Gmail com mais 2 novidades

34 Comentários

Nos últimos tempos a Google tem andado nas bocas do mundo pelas melhores razões. A evolução que tem aplicado aos seus produtos nos ultimos tempos tem lançado uma empresa de topo para níveis ainda mais elevados. Depois de ter lançado o Google Drawing e muitas outras novidades na sua suite de produtividade esta volta à carga e desta vez com novidades no Gmail.

As novidades são “apenas” duas, mas são sem dúvida muito úteis para os utilizadores desta plataforma. Era algo que muitos utilizadores pediam há muito tempo e vão mudar a forma como interagimos com os PC e a a plataforma de mail e a forma como podemos interagir com outros através de email.


As novidades hoje apresentadas e colocadas já à disposição dos muitos utilizadores do Gmail não se centram na alteração de layouts ou na criação de funcionalidades extra no serviço. São complementos a outras funcionalidades e integração com outras ferramentas Google.

Uma é a capacidade de arrastarmos os atalhos para a interface de criação de uma nova mensagem facilitando assim o processo de anexar ficheiros permitindo assim a fácil e a outra é a possibilidade de agendar eventos do Google Calendar directamente através de uma mensagem.

Arrastar anexos

Esta era sem dúvida uma das funções mais pedidas e aguardadas. O processo de importação de anexos era arcaico e pouco simples (tal como continua a ser em muitas situações). Termos de navegar para o local onde temos guardados os ficheiros pode tornar-se moroso e implica termos de conhecer o nosso sistema operativo ou pelo menos o caminho para as nossas pastas na estrutura do disco.

Esta nova funcionalidade veio aligeirar esse processo pois a partir de agora apenas temos de arrastar os ficheiros para a zona de anexos do interface de criação de uma mensagem. É possível  arrastar e anexar mais do que um ficheiro em simultâneo.

Todo o resto do processo é automático e processa-se à semelhança do que acontecia antes.

De notar que esta funcionalidade apenas está disponível para já nos browsers Firefox 3.6 e Chrome. O suporte para os restantes browers será disponibilizado em breve.

Incluir convites para eventos Google Calendar

Esta nova funcionalidade vem facilitar a marcação de eventos entre diferentes pessoas. Através do envio de uma mensagem de email podemos tratar de todo o processo. Basta que incluamos um Convite. Essa opção passa a estar acima da barra de ferramentas de texto e junto à opção (antiga) de anexar ficheiros.

Basta que preencham antes os destinatários da mensagem e ao clicarem na opção Convite automaticamente é aberta uma janela onde podem tratar do processo de agendamento do evento. Ai dentro devem preencher os dados como fazem actualmente para agendar um evento no Google Calendar. Com base na data indicada para o evento são então verificadas as agendas para validar a disponibilidade. De notar que os calendários devem ser partilhados entre os utilizadores ou não será possível verificar da disponibilidade. No entanto o convite é enviado na mesma.

Findo o processo de preenchimento dos dados do evento e após seleccionarem a opção Inserir convite este é colocado na mensagem, e com um texto que tem por base o que preencheram. É ainda possível adicionar texto à mensagem de email tal como se de uma simples mensagem se tratasse.

Do lado de quem recebe a mensagem o convite é tratado como outra qualquer mensagem, no entanto é apresentado também a tentativa de agendamento do evento, como se de qualquer outro convite de Google Calendar se tratasse.

Estas novidades estão em linha com as novas capacidades do Google Docs e com outras que de certeza vão surgir nos próximos tempos. É a Google a fazer pleno uso das potencialidades do facto de ter terminado o suporte para browsers mais antigos.

As novas tecnologias que os browsers mais recentes utilizam e as capacidades que demonstram permitem estas e muitas outras funcionalidades interessantes. Caminhamos sem dúvida para uma nova realidade de ferramentas e aplicações alojadas na Web e que nos vão permitir abstrairmo-nos das limitações fisicas dos nossos PCs. Estes serão apenas o meio pelo qual acedemos à informação e às aplicações.

E mais uma vez pergunto, conseguirá a Google continuar a surpreender-nos? Cada vez mais me convenço que sim.

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PedroWare
    PedroWare

    Muito interessante, qualquer dia era uma vez um serviço de e-mail chamado Windows Live ou Hotmail. 🙂

      1. Avatar de PedroWare
        PedroWare

        por mim já nem existia mas…

    1. Avatar de Tagus
      Tagus

      Já existe algo parecido no hotmail. Pelo menos através da página do windows. Eu já cheguei a receber mail’s destes dos meus professores a combinar reuniões. Eu sou um admirador da google e não passo sem o gmail, no entanto isto não é novo.

      1. Avatar de Foxizzel
        Foxizzel

        “novo” e “google” nao combina:

        http://www.youtube.com/watch?v=ZGwYrZLvvJU

        lol

  2. Avatar de joao lellis

    que serviço é esse mesmo windows live,hotmail, nunca ouvi falar? Deve ser do tempo que os computadores não tinham memória, kkkkk

    1. Avatar de Olly

      É aquela coisa que usas para quando precisas de te registar num site qualquer… o caixote do lixo do spam. Tás a ver?

    2. Avatar de PedroWare
      PedroWare

      é o serviço de e-mail da microsoft. o site é: login.live.com

      1. Avatar de racoq

        ele estava a ser irónico, no caso de não teres reparado 😉

        1. Avatar de PedroWare
          PedroWare

          eu… ah! não posso falar contigo menino que cria vários nomes para gozar com os outros. 🙁

          1. Avatar de racoq

            deves estar a confundir-me com outro leitor do site, só uso este nick 😛

        2. Avatar de PedroWare
          PedroWare

          desculpa confundi-te com um burr(o/a) qualquer. já agora os tais comentários estão no seguinte post: https://pplware.sitedev.pt/linux/zoho-o-office-online-para-o-ubuntu/

          1. Avatar de Vítor M.

            Pedro não é o racoq é o outro que lá está em várias versões 😉

  3. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    esta de arrastar anexos é que arrasa com tudo. existia mais algum webclient a fazer isto?

    1. Avatar de Joel Oliveira
      Joel Oliveira

      Penso que não. Isto de arrastar ficheiros para dentro de sites é muito HTML5 pelo que me lembro 😉

      1. Avatar de Joel Oliveira
        Joel Oliveira

        Ou então posso estar errado se calhar… 😛

  4. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Pergunta de algibeira:

    Como se envia um mail com aviso de recepção pelo GMail?

    TIA

    1. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      Acho que no Gmail essa funcionalidade, por enquanto, não existe. Mas sempre podes ao destinatário que te envie mensagem a informar que leu.

      1. Avatar de Vitor B.
        Vitor B.

        Pois, também creio que não.

        Apesar de ser algo estranhamente simples para não ter sido desenvolvido….

        1. Avatar de Tagus
          Tagus

          Eu axo que não há e ainda bem, pq ás x’s não me convém saberem se eu já li um mail ou não. Axo que é um pco abusivo. No máximo haver no lado do receptor uma opção a permitir que a pessoa que enviou possa saber se já li o mail ou não.

          1. Avatar de Vitor B.
            Vitor B.

            E como fazes quando recebes uma carta registada?

          2. Avatar de Rodrigues
            Rodrigues

            Podes sempre negar o envio da confirmação.

  5. Avatar de rsl
    rsl

    No browser Opera a funcinalidade de arrasto de anexo não funciona!

    1. Avatar de racoq

      pois não, como eles dizem é só para firefox 3.6 e Chrome. Embora já garantiram que vão suportar estas novas funcionalidades nos outros browsers. Também fico à espera de usar a função de drag & drop no meu opera 😉

    2. Avatar de Pedro Simões

      “De notar que esta funcionalidade apenas está disponível para já nos browsers Firefox 3.6 e Chrome. O suporte para os restantes browers será disponibilizado em breve.”

      Convém ler os artigos na integra. A informação está lá e não está escondida!

  6. Avatar de xD
    xD

    Da para fazer um tutorial do arrastar e largar? xD

    É que vou a “Compor Mensagem” e ta tudo na mesma… onde ta isso?
    Firefox 3.6.3

    1. Avatar de André
      André

      A interface está igual…
      Mas se experimentares arrastar um ficheiro para o local onde diz anexar irá aparecer uma barra verde e é aí que largas o ficheiro…

  7. Avatar de Rammy
    Rammy

    Isso de arrastar ficheiros há uma extensão muito boa para o Firefox chamada dragdropupload, e funciona para todos os sites que tenham um campo para seleccionar um ficheiro para fazer upload. Agora funciona em todos os browsers no gmail, e é bom que assim seja, mas espero bem que não seja flash nem nada assim, porque assim é um click adicional para mim, que tenho flash bloqueado por defeito (basta clickar uma vez para mostrar o flash).

  8. Avatar de JC
    JC

    Eheh ainda hoje estive a enviar umas coisas em anexo em nem reparei nisto. Muito bom. Palminhas para a google.

  9. Avatar de clixturbo
    clixturbo

    Pena que o que é mais pedido ao Google continue sem ser contemplado, ou seja, a possibilidade de obter recibo quando a mensagem é lida, andam só com estas mariquices e o na minha opinião é mais importante não dão valor, mas enfim , politiquices

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Eu odeio essa opção e acho muito bem que não tenha.
      O tipo de ódio para mim está ao nível do usar disketes, que graças a deus morreram há muitos anos.