Funcionário desligou congelador e destruiu 20 anos de investigação…

35 Comentários

Às vezes existem situações insólitos! Um funcionário de limpezas desligou um congelador que “guardava” mais de 20 anos de investigações. O incidente ocorreu no Instituto Politécnico Rensselaer de Troy, em Nova Iorque. Saiba o que aconteceu.


Funcionário desligou porque o som que emitia era desconfortável

Um funcionário de limpezas conseguiu destruir o trabalho de duas décadas de uma investigação na área da fotossíntese, considerada pioneira, levada a cabo nos Estados Unidos. De acordo com as informações, o funcionário desligou um congelador que, segundo ele, fazia “sons irritantes”.

O caso aconteceu em 2020 e chegou ao tribunal. No entanto, só agora foi conhecido e alvo de notícia. Do que se sabe, o funcionário desligou o congelador porque o som que emitia era desconfortável. No entanto, sabe-se também que o congelador tinha uma placa que explicava como era possível silenciar o congelador de forma segura. Na prática, era apenas necessário pressionar o botão de silêncio de alarme por 5 a 10 segundos para silenciar o som.

Segundo revelam os advogados, as amostras armazenadas no congelador a -80 °C eram “insalváveis”. O facto do funcionário ter desligado o congelador levou a perdas na ordem de 1 milhão de dólares.

O problema ainda foi detetado pelos investigadores, mas a temperatura já tinha subido 50 graus, estando nos -30 °C tendo as amostras ficado “comprometidas, destruídas e sem possibilidade de recuperação” segundo revela o processo instaurado.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já me aconteceu, mas no meu caso foi um ano e meio, devido a uma falha de luz e a um gerador que não funcionava. Deu cabo da minha tese de mestrado.

    1. Avatar de Marsiel
      Marsiel

      Este individuo devia ter pena perpetua mas 20 anos na cadeia a apanhar sabonetes também não lhe vao fazer mal nenhum.

  2. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    Como não dava para atirar as culpas para o contabilista ou para o informativo, sobrava… o pessoal da limpeza.

    1. Avatar de Joao Silva
      Joao Silva

      Mas se foi ele que desligou, porque é que as culpas iriam para outro? Que falta de lógica…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Simples, sistemas crítico devem ter controlo de acessos e redudancias. Isto só mostra a falta de responsabilidade das pessoas que deviam monitorizar estes sistemas. Quantas fábricas param de funcionar porque o servidor está acessível e o Sr das limpezas precisa de uma tomada para o aspirador… E a história mais antiga e cómica contada entre malta do IT.

        1. Avatar de Joao Silva
          Joao Silva

          É suposto as pessoas não serem bestas, continuamos na senda da desresponsabilização. “Funcionário desligou porque o som que emitia era desconfortável”, portanto foi desligar a ficha? Brilhante. Para si, em todas as situações, devem existir equipamentos de tal forma evoluídos que sejam “à prova” de Jumentos. Imagina portanto que a capacidade de investimento é ilimitada e disponível para tudo. Boa, típico de treinador de bancada.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Dunning–Kruger effect. Procura o significado… És um caso grave! Desejo-te de um bom dia

          2. Avatar de Patinhas The Third
            Patinhas The Third

            Joao Silva – Opinião de quem gosta de fazer “em cima do joelho” porque depois logo se arranja um culpado. Em Portugal mais importante que resolver o problema é arranjar um culpado, da menos trabalho.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Daniel: O João tem razão as coisas não podem ser sempre feitas à prova de estúpidos

          4. Avatar de RC
            RC

            Acho que devia conduzir sem cinto de segurança já que temos que assumir que todas as pessoas sabem conduzir e as inspecções/revisões são sempre bem feitas prevenindo falhas no material.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Boa RC comparar um acidente que até pode vir de um fator externo como o rebentar de um pneu com o desligar uma ficha de um frigorifico de laboratório parece-me um exemplo sem espinhas.
            A mim parece-me é exatamente o contrario nesse casos temos é de assumir que as pessoas não são estupidas ao ponto de não usar o cinto de segurança mas já sabemos como é, gajo que desligou o frigorifico provavelmente também não usa cinto de segurança porque lhe incomoda

        2. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Pois mas isto não foi o caso, quando o congelador avariou os responsáveis do laboratório explicaram a situação, colocaram um aviso e um aloquete na tomada de forma a ninguém puder desligar o congelador por lapso, no entanto o chico esperto resolveu desligar o disjuntor de forma a cortar energia ao congelador, ora bem um quadro por questões de segurança não pode ser fechado por isso a menos que alguém contrata-se um guarda para vigiar o quadro elétrico 24h por dia não vejo o que mais é que poderiam fazer.

        3. Avatar de Joao Silva
          Joao Silva

          E com um chavão remata o tema. Opções. Esperemos pela apreciação do tribunal. Seja feliz.

        4. Avatar de João
          João

          Nem tudo é o que a prova de idiotas e quando se quer isso, tem um custo a ser considerado

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            E esses custos nao valem a pena dada a materia sensivel da investigacao ? Como ja falaram e obvio que fazerem as coisas bem planeadas e esperar o pior em algumas situacoes fica para depois. Depois o resultado e o que se ve. Agora se vem com desculpas que so ha dinheiro para fazer isto e nao ha dinheiro para fazer aquilo, entao o projecto ja morreu a nascenca em casos descuidados como este.

  3. Avatar de Patinhas The Third
    Patinhas The Third

    *informático

  4. Avatar de jhvs
    jhvs

    realmente colocar algo importante numa maquina que se desliga tao facilmente como retirar a ficha da tomada é algo que alguém altamente instruído faça.. enfim.. as escolas ensinam tudo menos a pensar

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A pessoa bem instruída que fez isso deve ter pensado que as pessoas não vão ser estupidas ao ponto de desligar o frigorifico de um laboratório mas se há coisa que aprendi no meu ramo de trabalho durante estes 10 anos é que não se pode subestimar o ser humano há pessoal que consegue sempre surpreender nas coisas estupidas que faz.
      As coisas têm de ser feitas como se fossem macacos a entrar no laboratório e não pessoas neste caso o frigorifico não devia ter a tomada e sim estar diretamente ligado com algo a prender para no caso de chegar lá um macaco e puxar não acontecer nada

      1. Avatar de Patinhas The Third
        Patinhas The Third

        “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.”
        Albert Einstein

        1. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          LOL. Bem aplicada.

  5. Avatar de luis
    luis

    e revel que não há controlo de temperaturas… se o frigorifico tivesse uma avaria ia dar ao mesmo…

    1. Avatar de Marsiel
      Marsiel

      Os frigorificos não avariam, so se forem abertos muitas vezes. Não e como os aifones que avariam e deixam de funcionar com temperaturas dr 30C. No verao na praia ninguem pode usar aifones porque desligam se

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não fales do que não sabes. Tenho um pixel 6 e na praia a meio de responderia um email já ele está a avisar que está em performance reduzida por causa do calor. O iPhone da minha mulher anda entretido a filmar os miúdos e nem por isso se queixa.

        Abc

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O errado no meio disso é ter dois pais preocupados com filmar os miúdos em vez de participar nas brincadeiras, mas isso devo ser eu e a minha mulher que estamos errados e nem sequer mexemos no telm nessas ocasiões

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O frigorífico tinha um controlo de temperatura, o alarme era exatamente isso, por causa do COVID eles tinham que aguardar 1 semana pela reparação o que não haveria problema se o frigorífico ficasse ligado, para garantir isso eles colocaram um aloquete de forma a que ninguém desliga-se a ficha por lapso, avisaram os funcionários e colocaram o aviso que instruía como desligar o alarme quando ele começa-se a tocar, só que o génio como não podia retirar a ficha resolveu desligar a energia no quadro elétrico para não ouvir o alarme.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O funcionário da limpeza é o último culpado pelo incidente. Não existem desculpas para faltas de cópias de segurança, mecanismos de restrição de acessos, formação de recursos humanos, etc etc.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu não discordo que o funcionário é aquilo que todos sabemos mas… Entre:

      Plano A: gastar dinheiro a levar um funcionário que ganha o ordenado mínimo e exigir uma indemnização de milhões

      Plano B: perceber quais os sistemas críticos da empresa ao qual sem eles não consegue funcionar, identificar riscos e implementar planos de contingência para quando as coisas correm mal…

      Se fosse eu o responsável pelo dito cujo, eu optava pelo B. Mas que sei eu! Sou treinador de bancada!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        O instituto contratou uma empresa de limpeza, o erro do funcionário dessa empresa provocou danos ao instituto e como tal o instituto processou a companhia de limpeza, ninguém está a processar o funcionário, motivo pelo qual o nome dele nem sequer faz parte do processo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Para isso servem os seguros, mas uma coisa é certa, o funcionário tem de ir limpar para outra freguesia

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Os seguros não vão lá colocar a pesquisa tal e qual como está

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    E nunca sequer lhe passou pela cabeça que o congelador estaria ligado pro alguma razão importante…
    Quase que aposto que deve um dos que acredita que o “Pato Donald” ganhou as eleições em 2020.

  8. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Aconteceu-me exactamente o mesmo. O frigorífico desligou-se e fiquei sem cerveja fresca para o almoço! Dramático.

  9. Avatar de ruitb
    ruitb

    Muito resumidamente, estes inteligentes, deveriam ter o dito frigorifico fechado em zona em que o acesso fosse apenas para pessoas de operam no laboratório, excluindo todos os outros como os trabalhadores de limpeza para evitar situações como esta…

    Agora por não terem dado formação ao homem, este agora fica com a vida arruinada por simplesmente desconhecer as coisas no local de trabalho…

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      O frigorífico iria ter que aguardar uma semana por manutenção e por isso os inteligentes colocaram um aloquete na tomada de forma a que ninguém acidentalmente desliga-se o mesmo, colocaram também um aviso no congelador que dizia que o congelador estava a apitar por estar em manutenção, para não mover nem desligar e que não era necessário limpeza nessa área, caso pretendessem desligar o alarme para carregar no botão durante 5s.

      No entanto o funcionário de limpeza, que não teve nem tinha que ter formação como eletricista resolveu ir ao quadro elétrico e desligou o disjuntor para “resolver” o problema, apesar de tudo podes estar descansado que o homem não está a ser processado, o instituto contratou uma empresa de limpeza para a qual o homem trabalhava e a empresa é que está a ser responsabilizada pelos danos.