Fomos conhecer a BQ a Madrid… a empresa “Open Source”

39 Comentários

No passado dia 18 de Junho (Quinta-Feira), o Pplware foi convidado para ir a Madrid (Las Rozas) conhecer, por dentro e sem tabus, a empresa espanhola BQ que tem como principal objectivo ajudar as pessoas a entender a tecnologia, estimulá-las a utilizá-la e inspirá-las a desenvolvê-la.

Smartphones, tablets, impressoras 3D, kits de robótica… saibam como trabalha a BQ.

bq_01


A BQ pertence à holding tecnológica Mundo Reader, S.l que reúne um conjunto de empresas dedicadas à concepção, fabrico e comercialização de dispositivos electrónicos.

bq_00

Com um volume de negócios na ordem dos 202,5 milhões de euros em 2014 e com 1078 colaboradores, a BQ orgulha-se de ser uma empresa irreverente, exigente, dinâmica, responsável e didáctica.

bq_001

Mais de 100 engenheiros trabalham na concepção do design mecânico, hardware, software e controlo de qualidade. O Pplware conheceu o ciclo de desenvolvimento de produtos e também todos os testes a que estes estão sujeitos internamente.

A empresa aposta na educação pela tecnologia, na filosofia DYI e no OpenSource que se reflecte também nos sistemas usados pela empresa. Ao nível da educação, a BQ participa activamente com as escolas secundárias e universidades e até existe um livro para alunos do 9ºano com vários laboratórios para que os alunos possam aprender a programar para a área da robótica (algo que não é comum em Portugal).

bq_11

Relativamente aos testes ao nível dos smartphones, a empresa tem um conjunto vasto de máquinas que realizam os mais diversos testes, como por exemplo: testes de quedas, testes de compressão (ex: quando temos o smartphone no bolso), teste de vibração, testes para avaliar a durabilidade dos botões, entre outros.

bq_08

Uma das últimas apostas da empresas é no segmento das impressoras 3D que, além da sua construção e comercialização, são também usadas internamente para imprimir os mais diversos componentes.

Rodrigo del Prado, Director Geral Adjunto, referiu que as impressoras podem ser usadas nos mais diversos cenários e até deu o exemplo da sua utilização na área da educação onde, por exemplo, um professor de física (disciplina não muito “amada” pelos alunos) pode construir cenários reais em plena aula e assim ajudar os alunos a compreenderem mais facilmente a matéria.

bq_12

A BQ é uma das empresas espanholas que mais se tem destacado na área da tecnologia e, recentemente, até estabeleceu uma parceria com a gigante das telecomunicações Movistar para a comercialização de smartphones.

Galeria de imagens da BQ



























anterior próxima

Em nome do Pplware deixámos o nosso agradecimento ao Rodrigo del Prado, Director Geral Adjunto da BQ, Laura Desviat, Directora de Markting e também à Sandra Castro Coelho actual responsável de Marketing da BQ para o mercado português pela simpatia com que nos receberam e por todas as informações que nos transmitiram. Um agradecimento especial também à Florbela Silva da IPSIS.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O ruim que lá apareceu deve ser mesmo apenas para testes…

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Também vejo ali um Linux Mint

    3. Avatar de raul leal
      raul leal

      Pois, e um Windows 7 para trabalhar a serio… os Ubuntu só para vender e poupar um trocões em licenças.

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Estão é a falhar para lançar o novo sistema android…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Novidades em breve 😀

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Bom bom era adiantares alguma coisa ao pessoal 😉

        já estou farto de esperar pela actualização do E4.5 🙁

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Eu estou com o beta e está muito bom. O lançamento final deve estar para breve.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Beta? Mas supostamente não é só o pessoal da Espanha que tem acesso ao BETA?

          2. Avatar de Hélio
            Hélio

            Ouve alguns tugas, poucos, que também são beta testers no qual me incluo.
            Eu estou desde 18 março, desde o inicio portanto da fase beta.
            Outros entraram mais tarde na fase 4

  3. Avatar de Fábio
    Fábio

    Quem os viu e quem os vê 😀

    1. Avatar de André Alves
      André Alves

      Eram diferentes antigamente?

      1. Avatar de carlos
        carlos

        sim, o sr. da foto nº 3 não tinha barba!!!

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Esqueceram de mencionar que acaba por ser tudo made in china….

    1. Avatar de Hélio
      Hélio

      Claro que são, na capa traseira do meu BQ E5 está escrito, desenhado em Espanha, montado na China. Ao contrário de uma certa marca que é desenhada num “país” que não existe – Califórnia e montado na China

  5. Avatar de Macb
    Macb

    O maior problema é a falta de updates como sempre o calcanhar de Aquiles de qualquer marca mais rasca no mundo Android… Lança um novo modelo o anterior fica esquecido típico da bq.
    Felizmente nunca comprei, ja colegas meus lol coitados ainda com 4.2 e afins

    1. Avatar de limat
      limat

      Macb mas queres que eu te mostre o lollipop de um bq? Estás a falar de modelos que eram rebranding. Estes novos são diferentes quer em qualidade de construção como no resto. Têm atrasado a atualização mas ira sair

      1. Avatar de Stako
        Stako

        rebranding? que modelo é esse entao que corre lollipop?
        aquaris 5 hd? ou deixa adivinhar deve ter sido lançado este ano nao?
        amigo quer queiras quer nao um dos maiores problemas é a falta de updates por parte das marcas! e digo isto e tenho android lol por isso nao digas isso só fica mal

      2. Avatar de Stako
        Stako

        olha basta ver por aqui noticia + recente é impossivel

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/bq-acaba-de-anunciar-o-smartphone-aquaris-m-desde-17990/

        e adivinha dois modelos NOVOS com android 5.0 e o outro com 5.1 quando ja vamos no 5.1.1 no meu nexus5 e android m aí á porta, quanto tempo achas que vao demorar até o update?

    2. Avatar de Hélio
      Hélio

      Num ano com um bq E5, e em toda a gama E, foram feitos updates, muitos por sinal, para melhoria do SO, estou com lollipop em beta, e muito embreve serão atualizados. A gama anterior quase todos fizeram upgrade para kitkat.
      Ao contrário de um tlm que tenho da Samsung, que tem 23 meses, a versão TPH (GT-I8262)só teve um update , foi um dos que a par do S3 iria ter upgrade para kitkat (leak out/nov2013), mas como é recorrente na Samsung, lança outro tlm para colmatar os upgrades.
      Falar porque se ouve falar é facil

      1. Avatar de Stako
        Stako

        eu nao falei de samsung nem htc nem x nem y

        apenas disse que o problema é a falta de updates, amigo eu tenho android alias tenho um nexus5! e até esse por parte da google mais um ano e se calhar ja fico a ver navios!
        a realidade é esta os updates são um problema no mundo android

        so espero que melhore, vou deixar de usar android?
        nop…eu nao isto porque sei e ja usei outros metodos para correr o software mais actual noutros terminais que ja tive, mas como te disse espero que isso melhore porque epa adoro android e nao me vejo a mudar para windows ou ios pelo menos nao tao cedo

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É a falta de atualizações e a má qualidade dos equipamentos. A série Aquaris 5 foi uma desgraça, só avarias.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Atualizações é que é mentira!! Temos 2 cá em casa que teriam novo fôlego se tivessem sido lançadas atualizações. Portanto, é experiência a não repetir!

    1. Avatar de Bruno Correia
      Bruno Correia

      atualização que é realidade. O atraso na atualização da Gama Aquaris E para lollipop não é culpa da bq mas sim da Mediatek que demorou a enviar os módulos necessários para o update. Segundo o forum Mybq a atualização chega no final deste mês, aquando do lançamento da Gama M

      1. Avatar de dumitru
        dumitru

        La vão mais uma vez s conversa de sempre, que não é culpa deles é dos outros, como no caso da google, nso é culpa deles mas dos fabricantes, o utilizador não lhe interessa de quem é a culpa, ele quer os updates agora virem que ahh não é nosso problema é dos outros e depois o utilizador fica parado, parabens então

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    DYI ou DIY?

  9. Avatar de Mikes
    Mikes

    Já tive 2 tablets BQ e gostei da marca.
    Tive um problema com um deles e dou 5 estrelas à assistência técnica e serviço pós-venda da marca.

  10. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    a rapaziada anda nervosa mas se apreciarem estes ”hermanos” tem bem os pés assentes na terra e não é por acaso que os seus terminais são dos que menos problemas dão no mundo dos smartphones, e além do mais têm uma excelente assistência técnica.
    Aguardo ansiosamente pelo BQ M5.5”.

    1. Avatar de Bruno Correia
    2. Avatar de José Gomes
      José Gomes

      +1
      Conheço 4 proprietários do E5 FHD, eu sou um deles, até hoje 0 problemas, todos clientes satisfeitos com aquilo que obtiveram com o dinheiro que pagaram

      1. Avatar de Glink
        Glink

        Com o que li aqui, acho que vou arriscar num BQ, mas vou para o Ubuntu 😀

  11. Avatar de Goncalou
    Goncalou

    Pois…
    Eu tive a infelicidade de comprar um tablet BQ Tesla que honestamente nunca funcionou como deve ser.
    Lentoooooooooooooooooo.
    Foram 200€ para o lixo (anda por ali algures…)
    Desisti de comprar BQ, mas tenho noção que existe muita gente satisfeita.

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Procurem na Amazon pelo livro “A verdade sobre as impressoras 3D” Recomendo para quem quer ter uma boa ideia do que essas impressoras realmente são capazes de fazer, pois a mídia muitas vezes distorce as coisas. É para iniciantes, se vc já tem entendimento sobre as impressoras 3D não lhe será útil.

  13. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    pensava que a BQ apostava na filosofia DIY…

  14. Avatar de PP
    PP

    Proprietário de um E5 HD, teve os updates necessários para estar a funcionar 5*, não tem a ultima versão do Android, mas sinceramente não sinto falta, já a tenho no tablet Nexus 7 e deixa um pouco a desejar…
    Pontos fortes, a bateria, repito, a bateria caso não tenham percebido. Tenho n exemplos à minha volta de topos de gama começados por i ou por S e ficam longe da duração do meu E5 🙂

  15. Avatar de Hélio
    Hélio

    Só para informar os cépticos e haters da marca BQ, que já estão a actualizar os BQ Aquaris E5 HD coma versão Lollipop 5.0.2

  16. Avatar de RR
    RR

    Perdoem-me a ignorância, mas acabei de ver no twitter da bq que o update para o E5 e E4.5 saiu hoje, no entanto acabei de verificar no meu E4.5 e nada. Diz que não tem updates a fazer.

    alguém já conseguiu fazer o update?

  17. Avatar de Meloss
    Meloss

    pf, EMAIL DA “BQ”.