Macs ou PCs? Funcionários das empresas escolhem normalmente Mac

125 Comentários

Há quem tenha a ideia que no mundo empresarial os profissionais usam PCs com Windows até porque existem todas as ferramentas que necessitam. Sim, era verdade há uns anos, mas o cenário tem vindo a mudar tal como já tínhamos anunciado em 2015.

De acordo com um estudo recente, quando as empresas “oferecem” máquinas ao seus funcionários este escolhem normalmente Macs.


São várias as empresas que disponibilizam aos seus funcionários “máquinas de trabalho”. A escolha do funcionário pode recair sobre um PC com Windows ou até Linux, mas também sobre uma máquina da Apple. De acordo com um estudo recente da JAMF Software, a grande maioria dos funcionários opta por um Mac.

Em termos de números, das empresas que fizeram parte do estudo, 52% (das empresas) disponibilizam máquinas de trabalho aos seus funcionários. Em termos de escolha, 72% dos funcionários escolhem um Mac enquanto “apenas” 28% dos funcionários optam por um PC.

Relativamente ao segmento dos dispositivos móveis, 75% dos inquiridos escolhem um iPhone ou iPad, enquanto apenas 25% optam por um dispositivo com Android.

De acordo com a opinião dos funcionários, a possibilidade de escolher os sistemas operativos e dispositivos torna-os mais produtivos. Segundo o estudo, 68% referiram que a escolha melhora a produtividade e 77% disseram que são mais propensos a ficar na empresa que oferece escolha de dispositivo.

Este inquérito foi realizado em março e contou com a opinião de 580 executivos, gerentes e profissionais de TI de organizações em todo o mundo.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Ok. Maquinas de 2 ou 3 mil €. Executivos, gajos com “papel” e tal… Há que ter e manter estatuto. Conheço uma pessoa, Eng° Inf. que não consegue descarregar o Expresso Pdf, :-)do qual é assinante, no seu IPad pro 12.2

    1. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      os macs nao sao de 2 ou 3 mil euros. E nos Macs, tal como noutras marcas de PCs, as empreses teem beneficios/descontos/acordos para comprar mais barato que pessoas como nos. O mesmo para smartphones.
      é verdade que Apple tem mais estatuto que outras marcas, pelo design, suport, e facil utilizacao do proprio sistema. mas a verdade é que eé mais facil usar um Mac que um PC.

      esse eng ou nao sabe o que faz, ou tb pode ser incompatibilidade do proprio site/aplicacao do espresso…

    2. Avatar de RC
      RC

      Isso pode ser pelo simples facto de não existir um iPad Pro 12.2.
      Ou então, culpa do Expresso e da sua app extremamente bem desenvolvida.

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      o problema não é do ipad é do utilizador, basta clicar no icone de partilha, deslizar para o lado até encontrar o icone que diz slavar pdf no ibooks. é simples 😉

    4. Avatar de carlitos
      carlitos

      Máquinas Windows são para trabalhar, Mac’s é para o marketing ou para ter em casa (para desligar do trabalho). Máquinas de empresa são Dell, Thinkpad ou HP pelos serviços de IT associados.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso

        1. Avatar de João Roberto de Oliveira Furtado
          João Roberto de Oliveira Furtado

          @carlitos Já que estamos com visões redutoras: Maquinas Windows são para jogar. Mac’s ou Linux são para developers

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Ok, estão estou a fazer mal ao utilizar a plataforma steam para jogar em linux??? LOL

          2. Avatar de Barra
            Barra

            Para ser mais redutor ainda, Windows para quem tem que fazer de tudo, Mac’s para quem quer ir á NET.

      2. Avatar de fern
        fern

        Completely
        I do agree.

      3. Avatar de L4ND
        L4ND

        No Audiovisual não há melhor que MAC! E são para trabalhar na mesma

    5. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      O meu portátil da empresa custa 3000€ e é um HP. Diga se de passagem que podia ter melhor performance. Mas desconfiamos que são as aplicações da empresa que o tornam lento

      1. Avatar de Koelhon
        Koelhon

        E desconfiam muito bem. MACs para alem de correrem muito poucas ou quase nenhumas aplicações que as empresas usam\precisam, muitas delas não têm metade das funcionalidades que existe em Windows, Outlook é um exemplo.
        Como disseram acima, MAC = Game\Design\Home Windows = Real Work(dependendo do que compram, hoje em dia HP ou Thinkpad) Linux = poderam ponderar usar para trabalho, sempre dependendo para que vão usar.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Tas parvo ou saiste de casa agora?

        2. Avatar de L4ND
          L4ND

          MAC PARA JOGAR? Foi a primeira vez que ouvi isto ahahah
          Windows é que é para jogar

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não é nenhum mistério: os MAC são sempre caros para o hardware e se a empresa empresta, então vai-se para o caro.

    Mas honestamente a nível empresarial em muitos países tenho visto DELL / HP / Thinkpad. Apple tenho visto em comerciantes para “o estilo” quando mostram algo a clientes e curiosamente muitos com Windows instalado lol

    Um laptop de 1700€ DELL é a todos os níveis superior que um de 2500€ da Apple, já para não falar da assistência empresarial da Dell que é brutal.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Essa pesquisa foi feita no EUA ? Se sim assim não vale, a realidade já e outra. Para ter uma noção aqui no Brasil, o MacBook pro 15 polegadas está no valor de R$18.000. Precisa trabalhar 19 meses para comprar um MacBook pro, KKKKKKK. Uma profissional de TI aqui precisa trabalhar um 6 meses para comprar um.

      1. Avatar de Milton
        Milton

        você compra no Brasil porque quer ! , paguei aproximadamente 5,8 mil reais nos EUA , por um preço desse no Brasil vale mais a pena viajar para comprar um até no Paraguai vale a pena.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          Os comprados no Paraguai de Apple apenas possuem o logotipo…alguns com a “dentada” na maçã do lado contrário!!

      2. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Para não falar que se entrarem no site dessa empresa que fez o estudo http://www.jamf.com dá para ver que é toda virada para a Apple… estudos assim também eu! Admira-me é a pplware publicar coisas deste género com tanta noticia porreira por ai.

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Certo! Estão apenas a ajudar a jamf a vender mais um pouco. Já deixei de reclamar disso…

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Facil, compras o bilhete na TAP… vens ca passar ferias e compras um…

    2. Avatar de Joao
      Joao

      ” Apple tenho visto em comerciantes para “o estilo””
      Basta ver a quantidade de iMAC’s a fazer de POS que ha em lojas hipster’s e afins..

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Sim João, a Apple aposta no design, GUI, materiais nobres, etc para isso tudo não ter um peso gigante na decisão… enquanto marcas como Dell, Asus, HP etc usavam “tijolos” como inspiração para o design, e a Microsoft em desenhos de 1800, já a Apple investia muito no design do hardware e software.

        A esmagadora maioria das empresas usam Mac e carros de marcas Premium pela imagem que transmitem de “classe e Premium”. Se tens um comerciante que vem num Peugeot 508 e te apresenta um produto num Dell vs. Um que vem num BMW e apresenta num Mac, para qual te sentes inclinado? Fala com alguém formado em marketing e já entendes.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Eu estava a corroborar a tua afirmação. Não havia ironia no meu comentario.
          Como tu dizes e, na minha opinião, bem, trata-se mais de uma questão de imagem do que propriamente de productividade.
          Dei o exemplo dos POS’s porque me aprece ser o exemplo mais flagrante. Para que precisas de uma máquina de 2000€ para fazer de POS? Uma de 200 faz o mesmo e melhor porque o interface fisico foi desenhado para essa função…mas claro, fica feio na loja e isso conta e muito para o negocio…

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Conforme o Dell e o Mac. Eu era capaz de ficar mais impressionado com um Dell XPS do que com um Mac principalmente se for um Mac air. Mas isso sou eu. Mas claro sena ideia é ter uma boa imagem a Apple é a escolha óbvia a ter.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Isso não é verdade. Estás a falar do português em geral que compra um Mercedes, BMW ou AUDI com 1 milhão de km importado?
          E se lhe disser que para um comercial estar na “moda” desloca-se num Smart de 2 lugares, não acredita? Olhe que não conheço nenhum comercial que já tenha-se dirigido a mim a conduzir um BMW! Está a esquecer-se de que as viaturas não eléctricas ou plug-in de 5 lugares são tributadas a peso de ouro pelo fisco, por isso é que os comerciais deslocam-se em viaturas até 3 lugares ou eléctricos. Carros premium ficam só para quem tem mais responsabilidade, porque sai muito caro. Tão caro quanto isto, por exemplo um BMW que custe mais de 35.000€, a empresa não pode deduzir o IVA nem da compra nem de nenhum despesa do carro. Além disso ainda vai pagar um imposto extra (tributações autónomas de 35% de todas as despesas do BMW, como combustível, revisões, pneus, etc….), e se a empresa tiver prejuízos, em vez de 35% o imposto extraordinário passa para 45%!!!!! Portanto a brincadeira não sai nada barata para a empresa……
          Acredite, as viaturas mais estilosas que os comerciais almejam são os Smart, Clio comercial, etc…….

          1. Avatar de Joao
            Joao

            No caso concreto dos carros sim, mas o Belmiro não deixa de ter razão na questão da imagem que os comerciais tem de transmitir, genericamente falando.

          2. Avatar de Xico
            Xico

            Amigo, as empresas (pelo menos as que têm as contas bem feitas) não compram carros! Há um processo chamado Leasing.

          3. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Rui, tal como o Xico disse: há leasing e esses carros “comerciais” só se forem técnicos. Até hoje todas as empresas que vejo em movimento, publicidade, etc ou que vieram com representantes apresentar algo ou produto vieram no mínimo com um VW Passat e habitualmente vejo 318d ou 3230d. Algumas com mais capital andam de Mercedes E ou SUV.

            Empresas em nome individual ou pequenas que tem pouca contabilidade (declarada…) que não lhes compensa um leasing, andam com carros econômicos.

          4. Avatar de Rui
            Rui

            Xico, um carro seja adquirido a pronto, por renting ou leasing, o tratamento fiscal é igual. Um carro de 5 lugares e + de 35.000€ não deduz IVA seja a pronto ou por Leasing, assim como as despesas. E já agora, o eléctrico deduz o IVA, mas todos os encargos não pode deduzir IVA, nem a energia que usam para carregar o carro, ou as revisões, pneus, etc.
            Belmiro, desconheço essa realidade, os comerciais que contacto, deslocam-se num mero carro comercial. Viaturas premium só vejo os directores dos bancos que me visitam acompanhados pelo gerente da agência!

        3. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Belmiro, entendo perfeitamente o que você diz, eu trabalhei na optimus muitos anos e lembro-me bem de usar essa tática naquele tempo, lembro-me de ter saído por exemplo o Nokia N95 e eu só o colocava em cima da mesa e a pessoa já não tirava os olhos mas só os donos da empresa levavam os topo de gama o resto ia com os Nokia 3410, isto para lhe dizer que desconfio bastante deste estudo e eu vejo isso um pouco na empresa que trabalho, sim, existem bastantes Mac mas muito mais HP

  3. Avatar de rgj
    rgj

    Talvez seja verdade… Sempre ouvi dizer que os MAC são os melhores para instalar o Windows! Que estudo tão bem encomendado…

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      O título devia ser “Macs ou PCs? Funcionários das empresas (americanas com patrocínio Apple) escolhem normalmente Mac” eheh xD

  4. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Trabalho numa multinacional americana e como tal tínhamos de escolher entre 2 marcas.
    “Querem DELL ou MAC? ”
    “Queremos MAC!!!”
    mais tarde
    “Não sei utilizar isto… podem instalar o Windows aqui???”

    1. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      ainda ha pessoas que andam de carroca tb… meter o cinto de seguranca ou engatar mudancas é muito complexo

    2. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      nao sei como é nessa muitinacional…. mas ja estive em varias empresas. e em todas elas ha sessoes de treino, tanto para windows como para mac. se o utilizador mesmo assim nao sabe o que fazer, talvez deva pensar melhor no seu futuro

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        As sessões de treino nada tem que ver com o que as pessoas se sentem confortáveis. Na Europa há muito pouco a moda “Apple” ou “Linux” e menos der 5% das pessoas sabem usar Mac OS ou Linux.

        Daí que ninguém tem pachorra para aprender novos SO se tens um (Windows) que já é mais conhecido que o tremoço, querem esse. Que tenhas crescido com Mac OS (como nos EUA, Austrália e UK que é muitíssimo mais popular) e gostes é diferente do restrito dá-se pessoas.

        Na verdade o Windows está muito melhor construído para mercado empresarial e agora também melhor para mercado doméstico; o Mac Os e Linux na Europa são nicho de mercado.

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Com ou sem sessões de treino existe sempre uma curva de aprendizagem que exige algum esforço e tempo. Os trabalhadores, regra geral, não acham muita piada quando algo exige um esforço extra.

  5. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Isto foi um estudo feito em empresas de design gráfico e de multimédia… mesmo assim, não serem 99% em Mac, é uma grande surpresa (se calhar o problema é mesmo o valor pois pagar 3000 euros por um mac para 20 funcionários é o preço de um automóvel).

    A nível de telemóveis, se a empresa não dá um budget limite, eles escolhem o mais caro.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      ” empresas de design gráfico e de multimédia” e mesmo neste caso a conversa de que Mac é melhor para design é conversa do passado – basta ver que, p.ex., um macpro já não tem update digno desse nome há mais de 5 anos (garbage can é uma treta nem pode ser considerado pro).

      A exclusividade de software que havia para Mac é cada vez menor e muito software, na verdade, o mais usado já existe em Windows também.

      A não ser que sejas o chefe da agência e que queiras parecer designer, então escolhes um imac. Se queres realmente trabalhar, essa escolha já não é tão linear assim

  6. Avatar de JoaPe
    JoaPe

    Quande se acede ao site da empresa que divulgou o estudo, somos presenteados com isto:
    “The Standard for Apple Management
    Empower end users while making your life easier.

    We’ve got a Mac, iPad, iPhone and Apple TV management solution for your small business, school or growing enterprise environment.”

    Coincidência?

  7. Avatar de Luís
    Luís

    Os funcionários escolhem MAC mas as empresas dão-lhes um PC Windows.

  8. Avatar de JP
    JP

    Não me admira, independentemente das intenções.
    Tenho as duas plataformas e sou honesto em dizer que, esquecendo o preço absurdo dos Mac e algum software específico de uma ou outra plataforma, prefiro trabalhar com Mac, de preferência Laptop.

  9. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    mac nem dado

    1. Avatar de Vítor M.

      A sério? Ora porra, ia-te dar um. Bom, sendo assim, vou.o devolver à loja. Aaa que pena.

  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    sysadmins escolhem PCs. Dell ftw.

    1. Avatar de eu
      eu

      Toda a gente (ou quase) da onda de devops usa macs hoje em dia 😉

      1. Avatar de Gekko
        Gekko

        Ou Dell ou Thinkpad 😉

  11. Avatar de McGoms
    McGoms

    Escolhem MAC e depois instalam Windows 10 PRO! Conheço imensos casos disso

    1. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      pois, é complicado jogar FM e CS no mac

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      queria ver alguem a instalar o MacOs num windows PC 😉

      1. Avatar de Luís
        Luís

        procura no youtube e vês

      2. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        por acaso, antes de ter Mac ainda fiz uns quantos hackintosh’s, mas nada haver

  12. Avatar de pisca
    pisca

    Se há coisa que dá um ar fino e entendido, é usar um MAC, beber o café no Starbucks ao mesmo tempo que vê o Face e o Twitter, “tão inteligente”

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Nem mais, estereótipos dos EUA 😀

    2. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      exato, como é que conseguirias desenvolver nativo para iOS, macOS, etc.. se não tivesses uma conta twitter ou fb

      1. Avatar de Joao
        Joao

        …e sentado numa mesa do starbucks? Por acaso é cliche mas é verdade. Entras num starbucks e 90% dos maquinas sao apple.

        1. Avatar de Ricardo Pereira
          Ricardo Pereira

          isso já é de cada um, à quem beba um café por 60c e à quem pague um mega café no starbucks para servir de escritório.
          Compração estupida, mas é como o FitnessHut está para o Holmes Place. Fitness é barato e blah blah, mas tens toalhas lavadas, tens cacifo próprio (mesmo durante a noite), etc.. mas pagas mais.

          Tenho um BM com 14 anos, mas porque foi um bom negocio, não por estatuto.
          Sou mais aquele gajo de me meter na mota com o MacBook na mala e ir para a esplanada beber uma bela duma mini.

          Preciso do Windows (sim e vou sempre precisar, mas cerca de 80% do trabalho que faço tem que ser em macOS), tenho o Parallels instalado com W10, ISS, SQLs, VBs, etc.. fico com todo o ambiente que preciso (questões de necessidades, cada um têm as suas), o inverso não seria possivel.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Gostava tanto de ter um Starbucks perto de casa…

  13. Avatar de Bruh
    Bruh

    Então, se as empresas oferecem, vão obviamente escolher o mais caro lol

    1. Avatar de Filipe F.
      Filipe F.

      Claro, é como uma empresa dizer: queres um VW ou um BMW? se é gratis escolhe-se sempre o mais caro, não é por gosto.
      Na minha empresa ninguem usa mac porque aqui desenvolve-se software e não se anda a brincar com fotografias ou fazer vlogs, mas se aceitaria um mac? de borla sim, agora se me iria ser tão produtivo? duvido dado que o número de ferramentas de trabalho que existem para mac são muito menores. Claro que isto depende de area para area…

      1. Avatar de Ricardo Pereira
        Ricardo Pereira

        dizer que windows serve para desenvolver software e mac serve para ver fotos e vlogs é bonito

  14. Avatar de Carl Prostoniev
    Carl Prostoniev

    Um PC com o poder que os processadores de nova geração possuem e as gráficas poderosas põem os MAC a milhas.
    Só queria uma coisa dos Mac no meu PC, o ecran retina.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Os MBP de 15” tem 2,880 × 1,800 e há muitos portáteis com ecrã 4K com wide gamut. A nível de desktop há vários ecrãs 4K wide gamut, HDR, 600 nits ou mais. Entre 4K e 5K não vês quase diferença. Os estúdios de cinema usam ecrãs FHD e 4K para editar vídeo. Importante é ter Thunderbolt 3

  15. Avatar de nuno a
    nuno a

    Sim muitos compram mac e instalam windows, mas porque podem, assim tiram partido dos 2 sistemas , vão lá voces instalar o macOS nos vossos Dell Lenovo Hp’s vão lá , AHAHA POIS É , NÃO DÁ .

    cumprimentos do user mac com windows

      1. Avatar de 365
        365

        Muito bonito mas, legalmente não se pode usar Mac OS num PC. E se estamos a falar de empresas, ainda mais arriscado é ter Mac OS num PC.
        Já o contrário é possivel, legal e suportado pela Apple.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Com a visualização nunca vais poder utilizar o Windows a 100%. Alias até sei porque fazem a visualização em Windows, simplesmente para jogar, ou instalar software que no Mac não é possível.

  16. Avatar de Correia
    Correia

    É uma questão de valores. Se é “oferta” e ainda por cima posso escolher, escolho o mais caro. Nem que seja para servir de base para copos.

  17. Avatar de JORGE COSTA
    JORGE COSTA

    Muito esclarecedor: http://bit.ly/2vWvwIG

  18. Avatar de Bob
    Bob

    Era bom que começassem a diferenciar MAC OS, e Windows de PC.
    Tanto um “MAC” como um “PC”, são um PC!

    Design à parte, para algumas pessoas faz todo o sentido seguirem para o MAC OS. Enquanto outra claramente devem manter o Windows. Tenho ambos, mas prefiro trabalhar em Windows, dado que sempre usei e todas as ferramentas têm suporte para Windows.

    Mas tenho sempre uma máquina virtual com Linux, por exemplo.

    Ainda me lembro dos tempos em que muitos directores e managers escolhiam um Macbook, e depois o IT tinha de instalar o Windows, pois não sabiam trabalhar com MAC OS 😛
    Nesses casos, era só pelo status….
    Mas, no departamento de Marketing/Design, a norma era MAC OS.

    Todos têm o seu lugar. Mas num estudo destes, a amostra do mercado é tudo….

    1. Avatar de jfigueira
      jfigueira

      ” Tanto um “MAC” como um “PC”, são um PC! ”
      Concordo contigo, mas se reparares bem para os utilizadores de Apple funciona da seguinte forma:

      * se tens um computador portátil (windows ou linux) então tens um portátil, mas se for apple, tens um mac
      * se tens um tablet (android) tens um tablet, mas se for apple tens um ipad
      * se tens um smartphone (android ou windows) tens um smartphone ou telemóvel, mas se for apple tens um iphone

      😀

  19. Avatar de Serafim Sousa
    Serafim Sousa

    Santa paciência, querendo cada um provar que é mais conhecedor e fiável que o outro – eu sou utilizador final que não percebe nada de computadores e utilizo um toshiba no escritorio para trabalhar e em casa/viagem um Mac Air e francamente não vejo qual a dificuldade em utililzar um ou outro sistema operativo, enviar ou receber mails seja num ou noutro, abrir ou ler pdf, folhas de calculo, etc – nunca tive nenhum curso informático,, sou um zero mas parece-me que essa luta de quererem usar armas que só se tem um Mac por querer ser ou parecer mais importante que os outros, por status, é absolutamente ridículo (já tive portáteis SONY, ASUS, TOSHIBA etc e francamente o que mais desilusão me trouxe foi o SONY VAIO)
    Tendo um MAC Air não é preciso instalar o windows 10 ou tirar qualquer curso para o utilizar normalmente e fazer tudo o que se faz no Windows para as funções básicas seja correio electronico, documentos, folhas calculo etc .- é exactamente a mesma coisa e não é nem por ser mais caro mas mais leve e funcional e não custou 2.000 Euros foram somente +-+900 – Obrigado

  20. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Eu tenho Macs e PCs. Normalmente o Mac fica em casa e no trabalho é PC. Cada qual com a sua necessidade.

  21. Avatar de carlitos
    carlitos

    Máquinas Windows são para trabalhar, Mac’s é para o marketing ou para ter em casa (para desligar do trabalho). Máquinas de empresa são Dell, Thinkpad ou HP pelos serviços de IT associados.

  22. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Hoje em dia mesmo na multimédia já não é necessário um MAC, o Adobe Photoshop nasceu no MAC mas isso não quer dizer que o “PC” não seja já muito melhor quando se escolhe o hardware adequado a não ser Thunderbolt 2 para grandes transferências ou monitores 4k, integrar o workflow com dispositivos compatíveis tipo ipad e iphone, designers gráficos de motion que usam Apple Motion são as poucas vantagens que vejo no Mac claro algumas pessoas gostam do SO.

  23. Avatar de rui
    rui

    Hardware pode ser mac o software é que já é outra história 80% das pessoas que conheço que usam mac têm todas Windows instalado a par com o mac os.

  24. Avatar de Rui
    Rui

    2 coisas. A PPLWARE desistiu do design novo que implementou? 🙂

    A segunda coisa, esperem que a Apple abandone os processadores Intel e depois vemos quem compra Apple sem hipóteses de correr windows!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sobre a primeira. Não, o design está implementado. Nos comentários é que estamos a ver alguns resultados de performance e depois vamos decidir, mediante o conforto e performance.

      Sobre a segunda, se a Apple colocar os seus processadores, o que poderá acontecer em breve, dado o desenvolvimento da sua arquitetura, não deverá deixar de fora quer o Windows quer as apps que normalmente a Microsoft desenha para macOS. Contudo, tenho visto muita gente a preferir a virtualização do Windows no macOS que o instalar no Bootcamp.

      Mas aqui há outros ponto importante. A Microsoft está a desenhar todos os seus “major” produtos para macOS. Visual Studio, o Ms Office e não nos podemos esquecer do Parallels.

  25. Avatar de oldb12
    oldb12

    Choose Mac over PC is different than Get Mac over PC. You can choose Mac but you’ll get PC in the end xD

  26. Avatar de Nuno
    Nuno

    Um “estudo” que não indica a metodologia, a área das empresas que consultou,… , vinda de uma empresa que disponibiliza produtos apenas para Mac. Sim, pois.

  27. Avatar de Filipe
    Filipe

    Cuidado com detalhes que não são publicados. Esses detalhes fazem este estudo completamente irrelevante: foi feito apenas com empresas nos Estados Unidos, e a empresa que o realizou, só oferece produtos para coisas da Apple (e todos os estudos que fez rondam a Apple e os seus produtos). Dito isto, estudos encomendados para a Apple sair por cima, não têm qualquer credibilidade.
    Se um estudo “como deve ser” for feito por cá, irá-se verificar que a esmagadora maioria das empresas fornece aos seus trabalhadores PCs que eles utilizam com windows ou linux. Macs, só a malta lá no topo da pirâmide, pois o estatuto tem que se manter e mostrar.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      LOL e depois chegam à conclusão que «comem» gato por lebre 😀

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Tem gente que usa MAC OS, porque realmente o usa e é melhor para o que fazem.
        Ou, simplesmente, a empresa deixa mesmo escolher.

        Exemplo de quem fazia/faz: A Blip.
        Mas tens outras empresas que deixam escolher, entre alguns modelos. Tudo depende do capital, e de quem gere o IT.

        Deixem-se de generalizar a coisa do status, porque muita gente sabe mesmo usar o MAC OS em pleno, e trabalham melhor assim.
        Especialmente quem desenvolve nesses ambientes.
        E tens sempre o Parallels ou afins, para virtualizar o nos apetecer, como noutro PC qualquer.

  28. Avatar de Telmo Almeida
    Telmo Almeida

    É como a empresa oferecer um carro, a malta prefere o Ferrari mesmo que depois o tenha de vender por não o conseguir sustentar.

  29. Avatar de Jorge
    Jorge

    Fogo, é uma empresa que desenvolve software para o ecossistema Apple, é óbvio que os funcionários escolhem um produto Apple. Estou até admirado que existam funcionários que escolham produtos não Apple.

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      LOL TÃO ISTO.
      nem tinha reparado. que linda noticia biased que aqui está

  30. Avatar de Cortano
    Cortano

    Já tive nessa situação de poder escolher… optei por um desktop potente Windows.

  31. Avatar de NjsS
    NjsS

    “De acordo com um estudo recente de” uma empresa que comercializa soluções para gestão de produtos Apple……………..

    Curiosamente existem empresas que só têm produtos Apple, tanto PC com mobile, no entanto em cada 200 Macs so 1 é que funciona com MacOS.

  32. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Este tipo de artigo gera sempre este buzz por causa de quem usa o quê, mas neste caso refere-se a empresas e creio que cada uma adota o que é mais indicado para o seu ramo e não pelo estatuto.

    1. Avatar de Carlos Costa
      Carlos Costa

      Fogo, é uma empresa que desenvolve software para o ecossistema Apple, é óbvio que os funcionários escolhem um produto Apple. Estou até admirado que existam funcionários que escolham produtos não Apple.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não necessariamente. O estudo foi feito ao nível de gestores e não ao nível de produção.
      Gestores precisam de: Mail e office. Mobilidade e parecer bem.
      Obviamente que a maioria escolheria mac…
      Como se diz no meio do design: Para pareceres um designer tens de usar mac.
      Ou seja, podes ser um nabo, mas se tiveres um mac já te aceitam.

  33. Avatar de pisca
    pisca

    Falando a sério. Uso um desktop com windows 7 em casa, várias aplicações me aconselham a isso. Para a rua, como trabalho em fotografia e tenho por vezes necessidade de enviar fotos no momento, coisas de fotojornalismo, a solução foi um laptop Insys, baratinho nem chegou a 200 paus, carrega a foto, um toque de editor basico, para endireitar e meter algum contraste ou outras coisas e aí vai ele, com um modem agarrado. Simples e eficaz
    Podia ser um Mac, mas o dinheiro sai-me do bolso

  34. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    “580 executivos, gerentes e profissionais de TI”.
    O próximo grande estudo é perguntar ao top100 da Forbes se preferem um Porche ou um Ferrari. Em seguida podemos assumir que 80% dos trabalhadores do mundo escolhem Ferrari… :/

  35. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Comprei no eBay UK e por meros 200€, um Macbook Unibody 13″ de finais de 2009 em excelente estado sem as típicas rachas na base externa do ecrã e com carregador EU. Veio com Intel Core2Duo, 6Gb RAM e HDD 500Gb de 7200RPM. A bateria ainda aguenta cerca de 2:30/3h consoante luminosidade e aplicações usadas, mas pondero trocar por outra.
    Serve perfeitamente para o meu dia a dia pessoal e profissional em que uso aplicações como Onedrive, Office, Citrix Receiver, Adobe Acrobat.
    Bastante satisfeito!

  36. Avatar de RC
    RC

    Leio por aqui muita barbaridade.
    Tudo a falar que só se escolhe um Mac porque é mais caro, mais bonito, parece “mais inteligente”, etc… porque é que se restringem apenas ao limite da vossa ignorância?

    Sou Fullstack Developer, trabalho com ambos os ambientes, Windows e MacOS. Devo dizer que particularmente nesta área utilizar MacOS tem enormes benefícios e facilita em tudo o trabalho. Não é que não faça o mesmo com o Windows, mas o facto de ter um ambiente Unix, estável, sem ter de configurar centenas de coisas até conseguir colocar um projeto a correr faz com que escolha de olhos fechados um Mac para o trabalho.

    É a minha opinião. Tenho colegas que preferem o Windows, e fazem exatamente o mesmo. Da mesma forma que vão encontrar malta que prefere perder metade da vida a fazer um clean-install do Slackware e trabalhar com ele.

    Apenas quero com isto dizer que não há sistema melhor nem pior, cada um tem as suas vantagens e desvantagens, dependendo da pessoa que o vai usar e da finalidade. Por isso os argumentos que andam para aí a apresentar são completamente desprovidos de conhecimento prático.

    Se pensarem, de forma análoga, porque iriam comprar um Mercedes Classe A 180D quando têm um Renault Clio 1.5Dci a metade do preço, e em que o motor é exatamente o mesmo?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Nao digas isso dos merclios… a malta ainda se chateia ctg…

  37. Avatar de Paulo
    Paulo

    Por acaso tive essas opções e fui para Linux!

    Não quero outra coisa.. claro que tudo depende para que precisamos.

    No meu caso só preciso de abrir uns PDF, ter o PuTTY e o libreoffice para mim chega..
    Por isso nada melhor do que rodar num Linux.

    Já agora está ligado à 6 meses sem nunca ter preciso ser reiniciado… Wow 🙂

  38. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Como é chata essa realidade que insiste em contrariar o sonho imaginado pelos haters. É garotos, empresas não vivem da mesada dos pais e podem escolher equipamentos pela qualidade e não pelo preço. E acaba tornando-se mais barato, pois da menos manutenção e a produtividade é maior. ¯\_(ツ)_/¯

  39. Avatar de Neves
    Neves

    Aqui na empresa está tudo DELL Profissional, performance vs preço não troco por nada, mac os já foi em tempos um sistema bastante bom e em termos de performance destingia-se, hoje em dia perde bastante, atenção eu não gosto do windows, mas em termos de compatibilidade com softwares infelizmente é o que tem mais, também convém saber se o que interessa é o estatuto, aplicações que usam, pois existe aplicações e tipos de trabalho que em mac se trabalhar melhor, mas para 90% da população é apenas para se dizer que se tem algo que é bem mais caro mas bem pior na sua performance/trabalho 🙂

  40. Avatar de João Terra
    João Terra

    O Mac tem os dias contados e hoje em dia só os betinhos usam Mac, 1º não sabem o que estão a comprar, mas é caro, então é bom. Um PC é mais barato, dá para trocar as peças quase todas e por metade do preço fica-se com uma maquina com o dobro de potencia e desempenho. 2º Vejo pessoas a comprar Mac porque é bonito, mas depois visualizam com o windows. 3º S´compram um Mac para dizerem que tenhem um mac que custou muito e afirmar-se como se comprassem algo bom e com isso armar-se em grandes. Mas, enfim.

    1. Avatar de Ricardo Pereira
      Ricardo Pereira

      LOL

      obrigado pplware, 2 artigos de comédia a uma 6ªf

    2. Avatar de RC
      RC

      João, acho que estás aí a confundir jardinagem com agricultura, mas por um comentário desses deverias dedicar-te antes à pesca…

      Ou então, estás tão satisfeito com o teu pc que precisas de reparar no nível de ostentação do pessoal com Mac à tua volta.

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        Voces que defendem Apple e estão a tentar por A + B que Mac é bom. É como comprar um BMW ou um Mercedes e ter a casa em ruínas. O Mac já foi bom, enquanto o Steve job´s era vivo, hoje em dia o PC realiza tarefas muito melhor que Mac, e não custa 4 vezes mais. Mesmo para quem usa portáteis mac, não é possivel trocar componentes de Hardware, ou seja, trocar processador, HD, RAM. Num PC Portátil a trocar de componentes é possível. Num Mac só é possível instalar aplicativos e software segundo a versão do mac, bem como a instalação do ultimo sistema operativo para Mac. Mas hoje em dia é preciso ostentar para ser alguém. Como eu não preciso ostentar, uso pc para tudo, tanto para vídeo, design e áudio

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          E acrescento mais. Nas torres para PC dá para trocar tudo, desde gráfica até à fonte de alimentação. Agora Mac, mesmo torre, é impossível

          1. Avatar de 365
            365

            Claramente não sabes do que falas.

  41. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Vejo muitos comentários que são um pouco sem nada. Muitos dizem disparates porque nunca usaram um Mac. Não há melhor máquina que um Mac. Duradoura, elegante, com um desempenho acima das máquinas com Windows. Só as máquinas com Linux batem a velocidade de um Mac mas ficam aquém porque são frias e pobres no grafismo.

    Comprei um MacBook no primeiro ano de engenharia, deixei o velho Vaio de lado que era um excelente computador. Acabei a faculdade o MacBook ainda está impecável. E levou muitas horas a codar. Muitas mesmo.

    Comecei a trabalhar e na empresa tive necessidade de usar suites que não tinham suporte macOS. Mas o Mac é a melhor máquina para correr Windows e máquinas virtuais. É o melhor sistema operativo em termos de gestão de RAM. E por isso é bastante superior a qualquer um computador com Windows.

    A caminho dos 8 anos, o MacBook está com a última versão do macOS e com a última do Windows 10.

    Durante estes quase 8 anos, dois dos meus colegas de curso e hoje um é colega na empresa, já trocaram duas vezes de portátil. Já gastaram mais que eu ha 8 anos atrás e estão, volta não volta, com problemas.

    Não é o conhecimento do Zé ou do manel, é o meu ao contrário de comentários aqui que não valem nada porque são escritos por pessoas ocas de experiência.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Ahahaahahah. Fazes rir-me com esse teu comentário… A tua experiência e sabedoria é nula. 1º A memoria RAM é gerida por Software e é uma questão de programação. Eu tenho um HP AMD a4 3300 que tem agora 8 anos e ainda dá conta de trabalho árduo, como editar vídeo em Premiere, edição de áudio e imagem, tudo com o Windows 10. Tenho a dizer-te uma curiosidade. Na formação que completei em multimédia, todos os meus colegas tinham pc. a formadora estava a dar PHP em MAC e ás tantas o Mac bloqueia, mas só bloqueou o Mac da formadora, o resto dos pc´s não bloquearam e o programa usado era o notepad ++. Só deixo esse meu comentário para se refletir

      1. Avatar de João Terra
        João Terra

        O mac é baseado em linux

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          É que percebes. Baseado em linux?
          Lol
          Não será antes Unix.

          1. Avatar de João terra
            João terra

            Diz-me lá oh sábio. Unix não é clone do Linux? Só me sai disto
            É preciso ter paciência para esta malta que compra Mac

          2. Avatar de João terra
            João terra

            O mais certo é Linux ser clone do Unix. Já me baralho todo

      2. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        Não me conheces de lugar algum caro João, nunca eu poderia fazer pandilha com imbecilidades que dizes.

        A gestão da RAM é feita pelo sistema operativo, que é software, ou não sabias?

        Sim, software tem programação e continuamos em La Palice.

        O teu HP é teu, não o quero para nada. E se fosse o caso também poderia ser grande mentiroso, essa máquina teve imensos problemas no CPU, algumas pessoas trocaram mesmo porque atingia temperaturas parvas, acima dos 100°.

        Sobre multimédia e Macs, não te metas que não percebes nada de computadores, tens um AMD da HP. Não vais longe com esse charuto.

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          O que eu acabei de referir em cima é exactamente em que a gestão da RAM é feita por software, sistema operativo que a gere e cada vez a microsoft nesse sentido está a tentar melhorar. Tanto tenho um pc com AMD, como tenho intel,, Um portátil MSI. Mas em relação a AMD com os novos processadores Rysen até voam

          1. Avatar de Pedro Pereira
            Pedro Pereira

            Os novos. O teu é um charuto e sabes bem disso.

          2. Avatar de João terra
            João terra

            Pedro Pereira. O meu hp ainda hoje não me deixou ficar mal e em termos de desempenho ainda dá conta do recado para trabalho árduo. Mas mesmo Mac como PC, ao fim de uma certa idade começam a ficar obsoletos.

      3. Avatar de Bruno Pinto
        Bruno Pinto

        Rapaz tu tens alguma noção do que falas?… A malta está a discutir produtividade em massa não está a falar de brincadeiras… Em aulas e para fazer brincadeiras em Premiere… Sim porque hardware com 8 anos é fazes edição em premiere isso não é de certeza a nível profissional senão bem que tempos de rendering davam prejuízos enormes…
        Fundamenta com argumentos coerentes, porque estamos a falar de produtividade assério, porque se eu for perguntar aos meus pais se preferem Windows, MacOS ou Linux dizem que preferem windows… Nunca trabalharam com mais nenhum… E além do mais para o que fazem qualquer um serve… Mas quando falas de computação gráfica de alto desempenho, programação etc já não é meras brincadeiras…. Não avaliem as coisas pelo básico, mas sim pelos limites… Porque para usar suites de office e ir ao mail todos servem, até no smartphone fazes isso….

        1. Avatar de joão Terra
          joão Terra

          já utilizei Mac e sei bem o que é mac. Então diz-me uma coisa… Se Mac é o melhor do mundo porque é que Bancos, Terminais de Multibanco, Empresas, estações de radio, Hospitais e incluindo servidores… Utilizam PC com Windows e windows Server? Explica-me…
          Explica-me porque a apple deixou de fabricar processadores e passou a pedir à Intel? Hoje em dia até o Premiere ultrapassou o Final Cut do Mac. Se em termos de produtividade o Mac é mais rápido a nível de desempenho, isso é porque o próprio sistema da Mac arranca só o sistema operativo e os drives básicos. Isso faz com que o sistema não fique tão pesado, mas isso é uma questão de programação e até no Windows esse plano é configurável. Os programas rodam mais rápido em mac ao abrir pelo que já referi

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ou seja, todos os comentário são inválidos exceto o teu.

      E porque razão trocaram os teus colegas de portátil? Porque decidiram comprar um novo ou porque o antigo avariou? Que tipo de computador é que estes possuíam, algo com as características equiparadas ao teu, ou algo barato? E o que acabaste de fazer chama-se enviesamento de confirmação.

      Não é assim tão impressionante um computador com quase 9 anos correr a ultima versão do SO, quando existem computadores bem mais antigos que conseguem correr a última versão do Windows 10, nomeadamente, mesmo aqueles MacBooks que a Apple já não dá suporte.

      1. Avatar de Pedro Pereira
        Pedro Pereira

        São todos válidos claro. Mas falam sem saber. Grande parte deles nunca usaram um Mac, não sabem sequer as vantagens sobre o Windows e estão ali com postas de pescado quando não usam uma máquina decente, só charutos.

        Sobre os colegas que trocaram, tinha a ver com a lentidão após os upgrades do Windows Vista para o Windows 8. Aquilo era só estupido de se usar.

        Fora isso, vemos o Windows cada vez mais Linux 😉

        1. Avatar de João Terra
          João Terra

          Eu sei do que falo já usei Mac e estou a par das novidades tanto em Mac, como Windows. O problema é que a Microsoft acordou muito tarde, mas está a fazer todos os possíveis para tornar o Windows mais vantajoso e dinâmico. Mas aos poucos a MS chega lá. Por exemplo: o Windows milenium da MS foi uma desgraça. Já o Windows XP foi muito bom. O Windows vista foi uma porcaria, já o Windows 7 foi bom e por ai fora. O que estou a tentar dizer é que não existe perfeição em nenhum sistema operativo, apenas se pode melhorar. No final temos os ditos bug´s, os problemas de segurança, o que é normal hoje em dia. Nenhum sistema operativo está livre de ameaças variadas