França insiste contra “pirataria” na net

72 Comentários

Por Bruno Gaspar para o Pplware
Numa altura em que em muitos países se especula sobre novas leis que condenem o download ilegal, a França parece querer dar o exemplo. Com 285 votos a favor e 225 contra, foi aprovada pela Assembleia Nacional Francesa uma lei que permitirá negar o uso da Internet aos utilizadores reincidentes nesta prática.

A lei prevê que quem for apanhado a “piratear” será advertido uma primeira vez via e-mail, caso o aviso seja ignorado haverá uma segunda comunicação por carta antes da decisão do corte ao acesso. A recém-aprovada lei pouco varia de uma anterior que havia sido considerada anticonstitucional.

Ao contrário do que havia sido inicialmente discutido, a decisão do cancelamento dos serviços de internet terá de ser tomada por um tribunal e não por uma entidade criada especificamente para esse propósito. Modificado o principal motivo do chumbo da proposta anterior, a nova lei, apoiada pelo presidente Sarkozy, terá ainda de ser aprovada por uma comissão composta por sete senadores e sete deputados. BBC

Partilhar:
Tags:

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno

    Os Franceses tem dinheiro… é por isso que pensam que é assim que se resolve o problema. Apostava que se tivesse 1 ano na França que nunca era apanhado.

    1. Avatar de Emannxx
      Emannxx

      Podes explicar como?
      Gostava de saber o teu raciocínio…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Facil, eles so podem colocar armadilhas/controlar o que esta em territorio nacional portanto desde que nao sacasse musicas/filmes Frances nao teria grande problema. Tens desde p2p privados, a servidores de partilha tudo estrangeiro ate a Portugal podia ir, e mais aposto que nem necessitaria de me camufelar na rede para tal acontecer.

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Nem sempre é tão facil quanto parece. Uma ligação P2P embora seja de IP para IP, é facilmente filtrada por um ISP.. já que para tar-mos ligados à net, temos que sempre autenticar a nossa ligação e estamos sempre dependentes de um servidor para o acesso. A melhor solução passa mesmo pela camuflagem e encriptação de dados entre emissor e receptor.

          Tens um pequeno exemplo de como eles controlam o nosso tráfego mensal… saques onde sacar, nacional ou internacional.. ip para ip… eles sabem sempre e até sabem distinguir os diferentes tipos de download 😉

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Ma friend… e se o teu PC for um de muitos que faz parte de uma botnet, e sem tu saberes esta 24/7 a distribuir copias nao autorizadas de MP3s? e se alguem crackar a tua rede wireless e usar a tua ligacao sem tu saberes para distribuir MP3s?
            Acho que a acusacao de negligencia tem que ser retirada de qualquer iniciativa no campo da distribuicao nao-autorizada de obra alheia, sob pena de toda a gente ser multada e a policia deixar de andar na rua para se dedicarem apenas a vigiar computadores. Se este tipo de leis forem passadas, os detentores de direitos de autor vao passar a ocupar uma parte significativa do tempo e recursos das policias e tribunais, em desfavor de actividades policias que afectam muitos mais cidadaos: Um perigo para a civilizacao muito mais grave do que o desaparecimento das empresas de distribuicao de CDs.

          2. Avatar de A friend
            A friend

            @nuno

            é facil saberes tudo isso, se alguém acede a tua rede wireless ou o teu computador tem um botnet…

            Muito facil mesmo…nem é preciso ciencia nem software extra 😉

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Friend: eu sou um user experiente mas aceito a possibilidade de estarem a acontecer coisas no meu PC e na minha rede sem eu saber: Rootkits, virus, invasoes de varios tipos…
            mas se a lei existe e para mim, para o sujeito que percebe muito de computadores e para o sujeito que nao compreende e defende que so quer saber usar o PC e nao quer estudar a fundo tudo o que esta relacionado com informatica. Sera que esse sujeito (que eu acho que e a maioria) deve ser penalizado por alguem usar o seu PC dolosamente? e que isto e uma subversao do Direito!

          4. Avatar de A friend
            A friend

            @nuno claro que não, eu proprio já falei sobre isso noutros topicos…

            Isto não vai dar em nada mesmo porque há serias questões de segurança a serem levantadas em especial o crescimo de wireless em tudo o quanto é lado em que a protecção na maioria dos casos é quebrada em minutos.

            Quanto ao facto de ter certos “extras” no PC, nunca excluo essa hipotese.. mas nada que certas manutenções constanetes não resolvam. Uma delas é monitorizar o trafego do modem/router. Obviamente um utilizador mais leigo não sabe nem sequer deve imaginar o que são botnets e rootkits.

  2. Avatar de HikariKyubi
    HikariKyubi

    Mas não é só isso, nesta lei quem não for pirata mas tiver a sua ligação a internet a ser usada para pirataria é considerado “negligente” e apanha também com uma multa.

    http://torrentfreak.com/france-passes-new-3-strikes-anti-piracy-bil-090915/

  3. Avatar de Élvio Sousa

    Que óptimo lucro para os CTT!!!

  4. Avatar de stlkr
    stlkr

    pois mas muita gente fala bem mas é preciso ver alguns pontos… primeiro cada vez se vê os artistas mais ricos e a esbanjar dinheiro, depois as editoras ganham muito mais dinheiro. isto só traz lucro para eles. aliás alguns artistas que por ai andam mundialmente famosos estão contra esta medida. sabe-se lá o porquê…

    penso que as editoras é que estão a gerar isto e não propriamente os artistas…

    É uma faca de dois gumes (ou legumes como diz o Jaime Pacheco xD )

    tem coisas boas e más…quem não gosta de ter as coisas originais?
    eu gosto de ter os filmes originais, cd’s de música,… não se compara.

    Penso que se os preços baixassem e as editoras não quisessem ganhar o dinheito todo o preço de PVP era muito mais barato.

    penso que por um lado isto devia de abrandar pois por vezes a net anda lenta e isso deve-se ao facto de o mundo P2P andar por aí…tem sim’s e senãos

    cumprimentos

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      As editoras é que estão a ver os seus lucros faraonicos a diminuir, isto tem POUCO a ver com os artistas

    2. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      Eu gosto de ter coisas originais quando tenho dinheiro para as comprar e já testei o produto a ver se gosto. Acho que as demos de jogos, por exemplo, não representam em quase nada o produto final.

      Acho também que, para quem todos os anos tem lucros “record” como as editoras gostam tanto de dizer, andam sempre a dizer que têm muito prejuízo com a pirataria, quando na verdade não mudava grande coisa, pois quem tem dinheiro compra as coisas e quem não tem, não compra agora nem depois.

      Os artistas ganham com pessoas nos concertos e não com os CD’s. A pirataria trás mais pessoas aos concertos do que a venda de CD’s (pelo menos acredito mais em bandas ganharem popularidade com a pirataria dos seus discos :P)

    3. Avatar de André M.
      André M.

      As coisas originais são sempre melhores..desde que baratas! Não me importo de comprar alguns filmes, p.e, no Jumbo, que são grandes clássicos (e outros até mais recentes) e apenas custam à volta de €1.50, mas há outros em o preço é um abuso..baixar os preços só lhes traria mais dinheiro, mas por vezes é complicado entender isso!

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    É uma atrocidade!
    Privarem as pessoas de internet no sec. XXI é como privarem a pessoas
    da televisão, radio, jornais etc É uma BARBARIDADE !
    Ainda tive há uns anos a infeliz ideia de ir viver para frança
    Louvados sejam os ceus de isso nunca ter acontecido

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      Concordo contigo…

      Mas penso que não será o único país a adoptar esta medida, se resultar, rapidamente os outros vão atrás tipo cordeirinhos…

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        “Resultar” é claramente subjectivo aqui. Neste caso “resultar” será no sentido de causar medo o suficiente? Porque vão aparecer multidões de banidos… A grande maioria das pessoas com acesso à Internet sabe sequer sacar uma musiquinha. Quero é saber o que chamam os franceses de “Pirataria”. Isto não vai dar em nada. Cada vez mais parece-me que, no meio de quem faz as leis, não há uma única pessoa com qualquer tipo de experiência neste campo!

    2. Avatar de Miguel

      Mas isto anda tudo maluco?!
      Barbaridade não ter Internet?! Barbaridade é trabalhar o mês inteiro e levar 400€ pra casa (e nem pode sonhar em ter Internet).
      Houve-se cada uma… parece uma reportagem que deu outro dia sobre a ‘geração mil euros’, um gajo que era instrutor num ginásio disse que quase não dava para viver: eram 20€ pra net, 15 pra tv cabo, 50 pro tlm… se a vida fosse assim tao complicada de certeza que nao usava isso. so faltou dizer que eram 100€ pra ir às meninas…

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Concordo perfeitamente com quase tudo; só não concordo com o “H” ouve-se é do verbo ouvir, e não do verbo haver.

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Ahaha. Isso é bem verdade. As pessoas estão tão bem acomodadas quem já nem sabem do que realmente precisam. Em vez de TV e NET ele podia passar tempo a brincar la fora com os filhos por exemplo, ou jogar um Monopólio. Se precisar de ir à net, pode… sei lá, tentar usar a net duma Universidade? lol E 50 euros para o telemovel… jesú, devem haver planos melhores para este senhor.

  6. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    Boas,

    Eu tou 50/50, por um lado não concordo, e digo que em software pirata devo ter pelo menos 10 000€ “poupados”, pois muitas vezes é necessário um software na hora e não se compra assim dum momento para o outro e também porque os preços cobrados são absurdos na maioria dos casos.

    Mas também temos de pensar que esta medida pode forçar as empresas a reduzir os preços do software e também a que todos sejam remonerados pelo seu trabalho… é como diz o [b]stlkr[/b]…

    Cumprimentos

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Desde que isto nunca seja feito cá, por mim, é na boa!

    Tenho pena dos Franceses… mas também, mais tarde ou mais cedo iram aparecer formas de evitar ou de baralhar as autoridades durante as primeiras vezes.. penso eu..

    E sinceramente, enquanto as editoras não baixarem os preços exorbitantes que praticam actualmente, a pirataria NUNCA irá deixar de existir.

    1. Avatar de Marco Faria
      Marco Faria

      Isso é ser um pouco inconsciente…

      Repara, não é o minusculo país de Portugal que vai resistir contra os grandes…

      Imagina que esta medida vai para a Assembleia da União Europeia, no qual a França tem muito peso, apesar de pertencer ao G20. Acho que não temos “vida” para isso…

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Pois.. mas realmente espero que isso nunca aconteça!

  8. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Quando eu faço download de uns ficheiros dos sites MegaShares e MegaUploads, eles vêm em Rar. As operadoras abrem os ficheiros para verem o que eu descarreguei? E aqueles que têm palavra passe? Isso é legal? Também vão ler os meus e-mails? Acho que isso é ilegal. Nem tudo o que descarrega da net é ilegal. Acho que as pessoas têm direito à sua privacidade.

  9. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Aposto que os que votaram a favor tinham mais de 50 anos…

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      olha k não. Isso de só os + velhos votarem contra é uma ilusão.

  10. Avatar de Marco Faria
    Marco Faria

    A única maneira de ABRANDAR a pirataria é criar uma espécie de DRM (Digital Rights Management) para o software, mas penso que seria dada a volta por cima como sempre…

  11. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    OFF-TOPIC

    Quero pedir um favor aqui ao pessoal..

    Resolvi dar uma segunda oportunidade ao twitter, e estou à procura das melhores apps para “twittar”, do genero, addons para o firefox e miniapps para a sidebar, quem usar, se não se importar de partilhar, agradeço =)

    Thanks in advance 😉

    1. Avatar de aver
      aver

      TBUZZ para a barra dos favoritos do Firefox. “Manchas” o título do assunto/página, carregas em TBUZZ e já está twitado.
      http://tbuzz.arc90.com/

  12. Avatar de mythic
    mythic

    qual e melhor maneira de nos safarmos de algo? chamando as atenções sobre outra coisa , para não se ver a merda e corrupção a descarada dos governos marra-se com a net ,mais valia virem pro pé de mim que aqui na moita tem uma arena de touros e todos políticos ficavam mais felizes …incluindo o mario lino eh eh eh

  13. Avatar de aver
    aver

    Não leram o último parágrafo “Ao contrário do que havia sido inicialmente discutido, a decisão do cancelamento dos serviços de internet terá de ser tomada por um tribunal” ? Antes é preciso ser advertido duas vezes. Não há pressa. Dá perfeitamente para mudar para outro operador.

    1. Avatar de Jõ

      Se cá essa responsabilidade ficasse parqa os tribunais havia de ser lindo 😀 já vejo edificios a arrebentar com processos a sair pelas janelas! 😀

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Com *mais* processos 😛

  14. Avatar de A friend
    A friend

    Vi isto hoje nas noticias. Já sabia que França tinha leis apertadas nos downloads, mas acho que agora estão a ser radicais demais.

    A meu ver, penso que é só uma lei aprovada, para dizerem que ela existe… mas depois não vai dar em nada… algumas apreensões (maiores) e pouco mais que isso. Seria dificil aplicar e monotorizar a todos os clientes… para além de claro as despesas para tal seriam de longe maiores que a própria pirataria em si…e o prejuizo para os ISP irá faze-los fechar ainda mais os olhos como é obvio… para mostrar serviço… apanham queles clientes “abusados” que sacam dia e noite sem parar… assim é um 2 em 1… descongestionam a rede e melhoram a largura de banda 😛

    Quero é ver pessoal a sacar um ISO de Linux, ou de demo de jogos perfeitamente legais e depois levarem com filmes da justiça que não pesca nada disto…

  15. Avatar de Frigo
    Frigo

    Só tenho pena de não existirem debates abertos. Tipo: Tó Zé Brito versus piratas como eu.
    Para ele me conseguir convencer que se eu não pudesse sacar, me ia meter a roubar velhinhas para comprar originais. Já que as contas desses macacos são sempre: “tudo o que é pirateado seria comprado original”

    1. Avatar de Fernando Pinto
      Fernando Pinto

      Tens toda a razão. Eu quando são programas essenciais, fundamentais para a minha vida, compro original, mas de resto, de quase tudo o que saco jamais compraria se não houvesse na net. Acredito que muita gente saque tudo e mais alguma coisa , que anteriormente comprava, mas no meu caso não se passa assim, daí que à vezes ouvir Tó Zé Brito e outro tipo das editoras que agora não me lembro o nome é para rir algumas das suas posições.

  16. Avatar de jppegas
    jppegas

    vi ai atraz num post que entre os avisos dava para mudar de operador, errado, esse pequeno erro pode ser punido com a multa de 3.750€ para alem da interdiçao de net por um ano, segundo ” por enquanto” esta lei é so aplicada aos softs p2p e aos sites de streaming que andam a ser caçados pela recentemente criada gerdarmerie du net ( policia da net ) de modo que os chamados ddl ( megaupload, rapidshare etc etc ) estao por enquanto ao abrigo dessa lei, se bem que em caso de suspeita ( trafego( entrada / saida) elevado )sao meninos para controlar a tua ligaçao a net .

  17. Avatar de Alain
    Alain

    por mais “incorreto” que a pirataria possa ser restringir o acesso à internet é restringir o acesso à comunicação. É algo muito mais grave, é uma liberdade individual defendida em todos países democráticos, e a frança, como precursora de tais ideais, devia pesar bem a repercussão de seus atos… acho que muitas cabeças ainda vão rolar caso haja isto por lá (entenderam né? 😉 )

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Se assim fosse tão simples…

      Todos nós somos livres, mas temos leis.
      Caso as violamos, temos consequencias.

      Se tal não acontecesse as leis nunca fariam sentido. 😉

      Embora continue a achar que existem coisas mais graves e quem comete esses crimes não é tão penalizado quanto devia.. mas penso que isso já é mais uma realidade portuguesa. Sebem que a dias vi um documentário em frança que me fez impressão. Imigrantes ilegais eram detidos e se o país de origem não os aceitasse, eles não poderiam ser expulsos de frança. Então o governo frances pagava-os para sair do país voluntariamente. Chegava a ser aos 3000 euros. Eles saiam, voltavam e faziam o mesmo.. e sempre a facturar por um crime!

      Enfim…va-se lá perceber…

  18. Avatar de Eradication
    Eradication

    Se isso chega a Portugal é o fim da Internet , a pirataria não afecta ninguém , não venham com cantigas das editoras e dos artistas porque esses se ficarem sem 1 milhão ao fim de um ano não faz mal nenhum porque recebem 1000 x mais , o grande objectivo visto que isto vem dos governos é simplesmente controlar as pessoas , já fazem isto em todo lado , Big Brother como muitos dizem e com razao e a desculpa é sempre a mesma segurança.

  19. Avatar de individo
    individo

    por esta lógica quem fosse apanhado a conduzir em excesso de velocidade duas vezes ficaria sem carta
    os ladrões (grandes furtos ou pequenos) à 2ª vez iam para a prisão
    e por ai fora

  20. Avatar de bigakax
    bigakax

    Tambem é presiso ver que nos nos sites de armazenamento tambem há conteudo legal( software free ou share, por exemplo). É presiso ter atenção para não ser injusto.
    Como a justiça funciona(ou não) em Portugal o pobre que praticamete não tem dinheiro pa pagar a net e quer tem uma fuga do trabalho mal pago esta desgrassado, e o gajo que anda a vender material ilegal vai para casa com termo de identidade e residencia(se tiver residencia, se não nem isso leva) e volta ao mesmo, e ganha a vida assim

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    Isto é do melhor para os verdadeiros piratas. Vão vender mais cds e dvds. Metam essa lei em portugal quero ganhar mais dinheiro.

  22. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Adoptando um pouco a teoria da conspiração, eu cada vez mais acho que a França só está tão empenhada nesse tipo de lutas por causa da 1ª dama ( o que faz que isto tenha maior impacto junto do seu presidente).

    Mas alguém já dizia a essa senhora que se ela não vende discos, não é por causa dos piratas, mas pela péssima qualidade da sua música 😉

  23. Avatar de Fernando
    Fernando

    @ El Kabong

    bom pensamento…deixaste-me a pensar…

  24. Avatar de CD
    CD

    Se compramos um CD/DVD e podemos emprestar esse bem fisicamente, porque será que não o podemos emprestar virtualmente?
    Se partilhávamos antes os discos de vinil e as cassetes porque não podemos nos dias de hoje partilhar esses bens?
    Assim como mudaram os suportes físicos do áudio e do vídeo a partilha também evoluiu, mas ao que parece muitas mentalidades não!
    Chego à conclusão que a maior democracia do mundo que é a net está a ser violada na sua maior essência.
    Será que quem pesquisa como fazer bombas e outras situações similares também é controlado e recebe carta em casa a avisar que poderá ficar sem o serviço?
    Como se controla as redes wireless públicas ?
    Penso que os franceses se estão a meter num buraco sem saída.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ya. Por exemplo, eu prefiro comprar um livro, do que muitas vezes ler no computador gratuitamente. Não tem o mesmo efeito que o sentir, ou estar ali num banco a ler. A mesma coisa se passa com a música e com os vídeos. Um gajo pega num Ipod, e pega num vídeo sacado e vê em casa dos amigos ou até musica do novo álbum da Shakira.

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    as redes wireless públicas passam a nao existir se essa lei é aplicada. vejam este exemplo(http://xptonix.wblogin.com/2009/07/sacar-torrents-quando-as-portas-estao-bloqueadas/) duma rede bloqueada para nao sacar os torrents e como ficou a sacar sem que ninguem saiba o que estou a fazer. Isto foi testado numa aldeia em Macedo de cavaleiros -Lagoa city

  26. Avatar de centaurius
    centaurius

    Acho que os franceses vão começar a usar pombos correio…

  27. Avatar de Fernando Pinto
    Fernando Pinto

    O principal objectivo pratico é meter medo…tentar dissuadir…

  28. Avatar de aver
    aver

    Dit la loi Hadopi 2:

    “Si l’abonné, dont l’accès à internet a été suspendu, se réinscrit auprès d’un autre fournisseur d’accès, il encourra 3.750 euros d’amende”
    “Se o que teve a internet suspensa (pelo tribunal) se reinscrever noutro fornecedor de acesso, incorre numa multa de 3.750 euros”. Não corresponde ao que dizes.

    Falando da Loi Hadopi 2: Sept méthodes (plus ou moins techniques) pour contourner Hadopi
    http://www.lexpress.fr/actualite/high-tech/sept-methodes-plus-ou-moins-techniques-pour-contourner-hadopi_787077.html

    1. Avatar de aver
      aver

      …diz o @ jppegas aí mais para cima 😀

      1. Avatar de jppegas
        jppegas

        je pars d’un principe que tu sais lire le français, alors, bon amusement
        http://www.web-libre.org/breves/Loi-Hadopi,5415.html

        un français du 54

    2. Avatar de aver
      aver

      @ jjppegas
      Podes crer. Pela Lei Hadopi recebes dois avisos. À terceira vais a tibunal que te pode fixar uma suspensão da ligação da tua internet até um ano. Se (e só se) te reinscreveres com outro ISP durante o período de suspensão pagas a multa dos 3.740 euros. Se, por teres uma linha insegura, permitires a pirataria aos vizinhos ficas obrigado a torná-la segura ou és multado. A Lei Hadopi 2 é só isto, mais a criação da respectiva estrutura administrativa/policial de controlo. Sanções penais por violação de direitos de autor estão e estavam no código penal e ninguém lhe mexeu. A lei ainda não está aprovada em definitivo e quando for aprovada o PS diz que a leva outra vez ao Tribunal Constitucional. Se, de facto for implementada, muita gente diz que é inaplicável.
      (O meu francês só serve para ler, mas dá para perceber. Cumps)

      1. Avatar de HikariKyubi
        HikariKyubi

        Eu cá fico a pensar é se os franceses se esqueceram da Egalité, Liberté et Fraternité 😛

  29. Avatar de Zé

    Lá se vai a OVH :>

  30. Avatar de Gota²
    Gota²

    Eu estive em França e sempre fiz o que quis na internet. vou la voltar e vou continuar…

  31. Avatar de André Torga
    André Torga

    Esta lei é um completo absurdo. Privar o acesso à Internet por causa de uns “downloadzitos” que não incomodoram ninguém e que não ajudaram outrém a ficar doente… 😉

    Para além do mais que, visto que o IP vai ser identificado, pagam todos. Todos incluíndo inocentes, polemicamente entitulados de “negligentes”, por o IP deles ter sido usado por alguém que tencionava fazer downloads de conteúdos piratas. E estes ainda terão que pagar multa até 1500€.

    Mas há um problema. É que se realmente quisessem punir os verdadeiros culpados, deveriam verificar os registos do IP e em que locais do Mundo foram usados, contactando posteriormente a ISP em causa sobre a localização prevista do uso do IP em causa. Se fosse usado na França e na China (por ex.), isso deveria provar que o francês que legalmente dispunha do IP era inocente e não teria culpa no cartório. Sò que infelizmente, esta gente não passa de uma cambada de sanguesugas, que não pescam nada do assunto e consideram-se sabedores da justiça. 🙁

  32. Avatar de UKN
    UKN

    E se um gajo não fizer downloads da Carla Bruni e dos albuns da editora associada !? Está descansado !?

  33. Avatar de Zabo
    Zabo

    Eu faço varios downloads… entao se continuar a faze lo vou sofrer uma multa de 4000 euros

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou para ver como é que as operadores e os serviços de ligação à Internet, vão viver sem os seus clientes habituais. :/

  35. Avatar de Fernando
    Fernando

    simples através das multas…os avecs tem dinheiro

  36. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Os franceses já têm de ver os filmes dobrados, agora isto!!???? Qualquer dia são os franceses a emigram para Portugal :d

  37. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estes franceses. sem duvida tem tempo a mais.
    Os franceses, têm a meu ver e porque conhecço e tenho familia mesmo francesa, um grande problema, são consumidores compulsivos deles proprios, consomem a musica deles, dobram tudo o que é filme, series, etc. estrangeiro. São um povo muito fechado ao que se passa à volta do país deles, têm dinheiro, também devido ao facto de entre as 19:00 e as 21:00 fecha tudo o que é estabelecimento comercial, excepto no centro das cidades, como Paris por exempo. Não são como nós, que podemos estar em casa as 22:00 da noite, depois de jantar, e decidimos ir tomar um café à esquina, depois ate te lembras, “epah precisava de fazer umas comprita la para casa, se calhar ainda passo ali pelo colombo e tal, isto sao 23:00”, ou seja nós cá em Portugal podemos basicamente fazer compras até à meia noite, eles por outro lado não.
    Agora, a pirataria, é como ir a passar na rua e encontrar-mos uma nota de 50€, ou pegamos nela ou não. a única diferença é saber se alguem a deixou cair, ou a colocou lá de proposito e ficou `espreita para depois nos apanhar em flagrante, e dizer que foi roubado.

    É triste…

  38. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Começo por dizer que evidentemente faço downloads ilegais. E enquanto for possível irei fazer. Mas o que estamos aqui a tratar é direitos, e as editoras, músicos, cineastas, escritores e programadores têm todo o direito de condenar e lutar contra estes downloads.
    Imaginem serem programadores de informática, fazerem a vossa obra-prima de programação do qual esperavam o evidente retorno financeiro, venderam um exemplar e este ser colocado na net gratuitamente, tornando o vosso trabalho de meses ou anos num desastre financeiro… é justo.
    Volto a referir, sou consumidor de material ilegal, mas um dia vai ter que parar, não podemos continuar a ignorar o trabalho dos outros. Podemos sim pedir que baixem os preços.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      @Pedro Gomes: e se o preco das obras a venda fosse metade do que e hoje e as copias nao-autorizadas continuassem? pedirias que o preco fosse 1/10?
      E que se calhar a conveniencia do bittorrent demonstra que o valor acrescentado pela industria de distribuicao de CDs e DVDs tende mesmo para o Zero.

      1. Avatar de Pedro Gomes
        Pedro Gomes

        Eu sei que é complicado saber quanto custa a criatividade, e que por exemplo na música o cd é um meio de promoção para o que realmente rende… os concertos. Mas todos sabemos que ninguém houve 1/10 do que saca, nem vê no caso dos filmes. Para comprar voltamos aos tempos antigos, só compras o que vais ouvir, mas com uma vantagem podes comprar músicas na net, não fica assim tão caro, e já temos muitas bandas a disponibilizar material gratuito.
        No caso do Software já temos muita coisa gratuita.
        Mas como volto a dizer sou consumidor de material ilegal.

  39. Avatar de Fernando
    Fernando

    nem comparem os salários dos franceses!

  40. Avatar de Daniel Martins
    Daniel Martins

    Acabar com a pirataria…
    Isso é o mesmo que tentar parar o curso do Douro só com dois galhos de árvore.
    Haverá sempre alguem, algures, que contornará as barreiras establecidas.

  41. Avatar de stereobroo
    stereobroo

    Olá a todos,

    amigos, não são os franceses que estão aqui em causa, o prob é o lobby da industria que faz peso e dá nestas leis de merda, só isso (não esquecer que sarkozy é de direita e muito amigo do dono do principal canal tv, que ele mesmo têm partes no industria do entertenhimemnto, etc …).

    Eles percebem que a era mudou e que tudo é novo, consomem-se novos produtos e via diferentes plataformas e os “majors” já perceberam isso e por isso fazem pressão nos governos, porque não foram capaz de anticipar as novas mudanças e nós é que temos de pagar, como se passou no ramo automóvel (com a crise e a consciênica colectiva a crescer o povo já não quer carroças de 1000 cavalos e que bebe mais do que um camelo com sede, o povo quer é andar barato e sem poluir, e isso eles foram incapazes de o anticipar) …

    Temos é de continuar a piratear e isso porque para eles não é uma perca de dinheiro (alguns estudos provam que o business deles não vai assim tão mal …).

    Piratear deveria ser visto por eles como uma terapia e deveriam aprender com isso e não o combater, pois mais cedo ou mais tarde vão perder pois amanhã mais do que hoje somos um mundo “always connected” e sobretudo “always sharing”.

    Cumps

    🙂