub-marcadores, é para activar já.

  6. Avatar de orlando
    orlando

    o tipo de coisa que acionamos imediatamente !!!!

  7. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Podem aumentar os níveis nas árvores de marcadores adicionando pontos
    Assim teríamos dois subníveis:

    Pplware
    Pplware/Sapo
    Pplware.Sapo/Alojamento
    Pplware.Sapo/Receitas

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      As minhas desculpas mas dei informação errada pois tem de ser com barras:
      aPplware
      aPplware/Sapo
      aPplware/Sapo/Alojamento
      aPplware/Sapo/Receitas

      e até está aqui descrito no blogue oficial:
      New in Labs: Nested Labels and Message Sneak Peek – http://gmailblog.blogspot.com/2010/04/new-in-labs-nested-labels-and-message.html

      o Ponto final apenas faz avançar um marcador (ficando dentro do marcador pai) mas não permite utilizar o sinal de + para fechar ou abrir o marcador pai (fica sempre aberto)
      É tipo uma bullet list… mesmo assim pode ser útil para alguém!