Fuchsia, o próximo sistema operativo da Google suportará apps Android

24 Comentários

A Google tem atualmente o sistema operativo Android bem como o ChromeOS, ambos com uma forte aceitação junto do público. Contudo, estamos cada vez mais próximos da sua próxima grande revelação, o Fuchsia.

O que se poderá esperar de um novo sistema operativo que chega numa altura “complicada” do mercado?


A caminho do seu terceiro ano de desenvolvimento, o novo sistema operativo da Google deverá substituir o Android. Aliás, é quase uma certeza. Sobretudo agora que foi confirmado o suporte das apps (aplicações) Android pelo Fuchsia.

Assim sendo, o Fuchsia juntar-se-ia ao ChromeOS, uma vez que também este pode executar aplicações Android. Para tal, o novo sistema operativo lançará mão do Android Runtime, algo que deverá tranquilizar os atuais utilizadores.

Quer isto dizer que a transformação do panorama atual será progressiva, sem cortes abruptos.

 

O Fuchsia sucederá ao sistema operativo Android

O sistema operativo Fuchsia poderá executar virtualmente todas as apps que tem no seu smartphone. Pelo menos é isto que apontam algumas publicações que descobriram dois novos repositórios alusivos ao novo sistema.

Em primeiro lugar, ambos os repositórios integram o Android Open Source Project (AOSP). Sendo que o primeiro deles já contém uma versão pré-construída do Fuchsia SDK. Por outras palavras, o kit utilizado para desenvolver apps para este novo sistema operativo.

Já o segundo dos repositórios é identificado simplesmente por “device/google/fuchsia”. Entretanto, acreditava-se que este deverá ser utilizado para emular as apps do sistema operativo Android.

 

Algo que agora se veio a confirmar graças a uma alteração no código fonte do Android Gerrit. Por conseguinte, está assim confirmada a capacidade do novo sistema operativo de emular as apps que atualmente utilizamos.

Em segundo lugar, para já não sabemos exatamente como é que o Fuchsia utilizará o Android RunTime (ART). Para já ainda permanecem algumas questões sobre a sua forma de operação concreta.

Porquanto sabemos apenas que a chegada do novo sistema operativo não significará o fim ou obsolescência imediata do outro. Muito pelo contrário, a Google fará com que uma eventual transição seja o mais tranquila possível.

Em terceiro lugar, o sistema operativo Fuchsia está a ser desenvolvido totalmente do 0 pela Google. Tudo isto no sentido de contornar algumas das atuais limitações do sistema do “robô verde”.

 

A Huawei será uma das primeiras a testar o Fuchsia

Por conseguinte, o novo Fuchsia poderá ser utilizado tanto em smartphones bem como em computadores. Aqui sem excluir toda uma panóplia de dispositivos inteligentes, tudo isto em prol da coerência, uniformidade e conectividade.

Em seguida, como já tínhamos dado a conhecer no Pplware, a Huawei será uma das primeiras fabricantes a usar o Fuchsia. Aliás, de acordo com o artigo supracitado, será o Honor Play o dispositivo eleito.

O smartphone em questão vem equipado com o processador Kirin 970. Este que é o antigo SoC topo de gama da chinesa Huawei, que garante um desempenho elevado ao dispositivo da Honor, justificando assim a sua escolha.

Em suma, o novo sistema operativo deverá ser capaz de executar aplicações Android num sistema virtual. Ou seja, emulando o Android e a Huawei pode ser uma das primeiras fabricantes a testar todas as novidades.

Para já não existe nenhuma data para a apresentação ao público da versão final deste novo sistema operativo.

Fonte

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    O Kirin 970 é o processador topo de gama da Huawei?! Olha que não, olha que não!

  2. Avatar de R!cardo
  3. Avatar de Silva
    Silva

    Já existe alguma build usável?

    1. Avatar de d
      d

      Não.
      A google tá enrolando muito pra soltar uma build.

  4. Avatar de LA
    LA

    Uma empresa Americana a usar um nome achinesado, que ninguém sabe o que é. Vai ser bonito. Estou mesmo a ver a Google a perder a cota de mercado.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Cota ou quota…?

      1. Avatar de LA
        1. Avatar de Rui Bacelar
          Rui Bacelar

          Cota por norma refere-se a altura. Quota, a uma percentagem do mercado.

          1. Avatar de KodiakShadows
            KodiakShadows

            Tambem há quem tem um pai velho e de vergonha diz que é o Cota

      2. Avatar de Jáderson
        Jáderson

        Os dois estão corretos, ambos existem e significam a mesma coisa.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fuchsia é uma palavra inglesa e bem conhecida por aqueles lados. É o nome de uma flor e também de uma cor.
      A mesma cor em Frances é chamada de Magenta, talvez conhecas, mas dado o nivel de cultura muito provavelmente nao.

      1. Avatar de RAFAEL
        RAFAEL

        mano te amei, obrigado por responder um ser desiluminado.

      2. Avatar de LA
        LA

        Obrigado pela informação. Não sabia que se tratava de uma flor e que a palavra era inglesa.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Pink? ….

    3. Avatar de Samuel
      Samuel

      Fuchia não é nome achinesado mas sim nome de uma cor. Pensa antes de escrever.

      1. Avatar de LA
        LA

        Peço desculpa pela minha ignorância…

    4. Avatar de Eduardo César dos Anjos Wandscheer
      Eduardo César dos Anjos Wandscheer

      Fuchsia é uma cor .-.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Google quer deixar de ser dependente de Linux

    1. Avatar de César Lopes
      César Lopes

      Sempre foi.
      O Android é um Unix-like não é Linux. Por exemplo não tem GNU-C, e isto chega para muitos para justificar a minha afirmação.
      Mas se não chegar tens o facto que usa kernel Linux altamente modificado…

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Finalmente vai acabar aquela bobagem dos linuxians dizendo que Android = Linux.
    Fuchsia não tem nada de Linux! Graças a Deus!
    Sou a favor de acabar 100% com o Android e começar do zero.

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Discordo um pouco da tua afirmação….. A google vai criar o Fuchsia para acabar com a fragmentação que existe atualmente no Android. Claro que no inicio quando a google comprou o Android, já poderia ter pensado nisso a longo prazo, mas andou a dormir. Mesmo com o programa “Android One” Poucas fabricantes não aderiram a este projecto, e as que aderiram ao programa contam com atualizações garantidas. O problema é que as fabricantes querem vender e querem lá saber do utilizador final, Por essas e por outras questões o Fuchsia vai ser um sistema global e igual para todas as plataformas, ou seja, quando for para atualizar, vai ser atualizado para todos, como a Microsoft e Apple