GALP sobe preço da eletricidade e gás natural a partir de 1 de outubro

41 Comentários

É cliente GALP? Não temos boas notícias. De acordo com um e-mail enviado aos clientes, a partir do dia 1 de outubro, irão ser atualizados os preços de eletricidade e gás natural conforme as condições previstas nos contrato.


De acordo com o e-mail enviado, a GALP refere que “apesar do nosso empenho em garantir estabilidade nos preços durante os últimos meses, o aumento continuado do custo de aquisição da energia nos mercados internacionais originou esta alteração”.

Os novos preços de Gás Natural, que constam da tabela de preços Galp enviada aos clientes e que substituirão a tabela atualmente em vigor, já refletem o aumento da Tarifa de Acesso às Redes, definida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que entra em vigor a 1 de outubro.

Segundo a informação à qual o Pplware teve acesso, os preços seguintes são para quem tem uma Potência Contratada de 4,6 e um escalão 3 no que diz respeito ao gás natural.

PREÇOS DE ELETRICIDADE 

  • Potência Contratada (kVA) – 4,6
  • Preço final
    • Termo Fixo (€/dia) – 0,3614
    • Energia (€/kWh) – 0,1694

PREÇOS DE GÁS NATURAL

  • Escalão (kVA) – 3
  • Preço final
    • Termo Fixo (€/dia) – 0,2415
    • Energia (€/kWh) – 0,0943

Na informação é ainda referido que “o preço final ao cliente é o somatório da componente comercial e das tarifas de acesso às redes em vigor. A este preço, acrescem os impostos e taxas aplicáveis, nomeadamente o IVA à taxa legal em vigor”.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Fora de assunto:
    Alguém tem tido problemas no Mbway?

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A Galp já era das mais caras na eletricidade. Parece que vai continuar a ser

    1. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      Não há muito tempo até ofereciam € em cartão continente agora fizeram uma boa quantidade de clientes e agora aumentam os preços, espertos

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Se a galp aumenta, os outros vão seguir o mesmo passo, e com o desconto de 10% da fatura em cartão continente e desconto de 0,14€ por Lt em combustível, vai continuar a ser a mais económica.

        1. Avatar de Paulo Antunes
          Paulo Antunes

          Mais económica não deve ser. Os 10% em cartão continente para comprar produtos mais caro e/ou sem qualidade, e 14cent por litro que se consegue também esses preços em gasolineiras de qualidade.

          Ou, seja, o mesmo do costume. Preços mais altos e “descontos” em produtos mais caros ou sem qualidade do mesmo “ecosistema”. Só cai quem quer…

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          A Galp, com descontos ou sem descontos, nunca foi a mais barata, antes pelo contrário, foi sempre das mais caras, tiveram sempre a mania que podiam debitar aos portugueses o que não debitam no estrangeiro, nomeadamente Espanha

          1. Avatar de maxim
            maxim

            mentira

    2. Avatar de AJ
      AJ

      se ver a tarifa atual da EDP e Endesa eletricidade e comparar com a tarifa galp de 1 de outubro não vai pensar o mesmo, nem quero imaginar a tarifa da EDP e Endesa se aumentarem também em outubro, que é mais que provável . E no GAS só o regulado compensa.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Fora do indexado era a mais barata

  3. Avatar de LJ
    LJ

    Acho bem. Acho até que deveria haver uma tarifa especial para quem carregar o seu automóvel elétrico. Fica a ideia, os utilizadores de EVs dizem que pagam pouco e que é tudo uma maravilha. EDP, Galp e outras, têm aqui uma margem boa para negócio!

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Sim, as operadoras já repararam nisso. Onde eu trabalho, já é um tema que está a ser analisado.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @LJ, família tipo 4 pessoas, cada kWh acima dos mais que suficientes 300 mensais leva uma alcavala de 0,50€/kWh.

      1. Avatar de LJ
        LJ

        Sim, era justo! Há muita ideia para as operadoras, analisarem.

  4. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    O Dracula deve ter comprado acções da Galp, a lógica da empresa agora é só sugar e sugar…

  5. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    PREÇOS DE ELETRICIDADE

    Potência Contratada (kVA) – 5,75

    Preço final

    Termo Fixo (€/dia) – 0,4400

    Energia Fora de Vazio (€/kWh) – 0,2012

    Energia Vazio (€/kWh) – 0,1167

  6. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Também recebi:

    PREÇOS DE ELETRICIDADE

    Potência Contratada (kVA) – 2,3
    Preço final
    Termo Fixo (€/dia) – 0,2494
    Energia (€/kWh) – 0,1694

    PREÇOS DE GÁS NATURAL

    Escalão (kVA) – 2
    Preço final
    Termo Fixo (€/dia) – 0,1676
    Energia (€/kWh) – 0,0973

    Nestes valores não está incluído o desconto de 10% em cartão continente.

  7. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    A Galp faz uma atualização de preços trimestral, estão a precaver-se para o Inverno, no que me toca, com faturas de 40€/ mês, em média no Verão, após a colocação de baterias o Inverno não me preocupa muito, preocupa-me mais saber quanto vou receber de dividendos no final do ano!

  8. Avatar de João Matos
    João Matos

    Está mais que provado que temos que andar em cima deles e mudar conforme as tarifas apresentadas.
    No primeiro trimestre foi a Plenitude, a seguir até este aumento, era a Galp a mais barata. A seguir logo se vê. Não estou a falar das tarifas indexadas, e essas até agora deixaram de dar frutos…
    Anda tudo ao mesmo: apanhar clientes e depois esperar que muitos não “saltem” para a concorrência. Por mim podem esperar sentados, mudo as vezes que for preciso.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Nos últimos 12 meses já tive em 4, endesa, goldenergy, plenitude e agora galp.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Já agora, cortou com a Plenitude porque…

        1. Avatar de AJ
          AJ

          por o aumento de tarifa que fizeram em junho.

          1. Avatar de Fred
            Fred

            Esse foi da responsabilidade do governo. E foi igual para todos os fornecedores.

  9. Avatar de Sérgio Bandeira
    Sérgio Bandeira

    OUTUBRO
    0,5923€/dia
    0,1694€/KWh
    10% Cartão Continente

    NO SITE
    0,5408€/dia
    0,1627€/KWh
    10% Cartão Continente

    Como fazer para passar para o tarifário que está no site sem ter que mudar para outro operador e voltar a mudar passados 2 dias?

  10. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Eu também recebi, aliás recebo sempre a cada segundo mês. Mas os meu parecem ser diferentes do artigo

    PREÇOS DE ELETRICIDADE

    Potência Contratada (kVA) – 4,6
    Preço final
    Termo Fixo (€/dia) – 0,2947
    Energia (€/kWh) – 0,1905

    PREÇOS DE GÁS NATURAL

    Escalão (kVA) – 1
    Preço final
    Termo Fixo (€/dia) – 0,0948
    Energia (€/kWh) – 0,1054

  11. Avatar de Campos
    Campos

    No meu casp e até ao momento não recebi qualquer informação por parte da Galp.
    No início de cada mês analiso o mercado e tenho constatado que nos últimos meses a Galp é, e salvo melhor opinião, a mais barata.
    Tenho desconto de 6% na ernergia e no contador.
    Não quis 10% do cartão continente porque não gosto de me sentir “obrigado” a comprar bens em determinada loja pous gosto de escolher onde e como.
    Só falta referir que como tenho potência contratada 10,35.
    Nós enquanto consumidores só temos de estar bem informados e atentos e mudarmos sempre que assim o entendermos e ainda por cima sem sair de casa.
    Não podemos nem devemos ficar acomodados pois é isso que as empresas pretendem tomando como exemplo a quantidade de consumidores que ainda estão na EDP.

  12. Avatar de Luís+Silva
    Luís+Silva

    Deve ser por causa dos por causa dos prejuízos. É sempre a lucrar e a arrancar a pele aos consumidores.

  13. Avatar de Joan Laplace
    Joan Laplace

    Há algum site onde haja uma comparação fácil? Tipo lado a lado e várias opções…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E-Redes.
      Não vai valer de muito. É pagar e calar. O mal está feito.

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “De acordo com o e-mail enviado, a GALP refere que ….o aumento continuado do custo de aquisição da energia nos mercados internacionais originou esta alteração”.

    Ó internacionais, engana-me que eu gosto! É mas é pagar aos compadres das renováveis:
    https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=T020Ny

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Acho que o problema da eletricidade tem a ver com o acesso às redes.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O vídeo da reportagem explica. O aumento violento na tarifa de acesso às redes é o nome pomposo. A realidade é que a solar tem que ser paga à produção a 0,35€ o kWh, a eólica a 0,18€ o kWh e o que se está a facturar aos consumidores não chega para o festim.

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Isso tem que ser agradecido ao sr Manuel Pinho e amigos que criaram os CIEG (custos de interesse económico geral) para compensar o investimento nos meios de produção de energias renováveis.
          A Bem do Clima (ou dos bolsos deles), a Mal da Minha Qualidade de Vida

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto e não só. Faz parte do sistema e com raízes bem fortes. Tadinho do SR.Pinho perto dos outros abutres q andam aí impunes.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @TiagoC o vídeo acima explica tudo. A TAR é o nome disfarçado da coisa.

  15. Avatar de Nuno Brites
    Nuno Brites

    A Meo está bem posicionada nos 3 primeiros e com algumas vantagens adicionais para quem é cliente de serviços Internet TV e telemóvel.

  16. Avatar de Mário
    Mário

    O JL não paga eletricidade… aliás a galp e a edp pagam-lhe para ele consumir no seu super elétrico.

  17. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Sabem dizer-me se o indexado ainda irá compensar? Tem subido no verão mas será que volta a baixar no inverno?

  18. Avatar de Fred
    Fred

    O site da ERSE que se pretende que seja para ajuda da escolha do fornecedor de energia (https://simulador.precos.erse.pt) faz tudo menos apresentar valores reais. De cada vez que comparo a minha fatura com o que está indicado para o meu fornecedor há sempre diferenças. E pelo que percebi é com todos.
    E os valores cobrados obrigatóriamente são ou mal apresentados ou camuflados e são, em €:
    tarifa social 0,002893/kWh
    uso de redes: 0,0625/kWh
    taxa de potência: 0,12/dia
    A estes valores acresce, por conta do fornecedor, o preço de energia em € 0,xxx/kWh mais a taxa de potência referente ao escalão escolhido.
    Sem falar noutras taxas e impostos e ainda o IVA nos dois escalões 6 e 23%.
    Como tudo isto era pouco estamos a sofrer um grande aumento do preço da energia desde meados de maio.
    Irra que é muito dinheiro à conta do Zé.

  19. Avatar de PJA
    PJA

    É só para lembrar que na China, ao que dizem, o kWh é a 5 cêntimos. Mas, é claro que a electricidade em Portugal é de boa qualidade, e na China é mal feita e de baixa qualidade. Enfim, é o que temos.

    1. Avatar de Mario2
      Mario2

      cá o kwh chega a ser zero… também em 2023 o Estado subsidiou o kwh com 9 centimos, mas as pessoas preferiram continuar a pagar exorbitancias á EDP.