FON – A revolução das comunicações WiFi?

51 Comentários

FON: a maior comunidade WiFi em todo o mundo. Porquê pagar por um acesso outdoor à Internet quando já se paga um acesso em casa? Foi desta ideia que partiu o conceito da FON, empresa com o aval da Google e do Skype. A FON é uma comunidade de partilha de acesso WiFi, todos os seus utilizadores partilham o seu acesso de casa à Internet, e como retorno usufruem do livre acesso sempre que encontrem outro subscritor FON.

Em todo o mundo a FON reclama já cerca de 75 mil subscritores, e em muito graças á sua agressiva estratégia de marketing ao vender routers wireless Linksys (FON Social Router) por apenas 5€.


Os subscritores da FON estão separados em três tipos:

Aliens: utilizadores sem conta na FON, e que têm de pagar para aceder à rede FON.
Linus: utilizadores FON que partilham livremente o seu acesso à Internet, e podem aceder livremente à rede FON.
Bills: utilizadores FON que partilham o seu acesso à Internet mediante um retorno financeiro, contudo têm também de pagar para aceder à rede FON.

Encontra o ponto de acesso FON mais perto de ti http://maps.fon.com/ vais ver que encontrarás um perto.

Autor: T@ndre
Homepage: FON

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Meira
    Meira

    Já mandei vir o meu FONera.

  2. Avatar de CHAGAS

    Eu já tou a tratar do meu!
    Agora é só ajustar uns promenores técnicos!

  3. Avatar de VDIAS

    Na altura em que mandei vi ro meu da fon custou-me cerca de 45 euros, já com os portes…

  4. Avatar de Paulo Ribeiro

    é uma pena nao existir nenhuma rede fon nem em viana nem em coimbra k sao os dois sitios onde eu ando

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    cria uma. é esse o objectivo do projecto.

  6. Avatar de ppinto
    ppinto

    Muito bom POST. Por acaso não conhecia este movimento..mas é uma excelente ideia. É por estas e por outras que este é o mellhor site de info que conheço

    Cumps à família PPLWARE

  7. Avatar de CHAGAS

    Agora tou aqui com uma dúvida! Sendo que o Router fornecido pelos ditos 5€ recebe sinal dum cabo RJ45 ligado ao modem da ADSL quem tem ligação ADSL com modem’s “tradicionais” com ligação ISB ao PC tem de trocar de modem ou existe maneira de o ligar?

    Se alguém puder exclarecer-me era bem bom!

    Um abraço,
    CHAGAS

  8. Avatar de ppinto
    ppinto

    Aproveitanto o tema….Qual o melhor acesso/custo associdado que consideram à INTERNT.:: SAPO / ONI / CLIX/ZAPP/TMN/TELECOM…extc

  9. Avatar de JonBlue
    JonBlue

    Eu já encomendei o kit mesmo tento já um router. É uma roubalheira não termos acesso wifi grátis do provedor a quem já pagamos uma assinatura ADSL.
    Eu apoio a 100% esta comunidade p/ se acabarem c/ certos xulos que nos esmifram até ao tutano 😉

  10. Avatar de JonBlue
    JonBlue

    Eu já encomendei o kit mesmo tendo já um router. É uma roubalheira não termos acesso wifi grátis do provedor a quem já pagamos uma assinatura ADSL.
    Eu apoio a 100% esta comunidade p/ se acabarem c/ certos xulos que nos esmifram até ao tutano 😉

  11. Avatar de Evandro
    Evandro

    Interessante! pena q no Brasil não tem!

  12. Avatar de CHAGAS

    Evandro o objectivo é criar uma rede global de acessos WiFi ou seja cada um de nós disponibiliza acesso á internet nas nossas casas e assim todo o mundo terá acesso via WiFi.

    Se não existe no Brasil tu podes começar a partilhar a tua ligação e espalhar a menssagem por amigos e conhecidos.

    Espero que me tenhas percebido.

    Um abraço.

  13. Avatar de CHAGAS

    Ps – Estive a pesquisar e encontrei alguns pontos de acesso no Brasil. Por isso já existem utilizadores com quem podes falar e tirar algumas dúvidas.

    Um abraço,
    CHAGAS 😀

  14. Avatar de Woofer
    Woofer

    Viva

    Alguém sabe qual o formato correcto do zip-code? Não consigo concluir o processo de registo por causa disso…

    Obrigado

  15. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Excelente inciativa… Sai um para a Guarda 😀

  16. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Um problema, na encomenda do router, não me aceita o ZIP CODE que é aqui 6300…Any idea? 😐

  17. Avatar de CHAGAS

    Precisas do resto 6300-XXX se não mete 000.

    Um abraço,
    CHAGAS

  18. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Também já tentei e nada…

  19. Avatar de CHAGAS

    Esperimenta algo do tipo
    006300-000 Localidade

    É estranho não aceitar o código postal!

    Um abraço,
    CHAGAS.

  20. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Grrrrr…continua a não aceitar, nem 006300000 nem 006300-000 nem nada… que estranho…é que assim não dá para continuar a compra…

  21. Avatar de pc
    pc

    kero eliminar uma pas ta e da-m um erro. é uma pasta java será k alguem m pode ajudar?

  22. Avatar de Woofer
    Woofer

    Caro Chagas,

    Parece-me que assim também não dá… Não sei porque raio isto está a acontecer…

    Abraço
    Woofer

  23. Avatar de dc
    dc

    Encomenda na versão Espanhola…. se encomendares na versão inglesa só aceita Zip Codes do tipo Ingles que são completamente diferentes dos nossos.

    CUMPS

  24. Avatar de CHAGAS

    @Woofer e @Tiago Matias
    penso que a resposta do dc te ajude!
    eu por mim parece-me uma boa opção!

    um abraço,
    CHAGAS

  25. Avatar de VDIAS

    Ups… Só agora vi que mudaram de router, agora entendo a diferença de valores…

    Quando encomendei o meu a FON estava a usar os routers da Linksys, mais propriamente o WRT54GS…

    Ainda bem que descobri isto antes… pois agora o router escolhido é bem frakinho…

    Já agora quem já tiver router pode colocar a Firmware da fon sem stress e passa logo a fazer parte do grupo fon também… 😉

  26. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Estou a tentar encomendar, e o código postal (3880-000) nem na versão espanhola, nem na inglesa, nem com zeros antes, nem com ífen, nem sem ele, nem de forma alguma 🙁

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uma unica questão Quanto tempo vai durar sem os “bosses” das telecomunicações tomarem medidas restritivas ?
    Bem Haja
    Carlos

  28. Avatar de CHAGAS

    @Carlos
    Tu és livre de partilhar a tua ligação com quem quiseres!.
    O que podem fazer esses “bosses” contra alguém que paga um serviço de internet e o partilha? Nada!.

    Poix por exemplo na minha casa quem manda sou eu e quem eu quiser acede á net aposto contigo que se me aparece-se um gajo em casa a dizer que não podia ter um router WiFi a partilhar ligação á internet que eu garantidamente o mandava para a PUT* QUE O P*RIU!!!.

    Um abraço,
    CHAGAS

  29. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    @VDIAS
    Eu quando entrei na iniciativa também apanhei o linksys, mas o preço era o mesmo que hoje… 5€.

    só ontem é que reparei que tinham mudado o router wireless de acesso, realmente aquele é bastante mais fraco!!

  30. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    LOL @chagas ..

    cuidado com o que dizes 😛

    eu se fosse a ti lia o contrato que assinaste com o ISP 😉 .. e logo verás a verdade!!

  31. Avatar de CHAGAS

    @ t@ndre
    Por acaso não li o meu contrato mas sendo que eu pago a minha ligação devo ser livre de a partilhar!. Mas isso é um caso que dá pano para mangas por isso não vále a pena entrar em discuções.

    PS – Já começam a existir uma data de “FONEROS” em Portugal!.
    Prova que se estão a C*GAR para essas porcarias dos operadores de ISP!.

    Abraço,
    CHAGAS

  32. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    @Chagas
    Pois ao que sei.. é mesmo ilegal partilhar a ligação com mais alguém.. ainda te posso dizer mais.. tás proibido de ter servidores em casa!!! e só tens licença (acho) para ligares um pc 😉
    pois todos temos de ler o contracto que assinamos com o provedor de acesso 🙁

    Das últimas noticias que tenho visto é que a FON, está a tentar ultrapassar esta situação ao fazer contractos especiais com os ISP de cada país…
    mas não sei de mais nada, e duvido um pouco se a PT for na conversa.. até ao momento apenas a JazzTell confirmou tal parceria… a ver vamos!!

  33. Avatar de CHAGAS

    Nesses pontos tens um certa razão! Mas como te disse anteriormente isso dava pano pra mangas e muita discução. Pois eu por exemplo sou a favor da partilha de ligação e de opensource mas existe muita gente que defende o software pago!

    São maneiras de pensar!

    Mas que está mal não puder partilhar a ligação devido ao contracto láh isso está! Eu é que não sabia dessa dos contratos mas não tou a ver os provedores de ISP a porém processos em tribunal por causa disto!

    Um abraço,
    CHAGAS

  34. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    @Chagas

    pois olha que eu estou.. e eles só não o fazem já porque porque pode ser visto como não ético espiarem os acessos dentro do teu acesso… eles têm todos os meios para o fazerem..

    mas pronto são as eternas opiniões entre clientes e provedores… bahhh

    PS: eu sou um dos FONEROS em PT, por isso como vês também u estou a C**** para todos eles.. ;).. deveriamos começar aqui um movimento “anti-ISP”…
    PS”: não se pode virem com eles não se pode viver sem eles!!!

  35. Avatar de CHAGAS

    @ t@ndre
    Tu não podes viver sem eles e eles não podem viver sem ti!

  36. Avatar de Ricardo Reis
    Ricardo Reis

    Conversa, conversa……
    E em relação ao erro do registo? (Código Postal) ?
    Alguém sabe como ultrapassar???

  37. Avatar de dajosova
    dajosova

    Digam-me…. Ao partilhar a minha ligação à net, o tráfego vai ser consumido por outros também…. que vantagens existem para além de eu poder usar o tráfego dos outros noutros “hot-spots privados”, chamemos-lhe assim… ?!

  38. Avatar de CHAGAS

    @dajosova
    A principal vantagem é mesmo essa! É puderes aceder aos outros “hot-spots privados”. e fazer isto crescer de maneira a um dia teres todo o mundo coberto por ligações WiFi.

    Quanto ao que li até agora sobre o tráfego que vais partilhar é gerido por ti ou seja podes defenir limites e até podes escolher a largura de banda a que os outros podem ter acesso!

    Um abraço,
    CHAGAS

  39. Avatar de CHAGAS

    @Ricardo Reis
    Não sei o que se poderá passar no teu caso mas também podes esperimentar trocar de Browser pois já uma vez me aconteceu isso noutro site! Não sei explicar o porque mas depois consegui.

    Um abraço,
    CHAGAS.

  40. Avatar de dc
    dc

    Então mas quando váis a fazer a compra ele permite-te escolher o pais que queres, neste caso Portugal… precisas é de primeiro ir para a pagina espanhola, depois vais cá mesmo em baixo no final da pagina e escolhes Portugal e encomendas o Router.
    Eu por acaso já pensei em encomendar, mas isso com os portes deve-me ficar na ordem dos 40€ e eu não estou nem para ai virado, visto que não tenho portatil nem qualquer equipamento Wi-Fi, por isso estaria apenas a dar e a não receber, mesmo assim daqui a uns meses talvez pense no assunto, pois o meu trafego vai ser aumentado ! Atenção á segurança, Wi-Fi sucks, se não se mentalizam disso não estarão só a partilhar a vossa internet.

  41. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Para os menos atentos o movimento FON já tem uns meses de existência.

    Em 27-12-05 encontrei esta noticia:

    FON – Movimento wireless de “nuestros hermanos”

    Parece que os nossos vizinhos adoptaram a ideia de partilhar as suas ligações domésticas entre sí.
    Basta uma ligação adsl/cabo e um router wireless para qualquer um se tornar membro desta comunidade.
    Um exemplo a seguir ?

    Fonte:gildot

    http://es.fon.com/

    Vamos todos contribuir para que esta comunidade não “morra” em Portugal!!!

    Have Fun

    BisMarques

  42. Avatar de Paulo
    Paulo

    pessoal mesmo no site espanhol estou a ter probemas com a porcaria do cód postal. Os que compraram como ultrapassaram isso?

  43. Avatar de P.G.R.
    P.G.R.

    Boa-Tarde aos FON’es… (e aos das colunas, tb)
    Faz-me a minha curiosidade perguntar: “Então um gajo tem em casa um modem Netcabo (Thomson) por cabo, ok? Liga o router de 5€ e passa a disponibilizar WIFI ? Então, e para o meu acesso, teria que substituir a placa de rede por uma wireless ? Ou isto só é viavel para quem já possui de inicio acesso sem fios ?!
    Um abraço e Bom-Fim-de-Semana

  44. Avatar de dc
    dc

    @Paulo

    Vais ao site oficial: http://en.fon.com/
    Lá em cima do site clicas em “es” de Espanhol
    Mal entres no site Espanhol clica em “COMPRAR”
    Ele vai te perguntar o País, escolhes Portugal
    Depois registas-te no site.
    (Caso ele não pergunte para mudar o pais procura na parte debaixo do site uma checklist que dá pelo nome de “Cambiar Pais” e seleciona Portugal.
    Quanto aparecer a bandeira portuguesa no logo do ShopOnline quer dizer que tudo correu bem.
    Depois de te registares com o codigo de postal correcto só tens de encomendar o Router usando os mesmos dados que usates no Log-In.

    (Eu estou a explicar isto mas não cheguei á parte da encomenda visto não ter dinheiro para a pagar quando a receber).

    @P.G.R.
    Pois.. realmente tens razão… com o Router da Linksys esse problema não acontecia… este Router alem de ser muito basico tambem é limitado, o objectivo é mesmo partilhar e expandir a comunidade Wireless, o que te obriga a comprar um receptor Wi-Fi.
    Mas se tiveres uma Board Asus com 2 placas de rede, ou mesmo se conseguires arranjar uma placa de rede ou um Hub baratinho já podes fazer uma ligação e criares um HotSpot. Mesmo assim o Router da FON é mesmo só uma coisa simbolica, mas quantos mais formos melhor…
    Gostava de fazer parte do projecto mas como disse não tenho recursos para adquirir equipamento que explorem todos estes potenciais (portatil e equipamentos Wireless) Isto é bom é para quem tem trafego para dar e vender, tem um portatil e gosta de estar sempre online para onde vái.

    CUMPS

  45. Avatar de dc
    dc

    ahhh, esqueçi-me de referir anteriormente, mas leiam as FAQS antes de comprar o Routerzinho… é porque o terão de activar em 30 dias e partilhar a ligação “activamente” durante um certo tempo…

    se isto não acontecer recebem uma cartinha em casa para pagarem mais um extra… á quem andasse a adquirir o equipamento para proveito proprio e depois não partilhava a net, isso assim não resulta.

    CUMPS

    Leiam as condições do projecto… não se metam num buraco porque apenas custa 5€

  46. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Nem com o método do amigo “dc” consegui efectuar a compra do router, alguma coisa está mal por aqui…..
    Não há ninguem que consiga ultrapassar a situação e o partilhe com o povo?

    AB

  47. Avatar de Paulo
    Paulo

    obrigado DC, mas de facto não sei se esta coisa será mt vantajosa.

  48. Avatar de Ruca1958
    Ruca1958

    Eu já me registei no FON, tenho o nickname Ruca1958 e resido perto de Alverca.

    Quero ser um FONero activo mas eu já tenho um Router Wireless … Numa das mensagens anteriores li uma referência ao Firmware da FON.

    Pergunto:

    1) tendo eu um router wireless, necessito de comprar o router da FON?

    2) se não necessito de comprar um router adicional , como é que posso obter (legalmente, é claro) o referido firmware e como configurar o meu router.

    3) Para algum membro desta comunidade que me possa dar indicações mais precisas avanço desde já com a marca do meu router TECOM WL5041.

    Obrigado,
    Rui

  49. Avatar de Helder
    Helder

    Boas

    Ao ler os vossos comentarios fiquei pasmado! é tudo maravilhas???
    Então, gostaria de partilhar o seguinte convosco e se alguem puder dar uma dica, agradecia desde já:
    Um meu amigo comprou um fonera para partilhar a internet comigo, ele mora no nº7 e eu no nº9, digamos que ” namoramos á janela” estamos a uma distancia de 15 a 20 metros. Qual é o nosso espanto que apanho uma rede com sinal fraco e muito fraco de alguem e funciona e a rede do meu amigo ali ao lado embora apareça na lista não funciona, nem liga!!! Lógico que o meu amigo tem o fonera junto á janela e não na rua! Como a antena do fonera é fraca fui comprar outra com 10 dbi e é exactamente a mesma coisa! quando levo o meu pc a casa dele funciona bem com sinal excelente, claro!em minha casa tem dois tracinhos e fica por ali. Se metermos as antenas á janela a “namorar” mas na rua já funciona e fica com quatro tracinhos,o que na prática não é possivel, claro!Para isso mais vale ligar um fio! Pergunta: como é que é possivel este equipamento ser para partilhar pela comunidade se nem chega ao vizinho do lado?
    Um abraço

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      a zon ja disponibliza o serviço com qualquer router wireless, basta efectuar o registo no zonfon e navega sem custos

  50. Avatar de Nelson Marques
    Nelson Marques

    Como é que eu tenho acesso a uma rede fon no estrangeiro (Espanha ou frança) com a minha conta da zon@fon