Full Self-Driving da Tesla provoca choque em cadeia no dia em que foi disponibilizado [vídeo]

119 Comentários

A Tesla é responsável pela mudança de paradigma do mercado automóvel. Os carros elétricos e a condução assistida, quase autónoma, estão hoje no nível de desenvolvimento que estão graças à empresa liderada por Elon Musk. Contudo, os problemas que vão acontecendo têm um grande impacto e deixam no ar a questão de como será o futuro onde a tecnologia e o software controla o carro mais do que a mecânica e o próprio condutor.

No dia em que o Full Self-Driving da Tesla foi disponibilizado para mais de 285 000 pessoas na América do Norte, foi registado nas câmaras de videovigilância de um túnel um choque em cadeia provocado por um Tesla que simplesmente parou, com tal recurso de condução ativado. Veja o vídeo.


As imagens de videovigilância da San Francisco Bay Bridge mostram um Tesla Model S a parar num túnel na via mais à esquerda, e um consequente choque em cadeia de oito carros.

Os vídeos foram divulgados em exclusivo pelo site The Intercept, tendo sido captados horas depois do anúncio feito por Elon Musk no Twitter da disponibilidade do sistema Full Self-Driving da Tesla, que havia sido disponibilizado para mais de 285 mil pessoas na América do Norte.

Parabéns à equipa da Testa Autopilot/AI por alcançar um marco importante!

Logo após Elon Musk parabenizar a sua equipa dedicada ao desenvolvimento da tecnologia, os utilizadores terão começado a recebê-la nos seus carros e a utilizá-la. Contudo, o que o vídeo seguinte mostra é algo que acaba por ser um motivo de preocupação para todos aqueles que andam na estrada.

Segundo foi relatado pelo condutor do Tesla Model S, ao circular na estrada com o FSD ativado, o carro simplesmente desviou-se para a via mais esquerda do túnel e parou, não conseguindo continuar com a condução.

Este erro provocado pelo sistema do carro fez com que vários carros chocassem, provocando 9 feridos. As imagens foram captadas pelo sistema de videovigilância da San Francisco Bay Bridge e foram cedidas ao The Intercept, depois de um pedido de consulta pública.

Tesla e os recursos automáticos sob investigação

Apesar do FSD estar já disponível para muitos condutores norte-americanos e das capacidades incríveis de condução autónoma que oferece, este recurso ainda está em fase beta. A National Highway Traffic Safety Administration dos EUA avançou que está a decorrer uma investigação sobre o acidente.

De referir que a 22 de dezembro, a agência abriu pelo menos 41 investigações relacionadas com acidentes que envolveram carros da Tesla a circular com os recursos automáticos disponíveis, como travagem automática de emergência, piloto automático ou FSD.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Esses AI já são tão avançados que até já fazem greve.

  2. Avatar de Random swiss guy...
    Random swiss guy…

    Lembrem-se há coisa de 10-15 anos quando muitas maternidades em Portugal fecharam e começaram a surgir notícias de mães que deram a luz na ambulância/casa/etc por não ter terem chegado a tempo a maternidade (mais longe)?

    Pois continua a acontecer porém já deixou de ser notícia porque era “outra vez arroz”… Mas uma coisa garanto:

    A Pplware continuará a publicar um acidente que involva um Tesla daqui a 10-15 anos

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre que fazemos notícia do bom ou do mau, quem ganha é o leitor, eventual também o potencial cliente Tesla, seguidor Tesla e quem gosta destas tecnologias em geral.

      A Tesla tem o impacto que tem graças a esta visibilidade que a imprensa dá à marca e bem, pois foi e é uma marca que obrigou e obriga o mercado a evoluir. Será sempre notícia pelo bom e pelo mau. Cada vez menos pelo mau porque cada vez faz melhor as coisas.

      As preocupações dos condutores relacionadas com estas travagens fantasmas são reais e legítimas. Portanto, mesmo que alguns não gostem de ler a verdade dos factos, iremos sempre publicar, até porque é uma das nossas marcas de eleição face ao muito que transformou os carros mecânicos em electrónicos e os passou para a nossa área de ação.

      1. Avatar de Ze Povinho
        Ze Povinho

        Algum dia vão publicar a noticia sobre reais “beneficios ambientais” dos carros a pilhas?

        São feitos de plastico na sua maioria – logo gasta Petroleo

        litio para pilhas:
        – Forte e grave intrusão/destruição na paisagem natural
        – Destruição dos ecossistemas e dos valores naturais muito elevados
        – Libertação de partículas em grandes quantidades sobre a vegetação envolvente num grande raio de influência – mas não está á minha porta isso não importa
        – Impacto sobre os sistemas de aquíferos e linhas de água superficiais – mais os milhões de litros gastos na sua refinagem

        Na refinagem é produzido nitrato de litio, para que dê para mais pilhas, O NITRATO DE LITIO não é reciclavel, explode em contacto com agua (tal como os Teslas já incendiaram), onde se vai armazenar a quantidade de baterias que ao longo dos anos se vão substituindo? em aterros?

        De onde vem a energia eletrica para os carregar?
        Portugal tem ventoinhas por todo lado, paineis soldares, barragens (por isso estavamos em seca severa), mas portugal vende energia “renovavel” aos seus parceiros europeus para eles cumprirem as suas cotas ambientais!!!!!!!! e ficamos com qual, para carregar as pilhas?

        todos estas coisas numa noticia de informação publica seria interessante!!!
        era serviço publico há seria….

        1. Avatar de Vítor M.

          Mais? Ora pesquisa. Temos um estudo alemão muito interessante. Vais gostar.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Neste caso, embora seja um bom clickbait ter um acidente com um tesla não me parece que a culpa seja do FSD. É verdade que parou na faixa da esquerda mas parece-me que a falha é evidentemente humana.

            O condutor do Tesla não estava atento ao tráfego automóvel e deveria ter tomado as “rédeas” do carro. Quanto aos outros… a máxima aplica-se: distância de segurança. Pelos vistos, o problema não é exclusivo nosso.

          2. Avatar de Vítor M.

            É o que é e podemos ter uma opinião que entendermos, vistas as imagens da parte de fora do carro

            O condutor disse que foi uma ação do FSD, os condutores Tesla dizem “não é se, mas quando, o condutor Tesla sofrerá uma travagem fantasma, para quem ainda não foi vítima”, portanto… no fundo, quem não vinha atento, foi vítima…

        2. Avatar de RC
          RC

          Nitrato de lítio ? Onde inventou isso?

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Já agora quais são os benefícios ambientais de não se utilizar carros a pilhas e continuar a utilizar carros a combustão?

        4. Avatar de Diogo Grosso
          Diogo Grosso

          Acho que devia fazer uma pesquisa sobre como funciona o mercado de venda de energia elétrica 🙂

        5. Avatar de Pedro
          Pedro

          Tanta ignorância num só post. Meu deus.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isto é uma notícia importante, a Tesla continua a fazer de uma parte dos seus clientes Beta testers e estes casos têm alguma probabilidade de acontecer. Enquanto assim for, casos destes podem acontecer e é bom notificar, porque esta é uma má prática.
      Este tipo de testes em que os clientes “fazem” já acontece em telemóveis, Windows, Mac, etc. mas num carro é ainda mais grave, porque pode envolver vidas.

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Mas não é só a Tesla, outras marcas fazem o mesmo mas com componentes mecânicos.
        Por essa razão é arriscado comprar carros nos primeiros 2 anos da sua criação (modelos novos) pois há grande probabilidade de se ir diversas vezes à marca substituir por componentes diferentes pois os originais mostraram falhas.

    3. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Eu acho que não é preciso estar a “enfiar o barrete” por, provavelmente, ter um Tesla (presumo).
      Isto só prova que a tecnologia não é perfeita, e precisa de mais trabalho e correções. Acho que é só isso…
      Agora, pergunta para queijo: Quem é responsabilizado? A tesla por ter um software com defeito, ou o condutor porque quis usar esse software, mesmo não sabendo do erro??

      1. Avatar de Random swiss guy...
        Random swiss guy…

        Eu não tenho um Tesla mas garantidamente quem ativa um AP ou feature desse género assum um termo de responsabilidade. A culpa continua a ser do condutor. Este terá sempre a responsabilidade do carro. O condutor ativou AP porque decidiu enfrentar o risco. Especialmente numa versão experimental.

        Pelo vídeo, o condutor tinha tempo de reagir. O carro vai travando vai travando vai travando numa (auto)estrada e o condutor ficou a “olhar” e até deixou o carro parar num túnel. Claramente uma negligência do responsável 😉 Case closed

        1. Avatar de ElConquistador
          ElConquistador

          O um fanboy extremista faz lembrar militante de extrema-direita ou extrema-esquerda.

          1. Avatar de RC
            RC

            E você parece um hater que não respeita as opiniões dos outros.

      2. Avatar de Antonio
        Antonio

        Não sabes o que dizes!! Tenho um Tesla e garanto que é quase perfeito! Muito melhor que qualquer xaruto a combustão que já tive! Nem se pode comparar!!! Falhas na tecnologia? Não! É falha humana

    4. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Mas se não aprecias o tipo de notícia que a pplware publica, porque visitas o site? Será que a pplware tem que te perguntar que notícias é que tu só gostas de ler? Enfim, que comentário sem nexo nenhum.

    5. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Tem calma fanboy.

    6. Avatar de Diogo
      Diogo

      Que eu saiba, quem vai à traseira é que paga! Claro que o Tesla teve um problema qualquer e que provocou uma mudança na estrada, mas o carro diretamente atrás nem sequer chocou contra ele. Os outros bananas é que foram se acidentando um após o outro. DISTÂNCIA DE SEGURANÇA!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Este erro provocado pelo sistema do carro NÃO fez com que vários carros chocassem

    O que fez com que chocassem foi o desrespeito de
    “Velocidade
     Artigo 24.º 
    Princípios gerais
    1 – O condutor DEVE REGULAR A VELOCIDADE DE MODO A QUE, atendendo à presença de outros utilizadores, em particular os vulneráveis, às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, POSSA, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, FAZER PARAR O VEÍCULO NO ESPAÇO LIVRE E VISÍVEL à sua frente. 
    […]”

    Mas para quem nem o artigo 1.º leu
    a culpa é sempre dos outros, claro.
    “Artigo 1.º 
    Definições legais
    Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo: 
    […]
    f) «Eixo da faixa de rodagem» – linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito; 
    […] 
    h) «Faixa de rodagem» – parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos; 
    […] 
    u) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos; 
    […]
    x) «Via pública» – via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público; 
    […]”

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      “executar as manobras cuja necessidade seja de prever “, pela tua lógica, um carro parar na faixa mais à esquerda é uma manobra previsivel!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se houver uma necessidade de parar (um obstáculo na via, por exemplo), a manobra de paragem coloca em risco quem, atrás, circula a velocidade que não lhe permite imobilizar o veículo sem embater… e a responsabilidade (pela lei portuguesa) será daquele que não imobilizou o veículo a tempo, excepto se se comprovar responsabilidade do outro veículo (neste caso, poderia ou poderá haver responsabilidade da marca por deficiência técnica do sistema e por ter colocado a segurança rodoviária em risco ou até do condutor, caso se comprove que este agiu com alguma culpa/responsabilidade na paragem inusitada e injustificada do veículo) [reparem que estou a referir-me com base na aplicação das normas nacionais… desconheço o sistema de responsabilidade civil nos EUA]

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        começa pelo artigo 1.º…

        travar perante algo presente e parado em qualquer das VIAS DE TRÂNSITO é uma manobra totalmente previsível.

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          vê o video, e junta as afirmações do comentário anterior (@Rui) sobre ” paragem inusitada e injustificada do veículo”, continua a ser uma manobra previsivel?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            @jotabê: vamos fazer um exercício objectivo, não emocional e sem arrogância? Então repara: o veículo circula na segunda faixa mais à esquerda. Faz o pisca para a esquerda (mudança de faixa), estando a sinalizar qualquer coisa… entretanto imobiliza-se (por uma razão que desconhecemos e o(s) condutor(es) de trás também… não era previsível um qualquer acontecimento? Podia ser… pois a manobra para a esquerda já por si não faz sentido, pois não vai ultrapassar ninguém, não há uma saída, faixa de escape. Obriga o Código da Estrada a que a condução se faça de maneira prudente e sempre antevendo riscos. Daí que a distância que tem que ser mantida do veículo da frente, bem como a velocidade tem que ser ajustada à imobilização em segurança. Se vou a 10 metros ou 20 do veículo da frente e circulo a 100 ou 120 km/h achas que, se ocorrer um evento “surpresa”, consigo imobilizar o veículo? Não era previsível?!? Claro que era… era previsível que não conseguia parar o veículo a tempo! E é essa a previsibilidade que a norma refere… até podia ter sido um metiorito a cair a 2000 km/h à frente do Tesla!!! :-D)

            É preciso fazer uma interpretação sistemática e global das normas estradais para perceber e ler as palavras que lá estão escritas… o que muitas vezes não se faz e depois as pessoas ficam chocadas com as decisões (muitas vezes justificadas na prova e na interpretação) dos tribunais!

          2. Avatar de jotabê
            jotabê

            pelo discurso vocês são aqueles condutores que eu não quero “apanhar” numa estrada de serra, pq param antes de cada curva, não vá a estrada estar impedida depois da curva sem visibilidade. Não sou daqueles que faz as curvas a “gastar pneu”, mas haja bom senso e que haja fluidez no transito. Imaginas a segunda circular com transito a fluir normalmente a 80km/h em que o intervalo entre os carros é de 50m? Nunca vi isso, pq o normal e previsivel é o carro da frente não parar só “porque sim” .

          3. Avatar de Rui
            Rui

            @jotabê: pela tua resposta ficou claro o nível de discurso que queres ter…
            Deixa-me andar a subir a serra à vontade! Passa bem.

          4. Avatar de Profeta
            Profeta

            Resumindo e baralhando, e so manterem a distancia de seguranca e ja conseguem evitar muita coisa ou tentar.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            ter de travar perante algo que aconteça à frente
            É totalmente previsível.

          6. Avatar de jotabê
            jotabê

            Se é totalmente previsivel porque é que pode existir “responsabilidade na paragem inusitada e injustificada do veículo”?
            Por norma os condutores na estrada são muito previsiveis, mesmo quando não cumprem o código da estrada, para mim, parar na via mais á esquerda não era uma manobra previsivel, vai passar a ser 🙂

          7. Avatar de Miguel
            Miguel

            é analfabetismo
            ou perturbação cognitiva
            o que te impede de perceber o que está ali escrito?

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não é mas, por isso, é que está lá um Ser Humano a conduzir e não um bot. Pelos vistos, neste caso, era mesmo um bot.

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      De que leis estás a falar? As dos EUA ou as de Portugal?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        a Lei da inteligência.
        é universal.

        e bastam dois neurónios para uma inteligência perceber o que está escrito ali…

        1. Avatar de Miguelito
          Miguelito

          Deixa de ser fanboy, chamar idiotas aos outros e mostrar que é o maior nesta thread. Cromos da bola.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            deduziste que te chamei idiota?
            lá saberás…

        2. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Acho que é o que te falta 🙁 As leis são diferentes e o código da estrada também por exemplo nos EUA se tiveres problemas deves encostar à esquerda enquanto cá é à direita. Se um Tesla com FSD activo para de repente certamente o que vêm atrás bate portanto neste caso é culpa da Tesla e não da velocidade dos outros.

          1. Avatar de Ruizinho
            Ruizinho

            Mas o Tesla neste caso não parou de repente… sinalisou À esquerda, reduziu velocidade e imobilizou.. . Ver o video e rever! O Tesla reduz velocidade; o veículo de traz tenta imobilizar sem bater e desvia À esquerda, dando um “toque”; o segundo pára sem bater e depois os detrás começam a bater e a encavalitar-se!!!

            Ou vocês nunca viram um acidente e acham que isto só acontece com FSD ou já viram mas vivem alienados do que são as regras de cuidado a que os Códigos da Estrada obrigam (em Portugal e eu diria na maior parte dos países do mundo!)

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Que eu saiba é proibido parar ou imobilizar o carro em tuneis e pontes, mesmo nos EUA.

          3. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Já vi e cada país têm o seu próprio código da estrada. Mas como dizes as regras de bom senso são globais mas cá (Portugal) muitos não as respeitam.

    3. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Certo. Porque por definição um carro parado não pode chocar com outro. A culpa será sempre dos outros, que têm velocidade > 0. Por isso, bora todos estacionar em túneis!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        os idiotas têm sempre deduções estúpidas.

      2. Avatar de Alvaro Cunhal
        Alvaro Cunhal

        Oh nando … deixa de comer palha … isso não te está a melhorar o teu meio neuronio.

      3. Avatar de Ze Nandoooo
        Ze Nandoooo

        Eu só costumo comer gelados, e com a testa.
        Principalmente quando paro numa autoestrada, sem ir para a berma, e sem ter controlo do carro por minha própria iniciativa. A culpa obviamente que será do irresponsável que vinha atrás.

      4. Avatar de Profeta
        Profeta

        So se o carro ficar mal travado e que isso acontece e se for a descer lol.

    4. Avatar de gt
      gt

      Tens toda a razao Miguel!

    5. Avatar de nananina
      nananina

      Aplicar o codigo da estrada portugues ao americano….
      Muito bom so para comecar…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        para começar
        não consegues perceber que é algo que nem precisava estar na Lei.
        qualquer inteligência em serviços mínimos consegue chegar lá sozinha.

        e a este também . .
        “Artigo 18.º
        Distância entre veículos
        1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
        […]”

    6. Avatar de secalharya
      secalharya

      Quando o carro vai à tua frente trava a fundo não há nada a fazer.

      Os Teslas(fantom braking) e Autopilot deviam ser banidos da estrada.

    7. Avatar de Ateus
      Ateus

      Finalmente alguém diz algo de jeito sobre este acidente, parece que todos se esquecem do código da estrada.. os automatismos vem depois! Supostamente foi um carro que parou sozinho mas podia ter sido um condutor e outro carro a travar por algum motivo qualquer, o acidente acontecia na mesma!

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        Eu acho que são todos culpados, mas para vocês são mais culpados os que cometem infrações “LEVES” (não respeitam a distância de segurança), do que aquele que comete uma infração “MUITO GRAVE” (parar na faixa de rodagem em autoestrada ou equiparado)

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          LÊ o Código da Estrada

          (já que não tens a inteligência necessária para conseguir perceber por ti próprio sozinho que há centenas de causas possíveis que levem a que um carro (qualquer carro) se imobilize subitamente e que só consegues evitar o estouro se circulares a distância que te dê tempo para reagir)

          1. Avatar de jota
            jota

            Quando vi o video não consegui encontrar nenhuma causa para este carro se imobilizar subitamente, não me pareceu que o condutor tenha sofrido algum ataque subito pq saiu do carro logo a seguir. Do teu ponto de vista até parece que este condutor até foi muito responsável, até deu pisca! Mas esqueceu-se de ligar os 4 piscas para garantir que a paragem era mesmo “segura” (mesmo sendo uma infração “muito grave”).

          2. Avatar de RC
            RC

            É porque ia mais devagar que todos os outros, isto antes de travar a fundo e até fazer fumo, ah espera isto não aconteceu, nem sequer parece ser uma travagem de um tesla.

  4. Avatar de jotabê
    jotabê

    Este FSD ainda precisa de umas aulas de condução, quando aprendi a conduzir, se tiver algum problema devo encostar na faixa mais à direita…

    1. Avatar de BêJota
      BêJota

      E nas aulas não te ensinaram a diferença entre via e faixa?
      Mais um poeta do pingo doce.

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        preciosismos à parte, olha o que está no texto… “mostram um Tesla Model S a parar num túnel na faixa de rodagem mais à esquerda”

        1. Avatar de BêJota
          BêJota

          Quem colocou a notícia é um perito do teu nível. É a tua justificação?

          1. Avatar de jotabê
            jotabê

            quando começo com “preciosismos à parte”, admiti a falha, mas há sempre aqueles que se acham acima de todos e nunca se enganam, e como não têm argumentos sobre o tema criticam a forma corrente das pessoas se expressarem, fica bem.

  5. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    É uma tecnologia recente e obviamente ainda apresenta erros. Talvez tenha sido precipitada a decisão de o disponibilizar já, mas é os serviços técnicos apurarem o que se passou e a situação ser resolvida.

  6. Avatar de Stanley
    Stanley

    Se está a comprar briga com o Putin, tem que se precaver das possíveis sabotagens – típicas da máfia. (uma opinião)

  7. Avatar de Alvaro Cunhal
    Alvaro Cunhal

    Pelo que vi nas imagens não foi o Tesla que provocou o acidente. Se fosse outro qualquer carro que tivesse uma anomalia qualquer e fosse forçado a parar teria o mesmo desfecho, porque os ignorantes a tras nao respeitam as regras. Já se os que viessem a tras também fossem Teslas nem sequer tinha havido um acidente.

    1. Avatar de Art
      Art

      Aliás, melhor ainda… Se os outros fossem carroças nem existiam acidentes.

      O conceito da Tesla é uma utopia. A aplicação prática é uma estupidez. Alguma vez vou comprar um carro e depois pagar 10 mil por upgrade de software? Mas prevalece a vontade do dinheiro e do exibicionismo. Um tesla não passa de um acessório de moda que por acaso circula nas estradas.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Eu tive um Ford Focus TDCI que tambem se desligava em andamento, Felizmente nunca provoquei nenhum acidente. Uma das vezes foi na autoestrada, na faixa da esquerda. Na imagem, tambem se ve o carro a fazer pisca antes de parar. O meu nem avisava, desligava-se ce pronto

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Primeiro quem garante que o carro estava com o autopilot e que nao foi o condutor a parar? Segundo quem bate por tras é que tem culpa portanto o que provocou o acidente foi o que vinha atras que vinha a dormir

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O Tesla travou a fundo…

      1. Avatar de Rui apoia Nuno
        Rui apoia Nuno

        A travagem a fundo é um comportamento exclusivo do autopilot?”? (Ou será que não percebeste a pergunta do @Nuno???)

        1. Avatar de secalharya
          secalharya

          Vê o vídeo.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Fez pisca, mudou de faixa de rodagem e abrandou. Foi tudo menos travar a fundo.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Então só presumo que não foi o autopilot porque o autopilot nunca trava a fundo a não ser por um claro obstaculo que não era o caso, mesmo que o condutor nao toque no volante a algum tempo ele encosta o carro e trava progressivamente nunca a fundo

        1. Avatar de secalharya
          secalharya

          Pesquisa por “phantom braking”.

  10. Avatar de Art
    Art

    Quem aprovou a disponibilidade deste serviço quando é comum vermos. casos de falhas graves ? O problema é que sem isto os Tesla passam a ser carros banais…ainda tem muitos anos de testes pela frente

  11. Avatar de João Silva
    João Silva

    Distância de segurança??? Será que sabem ou se lembram do que é???
    Foi um Tesla, mas podia ser um outro automóvel qualquer, que avariasse e se imobilizador quase imediatamente…
    Isto é o que dá andarem a cheirar o cu uns aos outros…

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O Tesla travou forte. Foi uma manobra bastante perigosa e por isso os outros condutores não tiveram hipótese de reagir.

      1. Avatar de TSSRK
        TSSRK

        Veja o video novamente, aos 00:11 ele está com o pisca ligado e a abrandar progressivamente…o condutor do suv é que ia a dormir

        1. Avatar de secalharya
          secalharya

          “progressivamente”

          Ele travou forte. Vê lá outra vez o vídeo.

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Efectivamente o primeiro automovel a bater no Tesla até pode se safar… mas e os outros?
        O segundo tinham mais que tempo, a distancia é consideravel, e o terceiro ainda demorou, e os restantes vinham todos juntinhos.

        O TESLA tem culpa? talvez, o outros todos sem ser o primeiro? definitivamente têm culpa.

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Choques em cadeia, já ouviste falar? Se o carro que vai na tua frente só para na traseira do outro, como achas que tens tempo de travar? Se ele travar e parar antes, até podes “travar com ele” e safam-se. É verdade que muitas vezes estamos com atenção no carro mais à frente e antecipamos a travagem, mas nem sempre é assim que funciona.

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Sim mas isso nao e culpa de quiem vai atras. Esse mantem a distancia de seguranca e consegue evitar o acidente. Agora a culpa e do que vem atras de nos se nao mantiver a distancia de seguranca nada a fazer. Choque em cadeia inclusive ele que manteve a distancia de seguranca. Se mais pessoas tivessem civismo na estrada e mantivessem a distancia de seguranca este tipo de acidentes era evitado.

        2. Avatar de secalharya
          secalharya

          Nunca ouviste falar em efeito Dominó?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Esse “efeito dominó” desculpa quem não mantém a distância de segurança?

  12. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Está bem que o phantom braking é uma coisa tramada mas esta malta também tem reações institivas cujo tempo de acção se compara a de caracóis…

  13. Avatar de Mike
    Mike

    Um sistema full drive sem recurso a sensores Lidar… e o resultado está à vista. A Tesla teima em não usar essa tecnologia e, rapidamente vai ser ultrapassada por outras marcas no que toca a condução autónoma. Possivelmente o que casou “confusão” ao sistema da Tesla foi o túnel, já que tudo tem de ser calculado com base em imagens capturadas das câmaras. Basta sombras ou algo que “engane” o algoritmo para isto acontecer. Tal e qual o sistema de travagem automática da Mercedes há uns anos, em que o radar foi “traído” pela quantidade de arame usado no túnel de betão: https://www.youtube.com/watch?v=BYY7OfQ4-5A
    Voltando ao Tesla e o seu “full drive”, fica aqui um video que demonstra a capacidade de estacionamento de um Tesla, BMW, Ford e Audi entre dois carros: a Tesla é o pior de todos, apesar de ter sido a pioneira na área de condução autónoma: https://www.youtube.com/watch?v=nsb2XBAIWyA

  14. Avatar de Ogoid
    Ogoid

    Existe alguma razão pela qual alguns estados da EUA e paises europeus proibirem o sistema.
    Existem vários videos que demonstram como este sistema ainda tem muito para evoluir.
    Vejam o video do Marques Brownlee e verificam como ele não tem confiança no sistema apesar de, tal como eu, ficar impressionado com o que faz:
    https://www.youtube.com/watch?v=9nF0K2nJ7N8

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      O sistema evita muitos mais acidentes que provoca, mas não está pronto para ser autónomo. É preciso estar minimamente pronto para tomar o controlo quando fizer asneira.

  15. Avatar de Kartolas
    Kartolas

    Ou seja, somos todos cobaias. Culpa do governo pq existe para proteger os cidadãos e n o faz. Não querem conduzir andem de transportes…

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      O governo também é culpado de toda a me/&%A, até das asneiras que se fazem nos EUA, onde foi este acidente..

  16. Avatar de João Campos
    João Campos

    Alguns esclarecimentos:

    * O FSD não fica ativo nas auto-estradas, isto é o AP (autopilot) normal. Portanto o dia em que foi disponibilizado o update não tem nada a ver com isto.
    * Isto é quase de certeza phantom breaking, algo que ocorre com alguma frequência no meu Tesla. Para contrabalançar isto é (só) preciso carregar no acelerador quando o carro começar a berrar que está a fazer uma travagem de emergência. Algo que claramente este condutor não fez, não devia ter o pé no pedal.

    Enfim o sistema falha de facto e aconselho a quem estiver atrás de um Tesla a ter sempre uma distância de segurança. Estas travagens repentinas podem acontecer, principalmente em zonas com sombras.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Depois de ver o video e conduzir diariamente um tesla, há claramente algo muito estranho nesta história. O carro nunca faz o pisca e muda de faixa automaticamente. Parece-me que o carro fez pisca, o condutor virou o volante para mudar de faixa, o que desativa o autopilot. Desativando o autopilot, é preciso carregar no acelerador senão o carro para… É apenas a minha opinião sobre isto mas de certeza que a Tesla tem a informação de tudo o que aconteceu e virá a publico dizer alguma coisa

  17. Avatar de Ab
    Ab

    O musk anda a brincar com o brinquedo novo (Twitter) entretanto a Tesla ja vale menos 200MM e a ppware ainda não deu a notícia!!! E esta no Guinness world recorda

    Acerca do acidente, a culpa e toda do condutor e mais ninguém.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O pplware só vai fazer a notícia da falência da Tesla daqui a 2 anos.

  18. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    Chega a ser ridícula tal matéria jornalística a querer condenar uns tecnologia que veio pra ficar. Como se carros a combustão não parasse no meio da estrada por diversos motivos. Culpa é de quem vinha atrás sem a devida distância de segurança e atenção ao trânsito a frente!

  19. Avatar de HC
    HC

    Tanta discussão por uma coisa tão simples. Então o retardado do condutor viu que o carro estava a mudar de faixa sem razão aparente e a abrandar em plena autoestrada e decidiu cruzar os braços? E depois a culpa é o autopilot. O único problema da tesla com o autopilot foi assumir que os utilizadores humanos são responsáveis e sabem o que fazem.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Ao ter o Autopilot os condutores ficam distraídos a fazer outras coisas.
      Confiam num sistema Alpha…

  20. Avatar de AmendoeirA
    AmendoeirA

    Eu achava interessante, enquanto houve este acidente no “dia do lançamento do SelfDrive”, haver ao mesmo tempo, a estatística para o mesmo dia, de acidentes na estrada, ja nem digo no mundo (porque pelo que vejo, um acidente com um Tesla na America está a abalar Portugal), mas estar disponível o numero de colisões rodoviárias nesse dia enquanto houve 1 Tesla que abrandou até parar e o 3º carro que vinha mandado já não conseguiu parar a tempo….

    O AutoDrive já está comprovado ser bastante menos propenso a acidente que condução humana ainda com todas as limitações que tenha a data de hoje portanto, se as pessoas que colidiram, tivessem a mesma capacidade de processamento do Tesla, ainda que parado por nada, não tinham colidido….

    É tramado ter que admitir que uma máquina tem menos acidentes que um humano? É…. Mas é assim…

    Saudiiiiinha

  21. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Desculpem lá, mas aqui há sempre o problema que penso velocidade a mais, se as pessoas cumprissem a velocidade e andassem com cuidade de certeza que isto não aconteceria, o telsa parou de vagar os primeiros atrás também o problema é quem já vinha lançado.
    É isso que me irrita nos condutores querem andar sempre à pressa, isso e a mania de andarem colados a nós quando vem atrás, se um gajo tem de parar de repente por alguma razão já foi….

    1. Avatar de Zé

      Estás a ver a velocidade a que todos vão? Achas mesmo que parar devagar numa recta daquelas faz alguma diferença? Ninguém está à espera que um carro pare do nada. Todos atrás devem ter pensado que só ia abrandar, não parar por completo.
      Ou por acaso sabes qual o túnel, a velocidade máxima dele e a velocidade a que todos iam?

  22. Avatar de Zé

    Luckly there’s a family guy…

  23. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Para mim essa tecnologia devia ser banida totalmente, podem dizer o que quiserem e trazerem os estudos que quiserem, mas o Elon devia começar a pensar muito seriamente em tirar essa tecnologia porque cada vez mais se vê problemas dos carros com isso ligado.

    E não me venham com a cena da velocidade que não existem herois…um carro simplesmente se trava, muitas vezes não tens hipoteses de evitar o acidente, o teu ou dos outros…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      basta cumprir . .

      “Artigo 18.º
      Distância entre veículos
      1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
      […]”

      para teres hipótese . . .

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tens sorte que os túneis cá na tugolandia são regulados por radares de velocidade, mas se um dia conduzires nos USA vais perceber como é nos túneis em que tipicamente o limite são 65 mph e o pessoal anda a 75 mph incluindo camiões, sem limitações de faixas ou regras de ultrapassagem, depois fala-me na distância de segurança para um carro que parou no meio de um túnel.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          os EUA é dos poucos países com mortalidade rodoviária superior à portuguesa. este vídeo mostrou bem porquê.

  24. Avatar de Red.Grey
    Red.Grey

    O Lado Negro das Energias Verdes
    https://youtu.be/stxkY2JelZ0

    1. Avatar de RC
      RC

      Quando poder deixe aí o lado verde das energias negras. Loool

      1. Avatar de secalharya
        secalharya

        Tens de deixar de comer gelados com a testa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Então porquê, explique lá ?

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Lado Verde da Energia Negra
      arranjas para ver?

  25. Avatar de Alberto
    Alberto

    Eu não percebo do que estão a falar o Tesla usou o pisca e abrandou o seu movimento até parar foram os burros dos condutores que estavam a acelerar em fez de abrandar, vê se que pelo menos 3 pararam como teve ser enquanto o outro no jipe continuou como se fosse a fugir da polícia.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Claro. É normal um carro travar forte depois da entrada de um túnel…

  26. Avatar de Grafishun
    Grafishun

    O Tesla abrandou por malfunction ou avaria, os culpados são quem bateu por trás e quem não reconhece isto nunca deve ter apanhado uma fila de trânsito numa autoestrada na fila da esquerda, não conduz ou pagou a carta. Tal como um Tesla, qualquer outro carro pode ter uma avaria catastrófica e desligar-se de repente ou agarrar o motor na via da esquerda…fazem o quê? Distância de segurança é para respeitar.

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Não esqueer que, em pt, parar na faixa de rodagem em autoestrada ou equiparado é considerado infração “MUITO GRAVE”, já conduzir sem guardar a distancia de segurança, pode ser inseguro e perigoso, mas não incorres em nenhuma infração.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        tens de ler o Código da Estrada

        1. Avatar de jotabê
          jotabê

          Ok, tens razão, trata-se de uma infração “LEVE”

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            vai à escola para aprenderes a ler

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        deixa de ter certezas sobre o que ignoras..

        “Artigo 18.º
        Distância entre veículos
        1 – O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
        2 – O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
        3 – O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
        4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.”

        “Artigo 145.º
        Contraordenações graves
        1 – No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações:
        […]
        f) O desrespeito das regras e sinais relativos a distância entre veículos, cedência de passagem, ultrapassagem, mudança de direção ou de via de trânsito, inversão do sentido de marcha, início de marcha, posição de marcha, marcha atrás e atravessamento de passagem de nível;
        […]”

        “Artigo 146.º
        Contraordenações muito graves
        No exercício da condução, consideram-se muito graves as seguintes contraordenações:
        […]
        h) As infrações previstas nas alíneas f) e j) do n.º 1 do artigo anterior quando praticadas nas autoestradas ou vias equiparadas;
        […]”