Gmail com alertas de acessos indevidos

25 Comentários

A Google, em todos os seus serviços disponibilizados ao público em geral, acrescenta um forte grau de segurança. Este suporte é continuo e cada vez mais exigente.

Desta feita, a Google implementou um novo mecanismo de segurança (passivo) para alertar os utilizadores de acessos potencialmente não autorizados às contas do Gmail.


A possibilidade de vermos o histórico de acesso à nossa conta de Gmail não é novo. Esta funcionalidade está disponível há já algum tempo e é extremamente útil para despistarmos eventuais acessos indevidos. A novidade agora implementada faz uso desta informação e aplica-lhe um pouco de inteligência.

Como devem ter já reparado têm no final da página do Gmail um link que vos permite aceder à informação sobre os últimos acessos à vossa conta. Ai encontram informação relativa ao tipo de acesso (Web, IMAP ou POP), a localização (Local e IP) e a data desse acesso. Podem ainda forçar o fim de algumas sessões que estejam abertas.

O mecanismo que a Google agora implementou faz uso dessa informação já disponível e passa a (co)relacionar geograficamente os acessos. Ou seja, se acederam em Portugal às 12:04 e estão a aceder às 13:27 nos Estados Unidos então é muito provável que os vossos dados de acesso à vossa conta esteja comprometidos.

Quando estes casos são detectados é mostrada uma mensagem na janela que o Google determina como sendo a fidedigna.

Essa mensagem permite-nos aceder à janela onde são mostradas as informações relativas às últimas actividades da conta. Ai podemos terminar imediatamente as sessões que estejam activas (com excepção da vossa) e é-vos permitido e aconselhado que efectuem a mudança da palavra passe de acesso a essa conta.

É ainda possível efectuarmos alterações às configurações destes alertas. No entanto desaconselhamos que o façam, pois esta funcionalidade é extremamente útil. Caso este tipo de acessos seja legitimo, no caso de contas partilhadas, podem sempre ignorar estes alertas.

De notar que não precisam de ter uma sessão iniciada para serem informados destes alertas. No acesso seguinte à vossa conta a mensagem estará lá.

Esta é mais uma medida útil e inovadora que a Google toma para salvaguardar os dados e a informação que temos alojada nos seus serviços. É claro que não podemos e nem devemos ignorar os demais conselhos de segurança que a Google nos dá aqui.

Homepage: Gmail Blog

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Muito bom mesmo!

    Num mundo digital onde o “ladrão” não tem face e por norma é silencioso, adopções de sistemas destes por parte dos próprios servidores acabam por ser uma mais valia.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    É uma opção muito interessante por parte do google, bem jogado!

    Não querendo ser um perfeccionista nem nada que se pareça encontrei este minúsculo erro:

    “Esta é mais uma medida útil e inovadora que a Gogole”

    “Gogole”

    1. Avatar de Pedro Simões

      Corrigido.

      Obrigado pelo reparo.

      1. Avatar de carla
        carla

        Por favor gostaria de uma ajuda, nao consigo carregar meu gmail, caixa de entrada da mensagem de erro do servidor. Como poderei consultar meus emails? Grata desde ja, Carla

    2. Avatar de Weasel
      Weasel

      PERFECCIONISTA, ou algo parecido!

  3. Avatar de The Duke
    The Duke

    Deixei de usar o gmail porque me aconteceu algo que nunca tinha acontecido. À cerca de 6 meses a minha conta gmail foi bloqueada. Recuperei a conta. Diziam que a minha conta estava suspensa porque tinha sido utilizada em actividades ilegais/utilizada em ataques de piratas informaticos/hackers, bla bla. Achei estranho, recuperei a conta os mails estavam todos lá. Passados mais uns meses, a mesma treta, conta bloqueada.
    Fartei-me, cancelei a conta, virei para o Yahoo. Nunca mais tive problemas. A minha conta apenas servia para receber noticais de empresas, enviar CV’s, receber e-mails da treta. Não recebia publicidade enganosa, pois o filtro SPAM funcionava bem.

    Já utilizo e-mails à mais de 12 anos, e ainda conservo o hotmail. Nunca me tinha acontecido tal coisa.

    1. Avatar de a Friend®

      E esse não será mais uma forte razão para usares o Gmail?

      É que se te acontece com o Gmail e com os outros não é porque ele te está a querer alertar de algo que se está a passar com o teu e-mail, que os outros possivelmente não estão a detectar…

      Não vejo isso como um problema mas sim como uma medida de segurança…

    2. Avatar de Dr.Shue

      … só que muitos dos hackers que “furam” o Hotmail fazem-no como todo o bom parasita: não matam o hospedeiro. 😉

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Quando é que aprendem que se escreve há quando se refere a tempo.

      “Há cerca de seis meses…”

      “Já utilizo e-mails há mais de 12 anos…”

      O à é a contracção da preposição a com o artigo definido a, usa para situações como à tarde, à noite, etc!

  4. Avatar de Sérgio Pontes

    Muito bom!

    Para mim apenas precisa de mais um detalhe, que poderá estar eventualmente até em estudo.

    O gmail, para que não vem ao webmail, devia enviar um email com essa informação, pois no meu caso 99% do email é visto em pop3 no outlook e
    as vezes passam-se dias até entrar novamente por webmail.

  5. Avatar de Revolução Digital

    Muito bom sim senhor!

    Apesar de achar que o incremento de segurança é benéfico, não deixa é de ser preocupante o Google saber onde e como é que costumamos aceder à nossa conta, monitorizar isso e conseguir encontrar desvios…

  6. Avatar de JGomes

    só repararam nisso agora? lol

    por acaso esta funcionalidade já existe há meses.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não, foi publicada hoje essa no noticia no blog oficial do Gmail.

      A funcionalidade de ver os acessos essa sim tem meses. Agora a notificação e a relação entre os locais é de hoje!

  7. Avatar de avlisrotiv
    avlisrotiv

    Isto só mostra que o Google está com uma grande base de dados!
    Qualquer dia, a nossa vida está na Internet… 😀
    O nosso número de telemóvel já têm, a nossa localização também… 😆
    Estou a ser irónico, ou não…

    E sim, essa funcionalidade já a tinha visto à já algum tempo…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Vamos por partes, qualquer empresa/particular que tenha um serviço na Internet tem sempre acesso ao ip de onde vens. E fazer uma geo-referenciação ao IP é coisa que demora segundos.

      Não querendo defender a Google parece-me que é uma medida de louvar.

      E insisto, a funcionalidade de ver os acessos tem meses. A notificação e a relação entre os locais é de hoje!

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      “E sim, essa funcionalidade já a tinha visto HÁ algum tempo…”

      Sugeria que um dia destes fizessem um artigo sobre como escrever em bom português, nem que fosse para explicar as diferenças entre:

      Há e à;

      passa-se e passasse;

      e disses-te ou disseste.

      Era um bom serviço que faziam à comunidade!

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        “E sim, essa funcionalidade já a tinha visto HÁ algum tempo…” ?
        Não… Gosto mais da minha! 😉

  8. Avatar de francisco
    francisco

    e para quando recibos de leitura e envio para os emails que eu envio?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Isso faz parte de algum RFC de email? Não me parece…

      No entanto detecto aqui um contra-senso, e não é teu Francisco.

      Não querem que a Google saiba onde andam, mas não se importam que o mundo saiba que andem a ler email?

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Há uns anos atrás usava Outlook.
      Felizmente, hoje não preciso e desde que surgiu o GMail que estou muitissimo satisfeito e os recibos de leitura dispenso bem.

      Esta questão de segurança é muito boa.

  9. Avatar de Bónus

    Uma medida inteligente por parte da Google, que nos faz sentir mais seguros.

  10. Avatar de ANA
    ANA

    tenho um problema que é, o explorador do Windows fecha-se automaticamente sem avisar quando está aberto.

    alguém sabe como resolver este problema?

    tenho Windows 7

    obrigado

  11. Avatar de ruca
    ruca

    O que eu queria mesmo era que o gmail tivesse a opção dos avisos de recepção como o outlook

  12. Avatar de Yuy
    Yuy

    Vão a https://mail.google.com e depois analisem a cadeia de certificados. MD2 – RSA1024 > Sha1 – RSA1024 > sha1 – RSA1024
    Porque é que será que eu tenho um bocado de dificuldade em acreditar que as ligações encriptadas são verdadeiramente seguras?