Gasóleo ultrapassa preço da gasolina! Diferença nunca foi tão grande

22 Comentários

Quando se pensava que o preço dos combustíveis fossem descer, eis que surge um aumento significativo do valor do gasóleo. O litro do gasóleo está a ser vendido atualmente a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros.

O gasóleo ultrapassou o preço da gasolina, mas a diferença atingiu um recorde.

Gasóleo ultrapassa preço da gasolina! Diferença nunca foi tão grande


Gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros,

Que o gasóleo está mais caro que a gasolina já não é novidade e não é propriamente um cenário inédito. No entanto, a diferença de valores é histórica.

Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo aumentou esta semana, em média, 9,4 cêntimos, depois de já ter subido na semana anterior. Relativamente à gasolina 95 o preço é quase o mesmo  da semana passada, isto depois de 11 semanas consecutivas a baixar.

O litro do gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros. A diferença é de 8,4 cêntimos, o que quer dizer que encher um depósito de 50 litros com gasóleo custa mais 4,2 euros esta semana, revela o ECO.

Gasóleo ultrapassa preço da gasolina! Diferença nunca foi tão grande

Nas razões pelas quais o diesel tem subido mais que a gasolina destaque para a dependência da Rússia neste combustível fóssil. Além disso, há também o Vacuum gas oil (VGO). O VGO é uma das componentes utilizadas no fabrico de gasóleo, para o tornar mais leve já que este hidrocarboneto tem mais hidrogénio e menos carbono. A Rússia é responsável por metade da produção mundial deste produto e, perante a suspensão dos fornecimentos russos, há uma escassez no mercado, revela o jornal.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    O gasoleo já passou a historia há muito tempo

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Quando estava na moda há 2 décadas ainda não eras nascido.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Uma grande parte das empresas tem frotas a gasóleo, por isso não, não passou à história nem passará tão depressa.

  2. Avatar de Night18
    Night18

    Refinar gasóleo e bem mais barato do que refinar gasolina, estando mais caro que gasolina só mostra o roubo que anda no mercado.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Não… mostra é o objetivo Europeu de erradicar ligeiros de passageiros a gasóleo!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E substituír pela gasolina verde, já que não há eléctricos no mercado!!!!!

        Ah, e ainda bem que os eléctricos são amigos do ambiente e da água!!!!!!

        https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/esta-imagem-mostra-um-campo-de-extracao-de-litio-no-chile-sim-e-os-flamingos-podem-estar-em-risco

        1. Avatar de KeyboardWarrior
          KeyboardWarrior

          Rui, por essa ordem de ideias vamos culpar os veículos a combustão por todos os derrames de petróleo. Queres repensar em quem é mesmo mais amigo do ambiente?

          https://pt.euronews.com/tag/derrame-de-petroleo

          1. Avatar de Louro
            Louro

            Ele acha que o gasoleo e a gasolina nascem debaixo dos postos de abastecimento.

      2. Avatar de joaomatos
        joaomatos

        TugAzeiteiro,
        pode ser, mas é uma medida barbara.
        O Gasóleo polui muito menos quando é tratado nas refinarias..
        A gasolina quando chega a nós já vem com uma taxa de poluição brutal em cima…isto que estamos a assistir é uma guerra declarada ao gasóleo, e é ridículo, e não tem fundamento, porque o Gasóleo é de longe mais limpo que a Gasolina!

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Falsíssimo. Refinar gasóleo custa umas milésimas mais do que refinar gasolina, por ser mais denso, logo, requerer uma temperatura superior para passar do estado líquido ao gasoso. Mas nem é isso que faz a diferença de preços antes de impostos. É a procura de cada refinado num dado momento. Por isso o gasóleo saiu sempre mais caro da refinaria que a gasolina – por ter uma procura muito maior – e só custava menos na bomba devido à diferença brutal de impostos. Pois agora nem essa diferença brutal impede que o gasóleo custe mais na própria bomba.

  3. Avatar de mosquito
    mosquito

    É aproveitar vilanagem, que em Portugal não há coletes amarelos.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Há sim, eu tenho um dentro do carro, para ser usado em caso de acidente ou avaria…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      E porque é que há de haver coletes amarelos a favor do preço do gasóleo e já não para o da gasolina?

  4. Avatar de Lanterna Vermelha
    Lanterna Vermelha

    Primeiro o gasóleo em Portugal, nunca deveria de ser uma primeira opção para o consumidor comum. Os veículos a gasóleo tiveram uma grande evolução tecnológica, consumos baixos, menos poluentes, excelentes prestações a nível de motor e menos rúidosos. Agora que se tem que “fechar a torneira”, andam a aumentar exaustivamente o preço. As empresas que na sua maioria tem as suas frotas a gasóleo, estão preparadas ou tem condições para a mudança? Penso que se deveria de apoiar mais e sobretudo as empresas para a mudança seja para o eléctrico, hibrido ou outra tecnologia limpa.
    O preço do petróleo continua a baixar, mas o preço em Portugal aumenta, não se percebe…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nunca houve lei nenhuma a impedir o consumidor comum de usar gasóleo nem as empresas de usar gasolina, que o podem fazer se quiserem. Aliás, as empresas não são pessoas – são coutada, feudo e bolsos dos donos delas. Ou seja, pertencem a uma casta privilegiada de pessoas. E sempre foi essa a base do regime fiscal privilegiado do gasóleo – beneficiar uma casta privilegiada de pessoas. Para os outros, os que não têm dinheiro para ter carro a gasóleo, havia a gasolina, mediante uma carga brutal de impostos. Pois actualmente, nem essa diferença brutal de impostos chega para privilegiar o gasóleo, por causa da cotação dele.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Grunho
        Tanta falta de informacao….
        As empresas nao usam carros a gasolina porque os beneficios fiscais sao mais reduzidos.
        Os donos das empresas nao pertencem a casta priveligiada alguma, sao apenas pessoas que decidiram trabalhar por elas e em muitos casos até dar emprego a outros.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Nunca houve lei nenhuma a impedir o consumidor comum de usar gasóleo nem as empresas de usar gasolina, que o podem fazer se quiserem. Aliás, as empresas não são pessoas – são coutada, feudo e bolsos dos donos delas. Ou seja, pertencem a uma casta privilegiada de pessoas. E sempre foi essa a base do regime fiscal privilegiado do gasóleo – beneficiar uma casta privilegiada de pessoas. Para os outros, os que não têm dinheiro para ter carro a gasóleo, havia a gasolina, mediante uma carga brutal de impostos. Pois actualmente, nem essa diferença brutal de impostos chega para privilegiar o gasóleo, por causa da cotação dele.

    3. Avatar de Barbas
      Barbas

      Ó Lanterna Vermelha, permita-me que lhe ponha a seguinte questão:
      Por acaso já viu que os carros elétricos e se os fabricantes quisessem não necessitavam de se abastecer de energia, eles próprios alimentavam-se por si próprios ? Claro que isto não interessa a muita gentalha! Olhe, uma bateria para por o motor em funcionamento e depois um bom carregador ou alternador a fabricar a energia e a carregar a bateria e o assunto resolvido, pode crer.

      1. Avatar de Louro
        Louro

        @Barbas,
        Nao me diga que acreditou naquela história do dinamo agarrado a uma roda que carrega o carro equanto ele anda lol

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Então o alternador anda a quê? Sabe qual é a eficiência de um motor térmico? As perdas são enormes, é impossível gerar mais energia do que aquela que se está a gastar e a perder que no caso dos motores térmicos é enorme. O que diz é como aquele carro que andava a água, uma total ilusão, se houvesse tecnologia melhor os construtores usavam-na, não imagina o dinheiro que já investiram só para ter os carros elétricos que temos agora e vão investir muito mais, uma coisa é certa, mesmo assim ainda não há nada que seja realmente revolucionário, daqui a 10 anos os carros não vão ser muito diferentes dos que são vendidos agora

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    so se tiver bandeirinhas amarelas no perfil e que se pode comentar sem ser censurado,… hehehe demais!!!