França multa a Apple em 1,1 mil milhões de euros por práticas anticoncorrenciais

5 Comentários

A França multou hoje a Apple em 1,1 mil milhões de euros. Segundo a Autoridade da Concorrência esta multa deve-se ao facto da empresa de Cupertino implementar um sistema de distribuição dos seus produtos que impedia ofertas e preços diferenciados.

Segundo as informações agora reveladas, esta foi a “sanção mais elevada” já imposta a uma empresa. Como justificação, o organismo destacou a “dimensão extraordinária” do caso. Além disso, esta ação incluiu ainda multas de 76,1 e 62,9 milhões de euros, respetivamente, às empresas grossistas Tech Data e Ingram Micro.

Imagem, CEO da Apple preocupado com a multa aplicada pela França


França multa Apple num valor recorde

Os valores da multa são recorde em França. Contudo, este comportamento que agora é penalizado, resulta de muitos anos de suposta negligência.

A decisão da Autoridade Francesa da Concorrência é desanimadora. Relaciona-se com práticas de mais de uma década atrás e descarta 30 anos de precedentes legais nos quais todas as empresas em França confiam numa ordem que causará caos às empresas de todos os setores. Discordamos totalmente deles e planeamos recorrer.

Referiu a Apple à CNBC.

Imagem Apple Store de França, que multa agora a empresa

Na fundamentação desta penalização da entidade reguladora à Apple estão três importantes argumentos. O primeiro é a divisão de produtos e clientes entre os grossistas Tech Data e Ingram Micro. Depois a imposição de preços de venda aos revendedores ‘premium’ para que estes cobrassem os mesmos preços da Apple. Por último o abuso de dependência económica dos revendedores ‘premium’, com esta última prática a ser considerada “particularmente grave” pela Autoridade.

A Autoridade decifrou as práticas muito específicas que tinham sido implementadas pela Apple para a distribuição dos seus produtos em França (excluindo os iPhones), tais como o iPad. Em primeiro lugar, a Apple e os seus dois grossistas concordaram em não competir entre si e em impedir os distribuidores de competirem entre si, esterilizando assim o mercado grossista dos produtos Apple.

Referiu a Autoridade da Concorrência.

Como resultado, as ações da Apple caíram mais de 13% no pré-mercado desta segunda-feira, no meio de uma queda generalizada nos mercados bolsistas.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge
    jorge

    O grande problema dos franceses é que estao na me?%!a, e nao conseguem ter um smatphone de marca francesa a verder e ter sucesso como certas marcas, e depois vem a inveja, as açoes da apple nao cairam por causa da multa mas sim pelo coronavirus, conheço bem os franceses lido com eles ha muitos anos, pois sao invejosos, egoistas e ciumentos, nao podem ver alguém que saiba mais que eles.

    1. Avatar de Tó

      Não te preocupes a Apple está cheia de dinheiro, tem que vir algum para a Europa não achas ?
      Se a França a multou deve ser com base nalguma Lei, não achas ?
      O normal é a Apple recorrer da multa e depois vamos ver se o tribunal decreta não aplicar a multa por inveja (como dizes), a Apple pode ate ganhar o recurso, mas de certeza que não deve ser com base na inveja.
      Se és Europeu devias era defender a Europa.
      Falta Portugal seguir o exemplo… o Costa também só quer dinheiro, junta-se a fome com a vontade de comer.

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      E depois apareceu este verdadeiro “jénio” que sabe tudo sobre os franceses…
      Fantástico!

  2. Avatar de bill
    bill

    Conclusao: em França ha uma autoridade da concorrencia que funciona.

  3. Avatar de Midget messi
    Midget messi

    a turma de trumps e afins temos de comecar a meter eles na ordem estao sempre a lancar postas de pescadas a europa temos comecar a fazer o mesmo