Gigante de aluguer Hertz vai vender 20 mil elétricos e optar por carros a gasolina

159 Comentários

Atualmente muito se tem falado dos veículos elétricos e se apregoa que estes serão os carros que vão dominar as estradas num futuro bem próximo. Mas não existe ainda um consenso na opinião dos utilizadores sobre este tema. E de acordo com as mais recentes notícias, a popular empresa de aluguer de carros Hertz vai vender cerca de 20 mil elétricos, onde se incluem modelos da Tesla, e optar por veículos movidos a gasolina.



Hertz troca elétricos por carros a gasolina

De acordo com as notícias avançadas pela Reuters, a empresa de aluguer Hertz Global Holdings vai vender cerca de 20 mil dos seus carros elétricos, onde se incluem os populares Tesla, de toda a sua frota nos Estados Unidos da América. Esta decisão acontece passados perto de dois anos desde que a construtora celebrou um acordo para que a empresa disponibilizasse os seus VEs para aluguer.

Por sua vez, Hertz disse nesta quinta-feira (11) que vai optar pelos tradicionais carros movidos a gasolina. Entre os principais motivos para esta decisão estão as despesas mais elevadas relacionadas com colisões e danos com os veículos elétricos.

Esta alteração contraria então os objetivos iniciais da empresa de aluguer, a qual pretendia converter 25% da sua frota para carros elétricos até ao final deste ano de 2024. Contudo, já no ano passado, o CEO da Hertz, Stephen Scherr, havia alertado na JPMorgan Auto Conference para algumas preocupações com o aumento das despesas relativas aos carros elétricos, nomeadamente aos modelos Tesla de Elon Musk.

Depois deste anúncio, as ações da empresa caíram cerca de 4%, enquanto que as ações da Tesla baixaram perto de 3%. Por outro lado, a Hertz espera um valor de 245 milhões de dólares em encargos relacionados com despesas de depreciação da venda de veículos elétricos no quatro trimestre de 2023.

Adam Jonas, analista da Morgan Stanley, disse que embora haja uma experiência gratificante de poupança de combustíveis quando falamos de um VE, a verdade é que existem “custos ocultos na propriedade de um elétrico“.

Participe na nossa questão desta semana:

Se tivesse que comprar um novo carro agora optaria por um a combustível ou elétrico?

Comentários

159

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    “”esta decisão estão as despesas mais elevadas relacionadas com colisões e danos com os veículos elétricos.””

    Parece que os seguros devem ser muito altos para os Teslas, porque qualquer batida é logo para abate e o seguro tem que dar o valor de um carro novo, a Tesla deve ter culpa nisso porque certamente são as oficinas da marca que dão os valores para reparações.

    1. Avatar de Maria Albertina
      Maria Albertina

      Isso há muita política por trás e condutores anti elétricos. A justificação foi essa.

      Se aqui no ppl temos tantos, imagine nos EUA, Terra de preguiçosos ambientais. É óbvio que os clientes querem é ter bombas em todas as esquinas, meter em cinco minutos combustível barato e seguir com o seu barulho V6 ou mais. Isto de alugar é ainda ter que procurar estações de carregamento e esperar 15-20 minutos está quieto. Além disso quem aluga um carro muitas vezes viaja muito e al nas rotas periféricas não devem ter muitas estações…

      1. Avatar de LOl
        LOl

        fica a chorar com o teu carro a pilhas

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu fico bem a chorar com o meu carro a pinhas… e dinheiro, porque a €20 para fazer 1500km podes lhe chamar carro a pilhas quantas vezes quiseres ao dia que eu não me importo 😀

          1. Avatar de LOl
            LOl

            eu mando-te beijinhos do meu v8

          2. Avatar de Artur R
            Artur R

            Que bom e eu continuo a ouvir a sinfonia do meu 6cil a gasolina que é bem mais bonito que isso que vocês andam, pra além que vocês não aceitam chamar carros a pilhas por algum motivo, da mesma forma que VOCÊS não respeitam quem gosta de motores a combustão por algum motivo.

            Ainda mais me coloco a rir quando dizem que um carro eléctrico não tem manutenção quando na oficina que eu tenho, aparece sempre 8 ou 10 por semana pra fazer a mesma, existem fluídos que precisam de ser trocados na mesma, diferencial, caixa, travões mas a malta só se preocupa em andar com o carro e pouco mais, típico.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            o pessoal dos electricos faz-me lembrar o antigo pessoal do GPL, é tudo porque fica mais barato, depois precisam de ajustar as vidas em função do “combustivel” que escolheram.. os EVs controlam a vossa vida e vocês não tem nada a dizer em relação a isso a não ser que poupam meia duzia de tostões ao final do mês

          4. Avatar de JL
            JL

            Não aceitam porque não são carros a pilhas, ou não entende nada de carros ?

            Também aceita chamar de charuto ao seu ?

            Nós respeitamos, vê em algum lado algum de nós a criticar e chamar charutos aos seus carros ?

            Na sua oficina ?

            Então diga lá que carros eléctricos recebe e o que faz ?

            Já agora com que frequência ?

          5. Avatar de Daniel
            Daniel

            O ser humano é tão superfluo que coloca logo o pessoal em caixas.. a malta dos eletricos!
            cada um tem uma necessidade distinta e um elétrico satisfaz com toda a certeza metade da população que faz o circuito de casa para o trabalho com um desvio para levar os putos à escola.
            Não é preciso ir para as estações de serviço e esperar, mete-se a carregar em casa. é como um telemóvel, deixa-se o carro a descansar e liga-se a ficha.

            e não , não é como a altura do GPL porque o elétrico está a ter um investimento e pesquisa como nunca houve! obviamente há problemas, obviamente há desvantagens e obviamente há ajustes a fazer-se na vida quotidiana para se andar com um elétrico, mas indiscutivelmente, para a vida citadina tipica de praticamente toda a gente, um elétrico é muito melhor que qualquer outra coisa, mas, mais uma vez, é a minha opinião e de muitos outros. quem não concorda tem é que continuar a andar nos seus v8 até ao dia que deixam de ser permtidos 🙂

            um grande problema é mesmo o carregamento das baterias e a disponibilidade das estações de serviço. Contudo, apesar de não ter vivido nessa era, garantidamente quando o motor a combustão surgiu, também haviam sérias dificuldades.

            para terminar, para os revoltadinhos anti-eletrico (e apenas para quem se intitular de revoltadinho, os restantes não precisam ficar indignados), há duas coisas importantes a reter:

            1. Um carro é suposto ser um asset, uma ferramenta para transporte do ponto A ao ponto B. não é suposto ser uma despesa. a partir do momento em que gastarem mais dinheiro num carro do que aquele que verdadeiramente este vos traz de retorno, está na altura de medirem o que andam a fazer à vida.

            2. em 1900 e troca o passo, na transição de comboios a vapor para motores a diesel, houve também grande resistência porque o vapor é que era, era a melhor coisa do mundo, o gasóleo era lento, etc etc etc. a verdade é que foi feita a transição e entretanto evolui-se até para linhas electrificadas sem qualquer dúvida que qualquer uma das soluções é melhor que o vapor, agora. na altura talvez não.
            Chama-se evolução! e é necessária.

            Queiram ou não a energia elétrica é o futuro! tem é que passar ainda por algumas evoluções. para o quotidiano já está top!

          6. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            Devo comprar um v6 or v8?

          7. Avatar de Infinity
            Infinity

            e quanto custou o carro mesmo?

          8. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Daqui a uns tempos é que vocês todos vão perceber como andam a desperdiçar o bem mais preciosos que têm e nem sabem …

          9. Avatar de JL
            JL

            @há cada gajo quanto tempo diz a sua bola de cristal ?

            A minha bola diz que com o tempo os serviços tendem a ficar mais eficientes, a produção em massa faz baixar preços, os problemas são resolvidos com leis, e o cliente fica sempre a ganhar.

            Não é isso que a humanidade tem atravessado ao longo dos tempos ?

          10. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pagas 20€ para 1500km mas pagaste 200.000km a diesel no preço de compra…

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Não é preciso ir para as estações de serviço e esperar, mete-se a carregar em casa. é como um telemóvel, deixa-se o carro a descansar e liga-se a ficha.”
            @Daniel, levas o carro para casa?

          12. Avatar de JL
            JL

            Provavelmente deixa-o na garagem como você faz.

          13. Avatar de Realista
            Realista

            Informo que recebidos os beijinhos do teu V8 com o selo da Galp…

            Que postal!

            HAHAHA

          14. Avatar de papagaio
            papagaio

            JL 12 de Janeiro de 2024 às 19:47
            @há cada gajo quanto tempo diz a sua bola de cristal ?

            JL,o bem mais precioso que temos é mesmo esse o tempo,k se desperdiça nestes comentarios e briguinhas da treta

          15. Avatar de JL
            JL

            Não parece, até porque o papagaio fez o mesmo .

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          É só lucro ahah. Só tu é que sabes fazer as contas. As empresas de aluguer são estúpidas e não chegam a essa conclusão lolol

          1. Avatar de JL
            JL

            Parte do lucro das empresas de aluguer é a venda do carro, como a Tesla reduziu preços…..

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Então decidiram vender a perder dinheiro em vez de ficar com eles e rentabilizar o baixo consumo?
            Não queres ir trabalhar para eles e poupar-lhes milhares de euros?
            Há menos de 1 mês que meti o meu carro da empresa na revisão e me entregaram um EV.
            Deixei um cliente a pé porque fazer 600km para cada lado num EV não é viável tendo em conta as paragens associadas.
            A minha empresa não compreendeu a situação e neste momento já temos garantia da rentacar que todos os carros de substituição vão ter o mesmo tipo de combustível dos carros substituídos… Ou seja, não há EVs para ninguém…

          3. Avatar de JL
            JL

            Ena e ficaram logo a pé, que raio. Loooool

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ficaram a pé no sentido de eu não poder ter feito a deslocação.
            1200km num dia num EV com autonomia teórica para 300km a 80km/h havia de ser bonito…

          5. Avatar de JL
            JL

            E precisam de fazer a 80 kmh porquê ? a 80 kmh têm mais de 600 kms de autonomia, afinal não conhecem os carros e falam, falam, falam.

            1200 kms num dia já eu fiz várias vezes, e não é preciso o dia todo, já se faz 1000 kms em menos de 9 horas num ev.

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Deves fazer deves… Calham-te os postos de carga todos a jeito mesmo quando precisas e a pagar mais do que a meter gasóleo…

          7. Avatar de JL
            JL

            Claro que faz, 300 kms a 80 kmh só se for para os zoes com 10 anos.

            Não calham, mas o carro mostra os pontos e a sua ocupação.

            Não preciso de pagar mais que gasóleo, há soluções mais baratas e até de borla como é o meu caso em muitos carregadores.

            Simples assim ?? ou continua a fazer muita confusão a quem nada e prefere inventar ?

          8. Avatar de Nuno
            Nuno

            Até te aumenta o saldo da conta bancária enquanto carregas…

          9. Avatar de JL
            JL

            Nao aumenta mas também não reduz, já que não ganho tanto em tão pouco tempo.

            Mas ok, sabemos que há malta que ganhar 40 euros por meia hora, por isso acharem complicado pararem meia hora para carregar.

          10. Avatar de Nuno
            Nuno

            Esse argumento comigo é mesmo nulo já que ganho precisamente 80€ à hora…

          11. Avatar de JL
            JL

            Oh sim, e até quando está a caminho das férias e do trabalho . Loooooool

          12. Avatar de Nuno
            Nuno

            A caminho do trabalho? É óbvio que recebo da mesma forma. Se saio de casa é para ir fazer assistências e é óbvio que o tempo da viagem é paga assim como os kms.
            Quando vou de férias se há coisa com que não me preocupo é o custo da viagem de carro até ao destino. Mal de mim estar de férias e preocupado com isso num país que tem 600km de comprimento e 250km de largura…

          13. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, até lhe pagam mais por isso de férias, mas isso é a todos.

            Não entendi a relação, parado ou a andar de carro recebe o mesmo, portanto não devia ser preocupação.

        3. Avatar de JL
          JL

          Pelo que ela disse não tem carro a pilhas, tem um eléctrico, com um a pilhas estava bem pior. Lol

          1. Avatar de Zeca
            Zeca

            Ninguém quer eletrodomésticos usados

          2. Avatar de JL
            JL

            Electrodomésticos talvez não, mas se o seu lugar é a cozinha, não entendo porque vem para um assunto de carros.

      2. Avatar de pH
        pH

        Sim, até porque a Hertz não tinha outros modelos disponíveis para alugar… Tapar o sol com a peneira.

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Não são só os Tesla. Nos outros VE o problema é o mesmo. No caso de colisão, nada garante o perfeito estado de uso das baterias (não há ainda forma de as testar). O que implica “perda total” e abate. Logo as seguradoras (que têm de pagar essa perda) aumentam os valores dos seguros (pois elas não vão perder dinheiro). E não arriscam possíveis problemas (até arderem) por não ter sido substituída a bateria ou ido para abate.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        “não há ainda forma de as testar” Nada mais errado as baterias podem ser testadas. As marcas é que não querem fornecer esse servico. Preferem substituir.

        Em muitos paises existem reparadores independentes de baterias, mas como é obvio os fabricantes lutam para que isso seja possivel.

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          @ Toni da Adega. Não há nada nem ninguém (até ver) que ateste (certificando e com responsabilidade) que ateste a segurança das baterias após uma colisão.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não ? Então prove lá, para que serve o equipamento que mostrei em cima ?

          2. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL para “pouco”. Para saber o estado de degradação e pouco mais. Como referi, nada atesta/certifica o seu bom estado após “pancada” (colisão). Se se julga assim tão esperto (e mais que que os fabricantes e especialmente as seguradoras) indique lá então o certificado emitido por esses aparelhos. Sobre que Norma aplicável. Pergunto-lhe se julga que (especialmente) as seguradoras preferem pagar um conjunto completo (ou mesmo um novo EV) do que poupar esse dinheiro num teste que seria “suficiente”?

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se os fabricantes assim o dizem então não dá para contestar. Se o fabricante diz que é necessario gastar milhares na reparacão é porque é verdade.
            Muitos equipamentos também deixam de funcionar se forem reparados fora da marca, Obviamente que isso acontece é porque é impossivel garantir a reparacão fora da marca.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não podia estar mais errado, os procedimentos de segurança e inspeção já existem, não passam apenas por testes visuais de danos como tanto de testes de isolamento e até de resistência interna, já referi que são equipamentos que já existem no mercado e as marcas e centros de assistência já usam, apesar dos carros já terem esses sistemas incorporados.

            Onde é que as seguradoras dizem que preferem pagar um pack novo ou um carro novo ?
            Nos EUA qualquer toque seja em que veiculo for é sempre caro arranjar devido aos custos, por vezes nem sai mais barato pagar novo, mas também devido ao tempo de resposta.

          5. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL não se faça de parvo. foram indicados links que confirmam que as seguradoras ou Pack novo ou sucata. Por tal situação os seguros do VE são bastante mais caros.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As seguradoras ratearam por todas as apólices, carros a combustão incluídos, o valor desse expectável aumento de despesas com elektros. O que até provocou algumas manifestações de desagrado por parte de quem tem carro a combustão.
        Portanto não é por aí! A questão é mesmo porque os custos de manutenção de um elektro, em particular os da TESLA, são superiores a um combustão. a SIXT já tinha chegado à mesma conclusão.

        1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
          Mascotes electricas nao obrigado.

          Ai vem o Salvador do Mundo…o Jeoverde !!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Realmente o Yamahia tem ar disso. LOL

        2. Avatar de JL
          JL

          Onde é que falam em custos de manutenção ?

      3. Avatar de JL
        JL

        Não há forma ? Ou você não sabe que há ?

      4. Avatar de JL
        JL

        Pode começar pelo da BMW, que é o BMW EOS HV Battery Tester.

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          E onde é que esse tester certifica o estado da bateria??? Saibam do que falam antes de escreverem asneiras.

          1. Avatar de JL
            JL

            Quem certifica é o reparador certificado.

            Eu sei do que falo, por isso falar.

          2. Avatar de Tretas
            Tretas

            ??? Reparador certificado? WTFIT? Só escreve asneiras. Está mais que patente que nada percebe de Certificação, Normas, responsabilidades legais, etc.. Ou seja, deve “viver” na ilegalidade….

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            É possível inclusive comprar veículos usados com certificado de bateria. Ou após reparação/substituição.
            Existe em alguns países.
            Alguns exemplos.

            https://www.intertek.com/batteries/automotive-battery-ev-testing/battery-certification/
            https://www.bvrla.co.uk/resource/battery-certification-a-pillar-of-the-electric-car-market.html

          4. Avatar de JL
            JL

            Não sabe o que é um reparador certificado ? há vários em Portugal, olhe aqui alguns:

            https://www.tesla.com/pt_pt/support/body-shop-support

            Neste caso só para “body”, mas já estão a ser preparadas para outros serviços.

            Aqui tem o que são:

            https://oficina-certificada.pt/

          5. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora fica a saber, o ISQ está a preparar esse tipo de certificação para o nosso mercado, tendo também em vista as baterias de segunda vida.

          6. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL
            Está a demonstrar a sua ignorância (que é confrangedora):
            Refere o Link https://www.tesla.com/pt_pt/support/body-shop-support

            Nesse mesmo link está: “Rede de oficinas aprovadas pela Tesla”.

            Que se saiba a TESLA não é entidade certificadora de NADA.

            Depois no outro link https://oficina-certificada.pt/
            Trata-se de um fraude. senão vejamos:
            Fla que são certificados pela EBI I&D e vendo a página desses temos:
            Certificação de Serviços ISO 9001
            Eco-Certificação ISO 14001
            Certificação Sectorial Oficinas EBI 461/MV-BER
            Certificação Sectorial Stands EBI SPC 9001
            Licenciamentos específicos

            Pelo primeiro ISO 9001. trata-se de uma certificação de qualidade de …. “Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.” NÃO É DE SERVIÇOS. Logo estão a mentir
            ISO 14001 “A certificação de sistemas de gestão ambiental..” Não nada ECO-Certificação (Nais uma vez MENTEM). Todas as oficinas (sérias, sem serem de vão de esquina) têm de ter a gestão dos seus resíduos (Óleos e afins) por causa do ambiente e poluição.
            Temos por fim:
            Certificação Sectorial Oficinas EBI 461/MV-BER
            Certificação Sectorial Stands EBI SPC 9001
            Licenciamentos específicos

            Nada são a nada dizem (Não são Normas, NP ou EN) ou seja bull shit

            Depois temos o linlk (redireccionado) para https://mvber.pt/

            Que ainda são mais parvos (e falsos) pois referem que: “ISO 9001 Certificação de serviços”
            Como a cima já indiquei a ISO 9001 é “Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.” de GESTÃO. Não de serviços.

          7. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL, termino (por aqui) a indicar-lhe que quem faz, traduz e transpõe as normas em Portugal é o IPQ (Instituo Português da Qualidade) sito no Monte da Caparica. e não o iSQ.
            Sei do que falo, pois sou co-autor de algumas Normas (NP) e de muitas traduções de Normas Europeias (EN). Muitas horas passadas em prol da nação (gratuitamente) no seu edifício (e em casa).

          8. Avatar de JL
            JL

            Se são certificados com as normas existentes, então estão certificados, não diga tretas, que é o que tem vindo a fazer.

          9. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL qual foi a parte de referirem Normas que nada tem a ver com o caso? Isso é FRAUDE. Andam a enganar tolos (como você). Dou-lhe um exemplo. Uma firma/entidade certificada pela ISO 9001 pode não produzir um único produto certificado. Pois é uma Norma de gestão e não de fabrico. PERCEBEU? A maioria das Normas que apresentou (dos links que escreveu) são de gestão e não de produtos ou da sua verificação/validação. Logo….nada atestam sobre esses mesmos produtos. Vá tirar um curso de auditor de certificação/qualidade para ver se aprende.

          10. Avatar de JL
            JL

            Desde quando oficinas produzem produtos ?

          11. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL estou a ver que também sofre de iliteracia. Qual foi a parte de ” A maioria das Normas que apresentou (dos links que escreveu) são de gestão e não de produtos ou da sua verificação/validação.” QUE NÃO PERCEBEU ao afirmar “Desde quando oficinas produzem produtos ?” Não escrevi em lado algum da produção de produtos, mas sim da sua verificação/validação. Se não sabe distinguir, temos pena. Vá aprender.

          12. Avatar de JL
            JL

            Exato, eles não têm nada de produção, nem têm de produzir, só fazem gestão.

          13. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL você é mesmo assim parvo ou tem dias?
            “só fazem gestão.” ????? Gestão de quê? É só asneiras e disparates o que escreve. Troca os pés pelas mão, diz uma coisa e depois o diferente.
            O verificar o estado de uma bateria “acidentada” (no caso de um EV) é uma gestão?????????? Pelo amor a Santa… deixe de responder asneiras.

          14. Avatar de JL
            JL

            Alguém lhe chamou nomes ? Já que não consegue levar o seu argumento para a frente, pelo menos seja educado.

            Gestão é gestão, e nada tem a ver com produção.

            É uma verificação, que pode ser tratada de várias formas, lamento que não o saiba nem como se faz, mas há quem o faça.

          15. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL é mesmo lerdo. Eu não tenho nem deixo e ter de lavar FACTOS (e não argumentos) Não são opiniões, são factos. Nem isso consegue perceber?
            “É uma verificação, que pode ser tratada de várias formas, lamento que não o saiba nem como se faz, mas há quem o faça.” Uma gestão é isso? Nunca em parte alguma. ( só no seu Tico).
            Você é que não percebe PATAVINA do assunto e manda postas de pescada sobre o que não sabe.

          16. Avatar de JL
            JL

            Não sou lerdo, esse deve ser você.

            Quais factos ? apresentou algum facto ?

            Você é que não percebe, porque provavelmente nem teve formação para isso, no seu tico é traduziu.

            Ainda não entendeu que não existe uma norma especifica para a situação que estamos aqui a tratar ? logo são usadas as que existem, e servem perfeitamente, já que tanto podem ser aplicadas a baterias novas como usadas,

            Lamento que isso não lhe convenha para o argumento que usou.

      5. Avatar de SM
        SM

        Só um pormenor. As seguradoras não pagam a substituição das baterias quando as mesmas não apresentam danos visíveis. E isso é um enorme problema que os donos dos VE não têm em conta, pois a marca, em caso de acidente, cancela de imediato a garantia das baterias. Só há garantia em caso de substituição total das mesmas, haja ou não danos nas próprias baterias, o que a seguradora não paga, logo, ou os proprietários substituem as baterias à sua conta ou ficam sem garantia.
        Em qualquer dos casos, têm um grave problema às costas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se a seguradora não paga porque fala em altos custos nestes ?

    3. Avatar de O realista
      O realista

      Eletricos sao muito melhores, eu se quiser vendo o meu model 3 e ainda tenho lucro de mais de 15 mil euros. Mesmo com 3 anos o carro continua superior ate aos ferraris e porsches em aceleracao

      1. Avatar de P38a
        P38a

        Ainda bem que nas nossas estradas só existem retas. Um carro elétrico é um tijolo a curvar.

        1. Avatar de JL
          JL

          É ? então qual testou para saber ?

          Curioso porque nos testes do alce os ev’s costumam ter melhor comportamento que os a combustão.

          1. Avatar de André
            André

            Testes são testes, situações reais são situações reais. Não são dinâmicos ponto. Sao meios de transporte para quem não gosta de conduzir. Quem gosta de conduzir valoriza outros atributos para além de andar rápido em frente. São pontos de vista, cada um tem o seu.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah então também não testou nenhum ? Curioso porque quem testa gosta.

            Onde é que está o livro ou lei que fiz : “saiba o que é gostar de conduzir.”?

            Que atributos são esses ? Capotar em curva, fazer pião e ficar virado para onde vinha ? Looooool

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Gostava de saber que carro é que tem como atributos capotar em curva e fazer pião…
            Mais vale dizer logo que não sabes conduzir e precisas de um carro que o faça por ti…

          4. Avatar de JL
            JL

            Veja os testes que referi e fica a saber.

            https://www.youtube.com/watch?v=LTw3gCXaykQ

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Portanto, conduzes um EV porque tens medo de não te saberes desviar de um alce…
            Estive a ver as estatísticas e parece que tens razão. 96,83% dos acidentes de veículos a combustão resultam em capotamento! O melhor é mesmo dar mais 20.000€ por um carro ou forrar o chão do carro atual com 500kg de chumbo… Quem diria que as chumbadas ainda salvam vidas!

          6. Avatar de JL
            JL

            Não, eu conduzo um ev porque gosto.

            Chega ?

            LOL, essa estatística.

          7. Avatar de Nuno
            Nuno

            É a estatística dos argumentos que quem usa EV tenta impingir aos outros…

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah sim, então mostre lá essa estatística impingida por utilizadores de VE ?

          9. Avatar de Nuno
            Nuno

            Basta ler mais acima onde um cromo diz que is atributos dos carros a combustão são “Capotar em curva, fazer pião e ficar virado para onde vinha”…

          10. Avatar de JL
            JL

            Isso é mentira, eu não disse isso,.perguntei apenas.

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Revela bem o que conheces sobre os carros com motor a combustão para achares que são essas as 2 características que os distinguem dos EVs…

          12. Avatar de JL
            JL

            Onde é que disse que achava ? Não sabe ler ?

            Eu disse que nos testes são piores, não disse que eu achava.

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            Disfarça agora que ainda vais a tempo…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “se quiser vendo o meu model 3 e ainda tenho lucro de mais de 15 mil euros.”
        LOOOLOOL

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só um aparte a concorrência no sector do aluguer auto está ao rubro nem sei como ganham dinheiro, ainda a semana passada precisei de alugar um carro por 3 dias e ficou no total 4€ nem chegou bem ficou por 1€ e qualquer coisa por dia e andei com Hyundai i10, isto a levantar no aeroporto do Porto.

    1. Avatar de José Faria
      José Faria

      Podes indicar de onde reservaste o carro para ver os preços?

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      lol e entregaste na mesma no Porto ou em outro local ? Se calhar usaram-te como trabalhador para levar o carro de X a Y sem pagar a ninguém.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Exactamente, ao entregar noutro sitio devia ter recebido dinheiro em troca. Se nao pagarem ele que entregue no mesmo sitio e depois que vá de transportes para o destino

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Reservei no aeroporto e entreguei no aeroporto.

        Nas férias já tinha feito o mesmo e ficou super barato.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Reservaste online? Onde?

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim na CarJet aqui a empresa onde trabalho só usa esse site para reservas ele faz pesquisas nas principais empresas

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Obrigado Rodrigo!

  3. Avatar de Ifm
    Ifm

    Eu pessoalmente tanto me faz usar um elétrico, um a carvão ou a gasolina.

    Mas se pensarmos que vamos alugar um carro nas férias.
    Um totalmente elétrico não é uma boa opção.

    Quando estou de férias o tempo ainda é mais precioso que num dia normal e é a altura para descontrair e ter o mínimo de preocupações.

    Se for um alugar um carro a gasolina ou híbrido, em qualquer bomba estás safo.

    Totalmente elétrico, pode vir a trazer chatices, ou o hotel não tem carregadores, ou tem e estão ocupados e tens de estar atento quando está disponível.

    Ou tens de preocupar onde vais carregar o carro quando vais dar um passeio.

    Podem ser problemas mínimo, que o são.
    Mas eu e como muita gente o único problema que tenho quando vou de férias é onde vou almoçar e jantar e qual o prato que vou escolher.

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Exactamente, o meu antigo chefe teve vários problemas por ter ido de férias com um electrico, desde pontos avariados, ocupados, hotel sem terra na ficha…

    2. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      +1

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    A realidade não usa lubrificante!
    Sou um ávido leitor de notícias de BEV na esperança de um dia também vir a adquirir um…mas não tenho ilusões os BEV não são para todos, nem para a carteira de todos e depois ainda nos arriscamos a estas despesas ocultas!

  5. Avatar de JL
    JL

    A baixa de preços da Tesla não é bom para todos, a estes lixaram-lhes o negócio.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sim também pensei nesse facto já que estavam a contar com um valor quando fossem vender a frota e desta forma as contas saíram furadas.

      Agora a desculpa de dizer que é devido ao custo alto em caso de acidente é estranho.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        Não, não é não estranho. Veja o meu comentário em cima.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Presumo que os particulares também não gostem de contar vender o carro passados uns anos a X e esse valor ter diminuído consideravelmente! Embora assuma que, para mim, isso não é motivo ou critério para comprar um carro.

    3. Avatar de Bot Sales
      Bot Sales

      Argumentos falso

      1. Avatar de JL
        JL

        Então HUGO, qual é o verdadeiro ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se estás a falar pra mim estás bem enganado. Não penses que tenho a tua idade e insanidade mental. Comento aqui há anos com um único nome , o meu, e um único avatar.
          Se é para outro hugo, bem…ele que te responda.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não era para si,. é para o clone que usa dezenas de Nicks.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Pena não ser cá na Tugolandia… nos EUA vão vender por 14/15mil USD’s…. Nem pensava duas vezes!

    1. Avatar de Artur R
      Artur R

      Desde que fizes só tu azeiteiro, a população agradece

    2. Avatar de JL
      JL

      Por acaso é bem mais, cerca de 22 mil dólares.

  7. Avatar de Alberto Pinto
    Alberto Pinto

    Outro problema com os electricos que niguem fala é a fiabilidade em comparacao com os termicos, vao pesquisar sobre estudos a esse respeito.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Yá a fiabilidade tb anda pelas horas da morte, em particular nos modelos da TESLA. Tb se percebe, aquilo já vem meio avariado de fábrica!

    2. Avatar de JL
      JL

      Sim, são mais fiáveis, tendo em conta esses estudos, porque os problemas que apontam são de software ao utilizador, ou seja, problemas no infotaiment.

      1. Avatar de Tretas
        Tretas

        Isso e os defeitos de fabrico que (no caso) a Tesla andou a esconder e a culpabilizar os clientes….. (qual sw qual quê).

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim sim, é o terror, não fosse a Tesla. Looool

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Problemas de suspensão são aos pontapés. Muitos colocando em risco a vida do próprio e dos restantes utentes da via.
        Para além disso é material fraco que não aguenta as torções.

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          @ JL e o que é que isso tem a ver com o facto da Tesla saber do problema, esconder o mesmo e fazer os clientes PAGAREM a reparação causada por esse defeito? NADA. O link que indicou tem escrito que : “Whether you drive an Audi model A4, A6, A8, S4, S6 or S8 or Q series, you should have German Auto Center inspect your suspension especially after 40,000 miles. German Auto Center will inspect your suspension components Free of charge to ensure your Audi is performing as it is designed and is safe on the road.”

          1. Avatar de JL
            JL

            Também acreditou que eles fizeram pagar por esses componentes ?

            Qual é a diferença para os Teslas ?

          2. Avatar de Tretas
            Tretas

            @JL não sabe ler inglês, certamente…… O “caso” Tesla já é apelidado como do Diselgate americano….

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu sei, qual é a diferença ? uma foi obrigada a trocar as peças sem custos e outra ainda não ?

            É apelidado ? como se tivesse o mesmo tamanho, deve ser um dieselgatezinho. LOOOL

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Pesquisem no YouTube por “Hyundai Ioniq 5 Canada”-
    Dois casos iguais. Carro custa 60K, bateria custa 60K. Pequenos danos na forra da bateria, perda total.
    Enquanto as marcas venderem a bateria como um único módulo, pelo valor do carro ou mesmo metade, não é sustentável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena, mais um caso Nissan ?

    1. Avatar de Tretas
      Tretas

      O JL é que percebe da poda…… (os outros estão todos errados).

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde disse que estavam errados ?

        Não é ainda, isto abre portas para novos negócios.

        Curioso porque a foto tem lá um Tesla e 3 carros de marca europeia, também deve estar no “junk yard”. Loool

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          ai agora é “Não é ainda”????? Afinal em que ficamos? Então e o seu “famoso” tester da BMW?
          Só acertou em uma coisa. Que abre a porta a novos negócios. Pois quem conseguir verificar e certificar as baterias “acidentadas” vai ganhar bem. Isso é certo e seguro. Tudo o resto são “tretas” suas.

          1. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL só tretas…
            IEC 62133-1:2017
            Title
            Secondary cells and batteries containing alkaline or other non-acid electrolytes – Safety requirements for portable sealed secondary cells, and for batteries made from them, for use in portable applications – Part 1: Nickel systems

            What is IEC 62133?
            IEC 62133 is an international standard for the safety of rechargeable lithium ion batteries, which are commonly used in a wide range of consumer electronics and other applications. The IEC 62133 standard sets out requirements and tests for the safety and performance of lithium ion batteries used in portable electronic devices, including cell phones, laptops, tablets, and other devices. The standard covers various aspects of battery safety, including electrical, mechanical, and chemical safety.

            Ou seja, não é para EV.

          2. Avatar de JL
            JL

            E tem de dizer porquê? Se até fala em dispositivos portáteis, as regras são as mesmas.

          3. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL mais uma vez deixe e dizer asneiras, pois nada percebe do que está em causa. ” Se até fala em dispositivos portáteis, as regras são as mesmas.” Não sabe definitivamente do que é uma Lei (ou no caso Norma) não aplicável. As Lei (e Normas) dizem e especificam MUITO BEM a sua aplicabilidade. Onde é que um EV é um equipamento portátil????? Logo não é aplicável. Vá catar piolhos na sua cabeça.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não um equipamento portátil ? Então é o quê? Fixo ?

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não, um carro não é um bem portátil. Nem um navio, nem um comboio…
            Alguém aqui não sabe a diferença entre bens móveis e bens portáteis…

          6. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL mais uma vez demonstra a sua extrema ignorância (e iliteracia)
            “equirements and tests for the safety and performance of lithium ion batteries used in portable electronic devices, including cell phones, laptops, tablets, and other devices.” REESCREVO “portable electronic devices” Onde é que um VE se enquadra nessa definição? EM LADO ALGUM. Nem “device” (DISPOSITIVO) é, quanto mais portável.

          7. Avatar de Tretas
          8. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL Significado de Portátil
            adjetivo
            Que se pode transportar com facilidade. Vai agora dizer que pode agarrar num VE (no caso carro) e transportá-lo sem ajuda de nada? Que o põe no “bolso” e leva para onde desejar?

          9. Avatar de JL
            JL

            Em vez de dizerem disparates e serem apenas do contra, porque não procuram a informação, estes também não fazem certificações?

            Só você que as traduziu é que faz ?

            https://www.tuvsud.com/en/industries/mobility-and-automotive/automotive-and-oem/automotive-testing-solutions/battery-testing/battery-testing-according-to-un-38-3-iec-62133-iec-62619-and-other-standards

          10. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL das duas uma. Ou você não sabe inglês ou então sofre mesmo de iliteracia.
            Transcrevo (do site que indica). “WHAT IS BATTERY TESTING ACCORDING TO UN 38.3, IEC 62133 AND OTHER STANDARDS?
            Over the years lithium batteries have become more heavily regulated as they’re used in various electric devices and wider fields of application globally. The safety and reliability of lithium batteries is therefore governed by various international standards.

            One of these standards is Regulation UN 38.3. Classified as a class-9 dangerous goods by the United Nations, batteries need to meet requirements specified in UN 38.3 Regulation which details the specifics that must be fulfilled to safely transport lithium cells and batteries (by air, sea, land). The standard, which is recognised by regulators and custom authorities around the world, is also seen as an important gateway to access global markets. From a technical perspective, UN 38.3 testing can be performed on cell, module or pack level and represents a combination of rigorous mechanical, electrical and most importantly environmental exposures designed to assess a battery’s stability during transportation.

            In addition to UN 38.3, there are safety standards such as IEC 62133, IEC 62619 and UL 1642 as well as performance standards, for example IEC 61960-3.”
            DURANTE O TRANSPORTE. O que tem sito a ver com certificação após embate? NADA.
            “What is IEC 62133?
            IEC 62133 is an international standard for the safety of rechargeable lithium ion batteries, which are commonly used in a wide range of consumer electronics and other applications. The IEC 62133 standard sets out requirements and tests for the safety and performance of lithium ion batteries used in portable electronic devices, including cell phones, laptops, tablets, and other devices. The standard covers various aspects of battery safety, including electrical, mechanical, and chemical safety.” MAIS UMA VEZ EQUIPAMENTOS ELECTRÓNICOS PORTÁTEIS.
            “IEC 62619:2017
            Title
            Secondary cells and batteries containing alkaline or other non-acid electrolytes – Safety requirements for secondary lithium cells and batteries, for use in industrial applications”
            APLICAÇÃO NA INDUSTRICA (Um VE não é uma industria)
            “What’s UL1642 certification? What’s UL1642 standard for lithium-ion battery? What’s the test items of UL1642 certification? You can find all answers here!
            UL1642 certification requirements cover rechargeable lithium-ion batteries for use as a power supply in the products. These lithium-ion batteries contain metallic lithium, a lithium alloy. They may consist of a single electrochemical cell or two or more cells connected in parallels or series, or both, that convert chemical energy into electrical energy by an irreversible or reversible chemical reaction.
            UL1642 certification requirements cover lithium-ion batteries intended for use in technician-replaceable or user-replaceable applications.
            UL1642 certification requirements are made for avoiding the risk of fire or explosion when lithium-ion batteries are working in a product. The final acceptability of these lithium-ion batteries is dependent on their use in a complete product that complies with UL1642 certification applicable to such products.
            UL1642 certification requirements are also intended for avoiding the risk of injury to persons due to fire or explosion when user-replaceable lithium-ion batteries are removed from a product and discarded.
            UL1642 certification requirements cover technician-replaceable lithium-ion batteries that contain 5.0g or less of metallic lithium. A lithium-ion battery containing more than 5.0g of lithium-ion is judged based on compliance with the requirements in this UL1642 standard, insofar as they are applicable, and further examination and test to determine whether the lithium-ion battery is acceptable for its intended uses.
            UL1642 certification requirements cover user-replaceable lithium-ion batteries that contain 4.0g or less of metallic lithium-ion with not more than 1.0g of metallic lithium in each electrochemical cell. A lithium-ion battery is holding more than 4.0g or a cell containing more than 1.0g lithium-ion may require further examination and test to determine whether the cells or batteries are acceptable for their intended uses.
            UL1642 certification requirements do not cover the toxicity risk that may result from the ingestion of a lithium-ion battery or its contents, nor the risk of injury to persons that may occur if a lithium-ion battery is cut open to provide access to the metallic lithium.”
            “UL1642 certification requirements cover technician-replaceable lithium-ion batteries that contain 5.0g or less of metallic lithium. ” Um VE TEM MAIS DE 5.0g de LI-Ion LOGO NÃO É APLICÁVEL.
            Quer que o exponha mais?

          11. Avatar de JL
            JL

            Sim, e depois, não sabe ler ?

            “Lithium-ion batteries are now used across a vast range of battery-powered equipment. They’re found in everyday products such as smartphones, laptops and power tools, and are also used in electric vehicles and electricity grids. In general, improperly designed lithium batteries can pose hazardous dangers.”

          12. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL
            Qual foi a parte de “WHY IS TESTING FOR BATTERY TRANSPORTATION IMPORTANT?” (de onde transcreveu o seu “argumento”) que não percebeu? SEGURANÇA PARA O TRANSPORTE. O que tem a ver isso com SEGURANÇA PARA USO APÓS ACIDENTE? Mais uma vez só demonstra a sua extrema iliteracia.
            Vá lá, enterre-se mais.

          13. Avatar de JL
            JL

            Qual é a parte que não entende que as baterias são transportadas pelos carros ? Por baixo deles, nunca viu nenhum ?

          14. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL
            Eu disse para se enterrar mais e você é bem mandado.
            Lá está a sua iliteracia. Para si os VE andam a transportar baterias.
            ROTFLOL.
            É mesmo “idiota”.
            O que o artigo (o escrito no link que indicou) é sobre o transporte depois do FABRICO para serem instaladas nos VE.
            PERCEBEU?

          15. Avatar de JL
            JL

            O idiota aqui é você, que está a tentar arranjar um argumento que não encontra, já lhe disse que existem várias normas que têm de cumprir e não existe uma específica para o que você tanto insiste, logo quem está certificado é certificado pelas que existem.

            Tanto essa como todas as outras que aparecem no link que lhe enviei.

            Deixe de ser teimoso e cego.

            Percebi sim e não viu as restantes informações que tem no mesmo site.

          16. Avatar de Tretas
            Tretas

            @ JL você já teve estar perto de chegas à China de tanto se enterrar.
            “já lhe disse que existem várias normas que têm de cumprir e não existe uma específica para o que você tanto insiste, logo quem está certificado é certificado pelas que existem.”
            Já está quase a chegar lá. Não existe forma (certificada), nem NORMAS em vigor de aprovar baterias dos VE que sofreram acidente, logo… como sempre afirmei desdo o inicio ( e você tentou a “espernear”/ desmentir) um VE acidentado ou troca o pack todo das baterias ou vai para a sucata.
            As simple as that.
            PERCEBEU?

          17. Avatar de JL
            JL

            Errado, porque cumpre as normas que existem, e podem ser certificadas como tal.

            Só é proibido aquilo que a lei diz que é proibido, ou não sabe isso ?

            Já vi que não.

        2. Avatar de Tretas
          Tretas

          @ JL
          Você não existe mesmo. Vá informar-se sobre responsabilidade civil e criminal. Depois venha cá retratar-se.
          Depois “Errado, porque cumpre as normas que existem, e podem ser certificadas como tal.” Se não existem Normas para isso, como é que são certificados? Se forem certificados sobre outras Normas, só a o que elas diz respeito o certificado é valido. Não por o que não é do seu âmbito.
          Oh seu idiota. (Os Chineses estão à sua espera).

  9. Avatar de Estevex
    Estevex

    Acho que ninguem leu a noticia. Isto é só nos EUA onde tudo meus amigos é negocio. Nada mais nada menos. E são 20mil electricos que nem todos são Teslas lendo na Reuters. Não percebo porque virem para aqui a discutir que os a combustão sao melhores ou piores. A Pplware ja devia começar a filtrar o conteudo melhor.

  10. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Olhando as contas da empresa como é possível ter portas abertas quando 10% dos caros tem uma despesa que é suportada em mais de 50% pelos outros 90% da frota. Logo o aluguer de carros eléctricos é prejuízo. Em Portugal já temos muitos stands de usado a não comprarem eléctricos para vender pois tem de dar garantia também a bateria e como tal se compram um carro e ganham na venda 3000 euros se a bateria berra em garantia lá vai o lucro e vem os prejuízos.
    Estamos perante um negócio mais lucrativo que os combustíveis fósseis e basta reparar que com o aumento dos eléctricos a poluição global está a crescer mais do que o esperado, porque será?
    Continuamos a poluir 10 anos a frente e nada garante que esses 10 anos penhorados em poluição irão ser compensados, mas o negócio escondido vale muito dinheiro. Aliás quando vemos pessoas preocupadas com ambiente a encherem a Internet de conteúdos estão a aumentar a poluição, cada dia são ligados mais milhares de servidores para acolher a informação colocada na Internet e por dia poluem mais que o problema dos carros a combustão mas isso não importa para nada, a consciência não existe a realidade é que com o crescimento da IA que todos gostam de falar esta a matar o planeta. O mais engraçado é que só mesmo as empresas que produzem automóveis a combustão têm a preocupação ambiental e energética dos seus datacentefs.
    Só a tesla produz mais poluição diariamente que todos os carros a combustão nos EUA.

    No final vivemos no mundo da HIPOCRISIA mais ridículo são os apoiantes destes milionários que estão a destruir o planeta escondendo se atrás de soluções eléctricas que destoiem o mundo por antecipação

    1. Avatar de Matos Sofia
      Matos Sofia

      1) as empresas de usados TÊM que ter um seguro e é esse que paga a bateria

      2) as empresas de usados quando chega um veículo de combustão têm que ter peritos a avaliar se o carro está em condições (o que muitas vezes não acontece e vendem carros de 200.000 km alterados para aparecer 80.000 km e eles nem fazem ideia porque não aceitam decentemente). E em elétricos? Versão nórdica: peritos atualizados em eléctricos assim como máquinas de diagnóstico; versão portuguesa: nada. Como estão a zero…preferem não comercializar.

      Mas claro “a culpa é do elétrico”…

      Tuga sendo tuga. Também estamos na cauda da Europa em reciclagem e a “culpa” duma coisa qualquer…

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Falso… Isso não é verdade. Todos sabemos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se não é verdade refute, não diga apenas que não é verdade só porque não é o que queria ler.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            E não foi exatamente o que fizeste?

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu não fiz nada, eu pedi provas do argumento, só depois posso ou não refutar; eu disse que era mentira ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Então porquê Hugo ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Ah sim ? então mostre lá provas que a tesla polui mais num dia que todos os carros a combustão nos EUA ?

  11. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Turbodiesel
    Tenho um com 20 anos, que só consome 5 e muda óleo. Feitas as contas…

  12. Avatar de Carlos Portugal
    Carlos Portugal

    +1