Gmail desaconselha utilizadores a utilizarem o IE

42 Comentários

Os utilizadores do Internet Explorer com a versão 7 ou inferior ao fazerem log in no Gmail depararam-se com um link, para tornar o Gmail mais rápido.


A solução que o Google apresenta é nada mais nada menos do que sugerir aos utilizadores a utilização do Firefox ou o Chrome, visto que segundo a Google, correm o Gmail até duas vezes mais depressa.

Decerto que esta “novidade” vai apimentar ainda mais a guerra dos browsers, com a Google a apoiar o Firefox e o Chrome, quase numa tentativa de dizer aos utilizadores para não utilizarem o Internet Explorer.

Mas o mais estranho é que para quem utiliza o IE6, o tal link vai dar a esta outra página que aconselha a actualizar para o IE 7!!!

Ou seja, eu utilizo o IE 6, actualizo para o IE 7 para depois me aconselharem a mudar para o Firefox ou para o Google Chrome. Parece-me um pouco confuso… mas ainda assim é uma boa tentativa da Google para “vender o seu peixe”.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno A.

    Grande coisa. O IE é irrecomendável!!!

  2. Avatar de Nuno Peralta

    Nada melhor que o IE8, ahah! (é o que eu uso)

  3. Avatar de Vítor M.

    Mas eu aposto que não se metem na guerra com o IE8… vai ser para os dois um osso duro de roer.

  4. Avatar de IceCube
    IceCube

    IE 8 😉 Dá-lhe tempo, … LOL

  5. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Então e o Opera e Safari não contam?
    Encaixa perfeitamente aquela dita não sei por quem:
    “Nem sabem o que dizem, nem dizem o que sabem”!
    Continuação de bom fim de semana

  6. Avatar de aver
    aver

    LOL
    Google informa:
    1 – Actualize do IE 6 para o IE 7
    2 – Actualize do IE 7 para o Firefox ou o Chrome (com o IE 8 em fase beta)

    Um artigo bastante bom sobre a actual guerra dos browsers é este da InfoWorld

    Conhecem o nome-de-código “Fennec” ? (versão “mobile do Firefox, actualmente em fase alfa)

  7. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    o Nuno A. disse tudo.

  8. Avatar de Morbus

    O IE vai ao charco, o IE vai ao charco…

    É uma excelente notícia para todos os web designers por aí fora.

    Web designers que usam o firefox, graças a extensões como firebug, por exemplo. Firefox rules.

  9. Avatar de Blizard

    Vá lá a mim não me apatrece esse aviso 🙂
    I’m Firefox 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  10. Avatar de James bond
    James bond

    Agora so falta o site da microsoft recomendar a não utilizar o “crhomo”
    Ja imaginaram se ao ligarem o computador, e abrirem o firefox a microsoft recomenda-se usar o IE.

    Ma atitude por parte do google.

  11. Avatar de o_unico
    o_unico

    Eu Uso Tanto IE7 quanto o firefox, Realmente é muito lento o IE7 para abrir o gmail.

  12. Avatar de clinis
    clinis

    Concordo com o Nelson N, então e o Opera?

    Não uso IE, por isso ainda não vi esse insformação

  13. Avatar de Joakim
    Joakim

    E a mim não aparece, uso o IE 8. Senão cancelava a conta Gmail para resolver o problema.

  14. Avatar de Jorge Tavares
    Jorge Tavares

    Também usar o Hotmail não corre muito bem no Firefox ….

  15. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Jorge Tavares
    Porque o hotmail é só “erros”.

  16. Avatar de mjmft
    mjmft

    Digam o que diserem eu e usarei o IE. A versão 3.0 da raposinha só pôs o meo PC a trbalhar + lento que um comboio a carvão. Resultado: desinstalei a raposinha e o PC voltou a trabalhar nos trinques.
    E não noto que o Gmail demore a abrir no IE7. Aguardo com uma certa curiosidade o IE8 em pt.

  17. Avatar de Ricardo Ferreira

    A notícia não é nova; o Gmail já apresenta este aviso/recomendação há algum tempo e a Google até já o alargou a outros serviços (ao YouTube, por exemplo).

    Será impossível negar que a velocidade do Google Chrome e do Mozilla Firefox, ao lidar com aplicações web, é muito superior a qualquer das versões em causa do Internet Explorer (6 e 7).

    O Opera sempre teve alguns problemas com os serviços da Google. No caso do Gmail, só recentemente chegaram ao Opera algumas das funcionalidades já implementadas há bastante tempo e disponíveis noutros web browsers. A versão 10 do Opera, actualmente em alpha, está muito boa neste aspecto; talvez passe também a ser recomendada pela Google assim que seja lançada a versão final!

    Quanto ao Safari, presumo que seja posto de lado pela Google por partilhar o motor com o Chrome (ainda que este último não tenha ainda versão para Mac). Seria um pouco como recomendar Flock em vez do Firefox. A Google optou por recomendar apenas um de cada rendering engine e, como é óbvio, escolheu o produto da casa.

    Por fim, concordo com o Morbus. Para webmasters, e principalmente para webdesigners, é importante que a quota de mercado do IE6 diminua rapidamente! É um autêntica pesadelo no que toca a velocidade, cumprir standards… Mesmo o desempenho do IE7 é bastante fraquinho, embora aceitável.

  18. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Acho piada! Aconselha o browser mais vulnerável de 2008? O Firefox? Afinal o Google quer só brincadeira!

  19. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Não gosto de IE por e simplesmente pela falta de segurança, digam o que quiserem e por muito seguro que o IE7 seja em relação ao IE6 eu recebo muitos mais avisos de virus, ja para nao falar em publicidade/janelas pop-up que o Firefox… Isto tudo graças aos add-ons do Firefox…

    E para quem acha que Firefox é pesado (porque se tiverem muitos add-ons realmente pode ficar muito pesado), tem bem melhores alternativas…

    E se o Hotmail não funciona tão bem noutros browsers como no IE isso é obvio que o código tá optimizado para IE e não outros browsers, não é nada que me supreenda, da mesma maneira que provavelmente se irá notar cada vez mais o gmail a funcionar mais rápido no Chrome que nos outros browsers…

  20. Avatar de Ricardo Ferreira

    @FNP.PT

    Andas mal informado… 😉

  21. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Com isto a Google desceu muito baixo…
    Eu sou WebDesigner e uso IE6, IE7 e FF3. Utilizo com mais frequencia o IE7 e não tenho razão de queixas.

    Um estudo feito pela Bit9, trouxe à tona as doze aplicações mais vulneráveis de 2008:
    1. Firefox 2.x/3.x (Mozilla)
    2. Flash e Acrobat (Adobe)
    3. VMware Player e VMware Workstation (VMware)
    4. Java Runtime Environment (Sun)
    5. QuickTime, Safari e iTunes (Apple)
    6. Produtos Norton (Symantec)
    7. OfficeScan (Trend Micro)
    8. Produtos Citrix (Citrix)
    9. Aurigma e Lycos (gerenciadores de imagens)
    10. Skype (Skype)
    11. Yahoo! Assistant (Yahoo!)
    12. Windows Live Messenger (Microsoft)

    O IE não vejo na lista….Por isso aqueles que falam mal do IE que fiquem vem caladinhos.

    A google não divulga esta lista? Porque será? Só é cego quem não vê…

    1. Avatar de Mikaspt

      sim a microsoft e tao boa que informou vista e o ultimo sistema operativo mas o windows7 nao e deles?
      mentiram? ou o vista e um bom problema de juntas. juntas tudo e deitas fora.

  22. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Já agora, acedi ao Gmail e não vejo essa informação no meu IE7.

  23. Avatar de Bruno
    Bruno

    IE – Imenso Erro ? Internet Exploder?

    Eu tou fora. 😛

    @ Nuno
    Para de trollar fio. Essa Bit9 é parceira da microsoft. “Por que será” que o firefox é o 1º ?? E eles nem levam em consideração que os erros citados no firefox, por exemplo, foram rapidamente corrigidos. Pura farsa. Quem vê só o que quer é o que?
    Mas na verdade o IE não está ai porque nem pode ser considerado uma aplicação. haeuehuehaeuhaeuh

  24. Avatar de Miguel Jeri

    @Bruno
    IE=Internet Exploder – lol está boa, nunca tinha visto essa : )

    As razões de queixa que tenho da MS são principalmente de ordem económica e de direito: monopólios, oligopólios, violação de patentes, etc. O habitual. São opiniões. Por acaso nunca entrei muito pela qualidade dos seus produtos, mas uma coisa é certa: pelo menos no meu computador o IE é de uma lentidão exacerbante comparativamente ao Firefox, mesmo com Add-ons! É pelo menos o que se passa na inha máquina, e muitas vezes sou forçado a usar os dois para testar compatibilidade dos sites que faço.

    Abraço

  25. Avatar de Ricardo Ferreira

    @Nuno Amaral

    Eu não queria entrar por aí mas como vejo, como já tinha dito ao FNP.PT, muita falta de informação…

    Desde quando é que a Bit9 ganhou estatuto como imparcial e credível nos seus testes e comparações? Claramente, o Internet Explorer, ou qualquer outro produto actualizado via Windows Update, não foi incluído – vide pontos 5 e 6 dos critérios do teste. Como dizes, e com razão, só é cego quem não vê…

    «A google não divulga esta lista? Porque será? Só é cego quem não vê…»

    Por acaso a Google é alguma agência para andar a divulgar listas ou notícias? Comparações há aos milhares, cada uma com diferentes resultados.

  26. Avatar de aver
    aver

    Que confusão outra vez com a história da Bit9 ter considerado o Firefox como o produto mais inseguro.

    Uns “trolls”, que não conhecem a Bit9 de parte nenhuma usam a técnica de “como a mensagem não agrada, ataca-se o mensageiro”. Ou seja como é uma “Microsoft enterprise partner” entendem-na como sócia/associada da Microsoft, com interesses inconfessáveis. Não é. É uma empresa especializada em questões de segurança, que depende da sua credibilidade e não pode dizer disparates.

    Outros “trolls”, fartos de ver a Microsoft ser zurzida pelos defensores do software open source, aproveitam para zurzir no “Ai-Jesus” do software open souce, o Firefox. Não se dão é ao trabalho de perceber por que é que o IE não está na lista do software mais inseguro.

    …E a razão é simples. O teste da Bit9 dirigiu-se às empresas. A questão não era saber se o Firefox era ou não era mais seguro para os utilizadores domésticos. O que a Bit9 disse foi:

    – Se surgir um patch que corrige uma vulnerabilidade de segurança do Firefox (no Firefox o patch é uma nova versão), o administrador da rede não tem meios para fazer a instalação automática ao contrário do que acontece com o IE. Fica dependente de cada empregado fazer ou não a instalação o que é extremamente inseguro. Acrescento, da minha lavra, que o empregado primeiro vê se as suas queridas extensões são compatíveis com a nova versão do Firefox destinada a corrigir vulnerabilidades – se não forem não instala.

    Por acaso, lá para os meus lados (empresa) usa-se o IE, não é só por uma questão de compatibilidade de produtos, é também por uma questão de segurança.

    Aqui por casa, já não uso o IE à décadas, excepto nos casos de downloads em que a Microsoft exige o seu emprego.

    Mas tenho a certeza duma coisa – browsers vulneráveis são todos, excepto os que correm em Linux, até ver.

  27. Avatar de aver
    aver

    … há décadas ( e não à décadas)

  28. Avatar de Fred
    Fred

    Recomenda a Google, e recomendo eu também!
    Tenho experiência com 3 browsers e de longe o mais lento, menos funcional, e mais inseguro é o IE 7 (o 6 já nem entra na minha lista!).
    É de longe o que me oferece mais problemas de segurança (isto apesar de ser o que mais vezes me pergunta o que raio deve fazer para navegar na net, o que, nas mãos de um leigo não me parece muito seguro). De resto, é lento e torna lento o meu PC. Navegação por muitas janelas e Tab’s é um pesadelo, e procurar funcionalidades e Menus obriga a um exercício de Sherlock Holmes.
    É para mim último recurso para sites pior construídos, e além disso, é sempre um perigo para o correcto funcionamento do Windows desinstalá-lo…
    Firefox não é perfeito, mas é de longe superior em todos os aspectos! Safari é muito bom, acho-o idêntico ao firefox, mas menos pesado.

  29. Avatar de Spulva
    Spulva

    AHAHAH aver disse tudo XD

    atençao eu ja na tou habituado a usar sequer o IE so uso FF mas a realidade e mesmo essa, no entanto eu na tenho problemas pois po uso que lhe dou da mt bem, mas o facto e que a google anda a picar com a microsoft, na podemos dizer que tudo que a microsoft faz é mau, nao, e que agora pegou essa moda :S

    Anyway eu por enquanto uso FF talvez se me der na telha depois teste o IE8 mas e que ja tou habituado tanto ao FF que me custa usar outro XD

  30. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    O IE é sem dúvida o mais lento de todos os browsers! Isso é uma realidade que só não vê quem não quer ver!
    Como programador Web, no meu trabalho diário tenho que testar os sites em todos os browsers e, o IE é um autêntico pesadêlo! Não cumpre as regras standard da Web, não interpreta uma considerável parte das folhas de estilo CSS e, é uma desgraça a iterpretar Javascript! Não sabe interpretar grande parte do código Javascript e, quando interpreta é exageradamente lento!
    Hoje em dia as aplicações Web contêm cada vez mais código javascript e é nesta área que o IE é mesmo uma vergonha!

    “Um estudo feito pela Bit9, trouxe à tona as doze aplicações mais vulneráveis de 2008″…
    Não deturpem as notícias!

    O que a Bit9 revelou foram as 12 aplicações mais conhecidas que contêm vulnerabilidades!
    Isto não diz que o firefox é a aplicação mais vulnerável!

  31. Avatar de skillertron
    skillertron

    Concordo com o Miguel Guerra, a nível de desemvolvimento web o IE é uma vergonha. O firefox, Opera, Safari e até mesmo o Netscape são os unicos browsers que até hoje exprimentei em desenvolvimento web que funcionam perfeitamente com os mesmo estilos CSS. Sempre gostei muito de usar CSS até saber como o IE gosta dele. O mesmo se aplica no javascript. As pessoas dizem que o tál site XPTO funciona perfeitamente no IE, que não têm problemas e nunca tiveram. Normal porque eles não sabem a porcaria e o trabalhão que esta por detrás da linda página. O firefox é um bom browser e tem centenas de add-ons etc. Mas a nível de velocidade eu aposto no Opera.

  32. Avatar de keops

    Que grande filme que alguns fazem.

    Se o gmail é da google, porque raio não devem eles aconselhar com quais browsers é melhor o seu uso? até parece que estão a obrigar a alguma coisa. se for a microsoft a obrigar a usar o internet explorer nalguns sites, tudo bem, agora o google recomendar usar o chrome ou firefox, ui é uma ofensa!! há cada pessoa…

  33. Avatar de João Manuel
    João Manuel

    Nunca pensei que ainda houvessem tantos e aguerridos defensores/utilizadores do IE.

    IE só tem a maior cota de mercado por duas razões (e nenhuma delas tem a ver com o seu (fraco) desempenho):
    -> Vem instalado com o windows de raiz ( e até à bem pouco tempo nem se podia desisntalar).
    -> A maior parte dos utilizadores são “nabos”, que nem sabem que há alternativas ao IE. (Felizmente isto tem vindo a mudar).

    O Opera sem mexer em nenhuma opção (instalação out-of-box), vem muito mais capaz e com muito mais eficiência que o IE. Se tiverem tempo para andar a investigar e a procurar e gostam de melhorar/alterar mais aspectos do browser, a escolha certa é Firefox!

  34. Avatar de Ben
    Ben

    Eu utilizo o Opera e a mensagem “Get faster Gmail” também aparece. Aparece a sugestão para migrar pro Firefox ou pro Chrome. :S

  35. Avatar de HBK
    HBK

    Não deveria aparecer a mensagem no Safari ou no Opera, já que estes são excelentes browsers.

    Mas o IE, ainda bem que o colocaram lá como irrecomendável. É um desastre desde a versão 6.

  36. Avatar de Doc
    Doc

    Caros colegas, a razão pelo Google recomendar o Chrome e o Firefox são as seguintes:

    Chrome – Desenvolvido pelo Google
    Firefox – O Google financia a fundação Mozilla

  37. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    No Safari não aparece nenhuma mensagem.

  38. Avatar de César Oliveira

    Olá a todos, boa noite

    Que novidade

    Quem ainda usa esse browser decadente ou é ignorante em informática ou é acomodado.
    Das duas uma, não pode ser outra.

    Para aqueles que são ignorantes deixo a minha dica:
    Das duas uma, ou usem Firefox ou usem Opera.
    São os melhores.

    Para os acomodados deixo outra:
    Deixem de ser acomodados, busquem o melhor que a tecnologia nos pode oferecer

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/cursos/
    http://www.profissionalweb.net/sondagens/

  39. Avatar de Alexandre Bandeira
    Alexandre Bandeira

    Utilizo o Firefox já há muito tempo e recomendo.
    Mas é curioso que se fosse a Microsoft a fazer algo do género seria um escândalo 😛

  40. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Uso o IE7 no trabalho (e usava o 6 antes) e o Firefox e o Chrome em casa e no portátil e, muito sinceramente, o IE7 quase não tem vantagens sobre os seus rivais directos. Ou seja, essa notícia não espanta.

  41. Avatar de Renato C.
    Renato C.

    Vamos lá:
    O que AVER disse faz sentido, usuário de empresa é uma peste, por isso centralizar as atualizações sem esperar uma confirmação do usuário é mais seguro, não significando que o FF3 é inseguro por causa disso.

    Dizer que o FF3 é inseguro por que foram rapidamente corrigidas vulnerabilidades é abobrinha. De que adianta usar uma Software super seguro em cima de um S.O inseguro?

    Usar no dia-a-dia aplicações que tem contato com a internet em estado BETA é insano. Exemplos: WLM, Chrome, FF3.1, IE8. Pra se ter uma idéia a MS corrigiu 200 bugs com a nova versão RC1 do WLM 2009, comparado com o beta.

    O melhor é aquele que se adapta ao gosto do usuário (sendo mais seguro ou não, hauhauhau) Cada um que cuide do seu…