Futuro iPhone 7s terá ecrã OLED da Samsung

67 Comentários

Apple e Samsung não são de todo amigas no que toca ao mercado dos smartphones topo de gama. Mas isto não faz com que a marca da maçã não saiba reconhecer que os seus equipamentos ficam completos com alguns dos componentes criados pela empresa sul coreana.

Por todas as razões e mais algumas, a Apple voltou a escolher a Samsung como fornecedor de ecrãs OLED.

samsung-apple

A empresa sul-coreana já havia fornecido ecrãs LCD à sua rival, isto aconteceu até ao ano 2009. No entanto, soube-se agora que ambas chegaram a um novo acordo para que a Samsung vendesse cerca de 100 milhões de ecrãs OLED de 5,5 polegadas, por ano, para o novo modelo da Apple.

Este acordo vai custar à Apple cerca de 2,3 mil milhões de euros e, apesar de anteriormente ter estado previsto apenas para o ano de 2018, este foi antecipado já para o próximo ano. É ainda conhecido que estes ecrãs são apenas para o modelo iPhone 7s e não para os restantes modelos da Apple.

iphone7plus

A Samsung estaria já antes a preparar uma expansão para a sua linha de fabricação, no entanto com esta nova encomenda a empresa vê-se obrigada a apostar no investimento já pensado e aumentá-lo até. Assim, a nova expansão irá custar um total de cerca de 7,7 mil milhões de euros, o que se torna um bem necessário para suportar este grande pedido que durará um mínimo de 3 anos.

Mas porquê OLED em vez de LCD?

Esta é uma questão muitas vezes levantada mas de resposta simples. O custo fabrico de um ecrã OLED é mais baixo do que o de um ecrã LCD e por isso a Apple escolheu a qualidade da Samsung na produção dos mesmos. A sul-coreana é líder, com provas dadas, na tecnologia OLED e a empresa de Cupertino quer o melhor nos seus equipamentos.

iphone_7_display_samsung_oled

Este negócio acabou por também dar algumas certezas sobre o novo iPhone 7 Plus, que tudo indica terá mesmo um ecrã de 5,8 polegadas. Espera-se também a apresentação do mesmo em 2017.

As empresas acabam assim por fazer umas tréguas, após as longas disputas de patentes, colocando agora as rivalidades de lado e fazendo um acordo benéfico para ambos.

O que acha da utilização de ecrãs OLED no novo iPhone?

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de james
    james

    Gostei da parte ”em 2017”.. a grande diferença que veem e no preço? lol, sempre foram considerados os melhores ecrans para smartphones, e para nao falar na grande diferença que é o consumo de bateria.

    1. Avatar de jvidia
      jvidia

      Sim Oled é muito superior ao LCD especialmente nas últimas gerações do Oled.
      A Apple que prima pela perfeição e ainda anda de LCD 🙁

      1. Avatar de RVM
        RVM

        O OLED dos Samsungs também são muito superiores em queimar os paineis, e ficarem com marcas permanentes…

        A notícia não passa de especulação, de certeza absoluta que a Apple não vai usar OLED’s da Samsung, é manipulação para as ações da Samsung subirem!

        A Apple vai usar Micro LED, a Foxconn já se sabe que assinou com a Apple, e comprou a Sharp para isso!

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          Lol claro claro, queimados … para tua informação os painéis amoled tem uma duração mínima de 10 anos (os antigos) sempre ligados 365 dias 24h dia. Então imagina num telemóvel que passam 90% do tempo desligados … i Fan (até a Apple ter amoled, depois vai dizer que são painéis”especiais” Lol)

          1. Avatar de bronobola
            bronobola

            Concordo, como os chips A9 são da Apple mas fabricados pela samsung ou pela concorrente koreana 😉

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      sempre? só para aí há ano e meio é que os ecrãs AMOLED conseguiram ultrapassar os melhores LCDs em boa parte das características, incluindo consumo.

      1. Avatar de jvidia
        jvidia

        Na caracteristica mais importante, qualidade de imagem já à muito que supera, mas isso tb depende dos gostos de cada um. Eu prefiro deep blacks e zero bleeding do que ter baixo consumo 😉

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          não era isso que quem fazia a análise aos ecrãs dizia. A vantagem era no contraste e pouco mais o que não “diz” tudo sobre qualidade de imagem.

          1. Avatar de jvidia
            jvidia

            “The Basic screen mode on the Galaxy S7 is tied with the Galaxy Note 5 for the most accurate display colors of any smartphone or tablet display that we have ever tested, with a measured average Absolute Color Accuracy of 1.5 JNCD, which is visually indistinguishable from perfect, and is very likely considerably better than your living room TV. ”

            Mais aqui: http://www.displaymate.com/Galaxy_S7_ShootOut_1.htm

            😉

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            lê o que as pessoas dizem: ” só para aí há ano e meio é que os ecrãs AMOLED conseguiram ultrapassar os melhores LCDs “

          3. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            1º o S7 não quer dizer que é à muito.
            2ºjá foi ultrapassado pelo ecran LCD do iPad Pro 9.7″ o mesmo que possivelmente a Apple vai usar no iPhone 7.

            The Absolute Color Accuracy of the iPad Pro 9.7 is Truly Impressive as shown in these Figures. It has an Absolute Color Accuracy of 1.3 JNCD for the sRGB / Red.709 Color Gamut used for most current consumer content and 1.4 JNCD for the Wider DCI-P3 Color Gamut used for 4K UHD TVs and Digital Cinema. It is the most color accurate display that we have ever measured. It is visually indistinguishable from perfect, and is very likely considerably better than any mobile display, monitor, TV or UHD TV that you have.
            http://www.displaymate.com/iPad_Pro9_ShootOut_1.htm

          4. Avatar de jvidia
            jvidia

            Venha o 7 então 😉

  2. Avatar de jvidia
    jvidia

    Só com o 7s?? Too late for me.

    No final do ano devo voltar ao Android com o novo HTC Nexus se vier com Amoled.

    Tenho o 6S Plus mas não consigo “comer” o LCD depois dos últimos anos com Amoled (Note 3, Note 4 e Nexus 6).

    1. Avatar de bzzz
      bzzz

      E eu, pá, tenho um Rolls-Royce na garagem lá de casa mas ninguém me tire a furgoneta do trabalho!..

      1. Avatar de eumesmo
        eumesmo

        Ok os neurónios não chegam para todos. Parabéns, foste um dos sacrificados.

      2. Avatar de Jorge Ferreira
        Jorge Ferreira

        pessoal já te está a cascar mas foi fixe, deu para rir 🙂

  3. Avatar de jvidia
    jvidia

    7 Plus em 2017??? 7 Plus deve sair este ano.

    1. Avatar de james
      james

      ouvi dizer que o iphone 7 vem com 4 versoes, iphone 7, iphone 7 plus e o iphone 7 pro estes 3 em setembro e o iphone 7s em 2017, falavam tanto das outras marcas que lançavam tantos modelos que era por isso que vendiam mais no mesmo ano, e o que a apple esta fazendo é o mesmo

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        “ouvi dizer” que vinham com tampões para os ouvidos para não haver tantos “ouvi dizer”…

      2. Avatar de Luislelis
        Luislelis

        Fonte para essa informação?

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          e tens outros rumores a dizer que são dois modelos…
          O iPhone 7s será o novo modelo do próximo ano não é nenhuma “variante” do iPhone 7

        2. Avatar de james
          james

          so falta dizeres que é um tablet ou o iphone 8, dame para rir as desculpas que aqui das ou a conversa que fazes so para tentares corrigir as palhaçadas que dizes

        3. Avatar de Tomás
          Tomás

          james, palhaçada é confundir uma notícia do novo modelo para 2017 como uma notícia para uma variante do modelo que sai em 2016. Outra é pegar num único rumor como demonstrativo de alguma coisa e “rires-te” quando te dizem que há muitos mais rumores que dizem outra coisa diferente do que o que te interessa.

  4. Avatar de José
    José

    Tréguas? Andava meio mundo a falar dos “cantos arredondados” e dos valores astronómicos em tribunal no processo que a Apple moveu contra a Samsung, quando esta andava já a fornecer ecrãs retina para os Macbook. No fundo a questão das patentes não passou de fachada, por trás os negócios nunca pararam.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Nem mais. A guerra deles é só fachada para o pessoal vir paqui discutir. No fundo eles sempre fizeram negocio e sempre farão. A samsung sempre produzio os processadores do iPhone…

  5. Avatar de jvidia
    jvidia

    A Apple já não é o que era.
    Basta ver os bugs desde o iOS 9 e o lançamento do SE.
    Andam meio sem rumo infelizmente.

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Em relaçao ao lançamento do SE discordo contigo. Acho eu foi bom, eles nao teem a culpa de ser tao caro em portugal. Aqui em inglaterra saiu a um preço razoavel. Diferente do iPhone 5c, que foi uma palhaçada, saiu um ano depois do 5, igual ao 5, mas em estupido plastico por tras e menos 70 libras. Já o iPhone SE saiu 6 meses depois do 6s, com o potencial do 6s, com tamanho para um diferente mercado (ou seja, tem uma razao de ser) e por menos 180 libras que o 6s. Em relaçao ao ios 9, discordo também, os bugs começaram no ios 8. E daí pra frente tem sido muito mau. Muitos erros a terem que ser corrigidos constantemente. Eu sou utilizador de iPhone e continuo a gostar de ter iPhone, mas os bugs que tinha quando comprei o meu 4s eram zero comparado agora aos que tenho com o 6s plus. Muito mau…

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Foi escolhido por amoled por ser mais barato. Não por ser melhor. Pois a amoled também tem muitos contras.

    1. Avatar de jvidia
      jvidia

      Hugo,olha que a última geração de Amoled da Samsung está muito boa!

      Ainda no outro dia estive na MM e comparei o ecrã do S7 Edge com o do meu 6S Plus e quase chorei ao ver a diferença! O ecrã LCd do iPhone ao lado do Amoled que vem no S7 Edge parece pré-histórico 😀

    2. Avatar de hmmn
      hmmn

      diz la os contras

      1. Avatar de jvidia
        jvidia

        Do ecrã do iPhone 6S Plus? É menos sharp, tem menos contraste (cores mais deslavadas mas lá está há quem goste) e o preto é cinza escuro como qq LCD 😉

        É dificil explicar por palavras mas no S7 Edge as coisas parece que saltam do ecrã … parece quase 3D, no iPhone é tudo muito “plano” … 2D.

        Só vendo mesmo ao vivo.

      2. Avatar de jvidia
        jvidia

        Pensei que era para mim … sorry.

        O Hugo deve querer referir-se a mais consumo e talvez burn in do Amoled.
        Ambos acho que já foram resolvidos nas ultimas gerações.
        O burn in do Amoled era um problema sim antigamente.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exatamente.
          Se resilverem esses três problemas, ai já se torna interessante.

          (Cores pouco naturais, burn e consumo)

          1. Avatar de james
            james

            Desde quando é que os ecrans oled consomem mais? nos oled os pixeis sao controlados de maneira independente enquanto nos lcd tens uma luz de cima a baixo por tras, os pretos nos oled sao dos mais reais possiveis porque muitas vezes nao acendem o que faz ter uma diferença inorme no consumo.
            As cores sao mais vivas e tem mais contraste,saturaçao e brilho, isto ja depende de cada um, eu prefiro assim que os detalhes saltam mais ah vista, e com o telemovel virado para o sol ves bem melhor num super amoled.
            Penso que as principais razoes da apple sera o consumo porque os iphones nao sao famosos em bateria, e se realmente querem num futuro melhores resoluçoes ,2k ou 4k, num lcd vao andar a com carregadores portateis, e tambem de notar que os amoled sao mais faceis de dobrar,penso que a apple tambem estara virada para telemoveis assim no futuro.

          2. Avatar de james
            james

            E o burn isso era antigamente como ja foi referido, e de referir tabem
            que os oled sao mais finos e leves , e possuem melhor campo de visualisaçao

          3. Avatar de Tomás
            Tomás

            james, num ecrã exposto a luz intensa tem muita importância a qualidade do vidro e filtros usados para reduzir reflexos, daí os ecrãs da Apple serem dos melhores a esse nível, especialmente com o último iPad.

          4. Avatar de james
            james

            A conversa é sobre telefones, e em telefones os amoled batem os lcd, nao sei se ja tiveste um iphone 6 e um galaxy s6 na mao virado para o sol,mas ja no s6 via.se melhor que no iphone porque do brilho do ecran, e no galaxy s7 ainda é 24% mais brilhante que no galaxy s6 e nisso os iphones podem ter a melhor qualidade do mundo ou os melhores filtros do mundo que num galaxy s7 edge ves bem melhor virado para o sol

          5. Avatar de Tomás
            Tomás

            james, o problema de visibilidade em ecrãs transmissivos (lcd, oled) sob luz intensa é muito influenciado por reflexos, e no afinal acaba por ser influenciado mais por coisas que pouco têm a ver com se o ecrã é LCD ou amoled, um dos argumentos que quiseste usar

  7. Avatar de Limbus
    Limbus

    A Samsung é uma porcaria e não sei quê, mas na hora da verdade, vão lá bater à porta.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Até o S5 concordo contigo. Do S6 e S7 não sei, mas pelo preço que estão deviam ser tão bons como o iPhone.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        O problema não está no equipamento.

      2. Avatar de Xoo Pa Ki
        Xoo Pa Ki

        Mas “infelizmente” sao melhores.

  8. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Qualquer dia o iPhone é um rebrand do Galaxy com iOS

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Sendo um “rebrand” então serás capaz de indicar componentes comuns, certo? diz lá um… se fores capaz…

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Ambos usam processador, memória ram, bluetooth, bateria ehehe, mas a Apple tem alguma coisa no Iphone que foram eles que fabricaram? Gosto do pormenor deles para darem outro estilo ao Made in China , desenvolvido em Marte mas é Made in China com peças de outros fabricantes.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          não perguntei por tipo de componentes comuns, perguntei por componentes comuns.
          Alguma empresa de electrónica não está dependente doutros fabricantes?

          1. Avatar de eumesmo
            eumesmo

            Agradece-se um pouco mais de capacidade cognitiva nos comentários. Estamos fartos de ignorância. Obrigado.

  9. Avatar de JayD
    JayD

    Odeio pessoal fã de uma marca quando nem a sabem fundamentar ou a conhecem de Raiz.
    Eu nem smartphone tenho porque nenhum deles justifica o preço face ao que vale na realidade e face ao custo de produção ser menos de metade. Huawei e Wiko, marcas que eram acessíveis e agora com preços ridículos? Meizu, Xiaomi, marcas Brancas de Qualidade com Preços também elevados.
    Depois temos os utilizadores da Apple que batem na mesma tecla, afirmando que a Apple é a melhor companhia e que Android é bosta etc… basta vermos as aplicações para vermos que isso é mentira. A base com que foi fundada a Apple em si é e sempre será um escândalo e ridículo! LG é uma companhia que ignora as pessoas… updates atrasados, erros grossos em certos pontos dos Smarts de linha Topo…

    Quem anda a liderar o mercado há 3 anos? Samsung… não sou fã da marca mas ela lidera quase metade do mundo tecnologia em TODO mundo! Faz mais dinheiro que a Google, Apple juntas… por 3 anos a Samsung consegue bater a Apple e sim, isto é sempre um corrida pelo elo do melhor…

    Entre todos, se mas se tivesse que comprar actualmente, seria um Samsung S6 por 400€, valor aceitável… jamais daria algo acima disso, porque qualquer coisa hoje, desvaloriza amanhã.

    O mundo tecnológico, em especial este mercado de smartphones evoluiu de uma forma muito inesperada e descontrolada… para mim e pessoalmente, sinto saudades do tempo dos Nokias em que as baterias duravam dias… certo que estamos em tempos diferentes mas as bases deveriam ser as mesmas… PREOCUPAREM-se com os clientes e não apenas criar receita monetária…

    Samsung, LG, Sony, Apple e tantas outras, apenas enchem o saco a custa dos cegos que sem hesitar, mesmo cheios de dividas, não hesitam em queimar dinheiro a toa… muitos trocam de telemóvel como se fosse camisola, só para dizer que tem.. muitos nem uso dão aos smartphones que têm, basta terem o logótipo (em especial Apple), já se acham reis…

    Eu actualmente pesquiso e informo me há algum tempo antes de comprar, com orçamento MÁXIMO de 400€ para algo que tem que durar perto de 4 anos para o dia a dia… mas já sei que nem 2 anos possivelmente irá durar!

    Por isso, cautela me em nem sequer investir… hoje é bom, amanhã é bosta!
    Gostos não se discutem mas 72.6% das pessoas nunca dão uso total ao que compram e dessa percentagem maioria nem dá uso para qual pagou.

    Tudo resume se a Markting, Publicidade e Riqueza por parte de quem vende e se alimenta a custa do povo cego.
    Conclusão. Apple bate na mesma tecla mas para mim, podia ir a falência não só pelo rumo que tomou mas pelas fundações deficientes que tomou desde o dia da sua criação.

    Nenhuma marca merece 100% o apoio, se tivesse que apoiar seria a Samsung pela base de que é a MAIOR empresa do mundo que se diversifica em multi áreas, mas não por ser a melhor!

    1. Avatar de Jorge Manuel Pires Ferreira
      Jorge Manuel Pires Ferreira

      Escreveste este post num Spectrum 48 não? Lol

      Tanto odio para com tudo o que é tecnologia porquê?

      Se não gostas não compres, agora vir aqui ofender quem gosta….

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        O que tem piada é que nem smartphone tem porque os acha caros (LOL, smartphones de 50eur existem, será que ele sabe?) e disparata contra a tecnologia, mas vem a um site relacionado com o assunto.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      és capaz de fundamentar onde é que a Samsung “é a maior empresa do mundo” ou “Faz mais dinheiro que a Google, Apple juntas”

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Das 400 por algo na com 1 ano. Poupas 300€ mas terá menos 1 ano de tempo de vida. Terás de actualizar mais vezes. No o fundo pouco menos gastarás e nunca terás os equipamentos de topo.

      Isto é válido para aqueles que preferem esperar 1 ano para o preço baixar.

      Tenho o s7 e estou ccontente, mas nunca digas mal da qualidade da Apple pq a qualidade ou a experiência de utilização são muito muito superiores.

      Teríamos de falar mal então eu quem prefere pagar mais por um bom casaco, uma boa casa ou um bom carro. Coitados há algums que compram ou invejam pq pensam que é por exibição. Tolos não percebem que não se trata de se faz ou não, mas sim como o faz.

    4. Avatar de Flavio
      Flavio

      Tas doido só pode… Entao se venderes gomas, vendes mais unidades de gomas lideras esse mercado ne. Aqueles que vendem bolos e chocolates até podem lucrar mais que tu, mas como tu vendes mais numero entao tu é que lideras o mercado né…

      1. Avatar de Ruben Filipe
        Ruben Filipe

        Ele está a referir-se a um mercado tecnológico global e unificado, não é só Smartphones. Pesquise um pouco sobre a Samsung e verá que é sim uma das maiores empresas do mundo, se não a maior. Ela produz e desenvolve, Smartphones, eletrodomésticos, computadores, tv´s, todo o tipo de acessórios, etc.. E isto é uma pequena fatia do que eles produzem. Marca líder no oriente em vestuário, navios, tanques de guerra, aviões, edificíos, refina petróleo, tem um sector de publicidade e propaganda, parques de diversões, filmes, são uma empresa de crédito e seguros… Acho que já me fiz entender. Basta dizer que o valor de mercado da Samsung é de 200 Bilhões de Doláres e o da Apple é de 35 Biliões de Doláres.

    5. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Bem, pela minha experiência, com o meu Xperia Z2 não me posso queixar, apesar de ainda não ter o update do Android disponível pouco me interessa, tudo o que eu uso funciona bem, basicamente uns jogos ( Asphalt, WRC, Hitman e mais uns quantos do género ) Facebook, Skype, Lightroom e mais uma apps. Quanto à segurança, bem, isso não existe ainda update que substitua o utilizador.

    6. Avatar de Flávio Ferreira
      Flávio Ferreira

      Sim a Samsung lidera, e a melhor empresa para mim no mundo. E não venham já mandar vir porque os outros vendem mais e lucram mais, podem lucrar mas a Samsung para quem conhece não é simplesmente o s7 ou uma TV de casa, ela é a líder em construção de navios, tem o maior hospital da Coreia do Sul, lidera em construção civil sim isso mesmo que esta escrito, e muito mais não é só o setor mobile ou de eletrodomésticos, a uma basta área grande e preciso é pesquisar e ver mais TV e documentários.

    7. Avatar de Portimão
      Portimão

      Reparem:
      Não usa smartphones porque os acha caros, no entanto há smartphones a 50eur.
      Chama a Xiaomi, que é uma das maiores empresas a nível mundial, de marca branca. Só porque não se vende em Portugal.
      Diz que a Xiaomi é cara (desculpem, aqui tive de desatar a rir, não me contive).
      Por fim remata que compraria um s6 por 400eur. Então mas o caramelo não disse que não usa smartphones porque os acha caros, mas daria 400eur por um Samsung Galaxy s6?

      Mas quem é que dá importância a este caramelo que de certeza que escreveu esta lenga lenga para trolar o pessoal? LOL

      Xiaomi com preços elevados…. LOOOOOL Tenham piedade, que ele não sabe o que diz.

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Até tens alguma razão neste comentário,no entanto explica lá ao pessoal porque é que a Xiaomi é uma “marca branca”.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    O iphone nao se aguenta com o lcd quanto mais o oled
    Se o iphone tiver 1 hora de bateria ja é bom

  11. Avatar de Mauricio
    Mauricio

    So acho que os smartphones de hoje em dia precisam ser mais acessíveis em relação ao preço. Nao adianta a Apple fazer tantos modelos como o SE, 7, 7plus e 7s so em um ano se eles custarem mais de 4 mil. Nao vai haver grandes vendas. Ate por que ainda existem usuários que preferem celulares de no maximo 4,5 de tela. A grande aposta esse ano será no Iphone SE

    1. Avatar de james
      james

      Nao postes isto aqui, se alguns apple fanboys como o RVM o Tomás ou o renato vao te cair em cima e dizer que é tudo mentira, o gajo desse video por incrivel que pareca tambem é fanboy da apple mas nao tem duvidas em dizer que oled é melhor.

      1. Avatar de jvidia
        jvidia

        Ele sabe o que é bom e ponto final.

        Não entendo como não se pode gostar de Amoled mas prontos 😉

  12. Avatar de João V.
    João V.

    Gosto do pormenor em que o ecrã fica mais barato! Depois quando sair o iPhone 7s vem com um preço estrondoso, poupar cada vez mais na produção, para depois encherem os cofres…

  13. Avatar de Tony do rock
    Tony do rock

    Pode gastar menos energia mas no meu s5 por exemplo quando estou a ver vídeos e filmes noto que os pretos ficam com um contraste estranho ou mesmo tudo preto mal se vê a imagem em ambientes de filmagem escuros

  14. Avatar de AC
    AC

    O meu 1º comentário à eterna discussão Apple vs samsung:
    1- a maior parte dos que dizem que samsung não vale nada é porque mexeu em telefones de gama baixa ou média. Os iPhone são topos de gama, como tal só comparáveis com os flagships Galaxy S.
    2- iPhone é para utilizadores que não querem explorar muito o telefone, querem um sistema que raramente dá erros e galaxys para quem quer mexer mais no telefone, costumizar e ter um sistema aberto implica esse lado, embora cada vez menos.
    3- o dono do iPhone será sempre a Apple , o possuidor do iPhone só vai acedendo às características mais avançadas ou premium features se pagar.
    4- são ambos máquinas fantásticas, é uma questão de gosto. O iPhone é mais estiloso, traz muito status que é coisa que quem o compra tem sempre presente, no entanto o S6 é ao nível do processador, câmera, ecran muito superior ao iPhone 6. O s7 então nem se fala.
    5- software não tem comparação. O iPhone tem limitações demasiado grandes. Quem tem iPhone não sabe o que são widgets, meter filmes e música por cartão ou fazer downloads por torrents.
    Na minha utilização pessoal e conselho já agora: android para smartphone, iOS para tablet.