Fui multado, como posso requerer o registo fotográfico do radar?

75 Comentários

Cada vez mais as forças da autoridade dispõem de tecnologias avançadas para controlar os automobilistas. Contudo, não quer dizer que a tecnologia – ou quem interpreta o que foi recolhido – esteja totalmente correcto com o que de facto se passou. Para isso há a prova em formato imagem disponível ao condutor.

Saiba que pode requerer o registo fotográfico do radar numa infração de excesso de velocidade e isso pode evitar que seja multado. Veja como proceder!

Fui multado, como posso requerer o registo fotográfico do radar?


Se no passado as coimas já “faziam doer”, agora, com a entrada do novo regime de Carta por Pontos, ainda será muito mais doloroso. Se o intuito é proteger as pessoas, também é verdade que o erro faz parte do ser humano e um agente pode errar. O condutor que foi apanhado a transgredir tem a seu cargo algumas ferramentas para poder confirmar ou rebater o que de facto aconteceu.

 

Fui multado, como posso agir em minha defesa?

Se não fomos notificados com todos os detalhes da infracção, a primeira acção para nossa defesa será obter todos os dados disponíveis sobre a infracção em causa. Nos casos de excesso de velocidade, por exemplo, devemos solicitar imagens, as fotografias do momento em que o radar nos apanhou a transgredir.

De seguida, solicitar a certificação do radar, todos os dados técnicos do mesmo e a seguir analisamos ao pormenor o auto-notícia.

Fui multado, como posso requerer o registo fotográfico do radar?

 

Atenção às provas com má qualidade

Se porventura forem entregues fotografias completamente negras, onde é impossível distinguir seja o que for, e autos mal preenchidos, com horas e locais impossíveis, erros que acontecem, então, é logo a primeira oportunidade de contestarmos. Alguns destes “requisitos” foram já abordados por advogados que tratam destes casos.

 

Mas a quem é feito o requerimento do registo fotográfico?

Esta informação está devidamente apresentada no portal. O registo fotográfico pode ser requerido, por escrito, dirigido ao Sr. Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, pelo arguido ou pessoa devidamente mandatada para o efeito, indicando o nº do auto de contra-ordenarão, e pode ser realizado:

  • Por correio registado para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, sita no Parque de Ciências e Tecnologia de Oeiras, Avenida de Casal de Cabanas, Urbanização de Cabanas Golf, n.º 1, Tagus Park, 2734-507 Barcarena,

ou

  • Pessoalmente, na Secção de Contraordenações do Comando Distrital da PSP ou no Gabinete de Atendimento ao Cidadão do Comando Distrital/Destacamento de Trânsito da GNR, da área de residência do arguido, cujos contactos poderá consultar aqui​​.

 

Tem custos este requerimento?

Tem. O valor das taxas encontra-se previsto na Portaria n.º 1334-C/2010 de 31 de dezembro (atualizadas automaticamente em 01 de Março de cada ano, art.º 3º):

  • Certidão, por página– 17 €;
  • Fotocópia a cores – 2,23 € por página;
  • Fotocópia a preto e branco – 1,11 € por página;
  • Fotocópia autenticada – 1,11 € por página a preto e branco, acrescendo 2,23 € por cada página a cores;
  • Fotocópia em suporte digital – 14 €;
  • No caso das fotocópias requeridas se reportarem a processo já arquivado, acresce ao total o valor de 3,33 €;
  • ​​O envio da documentação requerida através de meio eletrónico, importa num custo de 3,33 € a acrescer ao total do valor da cópia;
  • O envio da documentação requerida via CTT, importa num custo de 14 € a acrescer ao valor da cópia.

O pagamento pode ser efetuado por vale postal ou através de transferência bancária para o IBAN ANSR – Terceiros –  PT50 0781.0112.01120012759.84

Efetuado o pagamento da taxa indicada, deverá reencaminhar a estes serviços o respetivo comprovativo para o endereço de email receita@ansr.pt​​.

Os valores das custas e o NIB devem ser previamente confirmados em http://www.ansr.pt/ na secção “Como requerer cópia do registo fotográfico?”.

 

pplware_brigada_de_transito01

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária disponibiliza um formulário/minuta do Requerimento de Consulta de Processo/Envio de Prova Fotográfica. Poderá descarregar aqui o documento.

O Código da Estrada poderá igualmente ser uma boa fonte de informação, poderá verificar aqui numa versão online o que ditam as regras.

ANSR

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul Vidal
    Raul Vidal

    Somando tudo a quanto fica o pedido?

    1. Avatar de NT
      NT

      Bem isso é bom agora o ter que pagar para fazer provar que fomos mal identificados… Acho bem que quem queira contestar a ‘multa’ e não tenha razão sejam aplicadas todas essas taxas, taxinhas e até mesmo os ‘tachinhos’…
      Agora casos em que tratores agrícolas que nunca saíram de uma das ilhas (açores ou madeira) sejam multados por excesso de velocidade na A2 essas taxas deveriam ser aplicadas aos agentes envolvidos na passagem do auto.

      1. Avatar de MShaitan
        MShaitan

        E não podem ser chicos espertos com matrículas falsas..?! Acho muito bem que haja controlos de radares, porém, não concordo que estejam escondidos, até porque isso naquele momento não vai fazer as pessoas andar devagar.. Já com prévio aviso as coisas mudam de figura..!!!

        1. Avatar de mythic
          mythic

          tens razao , o sr do cafe aonde eu ir recebeu uma multa de umas centenas para pagar por ter passado na via verde sem identificador numa auto estrada no sul(ele é do porto) , ele contestou e apresentou como provas um video do casamento da filha que foi nesse dia em que o carro da noiva era o dele renault laguna e cerca de 200 testemunhas , acharam estranho e a judiciaria investigou como era possivel andar 2 lagunas verdes com a mesma matricula a 400km de distancia a mesma hora , resultado , existiam 26 lagunas com a mesma matricula , burla do stand

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            26??!!
            Já tinha ouvido falar nesse tipo de burla, mas 26!! Vai lá vai…
            Como é possível…

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Calma lá que isso tem muito que se lhe diga, e por várias razoes.

            1 – Se os carros foram vendidos a pessoas que nao tinham conhecimento da burla, todas elas iriam fazer seguro, todas elas iriam fazer inspecao. Logo em pouco tempo já haveria alguem a investigar porque raio o mesmo carro tinha 26 seguros diferentes em nomes diferentes e ainda faziam 26 inspecoes por ano. Isto já para nao falar do respetivo pagamento do IUC.

            2 – Quando compras um carro, ele tem de passar para o teu nome, e aí recebes o respetivo documento unico com o teu nome e dados do carro (matricula incluida claro), logo o IMTT ja estaria a investigar porque e que um carro teria 26 donos diferentes.

            3 – Os numeros de chassis sao verificados nas inspecoes em varios pontos diferentes do carro, normalmente vidro e longarinas. Logo seriam facilmente descobertos.

            Ou seja, a provabilidade de haver mais de um carro com a mesma matricula a circular sem o respetivo “dono” saber muito mas muito muito baixa, quanto mais 26.
            Algo esta muito mal contado no meio de toda essa historia.

        2. Avatar de NT
          NT

          “E não podem ser chicos espertos com matrículas falsas..?! ” Pois, porém não tem que ser o cidadão que respeita a lei a pagar por esses chicos espertos e com tanta “espionagem” para bem da segurança como é que isso passa? Podem ser terroristas que usem esses carros com matriculas falsas para transportar bombas…
          Farto de ser mais uma ovelha e deixar que meia dúzia de cães mandados por 2 ou 3 pastores controlem a minha vida.

  2. Avatar de João
    João

    Conheço pessoalmente uma pessoa que recebeu pelo correio uma multa por excesso de velocidade do seu carro a 150km de casa…..que estava desmontado a fazer o restauro numa oficina. Há ai muita gente a circular com matriculas falsas.

    1. Avatar de Pedro Almorin
      Pedro Almorin

      o mais estranho são tractores multados a +de 150km.
      Não tenho conhecimento de casos reais assim mas pelo menos já é mito Urbano 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Um desses passou numa reportagem da RTP. Não é mito…

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já estou a espera da dita foto a mais de 6meses

  4. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Mas antes de pedir os registos deve-se pagar a multa ou nao? Ou quando se faz os pedidos o tempo de pagamento da multa fica congelado?

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Não, deslocas-te ao comando regional da psp mais perto de ti e pedes os requisitos para veres o processo e não pagas nada. Se não tiveres razão ai é que tens de pagar a multa.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      deve, pelo menos, colocar o dinheiro da multa à disposição / cativo. passando num posto eles explicam exatamente como fazer. não é obrigado a fazê-lo, mas se o fizer e caso venha a confirmar-se a infração, paga o valor minimo e fica com a apreensão de carta pelo período minimo ou até mesmo pena suspensa. caso não cative o valor da multa, se a infração se confirmar leva com pelo menos o dobro do minimo da multa e fica sem direito a pena suspensa na carta. basicamente, a questão do dinheiro cativo é visto como ato de boa fé por parte do cidadão.

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    Olha, uma carrinha do pão do José Patrício Marques do Paiol!!!
    Bom artigo Vítor! 😉 Obrigado!

  6. Avatar de Zé Lau
    Zé Lau

    Recebi uma multa de transito no Brasil e o papel além de ter demorado apenas 2 semanas, a notificação vem com 2 fotografias da evidência. Reclamei e fui ouvido por pessoas que nos ouvem e a multa fui anulada. Não paguei nem 1 tostão por isso.
    Aí reclamar o que quer que seja é um problema, além do tempo que demora o documento a ser “processado”. Alguém nos ouvir, esqueça, a prepotência domina e só por estar ali somos criminosos……..

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Brasil é um pais muito desenvolvido. Risos.

    2. Avatar de Jaime
      Jaime

      ANSR reclama primeiro e paga depois
      Finanças Paga primeiro e reclama depois

  7. Avatar de julio monteiro
    julio monteiro

    Pedi a foto e espero ha um ano, lamento como esta cambada de malandros demora tanto tempo para enviar um mail

  8. Avatar de Wilfred
    Wilfred

    O mais estranho é o valor do suporte digital, que no meu entender deveria ser gratuito ou pelo menos mais barato.
    E no caso de termos a razão, é nos devolvido todo esse valor gasto! Provavelmente não, e certamente a multa tem mesmo que ser paga, para depois se fazer outro pedido, desta vês de reembolso. “NO CASO DE TERMOS A RAZÃO” O que é difícil de acontecer temos que admitir.

    1. Avatar de FERNANDO DE CARVALHO
      FERNANDO DE CARVALHO

      Pagando a multa, meu caro, eles alegam que o pagamento é prova de reconhecimento de culpa. Nunca mais veem o dinheiro.

  9. Avatar de Tugatento
    Tugatento

    Somando estes valores será que há vontade de reclamar? Para onde vai o dinheiro? Para emolumentos do pessoal dos serviços? Isto e tudo a gamar o contribuinte. Não há pachorra para aturar estes m###as.

  10. Avatar de Kabuki
    Kabuki

    E nas fotos tem de aparecer só a viatura do condutor multado. Existem fotos em que aparecem mais viaturas tipo uma frente e outra atrás. Não serve.

  11. Avatar de Manuel Pinho
    Manuel Pinho

    Em suma, os custos apresentados para termos acesso às provas que nos “incriminam” acabam por ser dissuasores, mas isto é a lógica do Estado para com o cidadão em quase tudo, desde estas provas às certidões que temos de obter no registo civil. Pagar caro um serviço que qualquer um de nós fazia por menos de um café!
    Sou da opinião que com tanta tecnologia ao nosso dispor, e com a nova carta por pontos, fazia todo o sentido termos acesso ao nosso cadastro quando quiséssemos e consultar todas as provas quando fossemos autuados sem esta necessidade de as pedir. Se prevaricamos, temos de saber onde, como e porque e não temos de andar a pedir “provas”, estas devem ser-nos apresentadas como prova do nosso “crime”.
    Desta forma, evitar-se pedidos, custos e perdas de tempo desnecessários para ambos os lados.

  12. Avatar de Wazer
    Wazer

    O estado, como pessoa de “Bem”, supostamente, deveria de entregar juntamente com a coima a fotografia, sem quaisquer pedidos especiais. Isso sim, é uma demonstração da verdade. Agora só com pedidos especiais, estão simplesmente a chular as pessoas, para não fujir à regra.

    No entanto, a minha esposa foi multada por excesso a cerca de um ano e pouco, e juntamente com a coisa para pagar, veio a imagem do radar, sem que para isso se tivesse feito algum pedido especial.

    A fotografia do veiculo infrator deveria por norma ser sempre entregue, sempre!

    1. Avatar de Wazer
      Wazer

      Inclusive a certificação do radar.
      Por isto, não percebo agora toda esta burocracia para se ter a imagem segundo se relata na noticia. Pensava eu, que fosse já prática comum.

      1. Avatar de Raul C Bastos Veloso
        Raul C Bastos Veloso

        E o simplex à Costa.

        1. Avatar de Raquel Santos
          Raquel Santos

          Seria bem mais simples uma plataforma para consultar os dados, bastando colocar os dados do auto e tinhamos acesso a tudo online -.-

          1. Avatar de Zanw
            Zanw

            O site para o efeito já existe, agora implementado não está. Ainda está espera do password pro mesmo.

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Isso é o que acontece por exempo no UK, onde se por ventura receberes uma multa em que nao esteja presente a respetiva fotografia, etc etc nao tens de pagar.

      Se na foto nao for claro a marca, modelo e cor do carro nao tens de pagar tambem.

    3. Avatar de Jéssica
      Jéssica

      Até podem dizer mal do Brasil,mas a princípio recebemos uma autuação da multa e passado alguns dias recebemos o valor da multa com as fotos do radar.

  13. Avatar de henrique
    henrique

    Já fiz o pedido relativo a uma multa por excesso de velocidade, paguei a importância respectiva, enviei a carta registada à ansr, fiz tal e qual como o procedimentos que vocês aqui no site indicam. Na altura tive que pagar a multa para não ficar sem os documentos.
    No entanto, já lá vão mais 2 anos e até agora nada de registo fotográfico.

    1. Avatar de APereira
      APereira

      E possivelmente vais aguardar mais uns tantos até te esqueceres e passares a frente.

    2. Avatar de FERNANDO DE CARVALHO
      FERNANDO DE CARVALHO

      Pagaste? Está o caso resolvido.

  14. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Gosto do artigo mas não entendo porque o sistema de pontos “será muito mais doloroso”.
    Uma coisa que também está mal no nosso sistema é pagar para se reclamar. Deve-se pagar sim mas se não se tiver razão. Outra coisa também injusta é o estado não pagar juros numa devolução mas nós pagamos coimas e juros se não pagarmos logo 🙁

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      O estado trata-nos como gado. Somos exclusivamente úteis para sermos explorados para usufruto de uns poucos do governo.
      Eles acham que precisam de talheres em prata e altas máquinas para se deslocarem.

  15. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Mas não basta pedir a prova fotográfica pela net? Através do portal das contra-ordenações? Foi assim que pedi o meu. Devo referir que ainda estou à espera que façam a soma do valor a pagar, para depois pagar. Depois já sei que tenho de esperar mais uns meses para receber a foto…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A foto prova o quê? Hoje em dia qualquer um que saiba mexer em photoshop ou semelhante pode fazer essa montagem.
      Se eles enviam uma acusação e ainda fazem uma exigência com ameaças, têm de provar muito bem, caso contrário é também crime.

  16. Avatar de Augusto
    Augusto

    Já vi aí pessoal a dizer que se tem que pagar, e depois reclamar. Não é pagar mas sim deixar o dinheiro em depósito caso tenha razão devolvem. Pagar é assumir o erro. Isto pelo que me contaram.

    1. Avatar de AR
      AR

      Alguma vez soubeste de um caso em que tenham devolvido o dinheiro sem ir a tribunal?
      Eu também näo, e estou há espera de uma multa há 6 anos. Respondem sempre que o meu pedido de reembolso foi adicionado ao processo.
      Se pagam ou fazem depósito nunca mais veem o dinheiro! Näo é preciso pagar nem fazer deposito para apresentar defesa ou pedir a foto.

  17. Avatar de Raul C Bastos Veloso
    Raul C Bastos Veloso

    Simplex. Sacar. Roubar é tudo igual.

  18. Avatar de Joao Souza
    Joao Souza

    O Sr. Shaitan tem toda razão. Estar escondido o radar passa a multa evidentemente, mas não abranda a marcha. Se estiver a 200km continua o resto da viagem a 200km ou perto disso.
    Depois não se percebe estes valores para pedir prova dos nossas direitos. Não tem outro motivo: chular as pessoas.
    Vergonha…

  19. Avatar de Luis Soares
    Luis Soares

    o que tem que fazer é o pedido de injunçao da multa e ponto final…. qual prova fotografica qual que…..segundo decreto lei todo o controle fixo de velocidade feito pela autoridade obriga a informaçao prévia com sinalizaçao propria na estrada em questao !!! façam busca sobre a lei e informem-se…..nao pagam uma!!!!

    1. Avatar de dunno
      dunno

      Qual e o decreto de lei ? Pode ser util a algumas pessoas

      1. Avatar de FERNANDO DE CARVALHO
        FERNANDO DE CARVALHO

        A todas-

    2. Avatar de Kabuki
      Kabuki

      Isso é válido se o radar for fixo. Normalmente usam o radar “Multa Nova MR 6FD” que pode estar instalado numa vatura em andamento, neste caso não é necessária prova fotográfica.
      Nos casos em que usam o “Multa Nova 6FD” fixo em tripé ou mesmo o “Multa Nova MR 6FD” que pode ser montado dentro de uma viatura imobilizada as multas são inválidas se estiverem escondidos ou disfarcados. A lei é bem clara, precisam de estar identificados e com aviso, tal qual os radares instalados fixos. É que mesmo sendo um radar móvel e estar a ser utilizado em tripé ou numa viatura imobilizada torna-o fixo, está poisado.

  20. Avatar de João Morais
    João Morais

    Isto é só para desmotivar … depois de somado todos os valores vão ver em quanto fica … enfim…. é o que temos …

  21. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Para evitar o pagamento do registo fotográfico, basta pedir para ver o processo. Mais tarde vão ser notificados em casa para ir ver o processo ao Comando Distrital da PSP.

  22. Avatar de José freitas
    José freitas

    Devem antes de tudo consultar o decreto-lei sobre a velocidade
    Só é punido pela nossa lei casos de velocidade média (V M)e nunca por velocidade imediata (V I)

    1. Avatar de Agostinho
      Agostinho

      Como é isso?

  23. Avatar de Manuel Ribeiro
    Manuel Ribeiro

    Reclamar multas! Eu fiquei a arder. Supostamente fui apanhado a conduzir ao telemovel, e não tinha telemovel, passafos 4 meses recebi a intimidação para me apresentar na psp, pedi o auto e verifiquei que a matricula era a minha a marca era do meu carro mas a cor no auto era cinzento e o carro é vermelho. Paguei e reclamei ao governador civil e a resposta foi ” Pagar a multa em dobro ” Dá para acreditar! Paga e não bufes.

    1. Avatar de FERNANDO DE CARVALHO
      FERNANDO DE CARVALHO

      Democracia

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu fui multado indevidamente pela Emel pelo que ao exigir que não me multassem, multaram à mesma com a desculpa de que tinha de preencher um papel a entregar na loja de cidadão que me entregaram na hora. Preenchi cheguei à loja de cidadão ninguém me aceitou o referido papel visto que não havia governo civil e blá blá blá. Fui a uma amiga advogada que me disse que o papel que me entregaram nem sequer tinha validade visto a quantidade de erros que lá estavam.
    Enfim era sodomizá-los a todos. Em portugal é isto, orgulho…

  25. Avatar de Marco
    Marco

    É mas é pedir os certificados de calibração dos radares … e ver que na maior parte dos casos os aparelhos não os têm …

  26. Avatar de A.Correia
    A.Correia

    No meio disto tudo, está a incompetência da organização da ansr.
    Aconselho a que, reclamem SEMPRE e na reclamação é que solicitam a entrega das fotos e certificados de fabrico e funcionamento dos radares, MAS…..entreguem pessoalmente no posto da GNR ou PSP ficando com cópia carimbada pela autoridade para fazer fé, e, aí, a reclamação entra de imediato no “sistema”
    Porem, todos os processos que demorem mais de dois anos a ter resposta, são arquivados, não havendo consequências por terem prescrito.
    Os que pagaram, ficam sem o dinheiro mas não têm penalização.
    MUITO CUIDADO COM OS PONTOS.

    1. Avatar de FERNANDO DE CARVALHO
      FERNANDO DE CARVALHO

      Carimbada só, não chega. Para servir de recibo de entrega, tem de ser carimbada com data e hora de entrega e assinada, com o respectivo Nº. e posto do agente.

  27. Avatar de KillerX
    KillerX

    A polícia só está lá quando apetece não é como na América que fica 24 horas ao serviço.

  28. Avatar de Sodacni
    Sodacni

    Em portugal é a politica da caça à multa,
    em vez de se prevenir e a localização dos radares estarem assinaladas, não, deixem os carros andar as 200/300 nem que se espetem o que interessa é a multa

  29. Avatar de wpjoao
    wpjoao

    outra coisa e pedir a revisão do radar tem que ter inspeccionados todos os anos se não forem podem reclamar e a multa fica sem efeito

  30. Avatar de alexgomes
    alexgomes

    Uma multa por circular na faixa do BUS passada por um agente da PSP é valida sem ter fotográfica? Ele pode multar so porque diz que viu?

  31. Avatar de MIKO
    MIKO

    alguém sabe me explicar se a fotografia deve ter incluído os valores da velocidade? ou basta enviarem-nos uma foto da viatura e depois “inventar” uns números para a velocidade? Onde saber se os números são verdadeiros ou inventados? A minha palavra de que ia a uma velocidade inferior à indicada tem alguma validade?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto. Essa foto com a velocidade em baixo não prova nada!

  32. Avatar de Vasco
    Vasco

    Ola! Antes de mais dscp por pedir ajuda sou novo nisto!
    Hj num local de 100km/h…passei a 125-130km/h num radar…..
    Mais a frente estavam 2 brigadas com 2 carros ja parados a serem autuados ….eu passei olharam para mim mas n fizeram qq sinal…
    A minha duvida e: vou receber a multa em.casa ou dado q n mandaram parar devo relaxar?
    Obrigado!!

    1. Avatar de Manuel Pinho
      Manuel Pinho

      O melhor é rezares à tua santinha para as autoridades olharem para a situação e deixarem passar. Há situações em que toleram, outras em que basta ultrapassar o limite e já foste. Vais ter de aguardar para ver o que te sai na rifa.

    2. Avatar de Gyver
      Gyver

      Tás safo. Não te preocupes. Eles só querem as infrações mais graves e rentaveis, de pessoal que anda mais de 30kmh acima do limite.
      Se rendesses pelo menos 120€, teriam-te mandado parar para recolherem logo o dinheiro.
      E se tivesses sido flashado terias visto o reflexo no espelho.

  33. Avatar de Philleas
    Philleas

    O problema é que atualmente as fotos do radar são manipuladas. São recortadas e usam filtros de luz e contraste. Não se tem acesso a foto bruta. Ex: radar na CRIL acham que com aquele fluxo de trânsito, é possível aparecer apenas um carro na foto? Há uma reportagem antiga de quando o sistema foi implementado que mostra o operador a ajustar a imagem.

  34. Avatar de Hugo Gaspar
    Hugo Gaspar

    Há algum prazo legal para a ANSR responder ao pedido de envio de prova?

    1. Avatar de Gyver
      Gyver

      A mim nunca me responderam apesar de eu ter pago extra pela prova.

      1. Avatar de Mário João Paulo de Jesus Carvalho
        Mário João Paulo de Jesus Carvalho

        Sabe qual o valor da taxa para pedido de registo fotográfico ?

  35. Avatar de Jéssica
    Jéssica

    Recebi pelo correio 2 multas por exesso de velocidade as duas no mesmo local entretanto uma era as 17:44 120€ e a outra 17:54 300€ ,fui ao posto da GNR e os sacanas tiveram coragem de dizer que eu possivelmente fui e voltei.o que faço? Pago as multas e depois contesto?

    1. Avatar de Gyver
      Gyver

      Se pagares esquece, fica o caso resolvido. Pagaste, fechado. Nunca mais te respondem sequer.
      Se nao tem fotografia, o primeiro passo é pedir em ambas. Se já tem foto, estao boas? é o teu carro? e há mais carros na imagem?

  36. Avatar de José Augusto Lopes
    José Augusto Lopes

    Bom dia,
    É legal radares escondidos/sem sinalização.
    Obrigado.
    Cumps.
    José

    1. Avatar de Gyver
      Gyver

      Pelo menos os radares móveis não estão sujeitos á obrigatoriadade de sinalização. Os fixos não tenho a certeza.

  37. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se os responsáveis do estado só pudessem multar onde as estradas estivessem em boas condições, isso sim seria assunto!!!