Gmail – Mais uma alteração na interface

20 Comentários

Na constante busca de melhorar a usabilidade do seu serviço de email a Google resolveu, mais uma vez, melhorar a interface do Gmail. As alterações foram 3 e centraram-se no menu esquerdo da interface principal, na selecção de mensagens e na gestão dos contactos. Estas alterações visaram limpar a imagem e optimizar as funcionalidades de um já muito aprimorado serviço de email.


As alterações que são mais visíveis são sem dúvida as que foram aplicadas na alteração da barra esquerda da interface do Gmail. Os antigos links que populavam esta zona foram substituídos por novos links mais arrumados. Passamos a ter agora três zonas, Correio, Contactos e Tarefas, logo seguidas por um botão para criarem novas mensagens.

Passou ainda a ser possível efectuarem uma selecção mais criteriosa das mensagens. Passou a ser possível seleccionar também as mensagens mensagens lidas, não lidas, e marcadas como favoritas.

A zona que mais alterações sofreu foi a de contactos. Para além da óbvia alteração da interface, passa a ser possível ordenar os contactos por nome ou por apelido.

A interface de adição de contactos foi alterada, estando agora com uma imagem mais limpa e de mais fácil utilização.

Deixamos abaixo um vídeo que mostra de forma detalhada todas as novidades e alterações que vão poder encontrar no Gmail.

Mais uma vez a Google altera a interface do seu serviço de email por forma a torná-lo mais simples e fácil de utilizar. Desta vez foi a barra lateral e toda a zona de contactos. Qual será a próxima alteração da Google a este serviço?

Homepage: Gmail

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Dias
    Luís Dias

    Já tinha reparado nisso a uns dias e a primeira coisa que fiz foi logo colocar os contactos que tinha no Outlook no Gmail.
    Best EMail is GMAIL.

  2. Avatar de sheldon
    sheldon

    Recomendo juntamente ao uso do Gmail o complemento para Firefox chamado Google Redesigned, https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/8434/ , que merecia um post sobre ele aqui no pplware

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente sheldon, boa sugestão, não queres fazer o post para o publicarmos?

      Fica o convite.

      Abraço.

  3. Avatar de Bruno Santos

    Uma pergunta sobre os contactos no Gmail. Alguém sabe como “sincronizar” os contactos do outlook 2010 com o Gmail? É que o calendário já consegui sincronizar, mas os contactos ainda não.
    Obrigado pela ajuda.

    Abraços.
    Bruno Santos
    Cordelima.com

    1. Avatar de Bruno Santos
      Bruno Santos

      Boas, acho que descobri com sincronizar os contactos do outlook 2010 para o gmail:
      http://gmailblog.blogspot.com/2010/08/google-calendar-sync-now-supports.html

      Amanhã irei testar.
      Abraços.

  4. Avatar de M.Manuelito

    Sugestão para quem tem o Google Chtome
    Gmail Redesigned – dá um ar mais bonito ao Gmail
    http://goo.gl/Ht3t

  5. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Ahahaha

    “Your sexual life will never be the same”
    “Your huge tool is set to get bigger”

    Esqueceram-se de censurar o vídeo, que fail 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, então o jovem que o fez tinha isso devidamente catalogado no spam.

      😀 é uma prova de organização das mensagens 😉

      Onde tens as tuas desse cariz que te chegam ao mail? 😉 alguma categoria em especial 😛 heheheh

      Abraço.

  6. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Meh, uso o thunderbird, há ANOS que não consulto o email online.

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      E eu há anos que não consulto um email local.
      Aliás que motivo teria eu para ter de consultar o email sempre no mesmo computador?
      Até cópias de segurança posso ter do email do gmail.

      Ora vamos lá a pensar qual o motivo de não consultar online?!

      1. Avatar de BrunoG
        BrunoG

        Ora, quando estou fora recebo mail no telefone, em casa está o thunderbird na área de notificação e assim que chega mail sou notificado.
        Não acho practico ter de abrir o firefox (e esperar que carregue a miríade de plugins) e ter de aceder ao site só para ver se há mail.

        1. Avatar de Rui Brás
          Rui Brás

          1º O browser leva 4 ou 5 segundos a abrir o Gmail.

          2º o que não faltam por aí são notificadores da chegada de emails. É só escolher.

          No site tens recursos que não tens no cliente de email como por exemplo as etiquetas, o chat e todos os “doces” do Labs.

          1. Avatar de BrunoG
            BrunoG

            Será tudo uma questão de gosto, o site permite ter abertas as minhas 5 contas de gmail ao mesmo tempo como o thunderbird?

        2. Avatar de Paulo Pereira
          Paulo Pereira

          Eh pá! Então aceder ao email pelo telefone não é online?
          VAmos ser mais claros: “web based” seria o que deviamos estar a falar: o Gmail é webbased e o seu modo de consulta normal é sem download para o equipamento (embora também o possas tornar local).
          Assim aceder ao gmail sem o descarregar para o disco é “online”
          Olha que eu acedo ao email por telefone e não abro o browser… basta uma app gratuita do gmail para o telemóvel Nokia!

          1. Avatar de BrunoG
            BrunoG

            Exacto, o que estamos a discutir é se será mais practico usar uma app ou o browser, quer no telefone quer no pc.

  7. Avatar de Primax
    Primax

    Sempre que abro um pps com o “vizualizar”, o título da tab que se abre vém sempre em caractéres chineses ou japoneses sei lá. Alguém sabe a razão para isso?

  8. Avatar de clixturbo
    clixturbo

    Está tudo muito bonito mas o mais importante, na minha modesta opinião, não aparece nem dão mostras de tão cedo colocarem lá essa opção que é a seguinte:
    Possibilidade de pedir recibo de leitura das mensagens enviadas

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Quando essa opção aparecer o meu problema será descobrir: como desactivar automaticamente o pedido de recibo de leitura de mensagens recebidas! 🙂

    2. Avatar de Ana Paula
      Ana Paula

      Ora …aí está uma funcionalidade que é essencial e que ninguém se lembra de adicionar!!!
      Será assim tão complicado? É uma falha do Gmail

  9. Avatar de Almeno Rocha

    Tenho dezenas de eMails de vários domínios e em cada um faço reencaminhamento para uma única conta do Gmail, coloco um filtro e fica “IMPACABEL”… LOL