Galaxy Note 2 também tem um bug no bloqueio de ecrã

31 Comentários

Já por diversas vezes apresentámos problemas nas interfaces de bloqueio dos dispositivos móveis. Essas falhas permitem que qualquer pessoa, com acesso físico ao equipamento, contorne as medidas de segurança que os sistema operativos disponiblizam e acedam a aplicações e a dados do utilizador.

Por norma estes problemas manifestam-se no iOS e no iPhone, mas existem algumas excepções e desta vez o alvo foi o Galaxy Note 2 e o Android.

galaxy_note_ecra

A falha agora descoberta permite que qualquer pessoa que tenha acesso a um Galaxy Note 2 consiga correr as aplicações que estiverem no ecrã principal do Android ou qualquer Wiget que esteja lá colocado. É possível aceder a essas aplicações mesmo que a protecção do telefone seja feita por Pattern Lock, PIN, Password ou Face Unlock.

Mais uma vez o problema está associado à função de chamada de emergencia dos telefones, tal como acontece na maioria dos casos. Era desta forma que o último bug do iOS era explorado.

Esta falha foi descoberta por Terence Eden que a relatou com grande detalhe no seu blog e onde apresentou detalhadamente a forma de a explorar.

O problema descoberto advém de uma lentidão na activação do bloqueio quando o utilizador retorna da zona de chamadas de emergencia para o ecrã de bloqueio. No tempo que demora a passar de uma função para a outra é possível aceder ao ecrã principal do Android e executar aplicações ou widgets.

O vídeo abaixo mostra a forma simples como conseguem contornar a segurança do Android no Galaxy Note 2.

Como puderam ver pelo vídeo apresentado é extremamente simples contornar a segurança do Galaxy Note 2 e aceder a aplicações ou widgets que estejam no vosso equipamento.

Se quiserem testar esta falha no vosso Galaxy Note 2 podem fazê-lo seguindo os seguintes passos:

HOWTO

  1. Lock the device with a “secure” pattern, PIN, or password.
  2. Activate the screen.
  3. Press “Emergency Call”.
  4. Press the “ICE” button on the bottom left.
  5. Hold down the physical home key for a few seconds and then release.
  6. The phone’s home screen will be displayed – briefly.
  7. While the home screen is displayed, click on an app or a widget.
  8. The app or widget will launch.
  9. If the widget is “direct dial” the phone will start ringing.

Apesar de ser uma falha de segurança, esta é de alcance limitado. Apenas é possível correr os widgets que estejam acessíveis no ecrã, sendo os mais críticos as chamadas directas, ou aplicações que imediatamente após o seu lançamento vão ser colocadas em backgroud. No entanto não deixa de ser uma falha que pode ser explorada para ver e aceder a outros dados dos utilizadores.

A Samsung foi contactada e informada deste problema, mas até agora ainda não contactou Terence Eden e nem reconheceu o problema, Não existe qualquer informação sobre a sua resolução ou sobre a extensão do problema.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Afinal nao é so o iOS!!!
    ah saliento que sou fã daquilo que me resolve a vida, seja ele qual for. Falta-me conhecimento nos WP e BB10…o que ando curioso por experimentar…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aconselho que experimente o Windows Phone 8. Acredite, dê uma oportunidade de uns dias e depois deixe o seu testemunho. Não se arrepende

      1. Avatar de filipe
        filipe

        Já tive o Lumia 930 e voltei para a samsung em apenas 1 mês

  2. Avatar de Valente
    Valente

    Desde a versão XXDLL7 que os firmwares possuem um novo bootloader que, instalado resolve alguns bugs que se manifestavam. Não terá ficado este também resolvido com isto?
    E houve mesmo um update via OTA para instalar este bootloader a quem não tem o phone root’ado.

  3. Avatar de Miguel Batista
    Miguel Batista

    É o que faz andar a copiar os produtos da maçã!!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Se formos por aí todos copiamos uns aos outros.. 😉

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Exatamente, coreanos de m* ate os bugs do ios copiam agora, nem para bugs tem imaginação. falem agora do maravilhoso iPhone5

      1. Avatar de CA3iR0
        CA3iR0

        Ui…
        Aconselho-te a experimentar TODOS os sistemas operativos móveis.
        Maravilhoso iPhone 5? lol
        O iOS sim, esse é um S.O. bastante bom, mas os iPhones em termos de hardware são tecnologia de há uns 2 ou 3 anos.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Viva,
    Não vou criticar o Note nem o Android, só vou deixar uma observação:
    Só um crédulo é que pode acreditar que há sistemas perfeitos.
    Saudações

  5. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    “Por norma estes problemas manifestam-se no iOS e no iPhone”
    Qual é o sistema operativo dos iPhones? MS-DOS?

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu explico devagarinho: “no iOS e no dispositivo em particular iPhone. Pois poderia ser no iOS mas nos iPods Touch, ou iPads, por exemplo.”

      Não era necessário esta minha explicação para ti CA3iR0 😉 tu dominas bem isto, não entendi a tua dúvida.

      Abraço.

      1. Avatar de CA3iR0
        CA3iR0

        Sim, eu percebi logo mal li, mas fiz aquele comentário para que tenham um bocadinho mais de atenção à forma como escrevem. Não interpretem como uma critica destrutiva, mas sim construtiva.
        Ou seja…
        1 – Se acontece no iOS, acontece em todos os iDevices. Se acontece em todos os iDevices, não havia falta de referir os iPhones!
        2 – Se apenas acontece nos iPhones, então não acontece no iOS, mas sim exclusivamente nesse iDevice.

        Qual destas duas opções está correcta?
        É que por acaso juro que não sei a resposta porque de momento estou a experimentar o WindowsPhone (sim, sim, já sei o que vou ouvir eheh) e nunca passei pelo referido bug quando usava iPhones…

        Um abraço 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 OK, entendi. Mas quando li percebi de imediato o que o Simões estava a dizer, estava a destacar o iPhone, no leque de iDevices com iOS.

          E que tal o Windows Phone, é o WP 8?

          1. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            É o 7.8 (Nokia Lumia 800 e HTC Titan). Estou satisfeito com o sistema operativo. MUITO!
            Mas há uma coisa que me faz imensas saudades, que tinha no iOS/Android e que já não tenho: as Apps.
            Onde está o instagram, onde está o weddar, onde está o gasonline, onde está um youtube de jeito, onde está a app do pplware que deixa fazer comentários, onde…
            Percebes-me?

            Ou seja, o sistema operativo é óptimo, super fluido e intuitivo, a falta de apps é que é péssima…

          2. Avatar de Vítor M.

            Então escreve um post sff 😉

            Tu como utilizador dos 3 sistemas operativos, qual é teu ponto de vista em cada um deles.

            Fica o desafio.

          3. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            Challenge Accepted 😉

            Vou tratar de escrever algo acerca dos sistemas operativos moveis actuais. De todos, desde 1996 ainda só não experimentei o BB10, pelo que esse vai ser o unico de que não vou falar 😉

          4. Avatar de Carlos
            Carlos

            Aplicação do Pplware tens, ó ela aqui:
            http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/pplware/df9efb4d-aaba-4fbf-b1cc-52b29c6f738b
            Já me fartei de mandar postas de pescada com ela e se bem me lembro é até anterior à versão iOS.
            (também há uma para o Windows 8)

            Para a gasosa tens esta:
            http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/infocombustivel/676affb6-b0bd-4838-9cca-2fe007e3d0ef
            (nunca a experimentei mas parece fixe)

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Desconfio que no iPod e no iPad não há problema porque não dá para fazer chamadas de emergência.

          E o processo é um bocado enviesado, eu só consegui fazer uma vez num iPhone 5 com as instruções ao lado para seguir passo-a-passo. Não é carregar num botão, marcar um código secreto e já está.

          1. Avatar de CA3iR0
            CA3iR0

            Sim, é capaz de ser essa a razão pelo qual apenas os iPhones são susceptíveis a esse “bug”. É preciso fazer uma chamada de emergência!

            http://www.youtube.com/watch?v=vbJksp5HqNw

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ja testei e o Home Screen aparece num espaco de tempo tao curto que apos varias tentativas nao consegui abrir quaquer aplicacao.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Aqui parece que já está corrigido. Tenho a versão 4.1.2

      1. Avatar de Pedro Pinho
        Pedro Pinho

        Também tenho a 4.1.2 e não me ocorreu este bug…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      tenho android 4.1.2 e acontece.. mas em 5 tentativas so consegui acertar em 1 pois o espaço de tempo é mesmo muito curto e é preciso estar mesmo ali atento para conseguir…

  7. Avatar de AcerTravel
    AcerTravel

    A mim tb não deu. Tenho o samsung grand galaxy…

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Para o Ca3iro.
    Escreva uma comparação entre todos. Acho que pode ser bastante interessante. COntudo não confunda ou misture Windows Phone 7.8 com 8, pois não tem nada a evr um com o outro excepto esteticamente. Um é WindowsCE, já bastante datado e outro usa WindowsNT que é o mesmo utilizado nos computadores caseiros actuais.
    Tente arranjar um já com o 8 e acho mesmo que uma boa comparação seria um artigo que muita falta fazia à comunidade

    1. Avatar de CA3iR0
      CA3iR0

      Já comecei a tratar disso. Obrigado pela valorização que me deu ao pedir para escrever o artigo! De momento não tenho nenhum WP8 disponivel, nem nunca testei para poder falar concretamente e com conhecimento a respeito dele. Por isso prefiro não falar desse S.O. por enquanto. BB10 idem. Os restantes sistemas operativos já os tive todos, incluindo alguns que já não existem, por isso poderei apontar os prós e contras de cada um, as suas principais características, e a sua envolvência com o utilizador no dia a dia (as reviews que se vêm pelo youtube e afins normalmente são feitas sem que os reviewers os utilizem diariamente, a maior parte são apenas a apontar as informações dadas pelo fabricante). Ao contrário desses reviewers (atenção que não quero iniciar aqui a 3ª guerra mundial), eu nunca recebi nenhum aparelho emprestado por nenhuma entidade para o testar/avaliar. Sempre fui eu a pôr dinheiro do meu bolso para testar os equipamentos, principalmente telemóveis, que sempre fiz questão de trocar no máximo de 6 em 6 meses. Isto já desde 1996. Portanto sempre tive muito mais tempo para os poder utilizar do que se eles me fossem emprestados por uns dias, ou nem isso (quando filmam os aparelhos nas exposições).
      Nos próximos dias publicarei algo, fica prometido 🙂

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        É realmente uma pena a falta desses 2, WP8 e BB10, até porque neste momento encaro os 2 como os mais interessantes do mercado. Não em termos de ser ou não melhor mas porque está precisamente aí a batalha de 2013 pelo 3º lugar no mercado.
        Quanto ao WP7.8 ou outros, uma vez que estão descontinuados, não faz muito sentido serem comparados com SO’s que ainda estão em mercado.

  9. Avatar de David
    David

    Boa noite a todos 😉
    Sim concordo que um boa comparação faz falta!
    Android, iOS, WindowsPhone 8 e o Blackberry OS10!
    Uma comparação justa! O factor apps ajuda na decisão mas…ha mais para além das apps!!!

    Aguardamos 😉

  10. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Acho que a Apple vai processar mais uma vez a Samsung por violar as suas patentes com o Samsung galaxy SIII. 🙂

    Até nos bug estes copiam a Apple….

    http://www.engadget.com/2013/03/06/galaxy-s-iii-bug-disables-lock-screen/?utm_medium=referral&utm_source=pulsenews

  11. Avatar de David
    David

    Aguardo e apelo para o bom senso das pessoas e para que aquando desse comparativo que todas as pessoas nao venham criticar e etc!
    Hoje vejo aqui um membro que irá dar a cara e o trabalho para todos nós!
    Se alguém por algum momento pensar que é capaz de melhor, que se “cale” que nao escreva comentário algum e que faça a sua próprio comparativo!

    Um grande abraço a todos

    PS.: CA3iR0 aguardamos ansiosamente! apesar de compreender que nao tenhas experiênciado o WP8 e o BB10, é sempre bom Android VS iOS, se bem que um devia ser um Nexus vs Iphone, visto que as restantes variantes do android sao sempre alteradas!

    O verdadeiro comparativo seria Nexus vs Iphone VS WP8 VS BB10 😉
    Boa sorte 😉

  12. Avatar de Mario
    Mario

    A Apple vai lhe processar Samsung por apresentar o mesmo bug, mas vocês podem alegar pro juiz, que seu bug não é tão legal quanto o da Apple.

    hauhauhah