General Russo morto após revelar localização numa chamada insegura

30 Comentários

A tecnologia tem feito parte desta guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Para o bem e para o mal, a tecnologia auxilia nas comunicações e disponibiliza um conjunto vasto de serviços.

De acordo com informações recentes, um general russo foi morto após estabelecer uma chamada insegura, tendo sido intercetada a sua localização.

General Russo morto após revelar localização numa chamada insegura


Tropas ucranianas intercetaram chamada e souberam localização

Segundo o The New York Times, tropas ucranianas conseguiram intercetar uma ligação de um general russo, saber a localização dele e matá-lo. O nome do general é ainda desconhecido, assim como a localização onde foi abatido.

As informações de quem está por dentro da guerra revela que os militares russos estão a comunicações não seguras e que o exército da Ucrânia as consegue facilmente intercetar.

Uma pessoa próxima do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse ao The Wall Street Journal que o Sistema de inteligência ucraniano tem montada uma unidade especial para “caçar” altos comandantes russos.

General Russo morto após revelar localização numa chamada insegura

Para validar tal cenário, a Ucrânia divulgou recentemente um áudio onde é possível ouvir um soldado russo a relatar a morte de Gerasimov (general russo) a um superior.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Os últimos números publicados na conta oficial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) dão conta que a guerra na Ucrânia já provocou 3,16 de refugiados e mais de dois milhões de deslocados no país.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Um General a fazer chamadas por canais inseguros?
    Que rico General.
    Não se perdeu nada…

  2. Avatar de Str
    Str

    Esta guerra vai ficar nos livros de historia mas na secção “como não invadir um país” tais os erros de avaliação cometidos. Mas também mostra que a Rússia só tem garganta e as tais bombas nucleares que lhe permitem ter essa garganta toda. De resto, exercito indisciplinado mal equipado mal preparado e pouco profissional. Felizmente

  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Terá feito um ‘post’ no instagram?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Imaginemos se a nova geração precisar de ir a uma guerra a postar no IG lol
      As influencers a patrocinarem a marcas dos camuflados e das botas.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Luis, normalmente são as marcas a fazer o patrocínio para as influencers e não o contrário….

    2. Avatar de Mike
      Mike

      O Instagram foi bloqueado na Rússia…foi uma chamada mesmo!

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Pelo que li num artigo, a destruição de torres de comunicações ucranianas por causa dos bombardeamentos, levou a que os russos ficassem sem comunicações encriptadas, aliás sem comunicações. O general terá assaltado uma loja de comunicações e terá usado um cartão sim ucraniano vulgar para fazer chamadas a partir do telemóvel.

  4. Avatar de carlos
    carlos

    A famosa tecnologia militar Russa continua a dar cartas..
    Para já está a demonstrar um poder de bombardeamento de artilharia imenso, mas à distancia e sempre com a certeza que tudo o que sobe vai ter de cair, seja lá onde for.

  5. Avatar de JCLopes
    JCLopes

    O problema dos russos é que os oficiais no terreno não podem pensar pelas próprias cabeças, tem que seguir à risca o que foi delineado em Moscovo sob pena de se a coisa correr mal terem a cabeça a prêmio. Pelo sim pelo não, não saem da linha traçada e as coisas no terreno nem sempre se desenrolam como a coisa foi planeada.

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    cheira-me afake news,… vindo da maquina de propaganda ocidental ja nada supreende!
    Engracado e que ainda nao vi nenhum pais ocidental a procura de resolver o conflicto mas sim o oposto!

    1. Avatar de AntiGuerra
      AntiGuerra

      O quê??????? ( vindo da maquina de propaganda ocidental). Mude os óculos, pois as lentes não estão boas.

    2. Avatar de carlos
      carlos

      A maquina de propaganda ocidental tem mostrado o rastro de destruição que o exercito russo está a deixar num país estrageiro.
      Já a maquina de propaganda russa, com internet cortada e filtrada mostra aos habitantes os canais de TV e órgãos de comunicação estatais, que como sabemos são mais do que suficientes para iludir um povo que infelizmente não sabe o que é a democracia.
      A democracia tambem elege maus e péssimos governos, mas pelo menos há a possibilidade de escolher.
      A Ucrânia tem o governo que tem mas amanhã pode ter outro melhor ou pior. Já a Rússia terá o Putim até que ele morra e seja substituído numas eleições internas do partido “Rússia Unida”.

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Ainda não viste? O que é que tu achas que o Macron faz quando telefona ao Putin? Trocam receitas?

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Não bates bem!

    5. Avatar de Memória
      Memória

      100% Fake News, pregos do Alcobia com 2000 anos de garantia
      LOL, e ainda há quem caia nestas 🙂

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se eu acreditasse em notícias de guerra seria um acto insólito, no entanto sou muito cauteloso no que toca a estas notícias.
    Notícias falsas acontecem de ambos os lados. Já vimos o Twitter oficial de ucrania a lançar fake news
    Seja como for, espero é que a guerra acabe em breve e que o melhor resultado seja encontrado.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Se calhar a Rússia nem invadiu a Ucrânia nem destruiu algumas cidades.
      É tudo propaganda do ocidente contra o Rússia.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Boa resposta LOL.

      2. Avatar de SM
        SM

        Não seja obtuso. Não obstante a evidente atrocidade da guerra, obviamente que a desinformação com origem em ambos os lados é avassaladora. Infelizmente, são muito raras as notícias e comentários feitos com objectividade. Os telejornais em Portugal são uma vergonha, correram rapidamente com os militares que faziam análises que poderiam ajudar a perceber o que passa, privilegiando, como em tudo, o puro sensacionalismo. É o “drama, a tragédia, o horror”, no seu melhor. Como se isso não fosse óbvio, é uma porcaria de uma guerra, livra.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podia estar a falar ao telemóvel, ou via telefone satélite comercial… nenhum dos dois é aconselhável para quem é um alvo primário em uma guerra (ou até fora desta).
    Claro que pode ser uma mentira a morte, mas se a Rússia for como Portugal, coisa que não falta para lá é generais para substituir o que morreu.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      João Ptt, temos mais Generais que soldados.
      Almirantes temos nem sei quantos.
      Mas almirantes do quê?
      Não temos barcos.
      Temos mais almirantes que os EUA.
      A gamela do estado é enorme…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Realmente uma área militar com enorme défice de meios é a marinha.
        É incrível a pouca quantidade de meios, tendo Portugal Continental uma enorme costa atlântica a proteger, tendo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, e toda a região de área económica exclusiva.
        Podem invadir Portugal com barcos de madeira sem qualquer problema.

        1. Avatar de Memória
          Memória

          A “a região de área económica exclusiva.” vai ser uma espécie de “Mapa-Cor-De – Rosa” do século XXI. Só não vê quem não quer

          Todavia, como temos submarinos (outra compra de contornos duvidosos) e um grande Almirante de submarinos, podemos sempre ameaçar se nos quiserem roubar peixes que “afundamos os nossos navios” LOL

  9. Avatar de o outro
    o outro

    provavelmente usou o telemóvel para aceder às redes sociais 😛

  10. Avatar de carlos
    carlos

    Na Russia passa a ser possível alterar o voto, mas imagino que para isso o voto não possa ser secreto…
    https ://observador.pt/2022/03/14/putin-aprova-polemico-sistema-de-votacao-online-para-todas-as-eleicoes-na-russia-criticos-dizem-que-facilita-falsificacao-dos-votos/

  11. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Menos um e ainda bem

  12. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Se é o caso que tenho conhecimento, a unidade dele roubou uma loja de telecomunicações ucraniana para roubar o equipamento. Ligaram-no, e fizeram chamadas para a Rússia, usando a rede celular ucraniana e um SIM ucraniano roubado… LOL
    Oxalá os Russos invasores sejam assim tão inteligentes para servirem de fertilizante.

  13. Avatar de Dark
    Dark

    Trocam receitas da bimby (não pode porque é ocidental) deve ser do Livro de Pantagruel.

  14. Avatar de Eu
    Eu

    Muito fácil de explicar , o sistema de comunicações RUSSO NÃO FUNCIONA têm de comunicar pela rede de telemóveis, por isso é que eles não a atacam , precisam dela para comunicar

  15. Avatar de darth
    darth

    pelo que li online, os burros dos russos tem um sistema que so funciona encriptado pela rede do movel…. ora… ao entrar deram cabo das torres 4g…e viram-se forcados a usar phones em redes normais.