Gazon: Mais uma dor de cabeça para os utilizadores do Android

40 Comentários

A utilização dos sistemas operativos e das aplicações que compõem o seu ecossistema está sujeita a problemas de segurança que devem ser levados em conta.

São várias as situações conhecidas de propagação de malware e de vírus nestes sistemas e que levam a que os utilizadores sejam vítimas de ataques, muitas vezes sem que disso se apercebam.

O Gazon é o mais recente malware que está a assolar o mundo do Android, sendo este malware uma praga que se propaga de forma muito discreta, enganando os utilizadores e prometendo falsas ofertas.

android_gazon_1

O Gazon foi descoberto recentemente pela AdaptiveMobile e pode muito bem ser o mais bem sucedido malware que surgiu nos últimos tempos no mundo dos dispositivos móveis.

A sua disseminação tem sido fulgurante e em pouco tempo espalhou-se por milhares de dispositivos. Só nas principais 4 operadores de telecomunicações norte americanas o Gazon infectou já mais de 4 mil dispositivos, não ficando por este local e tendo sido já detectado em vários outros países.

Este malware tem duas formas distintas de actuar, sendo a primeira dedicada à sua propagação e a segunda dedicada a angariar dinheiro para o seu criador.

A forma usada para disseminação recorre a alguma engenharia social e faz-se através do envio de mensagens SMS por parte do utilizador infectado.

android_gazon_3

A mensagem recebida contem um link de acesso a uma aplicação que promete aos utilizadores descontos na loja da Amazon em troco da instalação de algumas aplicações.

Ao instalar a dita aplicação os utilizadores necessitam de percorrer alguns sites e clicar em algumas publicidades, conseguindo assim dar dinheiro a ganhar ao criador do Gazon.

Durante todo este processo de navegação e de cliques em sites o processo de disseminação do Gazon tem início, com o envio de um SMS para todos os contactos do utilizador, mais uma vez com a mensagem que recebeu inicialmente e que promete os ditos descontos na Amazon.

android_gazon_4

Este é apenas mais um esquema e um malware que está a afectar o bom funcionamento do ecossistema Android e que demonstra algumas das suas fragilidades.

Recorre em parte à inocência dos utilizadores e os seus estragos são para já reduzidos, limitando-se a “roubar” os SMS que envia sem autorização e para se propagar e a dar dinheiro a ganhar ao seu criador, através da publicidade que apresenta.

Mesmo sendo limitado no seu grau de destruição ou de furto, não deixa de mostrar a forma simples como milhares de utilizadores do Android ficam vulneráveis e sujeitos a problemas.

Caso receba uma dessas mensagens, a prometer cartões de oferta da Amazon, pense duas vezes não aceda ao link incluído. Se tomar este simples passo ficará protegido e longe de problemas.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cthulhu
    Cthulhu

    “Recorre em parte à inocência dos utilizadores”: em parte? 😀

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Mais uma prova que os utilizadores dos iPhones, são os mais inteligentes…

      1. Avatar de Rogerio
        Rogerio

        A usar um sistema foolproof qualquer um é inteligente. Alias, um genio!! Continuem a viver a vossa mentira lol
        Dinheiro =/= inteligencia.

      2. Avatar de m4x
        m4x

        Claro que sim, por isso é que usam iPhones.

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          Ainda bem que estamos todos de acordo.

      3. Avatar de Marco
        Marco

        Infelizmente fico triste ao ver este nível de comentários na área da tecnologia no meu país, deveria haver mais imparcialidade na análise dos artigos por parte dos leitores e não comentários despropositados com opiniões demasiado subjectivas para contribuírem para o bem comum. Devido a este tipo de comentários, geralmente de fanáticos, que arrependo-me de olhar para esta secção e limito-me a ler o artigo. Felizmente ainda existem pessoas que gostam de dar o seu contributo de forma construtiva, mas aparentemente os fanáticos começam a ganhar expressão e estragam o que antes era um “convívio” ou troca de ideias útil e agradável

        1. Avatar de Mota
          Mota

          +1

          O melhor comentário alguma vez feito no pplware.

          Eu digo o mesmo, antes eu adorava ler os comments, aprendias algo para lá do artigo, “agora” parece putos a comparar tamanhos.

        2. Avatar de xokopt
          xokopt

          Subscrevo.

          Actualmente a área de comentários é lamentável, tanto que em alguns sites já se tomaram medidas e acabaram com os comentários. Parece que alguns comentadores estão sempre com vontade de criar disputas e ofender…

      4. Avatar de LMA
        LMA

        A avaliar pelo comentário inteligência deve ser coisa rara por essas bandas..

  2. Avatar de mustafa
    mustafa

    até parece que não há esquemas desses no ios ou no wp…

    1. Avatar de DSpinola
    2. Avatar de poisé
      poisé

      No WP nenhuma aplicação tem acesso ao envio de SMS, portanto não há nenhum esquema assim como este.

    3. Avatar de Não Não
      Não Não

      Nem é possível no iOS.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Estes virus para android so existem em apps piratas e roots certo? Queria comprar um s6 e voltar ao android mas tenho tb o 6plus debaixo de olho e queria uma opiniao sem fanboyismos

    1. Avatar de LP
      LP

      Se o teu único critério é o malware deves ficar melhor servido com iOS, apesar de não ser imune como muitos acreditam.

      1. Avatar de Alvaro Costa
    2. Avatar de lui54lb3rt0

      Se estás com o iphone 6 plus de baixo de olho, tamanho por tamanho aconselho te o OnePlus One que é ligeiramente mais pequeno.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        entre s6 e iphone 6 plus, qual a parte que n percebeste cromo

        1. Avatar de Johnny
          Johnny

          Quer dizer, o user tentou ajudar e tu ainda o insultas?

          És nada mais nada menos que um triste que aqui anda… Um ingrato.

    3. Avatar de RPX
      RPX

      Caro João,

      Isto aqui não há vírus nenhum. Isto é uma burla que usa uma aplicação para o efeito. O risco aqui é a engenharia social, não vulnerabilidades do sistema. O esquema aproveita a ingenuidade dos utilizadores e a possibilidade de se criarem aplicações para Android que enviam SMS. Ao instalar qualquer aplicação que aceda aos contactos, mande SMS ou mesmo faça chamadas, o utilizador deve questionar para quê a aplicação pede essa permissão, pois elas são declaradas e mostradas ao utilizador na instalação.

      Se isto é uma fragilidade, então qualquer sistema que dê para instalar aplicações fora do mercado oficial, como por exemplo Windows ou OSX, são vulneráveis.

    4. Avatar de titi_deamon
      titi_deamon

      Eu ia para o galaxy uma vez que acho que a Samsung desta vez acertou em cheio, materiais de qualidade e o telemóvel parece muito bonito. Sem entrar em sistemas operativos acho que é inegável que a nível de tecnologia o S6 fica à frente do 6 PLUS.
      O sistema operativo é uma questão de gosto, já tive IOS e neste momento tenho android e prefiro, mas como disse é uma questão de gosto.
      Mas também já foi publicado aqui um artigo em que dizia que pela primeira vez o Android 5 está mais estável do que o IRS que era uma das principais vantagens do IOS…enfim…

      1. Avatar de titi_deamon
        titi_deamon

        IRS não, IOS como devem ter percebido.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        obrigado, gostei do teu comentario pq em termos de tecnologia o s6 parece superior. os pedometros da samsung funcionam bem? no iphone os sensores sao excelentes e o gps e rapidissimo sem net

        1. Avatar de titi_deamon
          titi_deamon

          A nível de GPS posso te dizer que, da experiência que tenho, funciona muito bem, sem qualquer demora a obter o sinal e é sempre muito consistente. Outra coisa que eu acho que, se for como mostram, vai ser muito bom, é conseguires pagar com o telemóvel em todo o lado com terminais multibanco normais, porque até agora isso existia mas ninguém usava porque as lojas não tinham sistemas compatíveis. O resto dos sensores que vêm normalmente nos galaxys (air gesture e smart stay)são muito engraçados mas, pessoalmente nunca os tenho ligados sequer, não fazem falta, gastam bateria não têm utilidade e nem sempre funcionam bem, mas pelo que percebi neste S6 já foram eliminados, se não foram não fazem falta 🙂

    5. Avatar de Balmer
      Balmer

      Não necessariamente, mas maioritariamente em apps piratas e para utilizadores com root, sim.

      Escolher o OS com que vais trabalhar com base nisso parece um pouco tonto no entanto. Se realmente queres seguir a politica de utilizar o sistema de forma “ignorante”, o iOS vai estar um pouco mais protegido nesse sentido (ou assim apregoam todos). Se escolheres as aplicações que instalas e usas fazendo uso de dois dedos de testa, não deves ter problemas com Android.

      Pessoalmente, e isto por uso um Android com root, nunca tive problemas – Acho que o mesmo deve ser possivel pela parte de todos os outros utilizadores.

  4. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    4 mil utilizadores norte americanos é dose, é que eles lá nas Américas do Norte devem ser para aí uns tipo 10 mil… Se tanto.

    E ainda “vendem” uma burla como se fosse uma falha de segurança do sistema.

    Depois o troll sou eu.

    1. Avatar de João Borges
      João Borges

      loool assino por baixo.

    2. Avatar de Pigo's
      Pigo’s

      +1…enfim como se nos outros sistemas operativos nao existisse disto.

    3. Avatar de Lopes
      Lopes

      É uma noticia e tanto,4000 dispositivos infetados ou serão 4000 milhões? Isso sim, era uma noticia e tanto.
      É quase quando ouvimos nos noticiários que morreram 7,8 orientais num fogo, ou num acidente numa mina,qualquer coisa como essa,para mim, noticias de relevo com orientais tem que envolver 5 milhões no minimo,o que para eles não é absolutamente nada…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Comparar smartphones infectados com mortes de pessoas… És um triste…

  5. Avatar de Zé

    o meu android tem um virus bem mais grave que esse ai, caiu ao chao e partiu o vidro.

    1. Avatar de pedro
      pedro

      dá-lhe ben-u-ron que isso passa.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      🙂 Acontece, também há uns quantos iPhones que estão contaminados com esse tipo de virus. Infelizmente ainda não se conhecem muitos exemplares de smartphones imune ao bicho.

    3. Avatar de David.pt
      David.pt

      Já existem umas películas feitas de vidro que evitam essa doença;) Parte a película mas não o vidro.
      O comprimido chama-se Nillkin 9H

  6. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Realmente notícia …e já dizem que ios é melhor…façam uma pequena pesquisa aqui no pplware e vejam que por milagre aparece lá um artigo a dizer que o ios é o sistema com mais falhas de segurança de todos…mas pronto a culpa é dos Android..

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Ou seja, mais um “vírus” que tem que ser instalado pelo utilizador…

    Deviam era dizer que os utilizadores têm falhas mentais, não que o sistema falhou na segurança 😀

  8. Avatar de HB
    HB

    Dizer que isto é uma vulnaribilidade do sistema é o mesmo que eu deixar a porta de minha casa aberta e dizer que fui roubado por causa de uma vulnerabilidade na fechadura da minha porta.